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Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

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segunda-feira, 1 de julho de 2019

Cine Dica: FRAPA anuncia Programação 2019

Com inscrições esgotadas, capital gaúcha sedia encontro anual de roteiristas de 2 a 5 de julho
"Estou me Guardando para Quando o Carnaval Chegar"

PORTO ALEGRE (RS) -  edição do FRAPA (Festival de Roteiro Audiovisual de Porto Alegre), maior festival do gênero da América Latina acontece de 2 a 5 de julho na Cinemateca Capitólio Petrobras e outros espaços da cidade. O evento reúne mais de 50 convidados de todo o país. Palestras, debates, workshops, rodadas de negócios, concursos de roteiro e curtas fazem parte da atração. Entre os destaques deste ano estão a roteirista carioca Antonia Pellegrino, do documentário "Primavera das Mulheres" e George Moura, escritor das minisséries televisivas "Amores Roubados" e "Onde Nascem Os Fortes". Também participam a cubana Xenia Rivery ("El Chata"), chefe da cátedra de roteiro da escola da Escuela Internacional de Cine y Television de San Antonio de Los Baños (EICTV), e Zé Brandão, da premiada animação nacional "Irmão do Jorel". Na abertura será exibida a pré-estreia do longa "Ilha" (2018), de Ary Rosa e Glenda Nicácio, vencedor dos prêmios de melhor roteiro e ator (Aldri Anunciação) no Festival de Brasilia. A sessão comentada do documentário inédito "Estou me Guardando para Quando o Carnaval Chegar" (2019), de Marcelo Gomes, encerra o festival. Com direção de Leo Garcia e produção executiva de Mariana Mêmis Müller, o FRAPA é uma realização da Coelho Voador e Epifania FilmesA arte é assinada pelo designer Leo LageMaiores informações no site frapa.art.br.

Outros nomes confirmados para esta edição incluem Antonio Prata ("Sob Pressão"), Renata Martins ("Malhação - Viva a Diferença"), Felipe Braga ("Marighella"), Carolina Kotscho ("2 Filhos de Francisco"), Rita Moraes ("Samantha!") e Bráulio Mantovani ("Cidade de Deus"), entre outros nomes prestigiados do audiovisual brasileiro. As rodadas de negócios trazem representantes de empresas como NetflixFoxAmazon Prime VideoO2 FilmesRT FeaturesGlobo Filmes e Conspiração Filmes. A mostra internacional de curtas traz 12 títulos, escolhidos entre mais de 180 filmes, e inclui premiações ligadas ao roteiro como 'melhor personagem' e 'melhor final'. "É muito bonito ver um festival que valoriza o roteiro consolidado como ponto de encontro da indústria audiovisual", acredita Leo Garcia. "Esse será o maior FRAPA da história e se pararmos pra refletir que estamos em 2019, isso diz muito sobre resistência", promete. Uma das novidades é a realização do 1º FRAPA[LAB], laboratório de roteiros que acontecerá durante o festival com o apoio do Projeto Paradiso, iniciativa paulista de apoio ao audiovisual brasileira. Nesta atividade os vencedores do concurso de roteiro de longa terão assessoria com os consultores Aleksei Abib ("Elena") e Xenia Rivery. O longo caminho do papel à tela, roteiro e política, representatividade trans e grandes personagens mulheres são alguns dos temas dos debates deste ano. No primeiro dia do FRAPA será lançado edital do Fundo de Apoio à Cultura (FAC-RS) em parceria com o Fundo Setorial do Audiovisual (FSA).

FRAPA 2019 reafirma o crescimento do evento ano após ano. A organização espera receber cerca de 450 pessoas, entre convidados, players e inscritos. São aguardados mais de 300 encontros nas Rodadas de Negócios durante os quatro dias de festival, e atividades simultâneas em três salas, na Cinemateca e no campus I da Faculdade Senac Porto Alegre. "Depois dos 230 inscritos em 2018, com pacotes esgotados um mês antes do início do evento, em 2019 superamos as expectativas com 290 pacotes vendidos e inscrições encerradas três meses antes da data do festival", explica Mariana Mêmis MüllerPor sua vez, o concurso de roteiros de longas-metragens e piloto de série recebeu o número recorde de mais de 390 trabalhos inscritos. De forma ininterrupta, o FRAPA acontece desde 2013 e já trouxe à Porto Alegre nomes como James V. Hart ("Drácula de Bram Stoker"), Pablo Stoll ("Whisky"), Lucas Paraizo ("Gabriel e a Montanha"), Vera Egito ("Elis"), Juliana Rojas ("As Boas Maneiras"), Julia Murat ("Pendular") e Luiz Bolognesi ("Bingo, o Rei das Manhãs"), entre outros.

Programação completa FRAPA 2019 - https://frapa.art.br/programacao

Sobre Leo Garcia 
O porto-alegrense Leo Garcia é sócio da Coelho Voador e diretor geral do FRAPA. Mestre em roteiro de ficção para TV e cinema pela UPSA de Salamanca (Espanha), roteirizou e produziu o curta de animação "Ed" (2013) - vencedor de 27 prêmios e selecionado para mais 100 festivais mundo afora. Leo também escreveu e produziu a comédia adolescente "Em 97 Era Assim". É diretor e roteirista do documentário "A Vida Extra-Ordinária de Tarso de Castro" (2018). Também assina o roteiro dos longas inéditos "Legalidade" - com lançamento marcado para o dia 12 de setembro - e "Depois de Ser Cinza". Também é criador e roteirista da série de TV "A Bênção", prevista para 2020, no Canal Brasil.

Sobre Mariana Mêmis Müller
Formada publicitária pela PUCRS, especialista em Cinema pela Unisinos e tallerista da EICTV (San Antonio de Los Baños, Cuba). Produtora, produtora executiva e diretora de produção, é sócia-administradora da Epifania Filmes. Assina a produção executiva dos longas "Filme Sobre um Bom Fim" (2015), "A Vida Extra-Ordinária de Tarso de Castro" (2017), "Pra Ficar na História" (2018), "Já Vimos esse Filme"(2018) e do inédito "Disforia" (lançamento previsto para 2020). É produtora executiva do FRAPA e roteirista das séries "Climaxxx" e "Lei de Gérson", em desenvolvimento.


Isidoro B. Guggiana
Assessoria de Imprensa
T 55 51 9 9923 4383

domingo, 30 de junho de 2019

Cine Dica: Em Blu-Ray - DVD – VOD: 'Quintal' - Os Ventos da Mudança

Sinopse: O filme retrata um dia na vida de um casal de idosos em Contagem, Região Metropolitana de Belo Horizonte. Em seu dia a dia, um casal de idosos começam mudanças significativas em suas vidas.    

Os títulos "Temporada'' e "Ela Volta na Quinta" (2015) somente comprovam que André Novais Oliveira é um dos cineastas mais criativos do nosso cinema brasileiro recente. Além disso, se olharmos para o seu passado, se percebe que em seus tempos como diretor de curtas metragens ele já ensaiava o que ele viria a elaborar em seus futuros projetos. "Quintal" (2015) é um curta bastante pessoal de sua carreira, do qual ele fala sobre a sua pessoa e sintetiza toda a sua criatividade. 
 A trama se passa em Contagem, região metropolitana de Belo Horizonte. Lá, nos é apresentado um casal de idosos, interpretados pelos próprios pais do cineasta. Entre os afazeres do dia a dia, aos poucos, começa acontecer estranhas situações e das quais fazem com que o casal tomem novos rumos em suas vidas.  
Transitando entre documentário e ficção, André Novais Oliveira retrata um pouco do seu olhar da sua infância através do protagonismo de seus pais. Tanto Maria José Novais Oliveira como Norberto Novais Oliveira atuam de uma forma natural, como se não houvesse intromissão do cineasta em suas ações vistas na tela. Porém, o lado documental dá lugar aos poucos ao gênero fantástico, mas que podemos enxerga-lo como uma forma de releitura sobre as mudanças que ocorrem em seu devido tempo.  
Quando, por exemplo, a mãe quase é levada por um fortíssimo vento, podemos interpretar essa situação como prenuncio de mudanças que virão a seguir. Da mesma forma como podemos fazer uma releitura sobre uma estranha fenda que se abre no quintal da casa do casal. Esse momento, aliás, é entrecortado quando o pai começa assistir aos antigos filmes pornôs do seu filho.  
Curiosamente, não há qualquer mudança brusca no comportamento do casal na medida que ambos testemunham tais acontecimentos. No meu entendimento, se percebe que são personagens que decidem se guiar pelas mudanças, pelos desejos, mas também respeitando o convívio um do outro. Quando o pai adentra a fenda dentro do quintal, podemos enxergar ali ele abraçando os seus desejos reprimidos, assim como a mãe que opta em se preocupar mais com a sua pessoa e decide começar a fazer academia. 
Curiosamente, há uma cena de um misterioso político corrupto, do qual liga para mãe e fala a respeito de possíveis escândalos. Embora, aparentemente, isso pareça algo jogado na trama em num primeiro momento, podemos enxergar ali também como uma forma que o cineasta encara os governos de ontem e hoje, dos quais vem e vão e nada muda nessa realidade, por vezes, nebulosa. Ao vermos, enfim, os pais seguindo as suas vidas, constatamos que os ventos da mudança acontecem para ambos tomarem novos rumos, independente dos seus obstáculos.  
"Quintal" é um curioso e divertido curta metragem de André Novais Oliveira, do qual sintetiza toda sua boa criatividade e que se elevaria ainda mais futuramente. 


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sexta-feira, 28 de junho de 2019

Cine Especial: Semana LGBTQ+ em Pauta


Em comemoração a semana LGBTQ+ os organizadores do site Cinesofia me convidaram para eu dar uma entrevista tendo como pauta a sexualidade, gênero, vivências e, claro, cinema. Confira a minha entrevista completa no site clicando aqui. 


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Cine Dica: PROGRAMAÇÃO DE 27 DE JUNHO A 3 DE JULHO DE 2019

SEGUNDAS-FEIRAS NÃO HÁ SESSÕES
Deslembro

SALA 1 / PAULO AMORIM

14h – MADEMOISELLE PARADIS
(Licht – Alemanha/Áustria, 2018, 95min) Direção de Barbara Albert, com Maria-Victoria Dragus, Deivid Striesow. Mares Filmes, 14 anos. Drama.
Sinopse: O filme é baseado na vida da pianista austríaca Maria Theresia Paradis (1759-1824), que ficou cega na infância e, mesmo assim, se transformou em uma virtuose do instrumento. Aos 14 anos, um curandeiro diz que pode curá-la – mas a jovem tem medo de perder seu talento.

15h45 – DESLEMBRO
(Brasil, 2019, 95min). Direção de Flávia Castro, com Jeanne Boudier e Eliane Giardini. Imovision, 14 anos. Drama.
Sinopse: Joana nasceu no Rio de Janeiro mas cresceu em Paris, onde foi viver depois do desaparecimento do pai. Agora, já adolescente, ela volta à capital carioca para retomar a vida junto com a mãe e os irmãos menores. Ao mesmo tempo em que vive os dilemas da adolescência, ela precisa entender a realidade do país, que acaba de sair do período da ditadura militar.

17h30 – DIVINO AMOR *ESTREIA*
(Brasil, 2019, 100min). Direção de Gabriel Mascaro, com Dira Paes e Júlio Machado. Vitrine Filmes. 14 anos, Drama.
Sinopse: Joana e Danilo são casados e vivem num tempo futuro, em um lugar onde a religião e a moralidade pautam o cotidiano das pessoas. Enquanto ela faz o possível para evitar divórcios no cartório onde trabalha, ele prepara coroas de flores para funerais cristãos. Para terem uma vida melhor, o casal apenas espera pela chegada de um filho.

19h30 – DEPOIS DO FIM
(Brasil, 2018, 70min). Direção de Álvaro de Carvalho Neto. Lança Filmes, 14 anos. Documentário.
Sinopse: Ao refletir sobre a vida, aos 90 anos, o ex-comandante de trem Evaristo recorda a sua trajetória nas ferrovias. Em meio às ruínas, ciclos de lembranças e lapsos de memória, ele reconhece a decadência das ferrovias e a iminente finitude.

SALA 2 / EDUARDO HIRTZ

14h30 – MAYA *ESTREIA*
(Maya - França-Alemanha, 2019, 105min). Direção de Mia Hansen-Løve, com Roman Kolinka, Aarshi Banerjee. Zeta Filmes, 14 anos. Drama.
Sinopse: Gabriel é um repórter francês que construiu carreira no jornalismo com a cobertura de guerras. Mas sua opção teve um preço: o sequestro e prisão pelos terroristas na Síria. Após o resgate, ele resolve se afastar um tempo do trabalho e fazer uma longa viagem pela Índia, onde passou parte da infância.

16h30 - A GRANDE DAMA DO CINEMA
(El Cuento de las Comadrejas - Argentina, 2019, 130min). Direção de Juan José Campanella, com Graciela Borges e Oscar Martinez. Fenix Filmes, 14 anos. Comédia dramática.
Sinopse: Uma antiga estrela do cinema divide sua mansão com velhos amigos - um ator, um roteirista e um diretor -, que são muito unidos em sua admiração pela ex-diva. Mas a rotina destes aposentados do mundo das artes se transforma com a chegada de dois jovens oportunistas que estão interessados na propriedade. O filme é uma adaptação de uma trama argentina original de 1976, "Los Muchachos de antes no usaban Arsénico".

19h – MAYA *ESTREIA*
(Maya - França-Alemanha, 2019, 105min). Direção de Mia Hansen-Løve, com Roman Kolinka, Aarshi Banerjee. Zeta Filmes, 14 anos. Drama.
Sinopse: Gabriel é um repórter francês que construiu carreira no jornalismo com a cobertura de guerras. Mas sua opção teve um preço: o sequestro e prisão pelos terroristas na Síria. Após o resgate, ele resolve se afastar um tempo do trabalho e fazer uma longa viagem pela Índia, onde passou parte da infância.

SALA 3 / NORBERTO LUBISCO

15h – O TRADUTOR
(El Traductor - Cuba/Espanha, 2018, 110min). Direção de Rodrigo Barriuso e Sebastián Barriuso, com Rodrigo Santoro e Maricel Alvarez. Galeria Filmes, 14 anos. Drama.
Sinopse: Um professor de literatura russa que trabalha na Universidade de Havana precisa trabalhar como tradutor para crianças vítimas do desastre nuclear de Chernobyl, enquanto elas recebem tratamento médico em Cuba. O filme é baseado na história real dos pais dos diretores, nos anos 1980.

17h – GUERRA E PAZ – PARTE 2
(União Soviética, 1966, episódio 2 - 100min). Direção de Serguei Bondarchuk. MosFilm, 14 anos. Drama histórico.
Sinopse: O clássico de Leon Tolstói é considerado um dos romances históricos mais importantes de todos os tempos e trata do período das guerras napoleônicas em território russo a partir do cotidiano de quatro famílias aristocratas. Neste episódio, o príncipe Andre Bolkonsky se apaixona por Natasha Rostova, mas o romance entre os dois é interrompido por causa da guerra. Os quatro episódios do filme serão apresentados nos meses de junho e julho, dentro do Ciclo de Cinema Russo e Soviético.

19h – CICLO DE CINEMA ESPANHOL (De 27 a 30 de junho)
Confira a programação completa na folha ao lado.

19h – A COSTUREIRA DE SONHOS (Dias 2 e 3 de julho)
(Sir- Índia/França, 2018, 105min). Direção de Rohena Gera, com Tillotama Shome e Vivek Gomber. Imovision, 12 anos. Drama romântico.
Sinopse: Ratna trabalha como empregada doméstica na casa de Ashwin, um rico empresário. Apesar do preconceito que uma mulher viúva e pobre sofre na Índia, Ratna persegue o sonho de ser estilista. Ao mesmo tempo, Ashwin sofre com uma traição e não parece feliz com sua vida. Juntos, os dois vão descobrir que o mundo por ir além das castas sociais a que pertencem.

CICLO DE CINEMA ESPANHOL
O CINEMA DA TRANSIÇÃO PARA A DEMOCRACIA (1974-1982)
A PROGRAMAÇÃO SE INTEGRA À SEMANA DA ESPANHA EM PORTO ALEGRE
MEIA ENTRADA PARA TODOS

DIA 27/06 (QUINTA-FEIRA), ÀS 19h
EL ESPÍRITU DE LA COLMENA (1971, 100min). Direção de Victor Erice.
Sinopse: As duas pequenas irmãs Ana (Ana Torrent) e Isabel (Isabel Tellería) moram em terras rurais da Espanha, na década de 1940. Após assistirem ao filme Frankenstein, dos anos 1930, ficam obcecadas pelo estranho personagem e tentam encontrá-lo.

DIA 28/06 (SEXTA-FEIRA), ÀS 19h
CRÍA CUERVOS (1975, 110min). Direção de Carlos Saura.
Sinopse: Quando tinha nove anos, Ana (Geraldine Chaplin) acreditava ter um misterioso poder sobre a vida e a morte de seus familiares. Agora, duas décadas mais tardes, acredita ter causado a morte inesperada do pai, um militar franquista.

DIA 29/06 (SÁBADO), ÀS 19h
ÓPERA PRIMA (1980, 95min). Direção de Fernando Trueba.
Sinopse: Matias (Óscar Ladoire), um jornalista de 25 anos, recém divorciado e muito politizado, se apaixona perdidamente por Violeta, uma jovem violinista de apenas 18 anos. Filme inédito nos cinemas de Porto Alegre.

DIA 30/06 (DOMINGO), ÀS 19h
FUNCIÓN DE NOCHE (1981, 90min) Direção de Josefina Molina.
Sinopse: A atriz Lola Herrera transfere para a tela grande a personagem de Carmen Sotillo, protagonista de um monólogo que viveu durante muitos anos nos palcos da Espanha. Trata-se de uma mulher que faz um balanço de sua vida conjugal, ao mesmo tempo em que apresenta um panorama do seu país. Filme inédito nos cinemas de Porto Alegre.

PREÇOS DOS INGRESSOS:
TERÇAS, QUARTAS e QUINTAS-FEIRAS: R$ 12,00 (R$ 6,00 – ESTUDANTES E MAIORES DE 60 ANOS).
SEXTAS, SÁBADOS, DOMINGOS, FERIADOS: R$ 14,00 (R$ 7,00 - ESTUDANTES E MAIORES DE 60 ANOS).
CLIENTES DO BANRISUL: 50% DE DESCONTO EM TODAS AS SESSÕES. 
Estudantes devem apresentar carteira de identidade estudantil. Outros casos: conforme Lei Federal nº 12.933/2013.
Brigadianos e Policiais Civis Estaduais tem direito a entrada franca mediante apresentação de carteirinha de identificação profissional.
*Quantidades estão limitadas à disponibilidade de vagas na sala.
A meia-entrada não é válida em festivais, mostras e projetos que tenham ingresso promocional. Os descontos não são cumulativos.
Tenha vantagens nos preços dos ingressos ao se tornar sócio da Cinemateca Paulo Amorim. Entre em contato por este e-mail ou pelo telefone (51) 3226-5787.

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quinta-feira, 27 de junho de 2019

Cine Dicas: Estreias do Final de Semana (27/06/19)

Turma da Mônica - Laços
Leia a minha crítica já publicada clicando aqui.

O Olho e a Faca 
Leia a minha crítica já publicada no site Cinema e Movimento clicando aqui. 

Annabelle 3 - De Volta para Casa

Sinopse:  Determinados a impedir que Annabelle crie mais caos, os demonólogos Ed e Lorraine Warren trazem a boneca possuída à sala de artefatos de sua casa, isolada em um local “seguro”, protegida por um vidro sagrado e com a benção de um padre. 

Cyrano Mon Amour 

Sinopse: Dezembro de 1897, Paris. O escritor Edmond Rostand ainda não chegou aos trinta anos, mas já tem dois filhos e anseia por muitas coisas. Ele não escreve nada há dois anos.

Pets: A Vida Secreta dos Bichos 2 

Sinopse: Max se vê enganado por Katie e acaba dentro de uma clínica veterinária onde os pets não parecem nada normais. Como se não bastassem os problemas, ele ainda terá que se acostumar com um recém-chegado à família.


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Cine Dica: CINEMATECA CAPITÓLIO PETROBRAS HOMENAGEIA DÉCIO ANDRIOTTI

No Tempo das Diligências 

No próximo dia 29 de junho, sábado, às 14h, a Cinemateca Capitólio Petrobras realiza, em parceria com o Clube de Cinema de Porto Alegre, uma homenagem a um de seus frequentadores e colaboradores mais ativos, o professor, pesquisador e cinéfilo Décio Andriotti, falecido em 2018. Na ocasião, a Sala Multimídia do espaço, destinada a cursos, oficinas e exibições para grupos menores, passa a se chamar Sala Décio Andriotti.
 A homenagem a Décio Andriotti iniciará com a exibição da cópia restaurada do clássico No Tempo das Diligências (Stagecoach), de John Ford, um dos filmes favoritos de Andriotti, pesquisador e colecionador de westerns, seu gênero cinematográfico favorito. Produção de 1939, este ano a obra-prima de Ford comemora seu 80º aniversário de lançamento. A exibição, que acontece na sala principal da Cinemateca Capitólio Petrobras, será seguida pela cerimônia de descerramento da placa da Sala Décio Andriotti, localizada no terceiro andar. Durante a homenagem, os familiares de Andriotti também farão a entrega oficial do acervo cinematográfico do pesquisador para o Centro de Documentação e Memória da Cinemateca Capitólio Petrobras. A coleção de livros, revistas e filmes de Andriotti doada à Capitólio contém cerca de 900 itens e passa, a partir de agora, a ficar à disposição do público, num gesto que traduz a generosidade intelectual do homenageado, reconhecida por todos aqueles que tiveram o privilégio de conhecê-lo.
Luiz Osvaldo Leite, que conviveu por 74 anos com o intelectual, lembra que a paixão pelo cinema sempre esteve presente na trajetória de Décio Andriotti. No período em que ele lecionou Matemática e História no Colégio Catarinense, em Florianópolis, Andriotti foi responsável pela criação de um cineclube escolar, frequentado por Rogério Sganzerla: "Décio influenciou Sganzerla a fazer cinema, e manteve uma amizade com o diretor de O Bandido da Luz Vermelha ao longo de toda a sua vida".
Tanto a exibição de No Tempo das Diligências quanto a cerimônia de descerramento da placa em homenagem a Décio Andriotti são abertas ao público e têm entrada franca.


GRADE DE HORÁRIOS
25 a 30 de junho de 2019

25 de junho (terça-feira)
14h – Diamantino
16h – Morrer aos 30 Anos
18h – A Segurança Interna
20h – Secundas + Escolas em Luta

26 de junho (quarta-feira)
14h – Diamantino
16h – Os Anos de Chumbo
18h – A Assembleia
20h – Secundas + Zero de Conduta

27 de junho (quinta-feira)
14h – Inferninho
16h – As Consequências do Crime
18h – Operações de Garantia da Lei e da Ordem
19h30 – Uma Juventude Alemã + debate com a cineasta Liliana Sulzbach e a cientista política Silvana Krause 

28 de junho (sexta-feira)
14h – Inferninho
16h – O Planeta dos Vampiros
18h – A Ameaça que Veio do Espaço
20h – Projeto Raros: Alien 2 - Sulla Terra

29 de junho (sábado)
14h – No Tempo das Diligências – Homenagem a Décio Andriotti
16h – Enraivecida na Fúria do Sexo
18h – Alien, o Oitavo Passageiro + debate

30 de junho (domingo)
14h – Inferninho
16h – A Ameaça que Veio do Espaço
18h – O Planeta dos Vampiros
20h – Zoravia + debate

quarta-feira, 26 de junho de 2019

Cine Dica: Em Cartaz: 'Dor e Glória' - Nas Raizes de Almodóvar

Sinopse:  Salvador Mallo, é diretor de cinema em declínio, do qual relembra sua vida e carreira desde sua infância na cidade de Valência, nos anos 60. Salvador tem lembranças vívidas de seus primeiros amores, seu primeiro desejo, sua primeira paixão adulta na Madrid dos anos 80 e seu desejo pelo cinema.  

Um cinema autoral é todo aquele que filma e expressa o seu olhar com relação a realidade em que vive através da realização dos seus próprios filmes. Pedro Almodóvar foi um que, desde o início de sua carreira, jamais recuou e mostrou nas telas dos cinemas todo o seu ser e sua intimidade através de histórias, tanto fictícias, como também verídicas. "Dor e Glória é, talvez, o filme em que ele mais deixa explicito a sua real pessoa e não tendo vergonha alguma em revelar as suas falhas como um grande artista.
O filme conta a história de Salvador Mallo (Antonio Bandeiras), um cineasta em decadência e distante de sua época mais dourada. Quando uma de suas primeiras obras ganha status de cult em uma cinemateca, Salvador inicia uma pequena jornada emocional, ao rever velhos amigos, conhecidos e relembrando o seu passado. Nesse processo, ele descobre revelações surpreendentes e das quais lhe faz repensar sobre tudo o que aconteceu em sua vida.
Se em "Má Educação"(2004) Almodóvar namorava a ideia de rever o seu próprio passado através de uma tela de cinema, aqui a situação fica mais do que explicita, já que Salvador Mallo nada mais é do que o próprio Almodóvar em cena, mas ganhando a pele a interpretação de Antonio Banderas. Era uma questão de lógica essa escolha, já que o ator estava lá desde os tempos de filmes como, por exemplo, "A Lei do Desejo" (1987) e "Ata-me" (1989). Bandeiras entrega aqui a sua melhor atuação de sua carreira e prestando uma bela homenagem ao homem que o colocou para estrelato de forma imediata.
Assim como nos seus filmes anteriores, Madri é o palco novamente para os acontecimentos do qual o seu alter ego se envolve, mas se dividindo com lembranças de um passado distante.  Almodóvar nos apresenta aqui a sua infância difícil, da qual ele a sua família passava certa necessidade, mas não escondendo o seu desejo pelo cinema que já tinha nos seus primeiros anos de vida. Portanto, aguardem para pequenas, porém, brilhantes homenagens a sétima arte e das quais Almodóvar as filma com gosto e muito carinho.
Além disso, os elementos típicos de Almodóvar estão todos lá, desde uma edição de arte, como também uma fotografia com cores quentes e que remetem, principalmente, as suas primeiras obras. Mas, acima de tudo, Almodóvar coloca na mesa o lado doce e sensível vindo de homens que abraçam os seus desejos nenhum pouco reprimidos. Se essa ideia já era explorada em seus filmes como, por exemplo, "Fale Com ela" (2001), aqui a ideia fica mais em sintonia, principalmente nas cenas entre Bandeiras e Leonardo Sbaraglia, do filme "Relatos Selvagens"(2014).
Mas o coração da obra fica por conta das sequências em flashbacks, onde Almodóvar desvenda, não somente as suas origens, como também os seus primeiros desejos, mas tudo feito com sinceridade e sem nenhum remoço. O destaque fica por conta das comoventes cenas entre o protagonista e sua mãe, interpretada na juventude pela sua musa Penélope Cruz e pela atriz Julieta Serrano, do filme "Mulheres à Beira de Um Estado de Nervos" (1988). É por esses momentos, além de uma incrível revelação sobre uma determinada pintura, que Almodóvar faz as pazes com assuntos não resolvidos do passado e conseguindo, enfim, a sua paz consigo mesmo.
"Dor e Glória" é Almodóvar em sua essência, onde o próprio se despi-la na tela e revelando para nós a sua real pessoa. 


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