Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

sábado, 11 de junho de 2022

Cine Especial: Clube de Cinema de Porto Alegre - 'Operação França'

Nota: O filme será exibido na próxima teça (14/06/2022) para os associados e demais frequentadores da Sala Redenção UFRGS de Porto Alegre as 19h.  

Sinopse:  Jimmy Popeye' Doyle e seu parceiro Buddy Russo são dois detetives durões da cidade de Nova York que descobrem uma rede de tráfico de drogas originada na França. 


William Friedkin é apontado por alguns críticos de cinema desinformados de ser um diretor de um único filme de sucesso. Em parte, não há como negar que há motivos que levam alguns a ter esse pensamento, já que ele dirigiu o clássico "O Exorcista" (1973), considerado por muitos como o melhor filme de horror de todos os tempos, mas que devido a esse reconhecimento fez com que alguns títulos do diretor fossem esquecidos. Porém, "Operação França" (1971) não é um filme de sua filmografia que sofreu dessa sombra, apontado por muitos como um dos melhores filmes de ação policial de todos os tempos e motivos que o levaram a ter esse status é o que não faltam.  

O filme começa em Marselha, França, onde um assassino profissional, Pierre Nicoli (Marcel Bozzuffi), mata um detetive francês. Paralelamente em Nova York, Jimmy "Popeye" Doyle (Gene Hackman), um detetive da polícia, e Buddy "Cloudy" Russo (Roy Scheider), seu parceiro, investigam discretamente Salvatore "Sal" Boca (Tony Lo Bianco), um pequeno comerciante, que está tendo gastos muito acima da sua renda. Cada vez existem mais indícios que grande parte da renda de Sal é ganha ilegalmente e, no processo, é ajudado pela esposa, Angie Boca (Arlene Farber). Isto os leva a descobrir que um grande carregamento de droga está para chegar no país, assim Popeye e Buddy recebem ordens para trabalhar com os agentes federais Bill Mulderig (Bill Hickman) e Bill Klein (Sonny Grosso).  

Pelo fato de o filme ser baseado em fatos verídicos ocorridos nos anos sessenta, William Friedkin opta em transitar a sua obra entre a ficção e ao mesmo tempo nos passando uma sensação quase documental, já que a sua câmera é nervosa, como se a mesma estivesse no ombro do cineasta e registrando momentos que nos soam quase verossímeis para dizer o mínimo. O filme foi lançado no início dos anos setenta, época em que a "Nova Hollywood" estava proliferando e cujo o realismo vindo do lado de fora da tela estava dominando praticamente quase todas as obras. Portanto, a Nova York vista aqui não é muito diferente do que seria revista em potência máxima no clássico "Taxi Drive" (1976) de Martin Scorsese, sendo que ambos os filmes retratam os bueiros saindo vapor a todo momento, ruas sujas e abandonadas, prostituição e drogas em cada esquina e policiais durões que se infiltram em cada beco para investigar algum grande ou pequeno delito.  

Neste último caso isso é muito bem representado pela dupla central de detetives, Jimmy "Popeye" Doyle (Gene Hackman) e Buddy "Cloudy" Russo (Roy Scheider), sendo que o primeiro é quase um viciado pelo trabalho, violento e com artifícios politicamente incorretos para dizer o mínimo. O personagem serviria até mesmo de inspiração para o surgimento de uma leva de policiais durões que atiram primeiro e perguntam depois, onde as regras da boa etiqueta não se aplicam a essa realidade violenta e fazendo com que o bom senso ficasse adormecido por um longo tempo. Portanto, ao lado de filmes como "Perseguidor Implacável" (1971), o filme de William Friedkin é pertencente de uma época que não se encaixa mais em nosso período atual, porém, pode ser considerado um filme corajoso, a frente daquele período e que serviria de inspiração para outras obras que seriam lançadas nas décadas seguintes.  

Diretores como Michael Mann, Christopher Nolan e Matt Reeves que prezam para verossimilhança na criação de suas obras sempre buscaram inspiração em "Operação França".  Mann, por exemplo, realizou a sua maior obra prima, "Fogo Contra Fogo" (1995) se inspirando no clássico, que por sua vez inspirou Nolan a realizar as suas melhores cenas de ação em "Cavaleiro das Trevas" (2008) e que, por fim, Reeves se inspirou nas obras desses últimos para a realização de "The Batman" (2022), mas cuja as raízes da inspiração vieram do clássico de 1971. Mas, no meu entendimento, o que leva esses diretores a sempre buscarem inspiração na obra de Friedkin é sem sombra de dúvida devido a famosa cena de ação que ocorre no final do segundo ato.  

Popeye persegue um atirador que quase o matou, mas cujo o mesmo consegue fugir através de um trem. É então que o protagonista pega um carro e começa a perseguir o trem abaixo dos trilhos, O resultado são cenas inesquecíveis, cuja a câmera do diretor se encontra tremida a todo o momento e nos passando a sensação de realismo genuinamente puro.  

Curiosamente, muitas batidas de carros nesta sequência realmente aconteceram, já que muitas pessoas não foram avisadas que estava acontecendo filmagens naqueles dias e pegando inúmeras de forma desprevenida. Esse é o preço da obsessão de  Friedkin pelo realismo e do qual o mesmo ele atingiria em potência máxima em "O Exorcista". Embora sejam filmes diferentes, é interessante como essa marca registrada do diretor se encontre em ambas as obras e que sentiríamos em títulos pouco lembrados, mas que merecem ser redescobertos como no caso, por exemplo, de "Parceiros da Noite" (1980).  

Vencedor de Cinco Oscar, incluindo melhor filme, "Operação França" é uma aula de como se fazia um filme de ação policial, cujo o realismo era bruto, violento e ao mesmo tempo inesquecível. 

 Faça parte do Clube de Cinema de Porto Alegre.  

Mais informações através das redes sociais:

Facebook: www.facebook.com/ccpa1948

twitter: @ccpa1948  
Instagram: @ccpa1948 

Joga no Google e me acha aqui:  
Me sigam no Facebook twitter, Linkedlin e Instagram.  

sexta-feira, 10 de junho de 2022

Cine Dica: Próxima Sessão do Clube de Porto Alegre - 'Medida Provisória'

Segue a programação do Clube de Cinema no próximo final de semana.

Local: Sala Eduardo Hirtz, Casa de Cultura Mario Quintana

Data: 11/06/2022, sábado, às 10:15 da manhã

"Medida Provisória"

Brasil, 2021, 100 min, 14 anos


Direção: Lázaro Ramos

Elenco: Taís Araújo, Alfred Enoch, Seu Jorge

Sinopse: Em um futuro distópico, o governo brasileiro decreta uma medida provisória que obriga os cidadãos negros a migrarem para a África e retornar às suas origens. O decreto provoca uma onda de protestos que desemboca numa guerra civil, com direito à forte reação dos negros. No centro da trama está o casal formado pela médica Capitú e pelo advogado Antonio, além do seu primo, o jornalista André. Antonio e André tentam resistir no apartamento onde moram, onde refletem sobre questões sociais e raciais. O longa é uma adaptação da peça "Namíbia, Não!", que Lázaro Ramos dirigiu e protagonizou no teatro.

Atenciosamente,

Carlos Eduardo Lersch

Diretor de Programação CCPA.

quinta-feira, 9 de junho de 2022

Cine Dicas: Estreias do Final de Semana (09/06/2022)

ILUSÕES PERDIDAS

Sinopse: Lucien é um jovem poeta desconhecido da França do século XIX. Ele tem grandes esperanças e quer escolher seu destino. Ele larga a gráfica de sua província natal para tentar a sorte em Paris, nos braços de sua protetora. Logo deixado por conta própria na fabulosa vila, o jovem rapaz vai descobrir os bastidores de um mundo condenado à lei do lucro e das falsidades. 



ENQUANTO VIVO

Sinopse: Um homem condenado cedo demais por uma doença. O sofrimento de uma mãe diante do inaceitável. A dedicação de um médico e de uma enfermeira para acompanhá-los num caminho impossível. Ao longo das quatro estações de um ano eles terão que lidar com a doença, domesticá-la, e compreender o que significa morrer enquanto vive.



A HORA DO DESESPERO

Sinopse: Enquanto sai para correr, Amy Carr (Naomi Watts) tenta escapar do que é sua corrida diária. Ao seu redor não há nada além de uma estrada rural durante o raiar do dia. Tudo está em silêncio, nada além de paz de espírito enquanto ela se exercita, até que uma chamada de celular inesperada a paralisa. Seu mundo desaba enquanto ela está a quilômetros de casa. Ela descobre que há um atirador na escola de seu filho.



ASSASSINO SEM RASTRO

Sinopse: Alex Lewis (Liam Neeson) é um assassino experiente na mira do FBI. Quando Alex se recusa a concluir um trabalho para uma organização criminosa, entra em uma missão eletrizante para caçar e matar as pessoas que o contrataram antes que eles ou o agente do FBI Vincent Serra (Guy Pearce) o encontrem primeiro.


UM DIA PARA SEMPRE

Sinopse: Zazie mora com amigos em um apartamento compartilhado para pessoas incapazes de se relacionar. Quando o convite para o casamento de seu melhor amigo Philipp com sua arquirrival Franziska chega em sua caixa de correio, ela tem que salvar seu velho amigo do erro de sua vida, mas sua tentativa de sabotar o casamento falha miseravelmente. 



ESPERO QUE ESTA TE ENCONTRE E ESTEJAS BEM


Sinopse: Em janeiro de 2011 um lote com 180 cartas de amor foi encontrado em uma feira de antiguidades, todas escritas por uma moradora de Campo Grande (MS) para o seu noivo no Rio de Janeiro. Durante dois anos, 1952 e 1953, ela relata sobre a paixão e a distância. 


ESTÁ TUDO BEM

Sinopse: Aos 85 anos, o pai de Emmanuèle está no hospital após sofrer um derrame. Quando ele acorda enfraquecido e dependendo da ajuda de outras pessoas, esse homem cheio de vitalidade e curiosidade que ama a vida pede a sua filha para o ajudar a morrer.


Joga no Google e me acha aqui:  
Me sigam no Facebook twitter, Linkedlin e Instagram.  

Cine Dica: PROGRAMAÇÃO DE 9 A 15 DE JUNHO DE 2022 na Cinemateca Paulo Amorim

 SEGUNDAS-FEIRAS NÃO HÁ SESSÕES

JESUS KID


SALA 1 / PAULO AMORIM


14h30 – PUREZA Assista o trailer aqui.

(Brasil, 2021, 100min). Direção de Renato Barbieri, com Dira Paes, Flavio Bauraqui e Matheus Abreu. Downtown Filmes, 14 anos. Drama.

Sinopse: O roteiro é baseado na história real de Pureza Lopes Loyola, uma mulher humilde que saiu do interior do Maranhão em busca do filho desaparecido. A única coisa que ela sabia é que Abel tinha ido procurar trabalho em um garimpo no Pará - e, nesta caminhada, ela acabou enfrentando os donos de uma grande propriedade rural que mantinha dezenas de trabalhadores em situação de escravidão. Em 1997, Pureza recebeu o Prêmio Anti-Escravidão da Anti-Slavery International, uma entidade britânica de combate ao trabalho escravo.


16h30 – A NOITE DO TRIUNFO Assista o trailer aqui.

(Un Triomphe - França, 2020, 106min). Direção de Emmanuel Courcol, com Kad Merad, Marina Hands, Laurent Stocker. Imovision, 14 anos. Comédia dramática.

Sinopse: Etienne é um ator talentoso que sofre com a falta de trabalho e, por isso, aceita ministrar uma oficina de teatro em uma prisão de segurança máxima. O texto escolhido para a montagem não é nada fácil: “Esperando Godot”, de Samuel Beckett. Apesar do elenco desacreditado e impulsivo, Ettiene ganha permissão para levar a peça para fora da prisão – o que será uma grande prova de caráter e união para todos. O filme, que abriu o Festival de Cannes em 2020, foi baseado em um episódio verídico noticiado na Suécia na década de 1980.


18h30 – PARIS, 13º DISTRITO Assista o trailer aqui.

(Les Olympiades - França, 2021, 105min). Direção de Jacques Audiard, com Lucie Zhang, Makita Samba, Noémie Merlant. California Filmes, 14 anos. Comédia dramática.

Sinopse: Bairro que reúne a comunidade chinesa de Paris, em torno da estação Olympiades, o 13° arrondissement serve de cenário para os desencontros amorosos de um grupo de jovens parisienses. Émilie, de ascendência oriental, divide apartamento com Camille, que ensina francês. Os dois se envolvem sem compromisso, mas a chegada de Nora acaba complicando a situação do trio – principalmente depois que ela é confundida com uma garota que posta vídeos de sexo nas redes sociais. Rodado em preto e branco, o filme integrou o Festival Varilux de Cinema Francês.

SALA 1 / PAULO AMORIM

 SESSÃO QUINTANINHA

ENTRADA FRANCA

SESSÃO SOMENTE NA SEXTA, DIA 10.


14h - OS FILOSOFINHOS

(Brasil, 2018, 12 episódios de 5 minutos). Série de animação da Otto Guerra Produções baseada na coleção de livros assinada pela filósofa Maria de Nazareth Hassen.

Sinopse: Cada episódio da série apresenta o pensamento de um filósofo que contribuiu para a história mundial, como Nietzsche, Maquiavel, Sócrates, Platão ou Rousseau. A sessão será seguida de uma apresentação musical da trilha sonora da produção, com o músico Matheus Walter.

SALA 2 / EDUARDO HIRTZ


15h – JESUS KID *ESTREIA* Assista o trailer aqui.

(Brasil, 2021, 90min). Direção de Aly Muritiba, com Sérgio Marone e Paulo Miklos. Olhar Distribuidora, 12 anos. Comédia.

Sinopse: Baseado na novela homônima de Lourenço Mutarelli, a trama acompanha os dilemas de Eugênio, um famoso escritor de faroeste e criador do personagem Jesus Kid. O problema é que o personagem não vende mais livros e a solução parece vir de um famoso diretor de cinema: ele quer que Eugênio escreva um roteiro de filme. Mas a condição é que o escritor fique isolado durante três meses, sem contato com ninguém.


16h45 – ESTÁ TUDO BEM *ESTREIA* Assista o trailer aqui.

(Tout s'est bien passé - França, 2021, 115min). Direção de François Ozon, com Sophie Marceau, André Dussollier, Géraldine Pailhas. California Filmes, 14 anos. Drama.

Sinopse: André, um senhor de 85 anos, sofre um AVC e fica com a saúde muito debilitada, além de ter um lado do corpo paralisado. Condenado à cama do hospital, ele pede à filha que o ajude a ter uma morte assistida em uma clínica da Suíça. Emmanuèle, uma mulher determinada na sua vida privada e profissional, terá que decidir junto com a irmã Pascale se atendem ou não ao pedido do pai. O filme competiu no Festival de Cannes em 2021.


19h – MEDIDA PROVISÓRIA Assista o trailer aqui.

(Brasil, 2021, 95min). Direção de Lázaro Ramos, com Taís Araújo, Alfred Enoch, Seu Jorge. Elo Filmes, 14 anos. Drama.

Sinopse: Em um futuro distópico, o governo brasileiro decreta uma medida provisória que obriga os cidadãos negros a migrarem para a África e retornar às suas origens. O decreto provoca uma onda de protestos que desemboca numa guerra civil, com direito à forte reação dos negros. No centro da trama está o casal formado pela médica Capitú e pelo advogado Antonio, além do seu primo, o jornalista André. Antonio e André tentam resistir no apartamento onde moram, onde refletem sobre questões sociais e raciais. O longa é uma adaptação da peça "Namíbia, Não!", que Lázaro Ramos dirigiu e protagonizou no teatro.


PREÇOS DOS INGRESSOS:

TERÇAS, QUARTAS e QUINTAS-FEIRAS: R$ 12,00 (R$ 6,00 – ESTUDANTES E MAIORES DE 60 ANOS). SEXTAS, SÁBADOS, DOMINGOS, FERIADOS: R$ 14,00 (R$ 7,00 - ESTUDANTES E MAIORES DE 60 ANOS).

CLIENTES DO BANRISUL: 50% DE DESCONTO EM TODAS AS SESSÕES. 

Professores têm direito a meia-entrada mediante apresentação de identificação profissional. Estudantes devem apresentar carteira de identidade estudantil. Outros casos: conforme Lei Federal nº 12.933/2013. Brigadianos e Policiais Civis Estaduais tem direito a entrada franca mediante apresentação de carteirinha de identificação profissional.

*Quantidades estão limitadas à disponibilidade de vagas na sala.

A meia-entrada não é válida em festivais, mostras e projetos que tenham ingresso promocional. Os descontos não são cumulativos. Tenha vantagens nos preços dos ingressos ao se tornar sócio da Cinemateca Paulo Amorim. Entre em contato por este e-mail ou pelos telefones: (51) 3136-5233, (51) 3226-5787.


Acesse nossas plataformas sociais:

https://linktr.ee/cinematecapauloamorim

quarta-feira, 8 de junho de 2022

Cine Dica: Streaming: 'O Livro de Boba Fett'

Sinopse: Após sobreviver em uma morte certa, Boba Fett obtém uma nova vida através do Povo da Areia e busca um equilíbrio em sua vida ao tentar libertar Tatooine de facções criminosas.  

A série "O Mandaloriano" (2019) serviu não somente para explorar esse grupo de personagens que são caçadores de recompensas, como também se provou que o universo expandido de "Star Wars" pode sim viver sem a incessante presença dos mestres jedis. Pensando nisso, o ator, diretor e produtor Jon Favreau decidiu que era a hora de expandir ainda mais essa tendencia e resgatar um velho conhecido que estava dado como morto desde "O Retorno de Jedi" (1983). Tendo reaparecido na segunda temporada do Mandaloriano, "O Livro de Boba Fett" dá o protagonismo ao caçador de recompensas mais conhecido desse universo, mas de uma forma tardia e com resultado visivelmente parcial.

"O Livro de Boba Fett" acompanha o caçador de recompensas homônimo (Temuera Morrison) e o mercenário Fennec Shand (Ming-na Wen) enquanto eles viajam pelo submundo da galáxia e tentam reconquistar o território de Jabba the Hutt. No passado, depois de quase morrer na cova de Sarlacc e ter sua armadura de mandaloriano roubada, Boba Fett é capturado por um grupo de Tuskens. Mas depois de salvar uma criança ameaçada por uma criatura de areia, ele conquista a confiança deles. No presente, Fett e Shand buscam impor sua autoridade em Tatooine e coletar tributos de outros criminosos, mas seu poder é colocado em risco quando são encurralados por assassinos que também querem comandar o território de Hutt.

É curioso que Boba Fett tenha obtido inúmeros fãs ao longo dos anos, mesmo sendo um personagem misterioso e tendo poucas falas na trilogia original. Mas foi justamente isso que o fez obter o status que ele tem hoje, já que a Boba Fett nada mais é do que uma versão do espaço dos cavaleiros solitários do velho oeste e que passavam de cidade em cidade para obter algum trabalho para caçar algum foragido. Isso já seria um ingrediente mais do que suficiente para se criar uma ótima série, mas não é exatamente isso o que acontece.

O problema talvez seja de os roteiristas terem inventando uma nova jornada para o personagem, onde ele busca redenção ao tentar trazer a paz em Tatooine que está totalmente dividida por facções. Nada contra isso, mas o problema que a proposta é mal desenvolvida, cujo alguns episódios quase nada acontece, a não ser quando o protagonista relembra do seu passado de recuperação após os eventos de "O Retorno de Jedi". É aí que a série realmente ganha a sua forma.

Para começar, o programa dá destaque ao "Povo da Areia", antes vistos como seres selvagens nas duas trilogias, quando na verdade são eles os verdadeiros donos de uma terra que sempre se encontra saqueada por invasores e que se dizem donos de tudo. Mais do que um paralelo sobre o trágico destino dos índios no continente americano, a série também buscou elementos do clássico literário "Duna", sendo que o próprio George Lucas já havia dito no passado que construiu o seu universo espacial se baseando em alguns pontos da obra de Frank Herbert. Os episódios em que Boba Fett obtém a sua segunda chance na vida através do Povo da Areia estão entre os melhores momentos da série como um todo.

Porém, personagem perde o seu protagonismo, ao menos, em dois episódios, quando os realizadores decidem resgatar o Mandaloriano de volta e mostrar o treinamento do bebê Yoda pelas mãos de Luke Skywalker em outro planeta. Vale destacar que dos dois episódios um é dirigido pela atriz Bryce Dallas Howard, sendo que esse é sem sombra de dúvida o melhor episódio dirigido da série e provando que a realizadora tem muito mais a oferecer do que se imagina por detrás das câmeras. Vale destacar nestes dois episódios a participação especial da personagem Ahsoka Tano, a ex-aprendiz de Anakin Skywalker, interpretada pela atriz Rosario Dawson e que ganhará em breve a sua série própria.

Os demais episódios são dirigidos por Robert Rodriguez e fazendo com que os mesmos sejam cheios de ação, duelos bem ao estilo faroeste e reservando algumas surpresas ao longo da história. É uma pena, portanto, que a série não se sustente somente com o seu protagonista, já Temuera Morrison faz o que pode para carregar o fardo de interpretar um personagem tão importante, mas nem mesmo isso se torna o suficiente para nos distanciar da sensação que faltou alguma coisa para que a série se tornasse perfeita.  "O Livro de Boba Fett" é um bom entretenimento, mas que sofreu um pouco da falta de esforço de seus próprios criadores que se achavam seguros em tocar esse projeto após o sucesso de "O Mandaloriano". 

Onde Assistir: Disney+ 

Joga no Google e me acha aqui:  
Me sigam no Facebook twitter, Linkedlin e Instagram.  

Cine Dica: Cinemateca Capitólio - Programção de 09 a 15 de junho de 2022

 CINEMATECA CAPITÓLIO E MUBI EM CLIMA DE ROMANCE

Amor a Flor da Pele. 

A MUBI, distribuidora global, produtora e serviço de streaming com curadoria, em parceria com a Cinemateca Capitólio, espaço cultural da Secretaria Municipal de Cultura de Porto Alegre, promove sessões especiais nos dias 11 e 12 de junho, em comemoração ao Dia dos Namorados. Serão exibidos os filmes Shiva Baby, de Emma Seligman, Great Freedom, de Sebastian Meise, e Amor à Flor da Pele, de Wong Kar-wai - este restaurado em 4K.

Os ingressos serão vendidos a partir da terça-feira, 7 de junho, nos horários de funcionamento da bilheteria da Cinemateca (15h, 17h, 19h). Inteira: 10 reais, meia-entrada: 5 reais (pagamento apenas em dinheiro).

Mais informações: http://www.capitolio.org.br/novidades/5123/especial-dia-dos-namorados/


FILMES JAPONESES EM EXIBIÇÃO

De 9 a 22 de junho de 2022, a Cinemateca Capitólio apresenta a mostra Animações Japonesas com quatro fascinantes obras contemporâneas do inesgotável catálogo de maravilhas da produção de animes do país asiático.  No dia 10 de junho, às 19h30, a programação apresenta uma edição do Projeto Raros com a cultuada comédia Comic Magazine, realizada em 1986 por Yôjirô Takita – diretor que venceu, décadas depois, o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro por A Partida. A mostra é uma co-realização com o Escritor Consular do Japão em Porto Alegre e a Fundação Japão. Entrada franca.


Mais informações: http://www.capitolio.org.br/novidades/5101/animacoes-japonesas/


OBRA-PRIMA DE ANTHONY MANN E DOCUMENTÁRIO SOBRE CUBA EM CARTAZ

O Último País, documentário realizado pela diretora cubana Gretel Marín Palácio, e O Preço de um Homem, obra-prima do fabuloso ciclo de faroestes do diretor Anthony Mann com o astro James Stewart, ganham sessões na Cinemateca Capitólio até o dia 15 de junho.

Mais informações: http://www.capitolio.org.br/eventos/5095/o-ultimo-pais/ e  http://www.capitolio.org.br/eventos/5098/o-preco-de-um-homem/


GRADE DE HORÁRIOS

09 a 15 de junho de 2022


09/06 (quinta)

15h – O Preço de um Homem

17h – O Último País

19h – O Lugar Prometido em Nossa Juventude


10/06 (sexta)

15h – O Preço de um Homem

17h – O Último País

19h30 – Projeto Raros: Comic Magazine


11/06 (sábado)

15h – Pop in Q

16h30 – Shiva Baby

18h – Great Freedom

20h – Amor à Flor da Pele


12/06 (domingo)

15h – Crayon Shinchan – Bravo! Grande Batalha de Samurais

16h30 – Great Freedom

18h30 – Amor à Flor da Pele

20h15 – Shiva Baby


14/06 (terça)

15h – O Preço de um Homem

17h – O Último País

19h – Cinco Centímetros por Segundo


15/06 (quarta)

15h – Pop in Q

17h – O Último País

19h – O Preço de um Homem

Cine Dica: Jesus Kid, de Aly Muritiba, é destaque no CineBancários de 9 a 15 de junho

 Documentários Brasileiríssima e Espero Que Esta Te Encontre E Que Estejas Bem também incluem a programação da semana

Jesus Kid

Três lançamentos nacionais preenchem a programação do CineBancários de 9 a 15 de junho: o longa-metragem Jesus Kid, de Aly Muritiba, e os documentários Brasileiríssima e Espero que Esta Te Encontre E Que Estejas Bem. Comédia ácida com Paulo Miklos no papel principal, Jesus Kid tem como diretor um dos principais nomes do cinema nacional contemporâneo. Entre as obras do baiano Aly Muritiba estão O Pátio, Minha Amada Morta e Deserto Particular, que recentemente foi pré-selecionado para representar o Brasil no Oscar 2022.

Já Brasileiríssima convida o espectador a uma viagem pela herança sócio-cultural do maior produto de entretenimento já criado no Brasil: a Telenovela. Com depoimentos de produtores, roteiristas, diretores, especialistas e artistas, o longa apresenta o desenvolvimento deste gênero, desde os primórdios até os dias atuais, passando pelos momentos mais memoráveis da Televisão Brasileira. Outra estreia da semana, o documentário Espero Que Esta Te Encontre E Que Estejas Bem resgata a história de um lote de 180 cartas de amor encontrado em uma Feira de Antiguidades. A partir desta descoberta, uma investigação se inicia para localizar o casal responsável pelas. Uma história sobre amor, tempo e memória, propícia para a semana em que se comemora o Dia dos Namorados.


Programação CineBancários

9 A 15 DE JUNHO


15h: BRASILEIRÍSSIMA

17h: ESPERO QUE ESTA TE ENCONTRE E QUE ESTEJAS BEM

19h: JESUS KID

Não há sessões nas segundas feiras


ESTREIAS: 


JESUS KID

Direção: Aly Muritiba

Brasil, Drama, 85min, 2021

Sinopse: Eugênio (Sérgio Marone) é um escritor de livros de faroeste que está passando por uma crise. O mais novo livro de seu personagem mais famoso, Jesus Kid, está sendo um fracasso de vendas. Quando ele é contratado para escrever o roteiro de um filme, ele parece ter encontrado sua salvação.

Elenco: Paulo Miklos, Sergio Marone, Maureen Miranda

Confira aqui o trailer. 


ESPERO QUE ESTA TE ENCONTRE E QUE ESTEJAS BEM

Direção: Natara Ney

Brasil, Documentário, 2020, 84min.

Sinopse - Em janeiro de 2011 um lote com 180 cartas de amor foi encontrado em uma Feira de Antiguidades, todas escritas por uma moradora de Campo Grande/MS para o seu noivo no Rio de Janeiro. Durante 2 anos, 1952/53, ela relata sobre a paixão e a distância. A partir desta descoberta, uma investigação se inicia para localizarmos este casal apaixonado e descobrirmos o desfecho do romance. Uma história sobre amor, tempo e memória.  

Confira aqui o trailer. 


BRASILEIRÍSSIMA

Brasil, Documentário, 77min, 2021.

Direção: André Bushatsky

Sinopse: O documentário 'Brasileiríssima - A História da Telenovela' leva o espectador a uma viagem pelo patrimônio sociocultural do maior entretenimento já criado no Brasil: a novela. Com depoimentos de Produtores, Roteiristas, Diretores, Especialistas e Artistas, como Regina Duarte, Lima Duarte, Taís Araújo, Tony Ramos, Silvio de Abreu, Dennis Carvalho, Jorge Fernando, Glória Perez, Aguinaldo Silva, Jayme Monjardin, Pedro Bial, Ana Maria Braga e Boni, entre tantos outros, o documentário apresenta o desenvolvimento do gênero, desde os primórdios até os dias atuais, mostrando os momentos mais marcantes da televisão brasileira.

Elenco: Entrevistados: Regina Duarte/Lima Duarte/Taís Araújo/Tony Ramos/Silvio de Abreu/Dennis Carvalho/Jorge Fernando/Glória Perez/Aguinaldo Silva/Jayme Monjardin/Pedro Bial/Ana Maria Braga

Confira aqui o trailer. 


Ingressos

Os ingressos podem ser adquiridos por R$ 12,00 na bilheteria do cinema. Idosos, estudantes, bancários sindicalizados, jornalistas sindicalizados, portadores de ID Jovem, trabalhadores associados em sindicatos filiados a CUT-RS e pessoas com deficiência pagam R$ 6,00.

O CineBancários aceita Banricompras, Visa, MasterCard e Elo.


CINEBANCÁRIOS

Rua General Câmara, 424 – Centro – Porto Alegre

Telefone: 30309405

cinebancarios@sindbancarios.org.br