Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

quarta-feira, 23 de abril de 2025

Cine Dica: Em Cartaz - 'Noel Rosa - Um Espírito Circulante'

Sinopse: Rastros deixados pelo compositor Noel Rosa no bairro de Vila Isabel, no Rio de Janeiro. O artista morreu aos 26 anos em 1937 e deixou um legado de quase 250 músicas.  

Às vezes certos talentos surgem de forma repentina, mas logo eles se vão de forma prematura. Porém, às vezes é o suficiente para deixar a sua marca na história e servir até mesmo de símbolo para outros artistas que vieram posteriormente. "Noel Rosa - Um Espírito Circulante" (2025) é um documentário que fala sobre um dos maiores artistas da música brasileira, mas que partiu de forma repentina.

Dirigido por Joana Nin, o documentário busca por rastros deixados pelo compositor no bairro de Vila Isabel, no Rio de Janeiro. O artista morreu aos 26 anos em 1937 e deixou um legado de diversas músicas. O filme cria paralelos entre passado e presente, sobretudo pela forma como o samba e a figura de Noel Rosa se misturam até hoje ao redor de seu berço criativo.

Com mais de 250 músicas compostas Noel Rosa deixou a sua marca nas ruas do Rio de Janeiro, mais especificamente nas esquinas dos bares onde o mesmo se sentava e começava a tocar o seu violão ao lado de um copo de cerveja. Pode-se dizer que ele foi alguém a frente do seu tempo, ao saber compor músicas que falassem sobre o povo de baixa renda, mas ao mesmo tempo atraindo todas as classes de forma espantosa. Com estilo rebelde, Rosa foi aquela figura comum que logo foi mudando a realidade das pessoas que apreciam uma boa música.

O documentário dá espaço para depoimentos de pessoas que já se foram ou que ainda se encontram vivas e das quais carregam o legado dos artistas. Temos então em cena Cartola, Aracy de Almeida e Marília Batista, vozes da velha guarda que se juntam aos intérpretes atuais, como Dori Caymmi, Moacyr Luz, Mart’nália e Edu Krieger, entre outras. Todos possuem depoimentos emocionantes e dos quais sintetizam a sua admiração pelo cantor.

Curiosamente, Joana Nin destaca o fato que o nome do artista se destaca nas ruas, onde bares e até mesmo lancherias móveis têm o seu nome, mas cujo jovens atuais em sua maioria nem sequer tem ideia do que se trata. Além disso, há uma interessante interação da figura caricata do artista em forma de desenho animado e onde podemos ter uma noção de como a sua figura se tornou uma figura cultuada n,as ruas cariocas. Com advento das redes sociais hoje em dia, é tudo questão de dar um empurrão para que essa nova geração tenha conhecimento de uma parte importante da música.

Em suma, "Noel Rosa - Um Espírito Circulante" é um pequeno documentário que resgata a memória de um dos grandes artistas da música brasileira como um todo.      

     Faça parte:


Mais informações através das redes sociais:

Facebook: www.facebook.com/ccpa1948

twitter: @ccpa1948  

Instagram: @ccpa1948 

 
Joga no Google e me acha aqui:  
Me sigam no Facebook twitter, Linkedlin Instagram e Tik Tok 

Nenhum comentário: