Nosso encontro deste sábado será às 10h15 da manhã, na Cinemateca Capitólio, com a exibição do provocante e irreverente Os Contos de Canterbury (1972), dirigido pelo cineasta italiano Pier Paolo Pasolini.
Inspirado na obra clássica de Geoffrey Chaucer, o filme transforma contos medievais em um mosaico de histórias eróticas, cômicas e satíricas, revelando o olhar singular de Pasolini sobre o prazer, o corpo e as hipocrisias sociais. Segunda parte de sua "trilogia da vida", que inclui Decameron, que assistimos recentemente no CCPA, e As Mil e Uma Noites. Os Contos de Canterbury segue até hoje como uma das experiências cinematográficas mais ousadas e sensoriais da história do cinema europeu.
Confira os detalhes:
SESSÃO DE SÁBADO NO CLUBE DE CINEMA
📅 Data: Sábado, 21/06/2025, às 10h15 da manhã
📍 Local: Cinemateca Capitólio
Rua Demétrio Ribeiro, 1085 – Centro Histórico, Porto Alegre
Os Contos de Canterbury
(I racconti di Canterbury, França, 1972, 111 min, 18 anos)
Direção: Pier Paolo Pasolini
Elenco: Franco Citti, Laura Betti, Hugh Griffith, Alan Webb, Derek Deadman, Francis De Wolff, Ninetto Davoli, Willoughby Goddard
Sinopse: Um grupo de peregrinos viaja rumo à Catedral de Canterbury. Para passar o tempo durante a jornada, eles compartilham histórias recheadas de humor, erotismo e crítica social. Com cenários vibrantes e personagens inusitados, Pasolini celebra o prazer e a vitalidade popular, em contraste com as normas morais e religiosas da época. Um filme que ainda provoca, diverte e desafia o espectador.
Sobre o Filme: Os Contos de Canterbury (1971), filme do cineasta italiano Pier Paolo Pasolini, adaptado da obra de Geoffrey Chaucer, é a segunda obra da chamada “trilogia da vida”; iniciada por O Decameron (1970) e completada por As mil e uma noites (1974). Os Contos de Canterbury nos mostram a morte como um perseguidor dessa vida: Thanatos diretamente ligado a Eros. Os Contos de Canterbury, de Chaucer, foi escrito no século XIV, em forma de poema. Além dos contos utilizados por Pasolini no filme, há vários outros, além de muitos fragmentos, anotações e contos deixados incompletos por Chaucer.
Para completar, Pasolini faz uma magnífica representação do inferno com claras influências da pintura de Hieronymus Bosch.
Faça parte:
Facebook: www.facebook.com/ccpa1948
Nenhum comentário:
Postar um comentário