Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sendo frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já 70 certificados),sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

quarta-feira, 18 de junho de 2014

Cine Dica: Projeto História no Cinema para Vestibulandos discute o período colonial no Brasil

21 de junho – Sábado, 9h30
Local: Sala P.F. Gastal
Temática: Brasil Colônia

Filme: “Caramuru - a Invenção do Brasil" 
(Guel Arraes, Brasil, 2001, 85 minutos)

Palestrante: Gabriel Torelly.
O talentoso pintor português Diogo Álvares (Selton Mello) é contratado pelo cartógrafo do rei Dom Jaime (Pedro Paulo Rangel) e encarregado de ilustrar os mapas que seriam usados por Pedro Álvares Cabral. A francesa Isabelle (Débora Bloch), que vive na corte à procura de ouro, poder e bons relacionamentos, rouba-lhe o mapa da viagem, por conta disso, Diogo Álvares é deportado nas inúmeras caravelas que saem à procura do Novo Mundo. A caravela na qual viajava naufraga, mas Diogo consegue chegar até o Brasil. O infortúnio seria transformado em sorte, ao conhecer e apaixonar-se pela índia Paraguaçu (Camila Pitanga), e mais tarde, também pela sua irmã Moema (Deborah Secco).
A história do naufrágio, logo tornaria-se conhecida como a lenda do Caramuru, o primeiro rei do Brasil.
O romance triplo tem fim quando Diogo é convidado a regressar à França, onde seria “condecorado” rei. Apaixonada, Paraguaçu o segue na viagem e inicia uma nova vida na França, tentado acostumar-se à cultura europeia.
O filme traz os primeiros impactos entre os colonizadores e os indígenas em terras brasileiras, além dos interesses dos portugueses no Novo Mundo. A mistura de culturas e o estranhamento frente ao outro, presente nesse momento, também são representados neste filme."

História no Cinema para Vestibulandos - Ano 11 - 2014

Comissão Organizadora
Andressa Malhão
Daniela Moreira Raya
Gabriel Truccolo de Lima
Guilherme Lauterbach Palermo


Me sigam no Facebook, twitter e Google+

Nenhum comentário: