Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

quarta-feira, 22 de março de 2023

Cine Dica: Em Cartaz - ‘Belchior - Apenas Um Coração Selvagem’

Sinopse: Belchior - Apenas um Coração Selvagem é um autorretrato do cantor, mergulhando em sua selvageria nos poemas, como cantor e compositor.  

Determinado artista do universo da música é tão talentoso que os seus dons não são o suficiente para se manter em um único corpo. No caso do artista Belchior é um dessas histórias que se sobressaem se for compará-las a qualquer ficção, pois todo ser humano que se preze tem o dom de ir muito além do que é predestinado a ser. "Belchior - Apenas Um Coração Selvagem" (2022) é uma colagem de inúmeras fases desse talento, mas todos sendo com ele em foco e revelando o seu verdadeiro ser por dentro.

Dirigido por Camilo Cavalcanti e Natália Dias, o filme fala sobre Antônio Carlos Belchior Fontenelle Fernandes (1946 – 2017), mais conhecido como Belchior, que ganha um autorretrato que mergulha no coração selvagem do poeta, cantor e compositor cearense. Com suas canções geniais e suas ideias cortantes, ele marcou e ainda marca a vida de muita gente.

Belchior foi um de muitos artistas que nasceram, cresceram e se formaram como grandes talentos em meio ao sertão infinito. O documentário sintetiza o fato que o Nordeste é um lugar com ingredientes os suficientes para nascer dali grandes talentos, pois da dificuldade em meio a falta de recursos, há também a força de vontade daqueles que decidem seguir firmes com as suas virtudes e colocá-las elas em prática em meio as dificuldades extremas. Belchior foi um desses talentos que transitou entre a fé e o dom de criar poesia em meio as dificuldades em sua volta.

Se tornado compositor, começou a compor músicas que falavam de sua visão pessoal com relação ao seu mundo em volta, mas que ao mesmo tempo falava sobre a verdadeira realidade da cultura brasileira. O cantor surgiu justamente no momento do nascimento do movimento "Tropicália", do qual não se limitou somente na música, como também em outras formas de arte como cinema, teatro e poesia. Belchior, portanto, se casava com perfeição com aquele momento, principalmente em uma fase em que a música popular brasileira passava por uma metamorfose que, embora gradual, geraria grandes frutos e para serem registrados nos livros de história.

Por vezes, o artista foi alguém que alguns críticos não sabiam ao certo decifrá-lo, ao ponto de que eles o tachavam de forma negativa, pois não havia como expressar sobre ele de outra forma. O cantor, por sua vez, soube dançar conforme a música, ao ponto de jamais expressar de forma raivosa a forma como falavam sobre ele, mas sim de forma passiva e fazendo com que os seus detratores jogassem ainda mais lenha na fogueira. A mídia nunca foi delicada com ele, mas isso não impediu que ele continuasse em frente.

Vale destacar que o documentário tem muitas pausas e dando espaço as suas poesias, das quais as mesmas são representadas pelo ator Silvero Pereira, do filme "Bacurau" (2019) e cuja sua presença forte se torna um belo representante com relação as mensagens que o compositor passava em suas palavras. A obra não perde o seu tempo com relação as motivações que o levaram a desaparecer, sendo que somente anos mais tarde foi revelado que ele se encontrava em Porto Alegre. O documentário em si já nos deixa uma ideia de suas motivações pelo isolamento, pois o mundo sempre cobra pelo que o artista e o homem si é em vida, mas são suas ações em prol da arte que ecoam eternamente.

"Belchior - Apenas Um Coração Selvagem" é um documentário que fala sobre um talento que desejou ser esquecido pelo mundo, mas cuja suas obras já eram grandes o suficiente para ser sempre lembrado. 


   Faça parte:


Mais informações através das redes sociais:

Facebook: www.facebook.com/ccpa1948

twitter: @ccpa1948  
Instagram: @ccpa1948 

Joga no Google e me acha aqui:  
Me sigam no Facebook twitter, Linkedlin e Instagram.  

Nenhum comentário: