Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e Diretor de Comunicação e Informática do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

quarta-feira, 3 de novembro de 2021

Cine Dica: PROGRAMAÇÃO CINEMATECA CAPITÓLIO 4 a 12 de novembro de 2021

 Um Bonde Chamado Desejo


JOÃO GILBERTO NOLL E O CINEMA

De 4 a 12 de novembro, a Cinemateca Capitólio exibe o ciclo João Gilberto Noll e o cinema, que apresenta adaptações de suas obras, um painel de debate e clássicos de Elia Kazan que inspiraram sua literatura.

A mostra celebra o legado do escritor porto-alegrense, autor de obras-primas da literatura brasileira como O Cego e a Dançarina, A Fúria do Corpo, Rastros do Verão, Harmada, entre tantos outros, e rememora sua fervorosa cinefilia com exibições de Um Bonde Chamado Desejo, Vidas Amargas e Clamor do Sexo, três obras marcantes de um cineasta decisivo em seus anos de formação.

"Eu talvez não construísse meus protagonistas assim como eles são se não tivesse travado conhecimento com algumas figuras desajustadas de Elia Kazan" – disse Noll em entrevista na ocasião do lançamento do longa-metragem Harmada, dirigido por Maurice Capovilla, um dos destaques do ciclo.    

A programação também apresenta Nunca Fomos Tão Felizes, de Murilo Salles, inspirado no conto Alguma Coisa Urgentemente, presente no livro de estreia do escritor, e Hotel Atlântico, adaptação de Suzana Amaral para o romance homônimo lançado em 1989. 

No sábado, 6 de novembro, às 19h, o ciclo apresenta um painel de debate com a participação do cineasta e pesquisador Fabiano de Souza, da realizadora e produtora audiovisual Marta Biavaschi, da livreira e curadora Nanni Rios e do jornalista e escritor Flávio Ilha, autor da biografia Noll aos Pedaços. Antes do debate, será exibido o raro curta-metragem Rastros de Verão, de Fabiano de Souza e Cristiano Zanella, ganhador do prêmio de melhor filme em Super-8 no Festival de Gramado de 1996.


O valor do ingresso é R$ 10,00.

O painel de debate tem entrada franca.

Informações completas sobre os filmes do ciclo: http://www.capitolio.org.br/novidades/4631/joao-gilberto-noll-e-o-cinema/


DIRETOR FRANCÊS AUREL PARTICIPA DE DEBATE

O diretor francês Aurel vem a Porto Alegre no dia 9 de novembro, às 19h, participar de um debate após a exibição do longa-metragem Josep, história de amizade no contexto da ditadura Franquista na Espanha. O filme integrou a seleção oficial do Festival de Cannes em 2020, foi apresentado no tradicional Festival de Annecy e recebeu o prêmio de melhor animação no César, principal premiação do cinema francês. A sessão faz parte do Festival de Cinema de Animação, uma co-realização com a Aliança Francesa de Porto Alegre, com apoio da Cinemateca da Embaixada da França e do Institut Français. O valor do ingresso é R$ 10,00.

Mais informações: http://www.capitolio.org.br/novidades/4590/festival-de-cinema-de-animacao


PROJETO RAROS APRESENTA SAGA NIILISTA DE BUDDY GIOVINAZZO

Na sexta-feira, 12 de novembro, às 19h30, o Projeto Raros apresenta a sessão de Combat Shock, cultuado filme de Buddy Giovinazzo que narra o traumático retorno a casa de um combatente da Guerra do Vietnã. Com apoio da lendária produtora Troma, a sessão tem apresentação de Carlos Thomaz Albornoz e Flávio Castro Barbosa. Entrada franca.

Mais informações: http://www.capitolio.org.br/eventos/4685/projeto-raros-combat-shock/  


GRADE DE HORÁRIOS

4 a 12 de novembro de 2021


4 de novembro (quinta-feira)

15h – Sanctorum

16h30 – Vidas Amargas

19h – Um Bonde Chamado Desejo


5 de novembro (sexta-feira)

15h – Sanctorum

16h30 – Clamor do Sexo

19h – Vidas Amargas


6 de novembro (sábado)

15h – Sanctorum

17h – Nunca Fomos Tão Felizes

19h – Rastros de Verão + Painel: João Gilberto Noll e o cinema (entrada franca)


7 de novembro (domingo)

15h – Sanctorum

17h – Hotel Atlântico

19h – Harmada


9 de novembro (terça-feira)

15h – Sanctorum

16h30 – Um Bonde Chamado Desejo

19h – Josep + debate com Aurel


10 de novembro (quarta-feira)

15h – Sanctorum

17h – Harmada

19h – Clamor do Sexo


11 de novembro (quinta-feira)

15h – Sanctorum

16h30 – Vidas Amargas

19h – Hotel Atlântico


12 de novembro (sexta-feira)

15h – Sanctorum

17h – Nunca Fomos Tão Felizes

19h30 – Projeto Raros: Combat Shock

Nenhum comentário: