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Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

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quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Cine Dicas: Estreias do final de semana (19/11/15)



Jogos Vorazes: A Esperança - O Final



Sinopse: A nação de Panem está em plena guerra e Katniss (Jennifer Lawrence) decide montar uma resistência com um grupo de amigos próximos, incluindo Gale (Liam Hemsworth), Finnick (Sam Clafin) e Peeta (Josh Hutcherson), para tirar o Presidente Snow (Donald Sutherland) do poder. Eles arriscam suas vidas em uma missão para assinar o ditador, que fica cada vez mais obcecado em acabar com Katniss.



Awake - A Vida de Yogananda

 

Sinopse: O indiano Yogananda é autor do clássico livro Autobiografia de um Iogue, introduzindo a yoga e a meditação no Ocidente em 1920. A obra é um verdadeiro sucesso, tendo vendido milhões de cópias para os que buscam ensinamentos e filosofia da yoga clássica.
 

Malala


Sinopse: Documentário conta a história corajosa da paquistanesa Malala Yousafzai. Aos 15 anos, ela foi baleada na cabeça pelo Talibã quando saía da escola. O motivo foi o seu ativismo em favor da educação de mulheres. Ela sobreviveu e hoje é um símbolo da luta pelos direitos humanos.

 

Mistress America


Sinopse: Tracy (Lola Kirke) acabou de chegar à Nova York para estudar. Sua mãe está prestes a se casar e a jovem decide entrar em contato com a sua futura meia-irmã, Brooke (Greta Gerwig). Ela é mais velha e descolada e mostra à Tracy todas as atrações da Big Apple. 



Ninguém Ama Ninguém... Por Mais de Dois Anos


Sinopse: Nos anos 1950, cinco casais se cruzam numa confeitaria no Rio de Janeiro e a vida íntima dessas pessoas parte do amor e de interesses e termina em histórias recheadas de falso moralismo, traições, mentiras e intrigas.

 

Papéis ao Vento


Sinopse: Três homens ficam abalados com a morte de um amigo e, consequentemente, com o futuro da filha que ele deixou. Dessa forma, o trio resolve comprar a briga do amigo, que antes de morrer havia investido em um jogador de futebol e assim, lutam para conseguir recuperar o dinheiro da negociação.

 
Piadeiros


Sinopse: Documentário mostra uma equipe de filmagem viajando para 40 cidades do Brasil, em busca do melhor piadeiro do país. Nessa empreitada, muitas pessoas revelam seu talento para contar piadas e histórias engraçadas.



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quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Cine Dica (Sessão Plataforma): A Academia de Musas



Sinopse: Questionada por sua mulher sobre a abordagem pedagógica que predente dar em sua Academia de Musas, projeto com fundamentos clássicos de reforma do mundo pela poesia, um professor de filologia fla da mítica figura das musas que inspiram escritores a criar algo inexistente. O projeto pedagógico torna-se polêmico e situações comandadas pelo desejo e pela palavra passam a acontecer.


Numa verdadeira mistura de ficção e documentário, os debates vão gradualmente  surgindo nas aulas do protagonista, onde  começamos a identificar alguns de seus alunos. O cineasta José Luis Guerín (A Cidade de Sylvia) está marcando a passagem das cenas com as datas em que foram filmados, mas os personagens de uma forma mais tradicional que aparecem, ou sendo cortado pelas aulas. Emanuela (Emanuela Forgetta) é o mais participativa dos alunos. Um italiano como o professor que dá o seu pensamento sobre as questões que surgem: se a poesia é uma forma de diálogo com os mortos, se o "amor" é uma invenção dos poetas que tornam impossível sustentar na vida real.
Para quem lidou pelo lado mais difícil nessas áreas é Mireia (Mireia Iniesta), uma aluna de espanhol, aonde vemos ela com seus dilemas românticos e questões pessoais. E é a mais descrente Carolina (Carolina Llacher), uma bela de cabelos curtos que rejeita algumas das limitações impostas pelo Pinto, particularmente aqueles ligados aos formatos clássicos rima impostas pelo professor. Em paralelo, e quando o filme está gradualmente se afastando da classe para ir para as salas da Universidade e de lá para os bares e as casas dos protagonistas, vemos conversas entre professor e meninas, e entre estas, as relações entre Pinto e sua esposa  Rosa (Rosa Delor Muns).
Rosa está começando a abrir a porta para o que já deveria estar acontecendo. Tal como decorre o tom das conversas entre o professor e seus alunos há uma relação entre eles, que sempre parece prestes a quebrar formalmente. E Pinto assume que "o ensino é seduzir", mas talvez não o suficiente para tranqüilizar sua esposa, também uma intelectual que percebe que há mais para jogar no ir e vir de Pinto e seu discurso sobre lealdade, etc. Um professor viaja um fim de semana e coloca as coisas ainda mais zona de dúvidas para as mulheres.
Mas o filme não só procura descobrir se o sedutor professor veterano italiano é um galanteador usando as suas aulas para meninas se fascinarem por sua presença, mas na maioria das vezes, quando o filme está deixando a aula para se concentrar nas vidas pessoais dos quatro protagonistas são as mulheres que conversam entre si sobre seu relacionamento com particular classe, o conceito de "musa" e como isso influencia as suas vidas diárias, incluindo suas diversas relações com o professor e também de outros relacionamentos. Todas as mulheres são muito lúcidas e inteligentes em suas abordagens teóricas, mas confusas sentimentalmente.
Com estes materiais, Guerin cria um retrato fascinante de um grupo que pode estender-se a muitos outros que calmamente luta entre a clareza conceitual e aparente fragilidade emocional. Desde o personagem que, teoricamente, não acredita em inveja ou fidelidade, mas, em seguida, sofrer na carne e desarmado, até discussões sobre querer ir às aulas para conversas privadas, sempre em algum tipo de limite, entre Professor e sua "musa". Muitas dessas conversas individuais Guerin de o tiro de fora de um pub, uma casa, um auto-geração de aviões carregados com reflexões e ecos visuais, e uma beleza poderosa que contrasta com o registro de classe mais tradicional. 

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Cine Dica:MIRA - Mostra de Novo Cinema Espanhol

OFICINAS, DEBATES E PROJEÇÕES DO NOVO CINEMA ESPANHOL
 
Entre os dias 24 e 27 de novembro, a Sala P. F. Gastal da Usina do Gasômetro (3º andar) recebe a MIRA – Mostra de Novo Cinema Espanhol. Serão quatro dias de exibições, oficinas e debates com os diretores espanhois Lois Patiño, Elena Duque, Eloy Dominguez e María Cañas. Eles apresentarão os novos caminhos do cinema experimental na Espanha, que nos levarão a transitar pela não ficção, o documentário experimental e outras derivas narrativas, alcançando o cinema de apropriação e de found footage, a animação experimental, o Super 8 e a film performance. Entrada franca!

Programação completa da programação você confere na pagina da sala clicando aqui. 
  
Sala P. F. Gastal
Coordenação de Cinema, Vídeo e Fotografia
Av. Pres. João Goulart, 551 - 3º andar - Usina do Gasômetro
Fone 3289 8133
www.salapfgastal.blogspot.com

Cine Dica: Semana da Consciência Negra no CineBancários

 No dia 18 de novembro, quarta-­feira, às 19h, com entrada franca, o CineBancários realizará uma sessão especial com dois filmes nacionais , que tratam de temas relacionados à cultura da etnia negra. Após a exibição haverá um debate com o Doutor em História, José Antonio dos Santos, que abordará o tema , dentro das atividades da Semana da Consciência Negra, promovida pelo Sindicato dos Bancários.
 
Filmes:
 
SOU:
 
O documentário Sou faz parte da programação da Semana da Consciência Negra do Sindbancarios. Dirigido por Andreia Vigo, o filme é um registro histórico­poético da identidade afrogaúcha, tendo como base a vida e a obra do poeta gaúcho Oliveira Silveira (1941­2009). Oliveira também é conhecido como o poeta da Consciência Negra, por ter sido um dos idealizadores da proposta de criação do 20 de novembro ­ Dia Nacional da Consciência Negra. Filmado em Porto Alegre, Rosário do Sul e na Serra do Caverá, o documentário faz parte do projeto RS negro: educando para a diversidade.
 
Título original: Sou.
 
Duração: 26 min
 
Ano de produção: 2010.
 
País: Brasil
 
Gênero: Documentário.
 
Direção: Andreia Vigo
 
BALÉ DE PÉ NO CHÃO:
 
Curta­-metragem "Balé de pé no chão", de Lilian Solá Santiago e Marianna Monteiro. O filme conta a história de Mercedes Baptista, bailarina brasileira com formação erudita que, na década de 50, a partir da criação de seu grupo, passa a estudar os movimentos rituais do candomblé e de danças folclóricas. "Balé de pé no chão" revela o papel central da cultura afro­descendente na dança moderna brasileira, e o pioneirismo de Mercedes Baptista na luta pela afirmação do negro na dança cênica nacional; ela é considerada a principal precursora da dança afro­brasileira. As histórias da primeira bailarina negra do Theatro Municipal do Rio de Janeiro rendeu um livro: "Mercedes Baptista: a criação da identidade negra na dança", de Paulo Melgaço da Silva Jr.
 
Titulo original: Balé de Pé no Chão
 
Duração: 17 minutos
 
Ano de Produção: 2005
 
País: Brasil
 
Gênero: Documentário
 
Direção:Lilian Solá Santiago e Marianna Monteiro
 
Debatedor: José Antônio dos Santos ­ Doutor em história, trabalha no Departamento de Educação e Desenvolvimento Social, da Pró­Reitoria de Extensão – UFRGS, onde desenvolve ensino, extensão e pesquisa sobre os temas da história e da cultura afro­brasileira e africana.

terça-feira, 17 de novembro de 2015

Cine Clássico: Os Monkees Estão Soltos (1968)


 Nota: filme exibido na sesão Raros na Usina do Gasômetro no último dia 13/11/15

 

Sinopse: Uma coleção de aventuras surreais e psicodélicas da famosa banda fictícia 'The Monkees', que segue Davy, Peter, Mike e Micky em uma viagem por uma série de lugares em busca de significado.

 

Menudos, Dominó e Polegar. O que essas bandas musicais dos anos 80 tinham em comum? Eram criados em programas de TV para dar audiência e vender inúmeros discos para os jovens daquele tempo!
Curto e grosso era isso mesmo, mas essa moda já veio bem mais lá de trás, mais precisamente quando surgiu na TV americana The Monkees, grupo fabricado para concorrer contra o sucesso da banda Inglesa Beatles. Ou seja, um verdadeiro comércio da musica para dar e vender, independente da boa qualidade ou não das letras tocadas.  Porém, até a própria banda talvez tenha percebido isso e tenham se sentidos saturados pela maquina de fazer dinheiro e esse filme é uma resposta deles num verdadeiro tapa na cara contra o próprio sucesso que obtiveram.
Dirigido por Bob Rafelson e produzido e roteirizado por ninguém menos que Jack Nicholson, o filme é uma viagem psicodélica, onde a banda se encontra numa espécie de sonho, onde tenta do começo ao fim saírem, mas sempre entram num novo cenário, como por exemplo, pleno deserto ou em meio à guerra do Vietnam. O filme nada mais é do que uma crítica ao capitalismo, com direito ao vermos uma maquina da Coca Cola sendo bombardeada, ou vermos ninguém menos que Victor Mature (Manto Sagrado) dando um chute na TV.
Embora com todo aquele clima e moda dos anos 60, não é um filme que tenha envelhecido e sua crítica contra ao capitalismo e até mesmo com relação ao poderio bélico dos EUA continua mais atual do que nunca. 

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