O ciclo de cinema gaúcho do Cineclube Torres continua na segunda dia 4, às 20h, com "Beira Mar" da dupla Filipe Matzembacher e Marcio Reolon. Após a primeira sessão do documentário que inspirou o ciclo, começa a sequência de longas de ficção com filme ambientado no litoral.
A intensa programação de novembro do Cineclube Torres, uma oficina cineclubista contemplada no Edital Municipal da Lei Paulo Gustavo, segue com a sequência de longas selecionados a partir do estudo do diretor e professor de cinema, Boca Migotto.O projeto "Um Certo Cinema Gaúcho de Porto Alegre em Torres" procura oferecer um panorama significativo da mais recente produção gaúcha que orbita em torno da histórica produtora porto-alegrense "Clube Silêncio".
Na sessão de segunda, um filme de uma dupla de jovens diretores de uma geração sucessiva àquela da produtora e que já são considerados uma realidade emergente pela crítica internacional.Filipe Matzembacher e Marcio Reolon com este delicado filme de estreia conseguiram ser selecionados no Festival de Berlim em 2015 na mostra Fórum, primeiro passo para futuros triunfos neste festival, com “Tinta Bruta”, que também será exibido em Torres.
A história do filme ocorre durante o inverno, quando dois jovens viajam até o litoral norte gaúcho. Martin precisa resolver algumas pendências familiares e Tomaz aceita acompanhá-lo nessa jornada, aproveitando a oportunidade para se reaproximar do amigo.O filme acaba sendo "um registro intimista, quase sensorial, das descobertas silenciosas, das escolhas incontornáveis de corpos que vibram e desejam, e das desconstruções perenes que não cabem no mundo." (Gustavo Guilherme, UFES, Cine Metrópolis).
Este ciclo/oficina (em cuja imagem de cartaz, o símbolo de Porto Alegre aparece como irônica citação cinematográfica alusiva aos recentes desastres políticos/ambientais da capital) integra a programação continuada realizada com ENTRADA FRANCA, na Sala Audiovisual Gilda e Leonardo, pelo Cineclube Torres, associação sem fins lucrativos com 13 anos de história, em atividade desde 2011, Ponto de Cultura certificado pela Lei Cultura Viva federal e estadual, Ponto de Memória pelo IBRAM, Sala de Espetáculos e Equipamento de Animação Turística certificada pelo Ministério do Turismo (Cadastur), contando para isso com a parceria e o patrocínio da Up Idiomas Torres.
Serviço:
O que: Exibição de "Beira Mar", de Filipe Matzembacher e Marcio Reolon, ficção, 83min., 2015
Onde: Sala Audiovisual Gilda e Leonardo, na escola Up Idiomas, Rua Cincinato Borges 420, Torres
Quando:
Sexta-feira, dia 4/11, às 20h.
Ingressos: Entrada Franca, até lotação do local (aprox. 22 pessoas).
Projeto realizado com recursos da Lei Complementar n.195/23 - Lei Paulo Gustavo.
Cineclube Torres
Associação sem fins lucrativos
Ponto de Cultura – Lei Federal e Estadual Cultura Viva
Ponto de Memória – Instituto Brasileiro de Museus
CNPJ 15.324.175/0001-21
Registro ANCINE n. 33764
Produtor Cultural Estadual n. 4917
Nenhum comentário:
Postar um comentário