Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

terça-feira, 22 de abril de 2025

Cine Dica: Sala Redenção comemora 38 anos em sessão especial

No dia 22 de abril, terça-feira, a Sala Redenção comemora seu aniversário de 38 anos com sessão de “Retratos Fantasmas”, às 19h. Na ocasião, o cinema da UFRGS abre suas portas às 18h30 para confraternizar com o público e para abrigar o lançamento da revista do novo Cineclube Ciclo, cuja temática da edição de estreia são os cinemas de rua.

Inaugurada em 22 de abril de 1987, a Sala Redenção é um dos espaços de difusão cinematográfica não-comercial mais antigos de Porto Alegre. Com sessões de segunda a sexta, às 16h e às 19h – frequentemente acompanhadas por debates -, o equipamento cultural da UFRGS é voltado para a formação de público no campo do audiovisual. Sua programação é construída a partir desse princípio e disponibilizada gratuitamente para toda a comunidade, contribuindo para a atuação da universidade pública na democratização do acesso à cultura.

Para celebrar seus 38 anos, a Sala Redenção escolheu exibir “Retratos Fantasmas”, documentário de Kleber Mendonça Filho, que retrata a crise dos cinemas de rua de Recife, sua cidade natal. O filme traz imagens do arquivo pessoal do diretor, gravadas na virada dos anos 80 e 90. Com narração do próprio cineasta, o longa mostra como espaços vibrantes e movimentados foram aos poucos se deteriorando e perdendo espaço no cotidiano da vida cultural das cidades. São gravações raras que apresentam uma memória dos cinemas de rua, ao mesmo tempo em que provocam a reflexão sobre o contraponto apresentado pelas atuais salas exibidoras no país. 

A entrada é franca e aberta à comunidade em geral. A Sala Redenção está localizada no campus central da UFRGS, com acesso mais próximo pela Rua Eng. Luiz Englert, 333. 

Nenhum comentário: