Segue a programação do Clube de Cinema no próximo final de semana.
SESSÃO DE SÁBADO CLUBE DE CINEMA
Local: Espaço de Cinema, Bourbon Shopping Country
Data: 11/03/2023, sábado, às 10:15 da manhã
"Close"
Bélgica/ França/ Holanda, 2022, 105 min, 12 anos
Direção: Lukas Dhont
Elenco: Emilie Dequenne, Eden Dambrine, Gustav De Waele
Sinopse: Um estudo elegante, poético e empático da juventude, do aclamado escritor e diretor Lukas Dhont. Léo e Rémi, de treze anos, são inseparáveis; melhores amigos, tão próximos como irmãos. No entanto, quando começam um novo ano escolar, as pressões da adolescência florescente desafiam seu vínculo com consequências inesperadas e de longo alcance. Com atuações incríveis dos estreantes Eden Dambrine e Gustav De Waele, o segundo filme de Dhont é uma história de amadurecimento profundamente comovente que terá um impacto duradouro.
Sobre o Filme: Embora seja vendido como um filme infantil é preciso reconhecer que o maravilhoso "Divertidamente" (2015) serve como também de alerta para as pessoas de todas as idades em jamais conter os seus sentimentos, mas sim libera-los para logo em seguida sentir-se bem consigo mesmo. Infelizmente vivemos em meio a uma sociedade em que se vive pelas aparências, como se a pessoa fosse obrigada a sempre tirar uma selfie sorrindo, quando na verdade está morrendo por dentro. "Close" (2022) fala sobre sentimentos amor e dor reprimidos e dos quais provocam consequências irreversiveis uma vez que não são liberados.
Dirigido por Lukas Dhont, acompanhamos a história de dois super próximos, Leo e Rémi, ambos com 13 anos, acabam tendo a amizade interrompida. Tentando compreender o que aconteceu, Leo fala com Sophie, mãe de Rémi. Mas tudo isso aconteceu quando eles entraram na escola. Seus colegas percebem essa intimidade, comentam e alguns perguntam. Apesar de tudo, Leo parece ser o primeiro a perceber que sua relação com Rémi pode ser ruim para outras pessoas. Ele começa a evitar o contato físico entre eles na escola e também quando estão sozinhos, o que leva a uma luta de quarto que vai um pouco longe demais em uma manhã.
Lukas Dhont já havia explorado um assunto delicado com relação ao transexualismo no seu filme "Girl" (2020). Porém, aqui ele explora uma questão em que muitos irão se identificar pois, indepedente da sua Sexualidade, é um filme em que toca em um assunto espinhoso com relação a sentimentos reprimidos, devido ao medo pelas opiniões dos outros e não sendo feliz e satisfeito consigo próprio. O grande acerto no filme está pelo fato da trama explorar a pré-adolescência, sendo talvez um dos periodos mais complexos com relação a transição da inocência para os primeiros passos para a chegada da vida adulta.
Leo e Rémi são amigos desde sempre, ao ponto que essa amizade começa a se tornar algo a mais, mesmo eles não compreendendo exatamente ainda o que é. Por conta disso a reação por não compreender exatamente o que está passando faz com que ambos se expressam de formas peculiares, desde brigarem fisicamente, como também pelo fato de Leo começar a querer se afastar do seu amigo por medo, não somente pelo que os outros pensariam, mas talvez por não compreender ainda o que está sentido. Tanto Leo e Rémi como Gustav De Waele estão ótimos em seus respectivos papeis, sendo que o primeiro expressa todos os seus sentimentos através de um olhar cheio de cicatrizes emocionais e das quais tem muito a dizer.
Uma vez que acontece uma determinada tragédia o filme ganha uma nova camada, mas cujo assunto sobre reprimir o que sente continua acentuado e isso irá até o fim do percurso. Os sentimentos de culpa de Leo se tornam uma força da qual busca uma saída, mas do qual o mesmo não deseja libera-los, pois teme pelas consequências que viram no decorrer do tempo. Esse medo é acentuado quando ele procura se abrir com a mãe de Rémi, sendo que ambos na realidade desejam se abrirem, porém, temendo com relação ao que forem ouvir um do outro. Ao final, a verdade precisa ser dita perante a possibilidade de uma nova tragédia, pois o casulo que os personagens se encontram precisa ser quebrado e isso é muito bem sintetizado nos derradeiros minutos finais da trama como um todo.
Vencedor do prêmio pelo Juri no último festival de Cannes e concorrendo ao próximo Oscar de Melhor filme Internacional, "Close" é sobre sentimentos reprimidos, dos quais se encontram assim devido ao medo da opinião dos outros, quando na verdade é preciso libera-los para assim não correr nenhum risco.
* * * * *
SESSÃO DE DOMINGO CLUBE DE CINEMA
Local: Sala Paulo Amorim, Cinemateca Paulo Amorim, Casa de Cultura Mario Quintana. Data: 12/03/2023, domingo, às 10:15 da manhã
"A Porta ao Lado"
Brasil, 2022, 110min, 14 anos
Direção: Júlia Rezende
Elenco: Dan Ferreira, Letícia Colin, Túlio Starling, Bárbara Paz
Sinopse: Mari e Rafa vivem um relacionamento tradicional e estável. O casamento segue tranquilo até o dia em que se muda para o apartamento ao lado o casal Isis e Fred. Os novos vizinhos vivem em uma relação aberta, separam sexo de amor e decidiram não ter filhos. O encontro dos dois casais irá provocar desejos, dúvidas, inseguranças, mentiras e transformações, fazendo com que cada um reavalie suas escolhas.
Atenciosamente,
Marcelo Castro Moraes
Sócio e Diretor de Comunicação e Informática do CCPA.
https://cinemacemanosluz.blogspot.com/
Faça parte:
Facebook: www.facebook.com/ccpa1948
Nenhum comentário:
Postar um comentário