Sinopse: O documentário mescla animações, entrevistas e cenas dos bastidores do álbum Amarelo, do rapper Emicida lançado em 2019. Ao mesmo tempo, conta história da cultura negra brasileira nos últimos 100 anos.
Por mais que a gente aprecie monumentos históricos de nossa arquitetura é preciso lembrar também que muitas delas foram levantadas por sangue de escravos, que foram retirados há muito tempo de suas casas para servirem ao poderio do homem branco. O tempo passa, mas a história é implacável contra aqueles que se achavam os donos do mundo e valorizando o povo negro que colaborou na construção da cultura brasileira como um todo. "Emicida AmarElo - É Tudo Para Ontem" (2020) não é somente um mero documentário, como também recapitulação de nossa história e da qual merece ser apreciada.
Dirigido por Fred Ouro Preto, o documentário explora todo o processo de criação do projeto AmarElo, do músico e militante negro, Emicida. Criado em estúdio, AmarElo foi apresentado no Theatro Municial, em São Paulo, 2019, em um show que abordou a história da cultura negra no Brasil.
Quando nós achamos que iremos ver um documentário sobre a vida do cantor, eis que ele nos brinda com uma verdadeira aula de história, nos mostrando as raízes do rapper assim como do próprio samba. Com isso, temos o direito de degustar de várias cenas, onde nos é apresentado grandes artistas das mais diversas áreas, sendo que todos são homens e mulheres negras que a classe conservadora branca tentou silenciar, mas não tendo força o suficiente para manter. Se formos resumir, o documentário é uma verdadeira árvore genealógica com diversos talentos e que cada um deles serviu de inspiração para os talentos que viriam a nascer no futuro próximo.
Tudo isso apresentado em meio ao cenário da cidade de São Paulo, da qual a sua história foi erguida com diversos talentos, sendo o mais representativo pelo arquiteto Joaquim Pinto de Oliveira, mais conhecido como Tebas. Portanto, é mais do que justo ter acontecido o show que ocorreu no Theatro Municial, em São Paulo em 2019 e onde foi abordado a história da cultura negra no Brasil. Um feito histórico do qual foi registrado com êxito e cujo o documentário nos brinda com os melhores momentos.
Tecnicamente a obra é um colírio para os olhos, cujo os desenhos cartunescos representam diversos pontos da história do Brasil e fazendo do documentário ainda mais dinâmico e bem compreendido. Ao mesmo tempo há um cuidado especial com a edição de cenas, das quais as mesmas formam um verdadeiro balé de luzes, cores e sintetizando o calor da cultura negra que moldou e lutou para fazer parte de nossa história. Uma aula de história digna de nota e que merecia ser vista e revista em todas as escolas.
Curiosamente, o documentário foi elaborado justamente no momento em que surgiu a pandemia do coronavírus e fazendo um paralelo surpreendente com a gripe espanhola no último minuto. Embora todos nós estejamos sofrendo nestes tempos de isolamento, o documentário nós dá ânimo quando nos diz que tudo é um círculo e do qual sobreviveremos assim como a nossa cultura como um todo. Em tempos em que há somente notícias ruins nada melhor do que assistir algo que revigore a nossa esperança de um futuro melhor e que ele venha logo.
Com uma justa homenagem a Marielle Franco no último minuto de projeção, “Emicida AmarElo - É Tudo Pra Ontem" é uma bela aula de como se faz um documentário e que fortalece ainda mais a nossa cultura brasileira em meio a esses tempos nebulosos.
Onde Assistir: NETFLIX.
Nenhum comentário:
Postar um comentário