Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

quarta-feira, 20 de setembro de 2023

Cine Dica: PROGRAMAÇÃO CINEMATECA CAPITÓLIO 21 a 27 de setembro de 2023


CLÁSSICOS DE BRUCE LEE REMASTERIZADOS

Em homenagem ao 50º aniversário da morte de Bruce Lee, a SATO COMPANY em parceria com a SINNY ASSESSORIA apresentam na Cinemateca Capitólio, a partir do dia 21 de setembro, a Mostra especial Bruce Lee: 50 anos, com cinco dos filmes mais icônicos do fundador do estilo Jeet Kune Do, todos remasterizados em 4K. O valor do ingresso é R$ 16,00.


Mais informações: http://www.capitolio.org.br/novidades/6645/bruce-lee-50-anos/


FILMES DE GUNVOR NELSON NO PROJETO RAROS

Na sexta-feira, 22 de setembro, às 19h30, a Cinemateca Capitólio apresenta uma edição do Projeto Raros, com cinco filmes da diretora experimental Gunvor Nelson.  A sessão será apresentada pela pesquisadora, gravurista e cineclubista Helena Pavan. Entrada franca.


Mais informações: http://www.capitolio.org.br/eventos/6643/projeto-raros-filmes-de-gunvor-nelson/


ÚLTIMA SEMANA PARA VER O ACIDENTE E MIRANTE

O Acidente, de Bruno Carboni, e Mirante, de Rodrigo John seguem em exibição ao longo da semana. O valor do ingresso é R$ 16,00.


GRADE DE HORÁRIOS

21 a 27 de setembro de 2023


21 de setembro (quinta)

15h – O Acidente

17h – Jogo da Morte

19h – O Dragão Chinês


22 de setembro (sexta)

15h – Mirante

17h – Jogo da Morte 2

19h30 – Projeto Raros: Gunvor Nelson


23 de setembro (sábado)

15h – O Acidente

17h – O Dragão Chinês

19h – O Vôo do Dragão


24 de setembro (domingo)

15h – Mirante

17h – A Fúria do Dragão + debate


26 de setembro (terça-feira)

15h – O Acidente

17h – A Fúria do Dragão

19h – Jogo da Morte


27 de setembro (quarta-feira)

15h – Mirante

17h – O Vôo do Dragão

19h – Jogo da Morte 2

sexta-feira, 15 de setembro de 2023

Cine Especial: 'Oldboy - 20 Anos Depois'


Embora Hollywood não seja proprietária da sétima arte a mesma acredita friamente nisso, ao ponto de fazer com que percamos a chance de assistirmos inúmeros grandes filmes de outros países e fazendo a gente ser obrigado em assistir aos seus filmes ou franquias intermináveis. Felizmente os festivais pelo mundo se tornam uma espécie de janela para apreciarmos grandes obras feitas por realizadores que tem muito a dizer do que se imagina. O ano é 2003, onde o festival de Cannes era presidido por Quentin Tarantino e do qual o mesmo ficou maravilhado com o sul coreano "OldBoy" de Park Chan-Wook.

Se hoje muitos assistem a filmes e séries coreanas muito se deve ao fato de Tarantino ter feito questão deste filme ser assistido pelo Juri do festival naquela época. O filme acabou levando o Prêmio do Juri e abrindo assim uma janela para que fosse exibido nos demais países. Além de obter ainda mais premiações a obra de Park Chan-Wook foi atraindo cada vez mais olhares e fazendo muitos concordarem de que o filme era um dos mais cultuados do início do século 21.

Poucos na verdade sabem, mas o filme é uma segunda parte de uma trilogia moldada pelo cineasta, começando por "Mr. Vingança" (2002) e encerrada por "Lady Vingança" (2005). Porém, o filme do meio pode ser visto de forma isolada, pois a trama tem começo meio e fim e baseado em uma manga japonês. Curiosamente, essa HQ acaba se tornando inferior se comparada a sua adaptação, pois Park Chan-Wook não faz um mero filme de vingança, mas sim sobre a fragilidade do ser humano em não saber controlar os seus sentimos de dor e culpa.

O protagonista Oh Dae-Soo, interpretado por Min-sik Choi, é um homem comum, porém, problemático, que vive arranjando briga e se relacionando com mulheres casadas. Certa noite o mesmo estava se dirigindo para ver a sua filha no seu aniversário, mas no meio do percurso é raptado e ficando preso dentro de um apartamento por quinze anos. Esse é o mote inicial do filme, mas do qual nos consegue obter a nossa atenção de imediato, pois ficamos nos perguntando por que ele foi preso e quem fez isso?

Esse primeiro ato podemos interpreta-lo como uma espécie de curta metragem, já que o protagonista se transforma gradualmente, desde em treinar fisicamente como também aprendendo e testemunhando as mudanças que ocorreram no mundo nos quinze anos em que ficou clausulado e quase sempre na frente de uma tv. É neste momento que Park Chan-Wook mostra o seu dom na direção, ao criar uma edição dinâmica, closes fechados, uma fotografia que transita entre o sombrio e cores vibrantes e cuja as mesmas se tornam simbólicas e das  quais guardam segredos que posteriormente serão revelados ao longo da narrativa.

Para a nossa surpresa, o protagonista acorda dentro de uma caixa e na cobertura de um prédio onde um homem está prestes em cometer suicídio. Interessante observar a carência que o protagonista tem nesta cena devido a falta do toque humano após vários anos sem contato e obrigando o suicida ao ouvir a sua história. A situação, por vezes, absurda segue adiante, onde ouvimos a narração off do protagonista e cujo seu desejo por vingança só aumenta.

De imediato não sabemos quem armou esse cenário para o protagonista, mas logo elementos surgem para moldar um mosaico de informações e dos quais fazem ainda maior sentido após uma segunda sessão. Eu me lembro que o filme gerou certa polêmica pela famosa cena em que Oh Dae-Soo come uma Lula viva logo após receber uma ligação do misterioso homem que o prendeu. Na Coreia é comum comer Lula viva, mas para o olhar ocidental essa cena se tornou chocante e principalmente para aqueles que quase sempre estão acostumados pelo cinema convencional.

Neste meio tempo surge uma jovem misteriosa chamada Mido, interpretada pela atriz Kang Hye-Jeong e que, por alguma razão, começa a querer ajudar a protagonista em sua jornada de vingança. É através dela, por exemplo, que presenciamos uma passagem simbólica dela estar solitária dentro do trem e observando uma formiga gigante sentada do outro lado do vagão. Por alguma razão, essa cena me lembrou do clássico "O Cão Andaluz" (1929) do diretor Luís Buñuel e cujo papel das formigas tem algo simbólico com relação aos sentimentos de solidão de ambas as obras como um todo.

Vale salientar que o filme é lembrado pelas suas cenas de violência, que vai desde aos momentos de luta como também de tortura. Alguns compararam ao clássico "Laranja Mecânica" (1971), outros afirmaram que é uma espécie de fusão entre esse clássico e "1984", já que o Oh Dae-Soo é observado e ouvido o tempo todo e sintetizando os tempos atuais em que cada vez mais a sociedade está sendo observada pelas redes sociais e cuja privacidade vai se tornando uma lembrança distante. O visual do filme também lembra o subgênero Cyberpunk, sendo conhecido por seu enfoque de alta tecnologia e baixa qualidade de vida e da qual é exatamente como o personagem se encontra.

Park Chan-Wook também foi responsável pelo início dessa nova atração que os cineastas autorais têm pelo plano-sequência, sendo que o realizador fez a famosa cena do corredor com poucos recursos, mas que graças a sua direção e o esforço descomunal do ator Min-sik Choi fizeram com que ela fosse lembrada até nos dias de hoje. É somente após essa cena que conhecemos finalmente o causador de toda essa enigmática trama e do qual se chama Lee Woo-Jin, interpretado brilhantemente pelo ator Yoo Ji-tae. Arrisco dizer que esse personagem é um dos melhores e mais trágicos vilões do início deste século, já que o seu plano em fazer do protagonista um fantoche em sua teia é perfeito e culminando em revelações surpreendentes.

Tudo gira em torno da vingança, seja vinda pelo desejo Oh Dae-Soo como também de Lee Woo-Jin. Ambos são dois lados da mesma moeda e que, mesmo de forma indireta, moldaram um ao outro com relação aos seus atos e consequências. Isso se torna ainda mais simbólico com o uso de espelho, cujo objeto se torna peça primordial vinda do passado e do qual é revelado as motivações de Lee Woo-Jin contra Oh Dae-Soo. Por fim, tudo culmina em um grande segredo que é guardado dentro de uma caixa e cuja revelação se tornou bombástica para época.

Revendo o filme pela segunda vez se acha elementos que fariam a gente não se chocar tanto com a revelação final, mas a forma que o diretor filmou foi tão perfeita que fez com que não direcionássemos para o obvio e fazendo da revelação algo que se equipara ao chocante final de "Seven" (1996) de David Fincher. Com desejo de vingança sanados, ambos os dois lados da mesma moeda se encontram em frangalhos, pois a dor prossegue, mesmo tendo sido cumprido os objetivos. Embora Park Chan-Wook dê um meio termo para que o protagonista siga em frente com que lhe restou nós, por outro lado, sentimos o peso da situação e levamos consigo por muito tempo após a sessão.

O filme inaugurou o ponta pé inicial para que o cinema Sul Coreano fosse observado mais de perto pelos olhares do restante do mundo e fazendo com que obtivéssemos a chance de assistir outros ótimos filmes. Pode-se dizer que foi graças a "OldBoy" que chegamos a testemunhar um filme coreano participar dos principais prêmios do Oscar como foi no caso de "Parasita" (2019) e se tornando o primeiro filme estrangeiro a conquistar o principal prêmio daquela noite. Por fim, tudo se deve a iniciativa de Tarantino em enxergamos um cinema que vai muito além do que os gringos nos oferecem e temos mais do que agradecer por isso.

"Oldboy" é um dos melhores e mais importantes filmes do início do século 21, por ser brutal, filosófico, surpreendente e culminando na onda cinematográfica Coreana que perdura até nos dias de hoje.


    Faça parte:


Mais informações através das redes sociais:

Facebook: www.facebook.com/ccpa1948

twitter: @ccpa1948  

Instagram: @ccpa1948 

Joga no Google e me acha aqui:  
Me sigam no Facebook twitter, Linkedlin e Instagram.  

quinta-feira, 14 de setembro de 2023

Cine Dica: CINEMATECA PAULO AMORIM - PROGRAMAÇÃO DE 14 A 20 DE SETEMBRO DE 2023

 SEGUNDA-FEIRA NÃO HÁ SESSÕES

Oldboy


SALA PAULO AMORIM


15h – ESTRANHA FORMA DE VIDA Assista o trailer aqui.

(Strange Way of Life - Espanha/França, 2023, 83min). Direção de Pedro Almodóvar, com Ethan Hawke, Pedro Pascal, Manu Rios. O2Play/Mubi, 14 anos. Drama.

Sinopse: Depois de 25 anos, o rancheiro Silva resolve visitar seu velho amigo Jake, que é o xerife de Bitter Creek. Eles passam uma tarde de intimidades, reconciliação e lembranças - mas, no dia seguinte, as conexões com um crime do passado sugerem que há muito mais no encontro entre eles. Na versão para os cinemas, o média-metragem de 30min será exibido junto com uma entrevista exclusiva de Pedro Almodóvar.


16h30 – AS OITO MONTANHAS Assista o trailer aqui.

(Le Otto Montagne - Itália, 2022, 145min). Direção de Felix Van Groeningen e Charlotte Vandermeersch, com Lupo Barbiero, Cristiano Sassella, Elena Lietti, Chiara Jorrioz, Filippo Timi. Imovision, 14 anos. Drama.

Sinopse: Pietro é um menino da cidade, enquanto Bruno é o último filho de uma aldeia esquecida nas montanhas. Entre eles nasce uma amizade improvável e, apesar de tentarem trilhar um caminho diferente dos pais, sempre acabam voltando para casa. Ao longo da vida, descobrem sobre amor, perdas e o significado da verdadeira amizade. O filme é baseado no livro homônimo de Paolo Cognetti, vencedor do Prêmio Strega de literatura, e venceu o prêmio do júri no Festival de Cannes 2022.


19h30 – ESTRANHA FORMA DE VIDA

(Strange Way Of Life - Espanha/França, 2023, 83min). Direção de Pedro Almodóvar, com Ethan Hawke, Pedro Pascal, Manu Rios. O2Play/Mubi, 14 anos. Drama.

Sinopse: Depois de 25 anos, o rancheiro Silva resolve visitar seu velho amigo Jake, que é o xerife de Bitter Creek. Eles passam uma tarde de intimidades, reconciliação e lembranças - mas, no dia seguinte, as conexões com um crime do passado sugerem que há muito mais no encontro entre eles. Na versão para os cinemas, o média-metragem de 30min será exibido junto com uma entrevista exclusiva de Pedro Almodóvar.


SALA EDUARDO HIRTZ


15h15 – OLDBOY Assista o trailer aqui.

(Coréia do Sul, 2023, 120min). Direção de Park Chan-wook, com Choi Min-sik, Yoo Ji-tae, Kang Hye-jeong. Pandora Filmes, 16 anos. Drama.

Sinopse: Oh Dae-su passou 15 anos em um cativeiro, tendo somente uma televisão como entretenimento. Quando finalmente é liberto, ele tem cinco dias para identificar seu raptor e realizar sua vingança. Lançado há 20 anos, o filme foi um grande sucesso de público, ganhou muitos prêmios internacionais e abriu caminho para que outros títulos do cinema coreano ganhassem popularidade e estreassem pelo mundo afora. OLDBOY volta a cartaz em cópia restaurada e remasterizada a partir do negativo original em 35mm, sob supervisão do próprio diretor Park Chan-wook.


17h30 – RETRATOS FANTASMAS Assista o trailer aqui.

(Brasil, 2023, 91min). Documentário de Kleber Mendonça Filho. Vitrine Filmes, 12 anos.

Sinopse:  O quinto filme do diretor é uma visão pessoal sobre memória e cotidiano. A partir de materiais de arquivo, próprios e pertencentes a instituições, ele costura lembranças sobre o apartamento onde cresceu e sobre os antigos cinemas de rua de Recife, o que acaba revelando algumas verdades sobre a vida em sociedade. O documentário estreou no Festival de Cannes, em maio, e foi o filme de abertura do Festival de Cinema de Gramado 2023.


19h15 – OLDBOY

Coréia do Sul, 2023, 120min). Direção de Park Chan-wook, com Choi Min-sik, Yoo Ji-tae, Kang Hye-jeong. Pandora Filmes, 16 anos. Drama.

Sinopse: Oh Dae-su passou 15 anos em um cativeiro, tendo somente uma televisão como entretenimento. Quando finalmente é liberto, ele tem cinco dias para identificar seu raptor e realizar sua vingança. Lançado há 20 anos, o filme foi um grande sucesso de público, ganhou muitos prêmios internacionais e abriu caminho para que outros títulos do cinema coreano ganhassem popularidade e estreassem pelo mundo afora. OLDBOY volta a cartaz em cópia restaurada e remasterizada a partir do negativo original em 35mm, sob supervisão do próprio diretor Park Chan-wook.


SALA NORBERTO LUBISCO


14h45 – LOBO E CÃO Assista o trailer aqui.

(Portugal/França, 2022, 110min). Direção de Cláudia Varejão, com Ana Cabral, Ruben Pimenta, Cristiana Branquinho. Filmicca, 14 anos. Drama.

Sinopse: Ana nasceu em São Miguel, uma ilha portuguesa no meio do Oceano Atlântico que é marcada pela religião e pelas tradições. Ela é a filha do meio de três irmãos que vivem com a mãe e a avó. Ana percebeu cedo que as garotas têm tarefas distintas dos rapazes. Seu melhor amigo é Luis, um jovem queer que gosta tanto de vestidos quanto de calças e, junto com ele, Ana questiona o mundo que lhe foi prometido. Depois de documentários premiados, este é o primeiro longa de ficção da cineasta Cláudia Varejão e recebeu o prêmio de melhor filme da Mostra Jornada dos Autores, do Festival de Veneza.


17h – PASSAGENS Assista o trailer aqui.

(Passages - França/Alemanha/Estados Unidos, 2023, 92min). Direção de Ira Sachs, com Franz Rogowski, Ben Whishaw e Adèle Exarchopoulos. O2 Play/Mubi, 18 anos. Drama.

Sinopse: No último dia das filmagens de seu novo longa, o diretor Tomas se encanta com a jovem professora Agathe e dorme com ela. Esta é uma experiência absolutamente nova na vida do cineasta, já que ele é casado há 15 anos com Martin. À medida que os dias passam, a relação entre os três se intensifica e os sentimentos afloram num misto de paixão e narcisismo.


18h45 – CASA VAZIA Assista o trailer aqui.

(Brasil, 2019, 85min). Direção de Giovani Borba, com Hugo Noguera, Nelson Diniz, Roberto Oliveira. Panda Filmes, 14 anos. Drama.

Sinopse: Raúl é um homem simples, que vive na imensidão do pampa gaúcho. Ele sempre trabalhou como peão em fazendas, mas agora está desempregado e acaba se envolvendo com ladrões de gado que atuam na escuridão da noite. Ao mesmo tempo, descobre que foi abandonado pela mulher e pelos filhos. Estreia de Borba como diretor de longas, o filme ganhou os prêmios de melhor ator, roteiro, trilha sonora, desenho de som e fotografia na mostra gaúcha do Festival de Gramado 2022.

(NÃO HAVERÁ SESSÃO NA QUINTA, DIA 14)


QUINTA, DIA 14, ÀS 19h30 – ENTRADA FRANCA


VOZES NEGRAS IMPORTAM

(Brasil, 2022, 25min) – documentário com direção de Tiago Trindade e produção de Paulo Dionísio, dentro do projeto Cinema Musical Gaúcho, que apresenta filmes sobre a música do RS.

Sinopse: O filme apresenta a música e a trajetória de intérpretes negros da música gaúcha, como Rafa Rafuagi, Glau Barros, Serginho Moáh e Valéria Barcelos.


PREÇOS DOS INGRESSOS:

TERÇAS, QUARTAS e QUINTAS-FEIRAS: R$ 14,00 (R$ 7,00 – ESTUDANTES E MAIORES DE 60 ANOS). SEXTAS, SÁBADOS, DOMINGOS, FERIADOS: R$ 16,00 (R$ 8,00 - ESTUDANTES E MAIORES DE 60 ANOS).CLIENTE BANRISUL: 50% DE DESCONTO EM TODAS AS SESSÕES MEDIANTE PAGAMENTO COM O CARTÃO DO BANCO.

Estudantes devem apresentar Carteira de Identidade Estudantil.

Outros casos: conforme Lei Federal nº 12.933/2013.

A meia-entrada não é válida em festivais, mostras e projetos que tenham ingresso promocional. Os descontos não são cumulativos. Tenha vantagens nos preços dos ingressos ao se tornar sócio da Cinemateca Paulo Amorim. Entre em contato por este e-mail ou pelos telefones: (51) 3136-5233, (51) 3226-5787.


Acesse nossas plataformas sociais:

https://linktr.ee/cinematecapauloamorim

Cine Dicas: Estreias do Final de Semana (14/09/23)

 ESTRANHA FORMA DE VIDA

Sinopse: Depois de 25 anos separados, o rancheiro Silva cavalga pelo deserto para visitar seu velho amigo Jake, o xerife de Bitter Creek. O que vem a seguir é uma tarde de intimidade compartilhada, reconciliação e lembranças. No entanto, no dia seguinte, a revelação da conexão dos dois homens com um crime local sugere que há mais no encontro deles do que apenas uma viagem pela estrada da memória.



A NOITE DAS BRUXAS

Sinopse: O detetive belga Hercule Poirot investiga um assassinato enquanto participa de uma sessão espírita de Halloween em um palazzo assombrado em Veneza, Itália.


Sem Ar

Sinopse: Duas irmãs vão mergulhar em um local lindo e remoto. Uma das irmãs é atingida por uma pedra, deixando-a presa 28 metros abaixo. Com níveis perigosamente baixos de oxigênio e temperaturas frias, cabe a sua irmã lutar por sua vida. Classificação indicativa 12 Anos. Contém linguagem imprópria, violência.

    Faça parte:


Mais informações através das redes sociais:

Facebook: www.facebook.com/ccpa1948

twitter: @ccpa1948  

Instagram: @ccpa1948 

Joga no Google e me acha aqui:  
Me sigam no Facebook twitter, Linkedlin e Instagram.  

Cine Dica: PROGRAMAÇÃO CINEBANCÁRIOS DE 14 A 20 DE SETEMBRO

 ESTREIA:

A ILHA DOS ILUS

Brasil/animação/80 min.

Direção: Paulo Miranda

Sinopse: Pocó está pronto para nascer e viver o melhor dia da sua vida de cachorro! Porém, é enviado para uma família errada obrigando ele a voltar para a Ilha dos Ilús, local mítico onde todos os animais vivem antes de nascerem. Inconformado, Pocó quer conhecer sua verdadeira família, mesmo que, para isso, precise descobrir a todo custo uma passagem secreta, que somente Rinco, o líder do clã dos animais rejeitados, sabe encontrar. Sua melhor amiga Oli o ajuda nessa jornada, mesmo Pocó nem imaginando que ela é uma espiã da Gakra, uma réptil maligna que pretende invadir a ilha e sacudir com todo o reino animal.


EM CARTAZ:

ANGELA

Brasil/ Drama/ 2023/ 104min.

Direção: Hugo Prata

Sinopse: Após uma tumultuada separação e ter que ceder a guarda dos seus três filhos, a famosa socialite Ângela Diniz conhece raul e acredita ter encontrado alguém que ama seu espírito livre tanto quanto quanto ela.A atração avassaladora fez o casal largar tudo e viver o sonho de reconstruir suas vidas na casa de praia. Mas a vida tranquila rapidamente se transforma quando raul começa a se mostrar um homem agressivo, violento e controlador. A relação declina para o abuso e a violência, dando origem a um dos casos de assassinato mais famosos de todos os tempos no Brasil.

Elenco: Isis Valverde, Gabriel Braga Nunes, Alice Carvalho, Emilio Orciollo Netto, Bianca Bin,carolina Manica, Gustavo Machado e Chris Couto.


RETRATOS FANTASMAS

Brasil/Documentário/2022/ 93min.

Direção: Kleber Mendonça Filho

Sinopse: O filme tem o centro da cidade do Recife como personagem principal, sendo um espaço histórico e humano, revisitado através dos grandes cinemas que serviram como espaços de convívio durante o século XX. Foram lugares de sonho e de indústria, e a relação das pessoas com esse universo é um marcador de tempo para as mudanças dos costumes em sociedade.



HORÁRIOS CINEBANCÁRIOS 14 A 20 DE SETEMBRO (não há sessões nas segundas-feiras):

15h: A ILHA DOS ILUS

17h:  RETRATOS FANTASMAS

19h: ANGELA


Os ingressos podem ser adquiridos por R$ 12,00 na bilheteria do cinema . Idosos, estudantes, bancários sindicalizados, jornalistas sindicalizados, portadores de ID Jovem, trabalhadores associados em sindicatos filiados a CUT-RS e pessoas com deficiência pagam R$ 6,00.Aceitamos Banricompras, Visa, MasterCard e Elo.


ATENÇÃO: NAS QUINTAS-FEIRAS TODOS PAGAM MEIA ENTRADA EM TODAS AS SESSÕES!

CINEBANCÁRIOS :Rua General Câmara, 424 – Centro – Porto Alegre -Fone: 30309405/Email:cinebancarios@sindbancarios.org.br


 

C i n e B a n c á r i o s 

Rua General Câmara, 424, Centro 

Porto Alegre - RS - CEP 90010-230 

Fone: 51- 30309405

Cine Especial: Clube de Cinema - 'Passagens'

Nota: Filme exibido para os associados no último sábado (9/09/23). 

Sinopse: O casamento de um casal gay entra em crise quando um deles impulsivamente começa um caso. 

Um diretor autoral, por vezes, é um perfeccionista que deseja a todo custo que o seu filme se torne perfeito, mas nem que para isso torne a vida dos intérpretes em um verdadeiro inferno. O clássico "Blade Runner" (1982) é um caso em que houve muitas lendas nos bastidores, onde o realizador Ridley Scott não excitava em repetir a mesma cena diversas vezes e testando a paciência de astros como Harrison Ford. "Passagens" (2023) é um retrato fictício de um cineasta obsessivo, não somente pelo seu trabalho, como também nos seus relacionamentos amorosos e do qual ele busca um equilíbrio, por vezes, impossível.  

Dirigido por Ira Sachs, o filme começa no último dia de filmagem em Paris de um filme, onde o diretor de cinema Tomas (Franz Rogowski) dorme com uma mulher - e conta com orgulho ao marido. A novidade de estar com uma mulher é uma excitante experiência, que ele está ansioso para explorar, apesar de seu casamento com Martin (Ben Whishaw). Depois de finalizar seu último projeto, o cineasta impulsivamente começa um caso de amor tórrido com a jovem professora, Agathe (Adèle Exarchopoulos). Porém, uma relação apaixonada, ciumenta e narcisista se desenrola entre Tomas, Agathe e Martin. E quando Martin inicia seu próprio caso, o instável tomas volta sua atenção para o marido. 

Antes de mais nada é preciso dizer que o filme pertence como um todo ao ator Franz Rogowski, já que ele constrói para o seu personagem Tomas um ser mesquinho, pretencioso e acima de tudo controlador. Se no início da trama ele apresenta esses pontos através do seu projeto cinematográfico, em termos de relacionamento não é muito diferente, já que ele não aceita que o mesmo esfrie e iniciando algo de diferente para revitaliza-lo. Não há como negar que a química entre ele e Adele Exarchopoulos é perfeita no primeiro ato da trama, sendo que é verossímil o momento que eles se entregam a tórridas cenas de sexos e das quais atriz já está mais do que acostumada desde o ótimo "Azul é a Cor mais Quente" (2013). 

O sexo, por sua vez, é o catalizador que gera o conflito, já que ele se torna morno entre o casal Tomas e Martin e fazendo que ambos gerem caminhos diferentes. Porém, uma vez afastados isso se cria um laço para que ambos voltem a qualquer momento, mas gerando um clima destrutível, como se a qualquer momento eles se machucassem neste jogo de desejo. Vale destacar que Ben Whishaw se sai bem ao interpretar uma pessoa que busca administrar e compreender os sentimentos do seu parceiro, sendo que esse último também não sabe o que realmente procura em alguns momentos.  

Logicamente o filme vem em um período em que relacionamentos atuais do mundo real se encontram cada vez mais indefinidos, onde as pessoas procuram mais pela sua independência ao invés de construir uma família e que dá qual poderá futuramente se deteriorar. No caso de tomas ele busca sempre em velocidade constante o desejo de realizar algo que não condiz com os desejos do seu próximo e fazendo com que se torne uma pessoa doentia pelo olhar dos demais e correndo o risco de ficar isolado e sem saber para onde ir. Neste último caso, o protagonista parece buscar obter as suas próprias raízes e ignorar as verdadeiras de onde ele realmente veio e fazendo com que a cena final com relação ao seu destino se torne em aberto, pois a sua obsessão pela perfeição gerou destruição no ponto onde poderia gerar bons frutos.  

"Passagens" fala sobre a obsessão de pessoas que buscam a perfeição nos relacionamentos, mas se chocando com o fato de que o mundo real jamais será perfeito. 

    Faça parte:


Mais informações através das redes sociais:

Facebook: www.facebook.com/ccpa1948

twitter: @ccpa1948  

Instagram: @ccpa1948 

Joga no Google e me acha aqui:  
Me sigam no Facebook twitter, Linkedlin e Instagram.  

quarta-feira, 13 de setembro de 2023

Cine Dica: PROGRAMAÇÃO CINEMATECA CAPITÓLIO 14 a 20 de setembro de 2023

MOSTRA ECOFALANTE

Entre os dias 14 e 20 de setembro, a Cinemateca Capitólio recebe a itinerância da 12ª edição da Mostra Ecofalante de Cinema, considerada como o mais importante evento audiovisual da América do Sul dedicado às temáticas socioambientais. A abertura ocorre na quinta-feira, 14/09, às 19h. Na ocasião, será exibido o filme “A Invenção do Outro”, de Bruno Jorge, último vencedor do Festival de Cinema de Brasília. Entrada franca.


Mais informações: http://www.capitolio.org.br/novidades/6595/mostra-ecofalante/


REPRISES DE OS PÁSSAROS

A Cinemateca Capitólio apresenta duas reprises de Os Pássaros, obra-prima de Alfred Hitchcock, nos dias 14 (17h) e 20 (15h) de setembro. O valor do ingresso é R$ 10,00.


Mais informações: http://www.capitolio.org.br/eventos/6592/os-passaros/


MIRANTE E O ACIDENTE EM CARTAZ

Mirante, de Rodrigo John, e O Acidente, de Bruno Carboni, duas produções do RS que colecionam elogios da imprensa especializada, ganham mais uma semana de exibições na Cinemateca Capitólio. O valor do ingresso é R$ 16,00.


Mais informações: http://www.capitolio.org.br/eventos/6565/o-acidente-2/ e http://www.capitolio.org.br/eventos/6569/mirante-2/


GRADE DE HORÁRIOS

14 a 20 de setembro de 2023


14 de setembro (quinta-feira)

15h – O Acidente

17h – Os Pássaros

19h – A Invenção do Outro

15 de setembro (sexta-feira)


15h – O Acidente

16h30 – Mirante

18h – Águas do Pastaza

19h15 – Lixo Fora do Lugar


16 de setembro (sábado)

15h – Sessão de Curtas Ecofalante

16h30 – Mulheres na Conservação

17h30 – Exu e o Universo

19h – Sessão AAMICCA: I Heard it Through the Grapevine


17 de setembro (domingo)

15h – A Viagem do Príncipe

16h30 – Eu, Sua Mãe

18h – Filhos do Katrina

19h30 – Escute, a Terra foi Rasgada


19 de setembro (terça)

15h – O Acidente

17h30 – Mirante

18h – Amianto: Crônica de um Desastre Anunciado

19h40 – O Sonho Americano e Outros Contos de Fada


20 de setembro (quarta)

15h – Os Pássaros

18h – Vento na Fronteira

19h30 – Aquí en la Frontera