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Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

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sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

Cine Dica: Benção Mortal de Wes Craven no Projeto Raros

JOVEM SHARON STONE ENCONTRA WES CRAVEN NO PROJETO RAROS
Nesta sexta-feira, 11 de dezembro, às 20h, acontece na Sala P. F. Gastal da Usina do Gasômetro uma edição especial do Projeto Raros, dentro da programação da mostra A Vingança dos Filmes B: Parte 5. Tem exibição o filme Benção Mortal (Deadly Blessing, 100 minutos, 1981), de Wes Craven. A sessão é uma homenagem ao diretor norte-americano, que morreu neste ano, após décadas de contribuições inestimáveis para o cinema de horror. Com projeção digital e legendas em português, a sessão tem entrada franca.
O ex-membro de uma seita secreta morre de forma misteriosa. Sua viúva acaba sendo perseguida pelos membros remanescentes da seita, que parecem ter desígnios maléficos para ela. Sangrento horror com toques de gótico rural, e uma das primeiras produções de Wes Craven, antes de estourar nos anos 1980 com a série “A Hora do Pesadelo”. Em Benção Mortal, a atriz Sharon Stone teve seu primeiro papel de destaque no cinema.
Antes de Benção Mortal, Craven já havia dirigido duas obras emblemáticas nos anos 1970: Aniversário Macabro (1972), releitura de A Fonte da Donzela, de Ingmar Bergman, que marcou época no cinema americano por introduzir a violência de forma explícita, e o cultuado Quadrilha de Sádicos (1977), sobre um grupo de canibais que aterroriza uma família perdida no deserto.
  
Sala P. F. Gastal
Coordenação de Cinema, Vídeo e Fotografia
Av. Pres. João Goulart, 551 - 3º andar - Usina do Gasômetro
Fone 3289 8133

quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Cine Dicas: Estreias do final de semana (10/12/15)



O Clã

 

Sinopse:Em meados dos anos 1980, a Argentina passava pelo fim da Guerra das Malvinas e da ditadura militar. No meio desse clima, o patriarca da família Puccio, Arquímesdes (Guillermo Francella), seus filhos Daniel e Alejandro e alguns amigos sequestram e matam empresários, enquanto tentam manter as aparências de uma família normal. 


 O Cheiro da Gente

 

Sinopse:Em Paris, alguns jovens se reunem todos os dias para andar de skate, usar drogas e se divertir em meio aos pontos turísticos, sem se importar com os milhares de turistas que visitam a cidade diariamente. Entediados, ricos, mimados e sempre conectados, eles vivem uma rotina sem objetivos. Mas, aos poucos, a realidade cai sobre eles.




Olhos da Justiça


Sinopse: Os  agentes do FBI Ray (Chiwetel Ejiofor) e Jess (Julia Roberts) atendem o chamado de uma mulher morta jogada numa caçamba de lixo. Para o desespero de ambos, trata-se da filha de Jess e o suspeito do assassinato não é condenado. Treze anos se passam e Ray continua investigando o caso incansavelmente, seguindo os rastros do criminoso.



Oração do Amor Selvagem


Sinopse: Thiago (Chico Diaz) deixa a fazendo de Otaviano para proteger e proporcionar um futuro melhor para sua filha Clara (Camilla Araújo). Thiago se muda para outro vilarejo onde a religião é conduzida pelo pastor Kurtz (Ivo Müller). Depois de se apaixonar por Miranda, irmã do pastor, Thiago deve lutar para se livrar de seus maiores medos e desafiar leis divinas impostas no pequeno vilarejo.


Para o Outro Lado

 

Sinopse:O marido de Mizuki, Yusuke, se afogou no mar há três anos, mas de repente ele volta para casa. Ela não fica muito surpresa, em vez disso, Mizuki se questiona o que fez Yusuke demorar tanto tempo. Ela concorda partir em uma jornada guiada por ele.




Pecados Antigos, Longas Sombras


Sinopse: Numa cidade ribeirinha, os moradores estão abalados com o desaparecimento de duas adolescentes. Dois policiais começam a investigar o caso e partem em busca de um serial killer, que tem outras mulheres em sua mira.




Pegando Fogo

 

Sinopse: Adam Jones (Bradley Cooper) leva uma vida errante e isso acaba afetando a sua carreira de chefe de cozinha. Seu restaurante perdeu o prestígio entre os críticos e Adam cria um plano para voltar a brilhar. Ele, então monta uma equipe dos sonhos com os melhores cozinheiros do ramo, entre eles a culinarista Helene (Sienna Miller), por quem se apaixona.

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Cine Curiosidade: CUIDADO COM A BESTA; CUIDADO COM O HOMEM..



"Cuidado com a besta homem, pois ele é o peão do diabo. Sozinho entre os primatas de Deus, ele mata por desporto, prazer ou cobiça. Ele matará o seu irmão para ficar com a sua terra. Não o deixe procriar em grandes números pois ele transformará em deserto a sua terra. Enxote-o, faça-o voltar ao seu lugar na selva... pois ele é o mensageiro da morte."

   29ª escritura, 6º verso da Lei do Planeta dos Macacos

(Planeta dos Macacos: O Homem que veio do futuro - 1968)

Curso sobre O  Planeta dos Macacos: Leiam mais e se inscrevam clicando aqui.


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quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

Cine Dica: Em Cartaz: NO CORAÇÃO DO MAR


Sinopse: No rigoroso inverno de 1820, o navio baleeiro Essex, comandando pelo capitão Owen Chase (Chris Hemsworth), é atacado por uma baleia gigante, conhecida como Moby Dick. A embarcação sofre um naufrágio e a tripulação passa 90 dias à deriva tentando sobreviver.


Ao longo dos anos meus pais sempre ficavam falando de como ficaram fascinados ao assistirem o filme Boby Dick de 1956 e estrelado por Gregory Peck na TV. Anos depois tive o prazer de assistir essa obra em DVD e ao mesmo tempo descobri que é baseado num clássico da literatura escrito pelo romancista Herman Melville em 1851. O que eu não sabia até alguns anos atrás é que a obra é baseada em fatos verídicos, cujo eles se encontram no livro Coração do Mar, escrito pelo historiador Nathaniel Philbrick e que agora é levado as telas numa super produção.
Dirigido por Ron Howard (Rush - No Limite da Emoção) acompanhamos a jornada do baleeiro Essex, cuja missão da tripulação é caçar baleias e retirar delas o óleo que dá luz as cidades daquele tempo. A tripulação é comandada pelo capitão George Pollard  (Herman Melville), mas liderada pelo primeiro almirante Owen Chase (Chris Hemsworth) e se criando assim uma rixa entre ambos ao longo da viagens. As desavenças entre eles começam a se desfazer, no momento que precisam unir suas forças, para que a viagem tenha sucesso, mas ao mesmo tempo quando precisam sobreviver perante aos ataques de uma imensa baleia branca.
Tudo é narrado pelo sobrevivente Old Thomas Nickerson (Brendan Gleeson), que dá todas as informações para o escritor  Herman Melville (Ben Whishaw) que havia ouvido histórias sobre os ataques da baleia que eles haviam sofrido e decidiu procurá-lo, para escrever o relato e para sim criar um livro de ficção. Com essa informação, se você for assistir ao filme achando que é mais uma nova versão de Moby Dick se engana, pois a história verídica se diferencia da história que se tornou clássica. Porém, é impressionante que uma história real como essa se torne tão fascinante quanto aquela que nós conhecemos e com muito mais profundidade com relação da velha trama de homem x natureza.
Embora se passe em 1821, é um filme que fala sobre o nosso tempo atual, mas precisamente sobre a corrida em busca de recursos de energia e não permitir que as cidades vivam na escuridão. Se hoje vivemos da água e do petróleo para sobrevivemos, naquele tempo caçavam animais livres pelo mar, pois acreditavam cegamente que era a única fonte de energia para eles. Com isso, o filme não busca tratar os personagens como mercenários marítimos, mas sim como pessoas comuns que buscam a sua sobrevivência, mesmo que sujem as suas mãos matando esses animais inocentes do mar.
Se o filme poderia render polêmicas ao vermos caçadores de baleias como protagonistas, o roteiro se encarrega numa forma de nós não taxá-los como maus. Bom exemplo disso é a cena que, após matarem uma baleia, o sangue esguicha nos rostos dos personagens Owen Chase e no jovem Old Thomas Nickerson (Tom Holland). Suas expressões de incompreensão sobre o que fizeram são sentidas, talvez até de arrependimento, mesmo sabendo que é um mal necessário a ser feito.
Porém, se os ambientalistas que forem assistir a esse filme não perdoarem mesmo assim, o castigo vem logo a seguir. No momento em que eles caçam um grande grupo de baleias, eles começam a ser atacados pela imensa baleia branca. É nesse momento que o cineasta  Ron Howard capricha nos efeitos especiais, embalado com um 3D indispensável  e em ângulos de cenas inusitados, mas ao mesmo tempo gerando um grau de verossimilhança e fazendo com que embarquemos em cada cena. Após um último ataque mortífero da baleia branca, o filme adentra num território ainda mais sombrio para os protagonistas.
Se antes a gente estava assistindo um filme que, por vezes, lembrava elementos de filmes como Tubarão ou Mestre dos Mares, no segundo ato em diante adentramos a um cenário já visto em filmes como Naufrágio e As Aventuras de Pi, em que a sobrevivência é o principal foco de todos. Durante noventa dias, os personagens ficam a deriva, lutando contra a fome e contra a própria insanidade. É nesse momento que as interpretações de todos os atores atingem o seu ápice, até mesmo para aqueles secundários, como no caso do personagem Cillian Murphy que nos comove e rouba a cena sempre quando surge.
Porém a alma do filme pertence ao ator Chris Hemsworth: sempre com a pose de heróis de filmes de aventura, desde que começou a interpretar Thor no cinema, Hemsworth tem se dedicado cada vez mais em papeis que desafiam a sua veia artística. Aqui ele é o herói, mas humano, falho em suas ações e que sofre o diabo ao lado dos seus companheiros, ao ponto de mudar drasticamente o seu físico e se transformando numa imagem pálida do que ele foi um dia. 
O filme se encaminha a um ato final aonde os personagens se apresentam em frangalhos, onde se humilham e fazem o impensável para sobreviver no mar sem fim. No final não há vencedores ou perdedores perante a força da natureza, mas sim um aprendizado a ser pensando, sobre qual é o papel do homem nesse mundo imenso, mas misterioso, e até mesmo um questionamento é levantado sobre aonde Deus se encaixa nisso tudo. A ambição e arrogância do homem são necessárias para que eles vejam o quão estão errados sobre o que acreditavam?
São perguntas que podem gerar inúmeras respostas, cujos debates se estendem até mesmo fora da tela. No Coração do Mar é um belo filme de aventura, onde a humanidade abraça as suas limitações, mas ao mesmo tempo se fortalece perante os seus erros e obstáculos que surgem nesse imenso mundo de mistérios. 
 
