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Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

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segunda-feira, 25 de março de 2024

Cine Dica: Em Cartaz - 'Lupicínio Rodrigues: Confissões de Um Sofredor'

Sinopse: Em uma cidade de Porto Alegre muito diferente daquela em que Lupicínio Rodrigues nasceu, seus descendentes fazem a genealogia da família e músicos investigam o legado do compositor. 

Em alguns casos um grande talento não é reconhecido de imediato, mas  é ao longo do tempo que ele ganha o seu merecido reconhecimento. Lupicíano Rodrigues foi um desses grandes talentos da nossa música que sabia dançar conforme o que era tocado, ou seja, sabendo jogar para assim continuar fazendo o que melhor fazia em sua vida.  "Lupicínio Rodrigues: Confissões de Um Sofredor" (2024) destrincha não somente sobre a sua pessoa e carreira, como também nos mostra como o artista fazia parte da nossa cultura porto-alegrense como um todo.

Dirigido por Alfredo Manevy, o documentário conta sobre Lupicínio Rodrigues (1914 – 1974), do qual moldou as músicas amorosas em outro patamar para a época. Sua formação como músico está próxima com a boêmia e o lado mais lírico da música brasileira. O documentário nos passa todas as lembranças através de amigos como Nelson Coelho de Castro, Arthur de Faria, Ney Matogrosso, Gal Costa, Cazuza, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Marisa Monte e seu próprio filho, o Lupinho.

Com cenas de arquivos, o realizador Alfredo Manevy procura não fazer com que somente os admiradores, familiares e pessoas próximas do artista falem sobre ele, mas também dê destaque ao próprio Lupicínio falar sobre como era a sua pessoa. O resultado nos soa bastante familiar, principalmente para aqueles que convivem na capital gaúcha, rodeada de cinema, bares e eventos culturais e dos quais lá estava Lupicínio sentado em uma cadeira, tomando a sua bebida, compondo músicas ou tocando as próprias para alegria de quem ali passava.

Assim foi esse artista, alguém que não buscava meramente o sucesso dito, mas sim colocar em prática o que realmente sabia fazer como um todo. Curiosamente, foi alguém que foi até mesmo explorado, já que muitas músicas de sua autoria ele acabou não obtendo retorno, mas ao mesmo tempo não abalando a sua pessoa e seguindo firme com relação a sua verdadeira paixão. Porém, talentos como Caetano Veloso obtiveram carta branca através do próprio Lupicínio para tocar as suas músicas, pois o próprio reconhece que algumas delas foram moldadas de acordo com os novos talentos que estavam surgindo naqueles tempos pré e pós Ditadura Militar.

Mas o grande charme do documentário se encontra nas cenas de arquivos onde testemunhamos uma Porto Alegre mais dourada, da qual mostra a cultura negra espalhada em diversos pontos da cidade e onde o artista cresceu e influenciando a noite porto-alegrense. É engraçado observamos nas cenas gravadas e nas fotos ruas e prédios dos quais passamos quase todos os dias e nos dando conta de que cada pedacinho desses lugares fazia parte de uma história quase esquecida. Portanto, documentário vem não somente para dar uma nova luz sobre quem era o compositor, como também nos lançar uma faceta vinda do passado da cidade e cuja essa nova geração precisa conhecê-la.

Mas talvez a minha maior surpresa tenha sido o fato que Lupicínio Rodrigues ter sido o verdadeiro compositor do hino do Grêmio e do qual me pegou desprevenido. Ao mesmo tempo, mesmo em poucos minutos, esse trecho revela tempos mais preconceituosos do mundo do futebol, onde os jogadores eram separados devido a sua cor e revelando uma grande mancha em nossa história. Felizmente o artista foi um de muitos que foram aos poucos quebrando esse tabu e fazendo com que as barreiras do preconceito não pudessem ser mais aceitas ao longo do tempo.

Como dito acima, Lupicínio Rodrigues foi alguém que soube se entrosar com as mudanças que a música ia passando, desde aos movimentos do Bossa nova como o Tropicália. Independente das metamorfoses lá estava o compositor pronto para fazer o seu melhor, seja tocando em palcos ou em bares, onde compondo músicas para que novos talentos fossem destinados a manter vivo o seu talento.  Lupicínio Rodrigues já se foi há muito tempo, mas continuando a sua aura viva em cada esquina que a gente passa na capital gaúcha.

"Lupicínio Rodrigues: Confissões de Um Sofredor" é um mosaico de informações não somente de um grande artista, mas também como ele influenciou a cultura porto-alegrense dentro e fora dela. 

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Cine Dica: Mostra “Documentário e Militância na Ditadura Militar”

De 25 a 28 de março, a Sala Redenção recebe a mostra “Documentário e Militância na Ditadura Militar”. Com curadoria de Duda Ribeiro, a programação apresenta documentários sobre diferentes movimentos sociais, produzidos na época da ditadura. Apresentando sessões às 16h e às 19h, a mostra permite tecer um mosaico de lutas dos cidadãos, organizando uma perspectiva histórica da militância brasileira.

A mostra de cinema é fruto da tese de doutorado de Duda Ribeiro, defendida em 2023 no Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) da UFRGS. Em seu estudo, Duda aborda as obras audiovisuais brasileiras que atuam como ferramenta de denúncia e de intervenção em conflitos. A programação apresentada na Sala Redenção reúne os filmes mais instigantes encontrados em sua pesquisa.

As exibições dos filmes estão organizadas em 3 eixos temáticos de lutas sociais. O eixo “Reforma Agrária” aborda a luta por terras, enquanto “O Operariado Paulista” reúne filmes que clamam por melhores condições de trabalho. Por fim, “O Indizível” apresenta documentários que abordam diferentes pautas, como as crianças em situação de rua ou a denúncia às torturas e assassinatos da ditadura. A fim de aprofundar a reflexão sobre as lutas sociais, as projeções são acompanhadas de uma contextualização das obras, além de uma conversa com estudiosos da área de comunicação e cinema.

Como um de seus principais objetivos, a mostra busca dar visibilidade aos 11 filmes que compõem a sua programação. São obras que, devido à repressão da ditadura, sempre correram “à margem”, sem receberem o devido reconhecimento.

Todas as sessões têm entrada franca e são abertas à comunidade em geral. O cinema da UFRGS está localizado no campus central da Universidade, com acesso mais próximo pela Rua Eng. Luiz Englert, 333.

Confira a programação completa no site oficial da sala clicando aqui. 

domingo, 24 de março de 2024

Cine Dica: Próximo Cine Debate - 'Nyad'

Inspirado na verdadeira história da nadadora americana Diana Nyad, o filme narra um momento importante da carreira da atleta que aos 60 anos, desafiou as probabilidades de se tornar a primeira pessoa a completar uma viagem de 161 km em 53 horas, de Cuba à Flórida em pleno alto mar. Auxiliada por Bonnie Stoll (Jodie Foster) sua melhor amiga e uma equipe de 35 apoiadores dedicados, Nyad (Annette Bening) pretende nadar através de águas-vivas venenosas e águas infestadas de tubarões para completar sua missão, ultrapassando todos os limites e mostrando sua capacidade para os que duvidaram dela.

Confira a minha crítica completa clicando aqui e participe do Cine Debate na próxima Quarta. 

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sexta-feira, 22 de março de 2024

Cine Especial: 'Tudo Sobre Minha Mãe' - 25 Anos Depois

Pedro Almodóvar é um diretor autoral procurando inserir em sua filmografia a sua essência, ou mais especificamente a sua própria vida. O grande talento cresceu em meio ao universo das mulheres, travestis, trans, música, teatro, drogas e o universo cultural que é apresentado em Madrid e que fez da cidade o principal cenário dos seus filmes. No final dos anos oitenta para os noventa o realizador já havia chamado atenção com títulos como "Mulheres à Beira de Um Ataque de Nervos" (1988), "Ata-me!" (1989), "Kika" (1994) e tantos outros.

Porém, se olharmos para trás, revisto hoje esses filmes parecem que todos serviram como uma espécie de laboratório para que o realizador criasse suas melhores obras primas. Isso ocorreu em "Carne Tremula" (1997), onde Madrid se torna uma espécie de personagem e da qual faz com que os personagens se veem envolvidos em jogo que culmina na mudança dos seus próprios destinos. Mas é em "Tudo Sobre Minha Mãe" (1999) que o realizador encontra o seu equilíbrio perfeito e ao mesmo tempo prestando uma belíssima homenagem ao cinema como um todo.

A trama começa no dia do aniversário de Esteban (Eloy Azorín), do qual ganha de presente da sua mãe Manuela (Cecilia Roth), ingressos para a nova montagem da peça "Um bonde chamado desejo", estrelada por Huma Rojo (Marisa Paredes). Após o evento, ao tentar pegar um autógrafo de Huma, Esteban é atropelado no local e morre no hospital. Manuela resolve então ir até o pai do menino, que vive em Barcelona, para dar a notícia. No caminho, ela encontra o travesti Agrado (Antonia San Juan), a freira Rosa (Penélope Cruz) e a própria Huma Rojo.

É interessante observar que, por mais absurdo que seja a trama, ela é extremamente realista e humana, pois as situações que surgem ali nada mais é do que algo que pode acontecer no outro lado de nossa própria rua. Almodóvar retrata essas mulheres com total naturalismo, onde observamos elas transitarem entre a força e a fraqueza e fazendo das adversidades algo para que elas possam prevalecerem no seu devido tempo. Manuela, por exemplo, se vê envolvida em um espiral de eventos após a morte do seu filho, mas dos quais todos a levam ao ponto zero no final da trama, como se houvesse ali um plano realizado por uma força maior e para que ela então cumprisse uma determinada missão.

Vale destacar que o cineasta consegue prestar uma belíssima homenagem aos clássicos "A Malvada" (1950) e "Um Bonde Chamado Desejo" (1952), mas não se limitando em apenas homenagear, como também se tornarem peças centrais da trama. Se no primeiro clássico o tema era sobre o jogo de cena para se obter o sucesso nos palcos, o segundo é sobre degradação familiar, principalmente aquela imposta pelo machismo e fazendo das mulheres adentrarem em um caminho sem rumo. Unindo ambos os casos, além de alinhá-los com o universo do realizador, se têm um filme original e que acabou conquistando a crítica especializada no final do século vinte.

Curiosamente, se formos revê-lo hoje atualmente, se percebe que o longa é o começo do fim de tempos em que a AIDS ainda estava alarmando o mundo, onde os homoxessuais eram vistos com temor e cuja desinformação somente piorava tudo. Aqui, os personagens travestis são retratados como gente como a gente, mesmo com algumas figuras preconceituosas que se fazem presentes, mas prevalecendo as força de continuarem existindo mesmo quando o mundo diz ao contrário. Manuela, portanto, transita neste universo de forma natural, onde ser gay ou lésbica fica em segundo plano, mas cujo sentimentos, atos e consequências moldam o caminho desses personagens como um todo.

Vale destacar que esse é o segundo trabalho que o realizador faz ao lado de Penelope Cruz e da qual ela não demoraria muito para ingressar em Hollywood. Aqui, a sua personagem tem um papel primordial e da qual faz com que Manuela busque a sua redenção particular mesmo que de forma indireta, porém, mais do que merecida. Curiosamente, Cruz voltaria a interpretar a própria mãe do cineasta no filme "Dor e Glória" (2019) e da qual o cineasta descasca a sua real pessoa através da interpretação de Antônio Bandeiras.

"Tudo Sobre Minha Mãe" se tornou o 18º filme espanhol a concorrer ao Oscar internacional e ganhando de forma merecida. O sucesso fez com que o realizador embarcasse a seguir no que muitos consideram também a sua maior obra prima, "Fale Com Ela (2002), mas cuja trama deu maior espaço ao universo dos homens, porém, com total sensibilidade e puramente Almodóvar. Olhando para trás, se percebe que o realizador sempre se renovou em cada projeto, mas jamais deixando de ser como ele é como um todo.

