Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e Diretor de Comunicação e Informática do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

quinta-feira, 26 de junho de 2014

Cine Dicas: Em Cartaz: A Culpa é das Estrelas e Como Treinar o seu Dragão 2



A Culpa é das Estrelas

Sinopse: Hazel é uma paciente terminal. Ainda que por um milagre da medicina seu tumor tenha encolhido bastante o que lhe dá a promessa de viver mais alguns anos o último capítulo de sua história foi escrito no momento do diagnóstico. Mas em todo bom enredo há uma reviravolta e a de Hazel se chama Augustus Waters um garoto bonito que certo dia aparece no Grupo de Apoio a Crianças com Câncer. Juntos os dois vão preencher o pequeno infinito das páginas em branco de suas vidas.



A maioria dos livros infanto-juvenis que foram levados para o cinema (como Crepúsculo e Harry Potter) usavam o gênero fantástico para colocar os protagonistas de frente com dilemas difíceis de confrontar como amor, vida e morte. No caso de A Culpa é das Estrelas (baseado na obra do escritor John Green) sai o mundo de fantasia, para então o jovem acostumado com vampiros brilhantes e bruxos, dar de encontro com uma trama mais crível e ver um jovem casal de protagonistas se apaixonando em meio ao drama de ambos possuírem câncer. Embora com um tema espinhoso, a direção de Josh Boone flui muito bem entre o drama e o humor e faz com que a inusitada historia romântica convença até mesmo o cinéfilo mais exigente.
Antes mesmo de se pensar numa adaptação, A Culpa é das Estrelas já era um livro bastante cultuado entre os adolescentes e portanto muito se temia que sua adaptação terminasse num lugar comum como aconteceu com as adaptações de Crepúsculo. Felizmente os produtores foram felizes ao escolherem um elenco de peso na questão de coadjuvantes como Laura Dern, Sam Trammell, Lotte Verbeek e  Willem Dafoe. Esse último é dono de uma das melhores interpretações no filme, mesmo aparecendo em tão pouco tempo em cena.
Quanto ao casal central o sucesso é parcial: Shailene Woodley (Divergente) é a encarnação perfeita de Hazel, sendo que os seus olhos transmitem uma jovem que em parte perdeu um pouco da sua felicidade na infância devido à doença, mas que amadureceu com as adversidades e seguiu em frente lutando pelos seus sonhos. Já Ansel Elgort (também de Divergente), por mais que se esforce ao interpretar o Augustus, ele não nos convence muito em cena, pois o seu personagem é sempre cheio de autoestima para si e para Hazel. Mas quando o personagem se vê obrigado a revelar uma trágica verdade, acaba se tornando um momento muito artificial e que não se casa com a pessoa que ele era anteriormente. Culpa da forma como escritor John Green escreveu essa passagem no livro ou da “não” preparação de Ansel Elgort na cena? Cabe cada um tirar suas próprias conclusões quando ver esse momento no filme! 
Com uma linguagem cinematográfica que remete essa geração de jovens plugados nas redes sociais e que estão sempre com o celular na mão, A Culpa é das Estrelas talvez seja um sinal de que esses jovens tão acostumados ao verem os seus dilemas interiores serem usados como metáfora em meio à fantasia de outros livros e suas adaptações, pode sim saber encarar uma historia mais pé no chão, mas sem deixar de lado o romantismo,  porém mais maduro.     


Como Treinar o Seu Dragão 2

Sinopse: Cinco anos depois da primeira jornada, Como Treinar o Seu Dragão 2 traz de volta boa parte dos personagens do primeiro filme em uma nova aventura. Muita coisa mudou na ilha: agora, as corridas de dragão se tornaram o grande passatempo dos moradores. A dupla de protagonistas está de volta: Soluço e Banguela partem para descobrir territórios inexplorados e encontrar a temível Caverna Gelada.

Se o filme original já era uma evolução em termos de emoção, sua sequência injeta adrenalina nas cenas de ação, mas não esquece o lado humano dos personagens. Soluço e Banguela estão mais destemidos do que nunca e prontos para encarar novos desafios, como enfrentar um caçador de dragões chamado Draco que almeja controlá-los em beneficio próprio. O filme chega a novos patamares cada vez mais altos, com aparições surpresas, cenas românticas (a musica de um casal em cena é tocante) e a triste morte de um personagem central que irá amolecer o coração mais duro.    

Com belíssimas imagens áreas e efeitos especiais espetaculares, Como Treinar o seu Dragão 2 é uma prova que o estúdio DreamWorks pensa em injetar cada vez mais emoção no cinéfilo que assiste e que sabe que ele não procura apenas um filme como passatempo. 


Me sigam no Facebook, twitter e Google+

2 comentários:

Anônimo disse...

Acabou te rendendo ao filme A Culpa é das Estrelas então? Não tenho vontade de assistir, li o livro e não achei tudo isso que andam divulgando na internet.
Já a animação Como Treinar o seu Dragão 2 me parecem bem mais interessante :)

Marcelo Castro Moraes disse...

Dentre os dois lhe indico mais Como treinar o seu dragão 2, que desde já é uma das melhores animações do ano.