Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e Diretor de Comunicação e Informática do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

domingo, 14 de novembro de 2021

Cine Dica: O Cinema da Alemanha Oriental

 CLÁSSICOS DA ALEMANHA ORIENTAL EM EXIBIÇÃO NA CINEMATECA CAPITÓLIO

Solo Sunny

O Goethe-Institut Porto Alegre e a Cinemateca Capitólio promovem entre 13 e 24 de novembro a mostra O Cinema da Alemanha Oriental, com doze obras realizadas entre 1946 e 1990 pela DEFA (Deutsche Film-Aktiengesellschaft), a produtora estatal da República Democrática Alemã. Em 2021 são celebrados os 75 anos da produtora que, na altura da reunificação alemã, havia produzido mais de 700 longas-metragens e cerca de 2.500 curtas e documentários.

O panorama histórico da mostra revela diversas facetas das produções da DEFA. Integram a programação os clássicos Os Assassinos Estão Entre Nós, lançado logo após o fim da Segunda Guerra Mundial, Berlim – Esquina Schönhauser, retrato da rebeldia juvenil nos anos 1950; obras modernas e polêmicas, realizadas em sintonia com as Nouvelle Vagues dos anos 1960, como O Céu Dividido, O Coelho Sou Eu, Karla e Rastro de Pedras; e filmes de grande apelo popular como A Lenda de Paul e Paula e o musical Solo Sunny, um êxito arrebatador de público e influência para a moda de toda uma geração jovem do leste alemão no fim dos anos 1970.

Os últimos anos da Alemanha Oriental são retratados em obras impactantes como Coming Out, marco do cinema queer dos anos 1980, e Adeus, Inverno, uma pequena obra-prima documental realizada pela jovem diretora Helke Misselwitz. A mostra tem curadoria da Coordenação de Cinema e Audiovisual de Porto Alegre.


Exibições em cópias de alta definição.

O valor do ingresso é R$ 10,00.


Mais informações: http://www.capitolio.org.br/novidades/4681/o-cinema-da-alemanha-oriental/


GRADE DE PROGRAMAÇÃO


13 de novembro (sábado)

15h – Os Assassinos Estão Entre Nós

17h – Berlim – Esquina Schönhauser

19h – Adeus, Inverno (apresentação do Cineclube Academia das Musas)


14 de novembro (domingo)

15h – O Terceiro

17h – Solo Sunny

19h – Rastro de Pedras


16 de novembro (terça)

15h – Berlim – Esquina Schönhauser

17h – O Céu Dividido

19h – Karla


 17 de novembro (quarta)

15h – O Coelho Sou Eu

17h – O Terceiro

19h – A Lenda de Paul e Paula


18 de novembro (quinta)

15h – Solo Sunny

17h – Coming Out


19 de novembro (sexta)

15h – Os Assassinos Estão Entre Nós

16h30 – Rastro de Pedras

19h – O Céu Dividido


20 de novembro (sábado)

17h – O Muro


21 de novembro (domingo)

17h – Coming Out

19h – O Coelho Sou Eu


23 de novembro (terça)

15h – A Lenda de Paul e Paula

17h – O Terceiro

19h – Karla


24 de novembro (quarta)

15h – Adeus, Inverno

17h – O Muro


Para a retomada da programação presencial, uma série de adaptações para a utilização do espaço foram implementadas, desde entrada e saída do público, o estabelecimento de limite de espectadores por sessão (teto de 50% de ocupação), distanciamento entre os presentes, sendo bloqueados os assentos demarcados, além do uso obrigatório de máscara durante toda a sessão e o incentivo à higienização constante das mãos. É obrigatória a apresentação de Comprovante de Vacinação Oficial (CONECTE SUS) de acordo com calendário de vacinação estadual para público e trabalhadores de cinemas do Rio Grande do Sul.

Nenhum comentário: