SEGUNDA-FEIRA NÃO HÁ SESSÕES
A cinesemana de 24 a 30 de abril destaca o FESTIVAL DE CINEMA EUROPEU IMOVISION, que vai reunir 14 filmes inéditos da produção europeia recente conduzidos por jovens e veteranos diretores. A seleção inclui títulos da Alemanha, França, Grécia, Islândia, Itália, Noruega, Suíça e Ucrânia. Também segue em cartaz CIDADE DOS SONHOS, obra-prima do diretor David Lynch (1946 – 2025) que voltou aos cinemas em versão 4K.
O público pode conferir as últimas atrações do Fantaspoa - Festival de Cinema Fantástico de Porto Alegre, que segue em cartaz até o dia 27 de abril com quatro sessões diárias de filmes do universo fantástico, indo da ficção-científica ao horror.
Não assistiu ainda? Esta é a última semana para conferir três produções brasileiras: ONDA NOVA, um provocativo filme brasileiro dos anos 1980 protagonizado por Carla Camuratti; o documentário MILTON BITUCA NASCIMENTO, da diretora Flavia Moraes; e OESTE OUTRA VEZ, grande vencedor do Festival de Gramado 2024. Também se despede nesta semana o longa AS AVENTURAS DE UMA FRANCESA NA COREIA, novo projeto do diretor coreano Hong Sang-Soo com a atriz francesa Isabelle Huppert.
Confira nossa programação completa e o Portal do Cinema Gaúcho em www.cinematecapauloamorim.com.br
SALA PAULO AMORIM
FANTASPOA – FESTIVAL DE CINEMA FANTÁSTICO DE PORTO ALEGRE – programação de filmes dedicados ao gênero fantástico, incluindo terror, fantasia e ficção científica.
Sessões: 14h, 15h30min, 17h30min e 19h30min, conforme roteiro já divulgado pela produção. Até o dia 27.
SALA EDUARDO HIRTZ
RELANÇAMENTO: CIDADE DOS SONHOS (Mulholland Drive – EUA/França, 2001, 145min). Direção de David Lynch, com Naomi Watts, Laura Harring, Justin Theroux. Retrato Filmes, 16 anos. Drama.
Sinopse: Betty é uma jovem tímida que desembarca em Los Angeles em busca do sonho de se tornar atriz. Mas logo conhece Rita, que foi vítima de um acidente de carro e perdeu a memória. Ao mesmo tempo, Adam, um diretor de cinema, é pressionado por dois irmãos com jeito de mafiosos. O filme, que volta aos cinemas restaurado em 4K, rendeu a Lynch o prêmio de melhor diretor no Festival de Cannes em 2001, e, no ano seguinte, uma indicação ao Oscar na categoria.
Sessão: 14h30min
FESTIVAL DE CINEMA EUROPEU IMOVISION
A Cinemateca Paulo Amorim se integra se integra à primeira edição do Festival de Cinema Europeu Imovision, que começa no dia 24 de abril. A mostra traz olhares e temáticas diversas por meio de 14 obras inéditas e recentes da cinematografia europeia, representando gêneros como fantasia, drama e suspense. Realizado pela distribuidora Imovision, com patrocínio da Prefeitura de Niterói (RJ), o Festival reúne títulos premiados para ressaltar a potência das produções recentes do cinema europeu. Estarão presentes na programação produções da Alemanha, França, Grécia, Islândia, Itália, Noruega, Suíça e Ucrânia.
MISTY - A HISTÓRIA DE ERROLL GARNER (Misty, the Errol Garner Story – Suíça, 2024, 100min). Direção de Georges Gachot. Documentário, 10 anos.
Sinopse: A vida e carreira da lenda do jazz Erroll Garner (1921 – 1977), revelados por arquivos inéditos e depoimentos íntimos. O filme mostra o sucesso global e traz conflitos pessoais, incluindo a relação com mulheres, filhos e um gerente dominador. George Gachor é também diretor de "Onde Está Você, João Gilberto?" e "Maria Bethânia: Música é Perfume".
Sessão: dia 24 (quinta), às 17h15min
ÓPERA - CANÇÃO PARA UM ECLIPSE (The Opera! – Itália, 2024, 106min) Direção de Paolo Gep Cucco e Davide Livermore. Drama, 16 anos.
Sinopse: A releitura moderna do mito de Orfeu e Eurídice começa quando um tiro mortal interrompe o casamento dos protagonistas. Neste cenário, o misterioso reino de Hades é representado pelo enigmático Grand Hades Hotel, onde Orfeu tenta reencontrar sua amada. O filme tem no elenco os atores Vincent Cassel, Fanny Ardant e Rossy de Palma.
Sessão: dia 24 (quinta), às 19h15min
VOCÊ É O UNIVERSO (U Are the Universe – Ucrânia/Bélgica, 2024, 102min) – Direção de Pavlo Ostrikov. Comédia dramática, 10 anos.
Sinopse: Andriy, um astronauta ucraniano, sobrevive ao fim da Terra. Vagando pelo espaço, ele recebe um chamado de uma mulher em uma estação distante e decide encontrá-la.
Sessão: dia 25 (sexta), às 17h15min
A LUZ (Das Licht – Alemanha, 2024, 165min). Direção de Tom Tykwer. Drama, 16 anos.
Sinopse: Quando Farrah, uma imigrante síria enigmática, começa a trabalhar na casa dos Engels, ela não apenas limpa os cômodos — ela remexe em tudo o que mal resolvido nesta família. Do mesmo diretor do premiado “Corra, Lola, Corra” (1998), o filme disputou o Urso de Ouro no Festival de Berlim.
Sessão: dia 25 (sexta), às 19h15min
EM QUALQUER LUGAR, A QUALQUER HORA (Anywhere Anytime – Itália, 2024, 85min). Direção de Milad Tangshir. Drama, 10 anos.
Sinopse: O diretor propõe uma releitura do clássico “Ladrões de Bicicleta”, de Vittorio de Sicca, a partir da história de um jovem imigrante senegalês sem documentos que trabalha como entregador guiando uma bicicleta. O filme integrou a Semana da Crítica do Festival de Veneza.
Sessão: dia 26 (sábado), às 17h15min
DREAMS (Noruega, 2024, 110min) – Direção de Dag Johan Haugerud. Drama, 16 anos.
Sinopse: Uma jovem de 15 anos escreve um diário sobre seu amor proibido por uma professora. Mas quando os escritos são descobertos pela mãe e pela avó da garota, as três gerações confrontam suas visões de amor e sexualidade. Vencedor do Urso de Ouro no Festival de Berlim.
Sessão: dia 26 (sábado), às 19h15min
SÍNDROME DA APATIA (Quiet Life – Grécia, 2024, 109min). Direção de Alexandros Avranas. Drama, 12 anos.
Sinopse: Após terem o pedido de asilo negado na Suécia, Sergei e Natalia precisam enfrentar uma outra situação difícil: uma das filhas do casal entra em um "coma" profundo, desenvolvendo uma condição conhecida como Síndrome de Resignação ou Apatia.
Sessão: dia 27 (domingo), às 17h15min
EMMANUELLE (França, 2024, 105min) . Direção de Audrey Diwan. Drama erótico, 18 anos.
Sinopse: Em uma viagem de negócios a Hong Kong, Emmanuelle redescobre sua sexualidade e desejo ao se envolver com Kei, um homem enigmático que a desafia e fascina. O filme é protagonizado por Noémie Merlant (“Retrato de Uma Jovem em Chamas”) e aposta num remake do clássico de 1974.
Sessão: dia 27 (domingo), às 19h15min
ENTRE NÓS, O AMOR (Une Vie Rêvée- França, 2024, 97min). Direção de Morgan Simon. Drama, 16 anos.
Sinopse: Nicole, 52 anos, luta contra dívidas, desemprego e uma relação conturbada com o filho. Com a chegada do Natal, ela ainda acredita que o destino pode mudar sua sorte. O filme tem no elenco os atores Valeria Bruni-Tedeschi e Félix Lefebvre.
Sessão: dia 29 (terça), às 17h15min
MONSIEUR AZNAVOUR (França, 2024, 134min). Direção de Mehdi Idir e Grand Corps Malade. Cinebiografia, 12 anos.
Sinopse: A jornada de Charles Aznavour, filho de refugiados armênios e que se tornou um dos artistas mais queridos da França. Ele superou obstáculos e transformou desafios em poesia musical, deixando um legado inesquecível. O filme tem como protagonista Tahar Rahim, conhecido pelo filme “O Profeta” (2009).
Sessão: dia 29 (terça), às 19h15min
QUANDO A LUZ ARREBENTA (Ljósbrot – Islândia, 2024, 80min). Direção de Rúnar Rúnarsson. Drama, 14 anos.
Sinopse: Una, em luto, carrega um segredo enquanto tenta seguir em frente. Durante o verão islandês, ela descobre amor, dor e beleza em uma jornada de autodescoberta. Filme de abertura da mostra Un Certain Regard do Festival de Cannes.
Sessão: dia 30 (quarta), às 17h15min
A ARTE DO CAOS (Verbrannte Erde – Alemanha, 2024, 101min). Direção de Thomas Arslan. Drama, 14 anos.
Sinopse: O criminoso Trojan retorna a Berlim após 12 anos para um golpe milionário: roubar um quadro de Caspar David Friedrich. O assalto sai do controle quando o cliente revela seus próprios planos.
Sessão: dia 30 (quarta), às 19h15min
O ÚLTIMO MOICANO (Le Mohican – França, 2024, 87min). Direção de Frédéric Farrucci. Drama, 14 anos.
Sinopse: Joseph, um dos últimos pastores da Córsega, se torna alvo da máfia local. Após matar um homem em legítima defesa, ele foge, enquanto sua história vira uma lenda de resistência.
Sessão: dia 1 (quinta), às 17h15min
BRINCANDO COM FOGO (Jouer Avec Le Feu – França, 2024, 119min). Direçã de Delphine Coulin e Muriel Coulin. Drama, 16 anos.
Sinopse: Pierre vê seu filho mais velho se associar a grupos violentos e de extrema direita. O embate entre pai e filho explode em tragédia, forçando-os a enfrentar as consequências. Vincent Lindon foi o vencedor do prêmio de Melhor Ator no Festival de Cinema de Veneza.
Sessão: dia 1 (quinta), às 19h15min
SALA NORBERTO LUBISCO
FLOW (Straume - Letônia/Bélgica/França, 2024, 85 min). Animação de Gints Zilbalodis. Mares Filmes, Livre.
Sinopse: Gato é um animal que leva uma vida solitária – até o dia em que seu lar é destruído por uma grande inundação. Em busca de um lugar para se abrigar, ele sobe em um barco onde já estão diversas espécies. Neste refúgio improvisado, os bichos terão que se ajudar e respeitar suas diferenças. O longa conquistou os principais prêmios internacionais da categoria, incluindo o Globo de Ouro, o European Film Awards e o Oscar de melhor longa de animação.
Sessões: 15h (sessões somente no sábado e domingo - dias 26 e 27)
AS AVENTURAS DE UMA FRANCESA NA COREIA (Yeohaengjaui pilyo – Coreia do Sul, 2024, 90min). Direção de Hong Sang-soo, com Isabelle Huppert, Lee Hye-young, Kwon Hae-hyo, Cho Yun-hee. Pandora Filmes, 14 anos. Drama.
Sinopse: Iris é uma mulher francesa que vive em Seul e ganha a vida dando aulas particulares de francês e inglês. Ela tem um método inusitado para ensinar, o que lhe oferece a possibilidade de explorar os sentimentos de seus alunos. Esse é o terceiro filme que Huppert e Sang-soo fazem juntos, depois de “A Visitante Francesa” (2012) e “A Câmera de Claire” (2017). O longa ganhou o Prêmio do Juri no Festival de Berlim 2024.
Sessões: 15h (sessões na quinta, sexta, terça e quarta – dias 24, 25, 29 e 30)
ONDA NOVA (Brasil, 1983, 103min). Direção de Ícaro Martins e José Antonio Garcia, com Carla Camurati, Cristina Mutarelli, Regina Casé. Vitrine filmes, 18 anos. Comédia erótica.
Sinopse: Considerado um dos derradeiros títulos do período da pornochanchada, o filme segue as integrantes do Gayvotas Futebol Clube, time feminino formado em 1983, ano em que o esporte foi regulamentado para as mulheres no Brasil depois de uma proibição de quatro décadas. Em plena ditadura militar e com o apoio de jogadores importantes da época, como Casagrande, Pita e Wladimir, elas desafiam os preconceitos da época em relação a gênero e sexualidade, ao mesmo tempo em que lidam com seus problemas pessoais. Durante o filme, elas se preparam para um simbólico jogo contra a seleção italiana, com narração do locutor Osmar Santos. O filme estreou na Mostra de Cinema de SP em 1983 e foi proibido de entrar em cartaz pelos órgãos da censura. Agora, volta aos cinemas restaurado e remasterizado em 4K a partir da cópia guardada na Cinemateca Brasileira.
Sessões: 17h (sessões nos dias 24, 26 e 29 – quinta, sábado e terça)
OESTE OUTRA VEZ (Brasil, 2024, 97min). Direção de Erico Rassi, com Ângelo Antônio, Babu Santana, Rodger Rogério, Antônio Pitanga, Adanilo. O2 Play, 14 anos. Drama.
Sinopse: Totó e Durval amam a mesma mulher e são abandonados por ela. Incapazes de resolver suas diferenças, eles são atravessados pela angústia e amargura e protagonizam um conflito brutal que envolve outras pessoas. Ambientada no sertão de Goiás, a produção aposta em elementos tradicionais do faroeste e venceu o Kikito de melhor filme no Festival de Cinema de Gramado 2024.
Sessões: 17h (sessões nos dias 25, 27 e 30 – sexta, domingo e quarta)
MILTON BITUCA NASCIMENTO (Brasil, 2024, 110min). Documentário de Flavia Moraes. Gullane Filmes, Livre.
Sinopse: Ao longo de dois anos, a diretora acompanhou a turnê de despedida de Milton Nascimento, uma das maiores lendas vivas da música brasileira. Além do palco, há bastidores, lembranças e depoimentos de grandes artistas nacionais e internacionais que celebram a importância de Milton e o impacto universal de sua música. Entre os convidados estão Caetano Veloso, Gilberto Gil, Chico Buarque, Mano Brown, Djamila Ribeiro, Quincy Jones, Spike Lee e Paul Simon.
Sessões: 19h (sessões nos dias 24, 26 e 29 – quinta, sábado e terça)
BOLERO: A MELODIA ETERNA (Bolero - França, 2024, 120min). Direção de Anne Fontaine, com Raphaël Personnaz, Doria Tillier, Jeanne Balibar. Mares Filmes, 14 anos. Drama biográfico.
Sinopse: Na Paris dos anos 1920, considerado um dos períodos mais criativos das artes, a coreógrafa Ida Rubinstein encomendou ao compositor Maurice Ravel uma trilha para o seu próximo balé. Sem inspiração, o músico revisitou os principais momentos da sua vida - a guerra, um amor não correspondido, os primeiros anos de trabalho - e acabou criando uma das obras mais conhecidas da música universal. O filme fez parte do Festival Varilux de Cinema Francês em 2024.
Sessões: 19h (sessões nos dias 25, 27 e 30 – sexta, domingo e quarta)
PREÇOS DOS INGRESSOS:
TERÇAS, QUARTAS e QUINTAS-FEIRAS: R$ 16,00 (R$ 8,00 – ESTUDANTES E MAIORES DE 60 ANOS). SEXTAS, SÁBADOS, DOMINGOS, FERIADOS: R$ 20,00 (R$ 10,00 - ESTUDANTES E MAIORES DE 60 ANOS). CLIENTES DO BANRISUL: 50% DE DESCONTO EM TODAS AS SESSÕES.
ESTUDANTES DEVEM APRESENTAR CARTEIRA DE IDENTIDADE ESTUDANTIL. OUTROS CASOS: CONFORME LEI FEDERAL Nº 12.933/2013. A MEIA-ENTRADA NÃO É VÁLIDA EM FESTIVAIS, MOSTRAS E PROJETOS QUE TENHAM INGRESSO PROMOCIONAL. OS DESCONTOS NÃO SÃO CUMULATIVOS.
Mônica Kanitz (jornalista - MTb 8103)
Curadoria da Cinemateca Paulo Amorim
Rua dos Andradas, 736 - Porto Alegre RS
Fone (51) 3136.5233 - 99972.9096
Redes sociais: @cinematecapauloamorim
Nenhum comentário:
Postar um comentário