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Cine Dica: Homenagem ao seriado Além da Imaginação na Sessão Aurora

SESSÃO AURORA EXIBE NO LIMITE DA REALIDADE
 
Neste sábado, 12 de dezembro, às 19h, a Sessão Aurora exibe No Limite da Realidade (Twilight Zone: The Movie, 1983, 100 minutos), filme com quatro releituras de episódios do essencial seriado Além da Imaginação, dirigidos por Joe Dante, Steven Spielberg, George Miller e John Landis. Parte da mostra A Vingança dos Filmes B, a sessão encerra a programação de 2015 do ciclo Histórias do Cinema Americano. Depois da exibição, debate com os editores do Zinematógrafo. Projeção em alta definição com legendas em português. Entrada franca.    

Destranque essa porta com a chave da imaginação. Atrás dela se encontra uma outra dimensão. Uma dimensão de som, uma dimensão de imagens, uma dimensão da mente. Você está se movendo em direção a uma terra de sombra e substância, de coisas e de ideias. Você acabou de ultrapassar os limites da Zona do Crepúsculo.

Assim começa, com a voz de Burgess Meredith (o Pinguim da série do Batman dos anos 60 e o treinador do Rocky de Stallone), Além da Imaginação: O Filme, ou como é conhecido no título nacional, No Limite da Realidade, uma adaptação do aclamadíssimo seriado The Twilight Zone criado por Rod Serling no final dos anos 50, uma fonte quase inesgotável de histórias estranhas e fantásticas, que desconfortaram telespectadores por décadas e influenciaram gerações de cineastas.  Entre esses cineastas está Steven Spielberg, o rei Midas da Nova Hollywood, que entre E.T. e a sequência de Indiana Jones, convidou amigos e produziu esse filme, que se tornou uma pérola pouco vista para amantes do gênero.

O próprio Spielberg dirige uma adorável e estranha história sobre moradores de um asilo, que têm sua vida transformada com a chegada de um simpático visitante. Entre os diretores convidados, estavam o produtor John Landis, mestre por trás de Blues Brothers: Os Irmãos Cara de Pau, Animal House e Um Lobisomem Americano em Londres, que volta-se para uma fábula moral de viagem no tempo sobre intolerância e preconceito. George Miller, o gênio criador de Mad Max e Babe: O Porquinho Atrapalhado, refaz o episódio clássico Nightmare at 20.000 Feet, sobre paranoia, medo de altura e uma curiosa criatura na asa de um avião.  O cultuado Joe Dante, que deu vida aos Gremlins de Spielberg, conta uma cartunesca e assustadora história sobre a qual talvez seja melhor que não se saiba nada antes de assistí-la.

O filme se tornou maldito após as gravações do segmento de John Landis, quando ocorreu um acidente de helicóptero que matou três membros da equipe, incluindo duas crianças, o que levou a sérias investigações na justiça e acusações contra Landis. À despeito da tragédia, hoje o filme tornou-se uma curiosidade histórica, um importante exemplo dos diálogos entre o cinema que dominava as bilheterias e as gerações de aprendizes de Roger Corman no cinema B. Os anos 80, acusados de ápice da infantilização do cinema hollywoodiano, formaram-se a partir de fluidas trocas entre o mainstream e o underground, um diálogo rico e criativo, que entre as várias pérolas produzidas, se encontra essa pequena antologia.

Sala P. F. Gastal
Coordenação de Cinema, Vídeo e Fotografia
Av. Pres. João Goulart, 551 - 3º andar - Usina do Gasômetro
Fone 3289 8133

www.salapfgastal.blogspot.com