"Tudo Sobre Minha Mãe" é o fim e começo de uma fase experimental de Pedro Almodóvar e fazendo com que ele pudesse liberar cada vez mais a sua real pessoa posteriormente em suas próximas obras

Curiosidade: Exibido no último sábado (16/03/24) na Cinemateca Capitólio em comemoração aos vinte cinco anos do filme. 

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Cine Dica: Cinemateca Capitólio 9 anos

 ANIVERSÁRIO DA CINEMATECA CAPITÓLIO


A AAMICCA e a Cinemateca Capitólio apresentam uma sessão especial para celebrar o aniversário de 9 anos do espaço que guarda a memória do cinema do Rio Grande do Sul.


Quarta-feira, 27 de março, 19h30.

Sessão única do documentário Peréio, Eu Te Odeio, seguida de debate com os diretores Allan Sieber e Tasso Dourado, mediada pelo crítico Marcus Mello.


Entrada franca.

As senhas serão distribuídas no dia da sessão, a partir das 18h30.


PERÉIO, EU TE ODEIO

Brasil, 2023, 96 minutos, DCP

Direção: Tasso Dourado e Allan Sieber

“Peréio, Eu Te Odeio” tenta fugir da fórmula muito em voga do documentário sobre personalidades, onde o objeto - a pessoa - é alçado quase à condição de santo. Muito pelo contrário, a ideia é abordar a trajetória de uma figura controversa sem muitos vernizes e da maneira mais honesta possível. Partindo desse pressuposto, os diretores Allan Sieber e Tasso Dourado foram em busca de depoimentos de colegas de trabalho, vizinhos, familiares e desafetos com uma pergunta básica: “Por que você odeia o Peréio?”. As respostas variam no teor de amor e ódio, mas quase se chega a um consenso: Não se pode confiar em Paulo César Peréio. O próprio foi documentado em ação na rua, nos bares e com amigos. Até quando ele está atuando ou não? O filme não tem perguntas fáceis, e muito menos respostas fáceis. Peréio, na vida, nos palcos e no cinema, sempre foi multifacetado.

quinta-feira, 21 de março de 2024

Cine Dica: CINEMATECA PAULO AMORIM - PROGRAMAÇÃO DE 21 A 27 DE MARÇO DE 2024

 SEGUNDA-FEIRA NÃO HÁ SESSÕES

 
O Primeiro Dia da Minha Vida

A cinesemana de 21 a 27 de março traz quatro estreias nas nossas salas, além de várias sessões especiais. Entre as novidades estão o longa italiano O PRIMEIRO DIA DA MINHA, baseado na novela homônima do diretor Pablo Genovese, e também a comédia russa NO SUBMUNDO DE MOSCOU, do cineasta Karen Shakhnazarov. Também há uma estreia brasileira: SAUDOSA MALOCA, de Pedro Serrano, baseado na trajetória do compositor Adoniran Barbosa. E o diretor gaúcho André Arieta apresenta FALOS, DE NÓS PARA VOCÊS, um documentário sobre o trabalho do grupo teatral Falos & Stercus.

Muito elogiado pela crítica, o longa turco ERVAS SECAS ganha mais uma semana de exibição, enquanto DIAS PERFEITOS, de Wim Wenders, em cartaz há seis semanas, segue entre os preferidos do público. A semana ainda traz duas pré-estreias comentadas de documentários: NADA SERÁ COMO ANTES, com a participação da diretora Ana Rieper, e UM CERTO CINEMA GAÚCHO DE PORTO ALEGRE, que será apresentado pelo cineasta Boca Migotto.

Confira a programação completa e o portal do cinema gaúcho em www.cinematecapauloamorim.com.br


SALA PAULO AMORIM


14h – ERVAS SECAS Assista o trailer aqui.

(Kuru Otlar Üstüne - Turquia, 2023, 197min). Direção de Nuri Bilge Ceylan, com Deniz Celiloglu, Merve Dizdar, Musab Ekici. Imovision, 12 anos. Drama.

Sinopse: O professor Samet está terminando seu período de serviço obrigatório em um vilarejo remoto na Anatólia e sonha com uma transferência para Istambul - mas suas esperanças de sair do lugarejo se dissipam quando ele é acusado de contato inadequado por duas alunas. Samet só percebe novas perspectivas para seu cotidiano frustrado depois que conhece Nuray, uma professora de ideias progressistas. Merve Dizdar (Nuray) recebeu o prêmio de melhor atriz no Festival de Cannes.

(NÃO HAVERÁ SESSÃO NOS DIAS 23 E 27, SÁBADO E QUARTA)


17h30 – VIDAS PASSADAS Assista o trailer aqui.

(Past Lives - Estados Unidos/Coreia do Sul, 2023, 105min). Direção de Celine Song, com Greta Lee, Teo Yoo, John Magaro. California Filmes, 12 anos. Drama.

Sinopse: Nora e Hae Sung eram amigos muito próximos na infância, até que a família dela decidiu emigrar para o Canadá. Doze anos depois, eles se reencontram virtualmente e percebem que ainda têm muitas coisas em comum. Depois de mais alguns anos, finalmente, eles ficam frente à frente e têm a chance de confrontar noções de destino, amor e as escolhas que fizeram na vida.


19h30 – DIAS PERFEITOS Assista o trailer aqui.

(Perfect Days – Japão/Alemanha, 2023, 125min). Direção de Wim Wenders, com Koji Yakusho, Min Tanaka, Arisa Nakano, Tokio Emoto. O2 Play/Mubi, 14 anos. Drama.

Sinopse: Hirayama vive em Tóquio e é responsável pela limpeza de vários banheiros públicos. Além do trabalho modesto, ele preenche seus dias com a paixão pela música, pelos livros e pela fotografia de árvores. Hirayama parece perfeitamente feliz com sua rotina metódica, mas alguns encontros inesperados trazem revelações surpreendentes sobre o passado do protagonista. O filme estreou no Festival de Cannes, onde recebeu os prêmios do júri ecumênico e melhor ator para Koji Yakusho, e é um dos cinco indicados ao Oscar de filme internacional.

(NÃO HAVERÁ SESSÃO NOS DIAS 22 E 27, SEXTA E QUARTA)


SESSÕES ESPECIAIS NA SALA PAULO AMORIM


PRÉ-ESTREIA

DIA 22 ÀS 19h30 - SEGUIDA DE DEBATE COM A DIRETORA ANA RIEPER


NADA SERÁ COMO ANTES Assista o trailer aqui.

(Brasil, 2023, 78min). Documentário de Ana Rieper. Sessão Vitrine Petrobrás. Livre.

Sinopse: O filme mostra o momento da criação de "Clube da Esquina", um dos discos mais importantes da MPB e que foi lançado no início dos anos 1970. Milton Nascimento, Lô Borges, Beto Guedes, Toninho Horta e outros artistas falam sobre suas trajetórias e as influências de paisagens, histórias e poesias que resultaram em músicas inesquecíveis. O filme foi exibido no Festival do Rio, na 47ª Mostra de Cinema de São Paulo e abriu o 18º Fest Aruanda.


SESSÃO INCLUSIVA

DIA 23 ÀS 14h – ENTRADA FRANCA


ALADDIN

(Aladdin, Estados Unidos, 2019, 128min). Direção de Guy Ritchie. Livre.

Sinopse: Inspirado no conto árabe “Aladdin e a Lâmpada Maravilhosa”, o filme dos Estúdios Disney conta a história de um jovem ladrão de rua que se apaixona pela princesa Jasmim. A sessão faz parte do projeto Festival de Cinema Acessível Kids e será apresentada com recursos de acessibilidades: legendas, audiodescrição e Libras (Língua Brasileira de Sinais).


SESSÃO CINELITERATURA

DIA 27 ÀS 19h30 – INGRESSOS À R$ 7,00


AS HORAS

(The Hours, Inglaterra/Estados Unidos, 2002, 114min). Direção de Stephen Daldry com Nicole Kidman, Julianne Moore, Meryl Streep. 14 anos. Drama.

Sinopse: Baseado no livro homônimo de Michael Cunningham, vencedor do Prêmio Pulitzer de 1999, o filme conta a história de três mulheres de gerações diferentes, mas que possuem vidas entrelaçadas pelo romance “Mrs. Dalloway”, de Virginia Woolf. A sessão integra o projeto CineLiteratura e será seguida de um bate-papo com Vanessa Hack Gatelli, professora do IFRS-Campus Viamão, e a crítica Bruna Haas, da Cinemateca Paulo Amorim.


SALA EDUARDO HIRTZ


14h30 – SAUDOSA MALOCA – ESTREIA Assista o trailer aqui.

(Brasil, 2023, 110min). Direção de Pedro Serrano, com Paulo Miklos, Leilah Moreno, Gero Camilo, Gustavo Machado. Elo Studios, 14 anos. Drama.

Sinopse: Inspirado no samba “Saudosa Maloca”, uma das músicas mais conhecidas de Adoniran Barbosa, o filme recupera episódios da vida do compositor tendo como cenário uma São Paulo que não existe mais. Entre botequins e rodas de samba, aparecem seus amigos, suas paixões e outros personagens eternizados pelo músico.


16h40 – NO SUBMUNDO DE MOSCOU – ESTREIA Assista o trailer aqui.

(Khitrovka. Znak chetyryokh, Rússia, 2023, 129min). Direção de Karen Shakhnazarov, com Konstantin Kryukov, Mikhail Porechenkov, Anfisa Chernykh. CPC-UMES Filmes, 14 anos. Comédia dramática.

Sinopse: As histórias de detetive do final do século 19 e os contos de Arthur Conan Doyle inspiraram o filme que acompanha a investigação do diretor de teatro Konstantin Stanislavsky e do repórter Vladimir Gilyarovsky sobre um assassinato ocorrido em um bairro considerado o "submundo" de Moscou. O que seria apenas uma pesquisa para uma nova peça os envolve numa trama de muito mistério e o passado sombrio de um religioso indiano.


19h – O PRIMEIRO DIA DA MINHA VIDA – ESTREIA Assista o trailer aqui.

(Il Primo Giorno Della Mia Vita, Itália, 2023, 121min). Direção de Paolo Genovese, com Toni Servillo, Valerio Mastandrea, Margherita Buy, Sara Serraiocco. Pandora Filmes, 16 anos. Comédia.

Sinopse: Quatro pessoas desconhecidas e cansadas da vida conhecem um misterioso homem que tem uma missão: fazer com que cada uma delas volte a descobrir as belezas do mundo. Durante uma semana, todos têm a chance de perceber a falta que fazem e encontrar um novo significado para suas existências. O filme integrou a programação do Festival de Cinema Italiano de 2023 e é baseado no romance homônimo do próprio diretor.

(NÃO HAVERÁ SESSÃO NOS DIAS 21 E 26, QUINTA E TERÇA)


LANÇAMENTO


DIA 21 ÀS 19h30 – ENTRADA FRANCA

A UM TOQUE DAS SUAS TECLAS

(Curta-metragem, 17min). Direção de Le Daros, com Rodrigo Teixeira, Duda Andreazza.

Sinopse: O diretor caxiense aborda e problematiza a questão da supervalorização da virtualidade num mundo onde as fronteiras entre o real e a web se tornam cada vez mais borradas, provocando questionamentos sobre o futuro. Após a exibição, haverá bate-papo com a equipe do filme e a psicanalista Suzymara Trintinaglia.


PRÉ-ESTREIA


DIA 26 ÀS 19h

UM CERTO CINEMA GAÚCHO DE PORTO ALEGRE

(Brasil, 2023, 129min). Documentário de Boca Migotto. Teimoso Filmes e Artes, 14 anos.

Sinopse: O documentário parte do trabalho da produtora Clube Silêncio, nos anos 1990, para refletir sobre três gerações do cinema feito em Porto Alegre. O filme, exibido no Festival de Gramado 2023, reúne depoimentos de muitos nomes conhecidos e tem trilha sonora de Bebeto Alves. A sessão comemora o aniversário de Porto Alegre (26 de março) e o Dia do Cinema Gaúcho (27 de março). Após o filme, haverá um bate-papo com o diretor.


SALA NORBERTO LUBISCO


14h15 – O LIVRO DA DISCÓRDIA Assista o trailer aqui.

(Youssef Salem a du Succès – França, 2023, 97min). Direção de Baya Kasmi, com Ramzy Bedia, Noémie Lvovsky, Abbes Zahmani. Bonfilm, 10 anos. Comédia dramática.

Sinopse: O escritor Youssef Salem vive em Paris e é descendente de argelinos. Seu novo projeto é um romance parcialmente autobiográfico, inspirado na sua juventude e, principalmente, nos tabus que cercam a sexualidade no ambiente onde cresceu. O livro provoca um debate público apaixonado, mas também gera uma tensão entre seus parentes – já que Youssef tenta, a todo custo, evitar que seus familiares se identifiquem com os personagens do livro. O filme fez parte da programação do Festival Varilux de Cinema Francês 2023.


16h – LUPICÍNIO RODRIGUES: CONFISSÕES DE UM SOFREDOR Assista o trailer aqui.

(Brasil, 2022, 96min). Documentário de Alfredo Manevy. O2 Play Filmes, 12 anos.

Sinopse: Lupicínio Rodrigues (1914 – 1974) transformou em canções todo o sofrimento e as angústias das desilusões amorosas. Sua trajetória está intimamente ligada com a boêmia e a boa música brasileira, em lembranças de amigos e admiradores como Nelson Coelho de Castro, Arthur de Faria, Ney Matogrosso, Gal Costa, Cazuza, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Marisa Monte e seu próprio filho, o Lupinho O filme também traz imagens de arquivo em que o próprio Lupicínio relata episódios de sua carreira e interpreta suas composições.


17h45 – 20 DIAS EM MARIUPOL Assista o trailer aqui.

(20 Days in Mariupol - Ucrânia, 2023, 95min). Documentário de Mstyslav Chernov. Synapse Filmes, 16 anos.

Sinopse: Encurralados na cidade ucraniana de Mariupol, um grupo de jornalistas correspondentes da The Associated Press faz o possível para continuar o trabalho de cobrir a invasão russa. Eles são os únicos repórteres internacionais que ainda estão na cidade e registram as imagens de morte e destruição que até hoje são documentos visuais definitivos da guerra. O diretor Mstyslav Chernov é um repórter veterano de guerras e venceu o prêmio Pulitzer pela sua cobertura na Ucrânia. O filme é um dos cinco indicados ao Oscar de melhor documentário.


19h30 – FALOS, DE NÓS PARA VOCÊS – ESTREIA Assista o trailer aqui.

(Brasil, 2023, 81min). Documentário de André Arieta. CinemaOito, 14 anos.

Sinopse: O filme propõe uma abordagem experimental sobre o processo de criação do espetáculo “Hybris” (2011), do grupo gaúcho Falos & Stercus. O processo de construção do documentário se conecta com a montagem da peça, mostrando todas as etapas de desenvolvimento e produção da companhia teatral.

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PREÇOS DOS INGRESSOS:

TERÇAS, QUARTAS e QUINTAS-FEIRAS: R$ 14,00 (R$ 7,00 – ESTUDANTES E MAIORES DE 60 ANOS). SEXTAS, SÁBADOS, DOMINGOS, FERIADOS: R$ 16,00 (R$ 8,00 - ESTUDANTES E MAIORES DE 60 ANOS). CLIENTE BANRISUL: 50% DE DESCONTO EM TODAS AS SESSÕES MEDIANTE PAGAMENTO COM O CARTÃO DO BANCO.


Estudantes devem apresentar Carteira de Identidade Estudantil.

Outros casos: conforme Lei Federal nº 12.933/2013.

A meia-entrada não é válida em festivais, mostras e projetos que tenham ingresso promocional. Os descontos não são cumulativos. Tenha vantagens nos preços dos ingressos ao se tornar sócio da Cinemateca Paulo Amorim. Entre em contato por este e-mail ou pelos telefones: (51) 3136-5233, (51) 3226-5787.


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Cine Dica: PROGRAMAÇÃO CINEBANCÁRIOS DE 21 A 27 DE MARÇO DE 2024

 ESTREIA

SAUDOSA MALOCA

Brasil/Ficção/2023 /90min.

Direção: Pedro Serrano

Baseado na obra de Adoniran Barbosa

Sinopse: Numa mesa de bar, o velho Adoniran Barbosa conta a um jovem garçom histórias de uma São Paulo que já não existe. Lembra com carinho da maloca onde viveu com Joca e Mato Grosso, da paixão deles por Iracema e de outros personagens eternizados em seus sambas, crônicas de uma metrópole engolida pelo apetite voraz do “pogréssio”.

Elenco:Paulo Miklos, Leilah Moreno, Gero Camilo, Gustavo Machado, Paulo Tiefenthaler, Sidney Santiago

Classificação indicativa do filme:14 anos



EM CARTAZ:

LILITH

Brasil/ Ficção/2022/80min

Direção: Bruno Safadi

Sinopse: "Lilith" conta a história mitológica da primeira mulher na Terra, que veio antes de Eva. Ela é criada por Deus para ser a mulher de Adão. Entretanto, Lilith não aceita posição de inferioridade em relação ao homem, rebela-se e vai para o deserto. Lilith reaparece como um duplo de Eva, come o fruto proibido, se vinga de Adão, de Deus, e torna-se a primeira mulher a se levantar contra o sistema patriarcal dominante.

Elenco: Isabél Zuaa, Renato Góes, Nash Laila


LUPICÍNIO RODRIGUES - Confissões de um Sofredor

Brasil/Documentário/2022/96min.

Direção: Alfredo Manevy

Sinopse: Muito antes de Reginaldo Rossi, o gaúcho Lupicínio Rodrigues elevou ao status de arte a música de corno. Compositor de canções que utilizavam o sofrimento, as traições e desenganos amorosos como matéria prima, Lupicínio tem sua trajetória contada neste filme, dirigido por Alfredo Manevy. Utilizando muitas imagens de arquivo, o filme traz histórias deliciosas contadas em um depoimento gravado pelo próprio Lupicínio nos anos 1970 – tempo suficiente para ele beber uma garrafa de whisky.


HORÁRIOS DE 21 a 27 MARÇO (não há sessões nas segundas-feiras):

15h: LILITH

17h: LUPI - CONFISSÕES DE UM SOFREDOR

19h: SAUDOSA MALOCA


Ingressos: Os ingressos podem ser adquiridos a R$ 12 na bilheteria do CineBancários. Idosos (as), estudantes, bancários (as), jornalistas sindicalizados (as), portadores de ID Jovem e pessoas com deficiência pagam R$ 6. São aceitos cartões nas bandeiras Banricompras, Visa, MasterCard e Elo. Na quinta-feira, a meia-entrada é para todos e todas.

EM TODAS AS QUINTAS TEMOS A PROMOÇÃO QUE REDUZ O VALOR DO INGRESSO PARA TODOS E EM TODAS AS SESSÕES PARA R$ 6,00.


CineBancários

Rua General Câmara, 424 – Centro – Porto Alegre

Mais informações pelo telefone (51) 3030.9405 ou pelo e-mail cinebancarios@sindbancarios.org.br


C i n e B a n c á r i o s 

Rua General Câmara, 424, Centro 

Porto Alegre - RS - CEP 90010-230 

Fone: 51- 30309405