Em novembro, o Departamento de Educação e Desenvolvimento Social (DEDS – UFRGS) realiza a 12ª Semana da África na UFRGS. Partindo da temática “Tecnologias, Política e Poéticas Africanas”, o evento inclui diversas atividades, como mesas de discussão, oficinas e apresentações artísticas. Integrando a programação, a mostra de cinema “O Sentido da Liberdade em Filmes de Diretores Africanos” acontece de 11 a 14 de novembro, na Sala Redenção, com sessões às 16h e às 19h.
Entre 2023 e 2024, o cineasta senegalês Ousmane Sembène (1923-2007) e o líder político guineense Amílcar Cabral (1924-1973) completariam 100 anos. Inspirada na vida e obra desses dois ativistas, a mostra de cinema busca refletir sobre os sentidos e significados da liberdade, tanto durante como após o período das independências africanas, perpassando pelas dimensões de classe, gênero e raça.
A mostra traz produções da Guiné-Bissau, da República Centro Africana, do Zimbabué, do Senegal e de Burkina Faso, em um panorama que apresenta os diferentes contextos de cada país, ao mesmo tempo que registra as marcas compartilhadas por eles. A seleção conta com filmes de ficção como Nha Fala (Flora Gomes), Flame (Ingrid Sinclair), Nome (Sana Na N’Hada) e Wendemi (Pierre Yameogo); e com os documentários Nós, Estudantes! (Rafiki Fariala) e Espectro de Boko Haram (Cyrielle Raingou).
Destaque da programação, o filme Mandabi (Ousmane Sembène) ganha exibição na segunda-feira, dia 11, às 19h, sendo acompanhada de um bate-papo com o Mestre em Estudos Africanos Márcio Paim.A programação tem entrada franca e é aberta à comunidade em geral. O cinema da UFRGS está localizado no campus central da Universidade, com acesso mais próximo pela Rua Eng. Luiz Englert, 333.
Confira a programação completa no site oficial clicando aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário