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Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

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sexta-feira, 13 de janeiro de 2023

Cine Especial: ‘O Silêncio do Lago’ - As Duas Versões de Um Conto Macabro

Os donos de Hollywood acreditam que são proprietários da própria sétima arte, pois só assim para explicar algumas refilmagens de filmes que são pertencentes há outros países. Pegamos, por exemplo, o sucesso sueco "Deixa Ela Entrar" (2008), filme sobre uma pequena vampira que fez um tremendo barulho no mundo a fora e chamando atenção logo de imediato dos produtores norte-americanos. Não tardou para surgir "Deixe-me Entrar" (2010) que possui um ritmo diferente da obra original, muito embora a trama siga o seu curso igual até mesmo em sua reta final. Há casos que o próprio realizador da obra original se compromete em fazer uma refilmagem em língua inglesa de sua própria autoria, como foi no caso de Michael Haneke ao lançar o seu "Violência Gratuita" (1997) e sua refilmagem americana dez anos depois.

Neste último caso é preciso destacar o fato que o diretor  Haneke obteve carta branca para que a sua refilmagem fosse extremamente igual a sua obra original, sendo que a única diferença foi a troca de atores e a implantação da língua inglesa. Outro caso semelhante foi ainda mais ao extremo, quando o diretor Werner Herzog refilmou o clássico do expressionismo alemão "Nosferatu" em 1979, mas rodando a obra tanto em língua alemã como também em língua inglesa. Ou seja, os atores eram filmados falando alemão e logo em seguida atuavam na mesma cena falando em inglês.

Isso é uma prova da falta de disposição dos norte-americanos ao não assistir filmes que não são feitos em seu território, ao ponto de que a ideia de ler legendas para eles é um verdadeiro pesadelo. Ao menos, isso faz nascer em alguns casos um estudo de como uma história pode ser contada de forma semelhante, mas ao mesmo tempo obtendo diferenças distintas uma da outra de acordo com o tipo de público que irá assisti-la. "O Silêncio do Lago" de 1988 e sua refilmagem de 1993, sendo ambas de George Sluizer, é um verdadeiro retrato da forma de assistir a mesma história em duas produções realizadas pelo mesmo diretor, mas criando para a sua versão americana algo de acordo com o paladar de um público acostumado em estar sempre em sua zona de conforto.

Baseado no livro de "O Ovo de Ouro", do jornalista holandês Tim Krabbé, na trama da  produção de 1988, vemos Rex Hofman (Gene Bervoets) e a namorada Saskia Wagter (Johanna ter Steege) viajando pela França em férias. Saskia desaparece misteriosamente num posto de gasolina e a partir de então ele dedica sua vida a encontrá-la, ainda muito atormentado pelo acontecido. Anos mais tarde, após a polícia já ter encerrado o caso, Rex é abordado por Raymond Lemorne (Bernard-Pierre Donnadieu), o suposto sequestrador, que lhe faz uma intrigante proposta.

George Sluizer cria aqui um verdadeiro jogo psicológico entre os personagens desde o primeiro plano de cena, já que ele consegue nos passar uma sensação mórbida, como se os personagens não estivessem seguros em nenhum momento e mesmo nos instantes de calmaria. É preciso destacar principalmente o fato que a trama é fragmentada, onde o presente, passado e futuro são jogados na tela sem nenhuma cerimônia e fazendo com que tenhamos uma atenção redobrada ao longo da sessão. O resultado é um jogo de mistérios, do qual faz com que nos envolva e fazendo a gente se perguntar o que realmente está acontecendo e quais as motivações que movem os seus respectivos personagens principais.

É preciso salientar a estupenda atuação de Bernard-Pierre Donnadieu como o psicopata principal do longa,  sendo responsável por mover as principais peças desse xadrez. Porém, não esperem um vilão convencional, já que ele foge de qualquer regra conhecida e fazendo com que a sua figura transite em situações de humor para o mais puro terror. Portanto, a sua cena final é desde já uma das mais assustadoras da década de oitenta e impressionando pessoas de quilates como no caso do gênio Stanley Kubrick que havia adorado o filme.

Sucesso de público e crítica pelo mundo a fora, além de ter adquirido inúmeros prêmios, não demorou muito para que o filme fosse pego pelo radar de Hollywood e sendo imediatamente pego pela sua rede. Porém, o próprio diretor George Sluizer embarcou no projeto para realizar a mesma trama, porém, com algumas diferenças. Para começar, se tira uma trama fragmentada e se tem algo mais linear e para melhor compressão para o público norte americano, mesmo quando o mesmo já estava experimentando tramas fragmentadas com Tarantino no início dos anos noventa com o seu "Cães de Aluguel" (1990).

É o início dos anos noventa, época em que o ótimo "O Silêncio dos Inocentes" (1991) havia estourado nas bilheterias e fazendo com que os estúdios corressem para adquirir tramas com altas doses de violência e suspense. "O Silêncio do Lago" trazia tudo isso, mas não de acordo com a visão que os norte-americanos estavam acostumados e, portanto, temos aqui um filme cuja a edição é um pouco mais frenética, onde os personagens se encontram sempre em movimento e fazendo com que o público não pense muito, mas sim sinta uma tensão ao longo do percurso. Curiosamente, o psicopata já dá as caras na abertura e sendo brilhantemente interpretado por Jeff Bridges.

Embora seja o mesmo personagem do filme original, Bridges interpreta da sua maneira, se distanciando da personalidade mais segura e se revelando alguém um pouco mais instável principalmente na reta final da trama. Já Kiefer Sutherland e uma até então desconhecida Sandra Bullock formam um casal com uma química até melhor desenvolvida se for comparada a sua versão original. Além disso, vale destacar a segunda namorada da trama, que na versão original quase ninguém havia prestado atenção nela, mas que aqui ganha uma importância muito maior e sendo interpretada com garra pela atriz Nancy Travis.

Mas o que torna a versão original muito melhor está em seu final corajoso e do qual os norte-americanos talvez repugnassem logo de imediato. Imagino que o estúdio Fox tenha exigido do diretor um final mais otimista e que não perturbasse por demais o público e foi exatamente isso o que ele fez. O resultado é um ato final que se estende, com direito a diversas reviravoltas, tensão e um minuto final pouco inspirado, pois ele me lembrou por demais do clássico "Louca Obsessão" (1990).

As duas versões ganharam recentemente uma edição especial em DVD pela Classicline. Quem for assistir aconselho em ver primeiro a versão norte americana para só assim assistir a versão holandesa, pois o final dessa última com certeza pegará todos desprevenidos. Não que a versão americana seja algo para ser descartável, muito pelo contrário, só acho que ele é um exemplo de como os norte-americanos são presos ao fato de que a vida é tudo simplificada pelo bem e o mal, quando na verdade não é isso exatamente que define as pessoas, mas sim suas ações que falam mais do que meras palavras.

O clássico "O Silêncio do Lago" e sua versão americana são um curioso estudo sobre o lado sombrio da mente humana e que pode sim aflorar na mais insignificante e não chamativa pessoa. 

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quinta-feira, 12 de janeiro de 2023

Cine Dicas: Estreias do Final de Semana (12/01/2023)

 OS FABELMANS

Sinopse: Em Os Fabelmans, o jovem Sammy Fabelman crescendo no Arizona pós-Segunda Guerra Mundial, se apaixona por filmes depois que seus pais o levam para ver "O Maior Espetáculo da Terra". Armado com uma câmera, Sammy começa a fazer seus próprios filmes em casa, para o deleite de sua mãe solidária.


I WADANCE WITH SOMEBODY: A HISTÓRIA DE NNA WHITNEY HOUSTON

Sinopse: A emocionante história de uma das cantoras de R&B mais famosa do mundo. A história de Whitney Houston desde sua jornada para sair da escuridão até o estrelato mundial.


ALERTA MÁXIMO

Sinopse: Em Alerta Máximo, o piloto Brodie Torrance (Gerard Butler) salva seus passageiros de um relâmpago fazendo um pouso arriscado em uma ilha devastada pela guerra – e descobre que sobreviver ao pouso era apenas o começo.  



ME CHAMA QUE EU VOU

Sinopse: O documentário conta a trajetória dos 50 anos de carreira de Sidney Magal. Os momentos mais significativos da vida do cantor, dançarino, ator e dublador que se tornou um ícone da música popular brasileira. O homem por trás do ídolo, sob o ponto de vista dos próprios participantes da história.



NAS ONDAS DA FÉ

Sinopse: Hickson (Marcelo Adnet) é um homem de fé que se vira como pode para pagar os boletos no fim do mês. De técnico de informática a locutor de carro de telemensagem, não tem nada que Hickson não tope fazer. 



OLHOS FAMINTOS – RENASCIMENTO

Sinopse: O filme se desenrola quando o festival Horror Hound realiza seu primeiro evento na Louisiana, onde atrai centenas de geeks, malucos e fãs de terror obstinados de toda parte. Entre eles está o fanboy Chase e sua namorada Laine, que é forçada a vir para o passeio. 


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Cine Dica: Programação de 12 a 18 de janeiro - Cinemateca Paulo Amorim

 CINEMATECA PAULO AMORIM – ESPAÇO BANRISUL DE CINEMA

PROGRAMAÇÃO DE 12 A 18 DE JANEIRO DE 2023

CORSAGE 


SEGUNDA-FEIRA NÃO HÁ SESSÕES


SALA EDUARDO HIRTZ


AFTERSUN (Reino Unido/EUA, 2022, 100min). Direção de Charlotte Wells, com Frankie Corio e Paul Mescal. O2 Filmes, 14 anos. Drama.

Sinopse: Quando tinha 11 anos, Sophie passou alguns dias de férias com o pai, numa praia ensolarada e cheia de descobertas. Vinte anos depois, ela encontra um vídeo daquele verão e tenta se reconciliar com suas lembranças e com aquele homem que até hoje não conhece plenamente.

Sessões:  14h15min


NOSSA SENHORA DO NILO (Notre-Dame du Nil – França/Bélgica/Ruanda, 2019, 90min). Direção de Atiq Rahimi, com Amanda Santa Mugabekazi, Albina Sydney Kirenga, Malaika Uwamahoro. Pandora Filmes, 16 anos. Drama.

Sinopse: No início dos anos 1970, em Ruanda, um grupo de meninas adolescentes estuda em um internato dirigido por religiosos belgas. Apesar de compartilharem sonhos e preocupações típicas da idade, o cotidiano das garotas é marcado pelas diferenças étnicas do país, onde a maioria hutu e a minoria tutsi vivem em conflito. O filme é baseado nas memórias da escritora tutsi Scholastique Mukasonga, que sobreviveu ao massacre cometido por extremistas em 1994, quando cerca de 800 mil pessoas foram mortas no país africano.

Sessões:  16h


A BRIGADA DA CHEFE (La Brigade - França, 2022, 97min). Direção de Louis-Julien Petit, com Audrey Lamy, François Cluzet, Chantal Neuwirth, Fatou Kaba. Imovision, Livre. Comédia dramática.

Sinopse: Cathy é uma chef de cozinha que sonha em abrir seu próprio restaurante. Enquanto não consegue o dinheiro necessário para bancar o negócio, ela aceita trabalhar na cozinha de um abrigo para jovens imigrantes. No início Cathy odeia o novo emprego - e os garotos preferem comer bobagens industrializadas. Mas, aos poucos, a paixão da chef pela culinária começa a despertar o interesse dos meninos, ao mesmo tempo em que ela percebe que o mundo vai além da sua cozinha.

Sessões:  17h40min


ESTREIA:

CORSAGE (Áustria/França/Alemanha, 2022, 113min). Direção de Marie Kreutzer, com Vicky Krieps, Colin Morgan, Finnegan Oldfield. Imovision, 16 anos. Drama biográfico.

Sinopse: O filme é inspirado na vida de Elizabeth da Baviera (1837 - 1898), esposa do imperador da Áustria e que ficou mais conhecida como Sissi, a Imperatriz. Inteligente e perspicaz, Sissi era considerada um ícone de beleza - e lutava para se manter jovem e magra. Quando completou 40 anos, resolveu lutar contra as convenções sociais e contra a imagem hiperbolizada de si mesma. A produção foi indicada pela Áustria para concorrer ao Oscar de filme internacional.

Sessões:  19h30min (não haverá exibição neste horário na sexta, dia 13, e na quarta, dia 18) 


SALA NORBERTO LUBISCO


ESTREIA:

CORSAGE (Áustria/França/Alemanha, 2022, 113min). Direção de Marie Kreutzer, com Vicky Krieps, Colin Morgan, Finnegan Oldfield. Imovision, 16 anos. Drama biográfico.

Sinopse: O filme é inspirado na vida de Elizabeth da Baviera (1837 - 1898), esposa do imperador da Áustria e que ficou mais conhecida como Sissi, a Imperatriz. Inteligente e perspicaz, Sissi era considerada um ícone de beleza - e lutava para se manter jovem e magra. Quando completou 40 anos, resolveu lutar contra as convenções sociais e contra a imagem hiperbolizada de si mesma. A produção foi indicada pela Áustria para concorrer ao Oscar de filme internacional.

Sessões:  15h (exibição também às 19h30min na Sala Eduardo Hirtz)


SEGREDOS DE GUERRA (Firebird - Reino Unido/Estônia, 2021, 107min). Direção de Direção de Peeter Rebane, com Tom Prior, Oleg Zagorodnii, Diana Pozharskaya. Synapse Filmes, 14 anos. Drama.

Sinopse: Sergey, um jovem soldado da Força Aérea soviética, e Roman, um oficial reconhecido pelas suas habilidades como piloto, prestam serviço militar durante os anos da Guerra Fria. Além da tensão constante que vivem na base, os dois veem sua amizade se transformar em amor – o que faz ambos arriscarem suas vidas e sua liberdade ao confrontar um regime rígido e conservador. O filme é baseado na história que deu origem ao livro “A Tale About Roman”, escrita pelo próprio Sergey Fetisov (1952-2017).

Sessões: 17h05min


MARTE UM (Brasil, 2021, 115min). Direção de Gabriel Martins, com Cícero Lucas, Carlos Francisco, Camilla Damião. Embaúba Filmes, 16 anos. Drama.

Sinopse: Os Martins, uma família negra de classe média baixa, vivem na periferia de uma grande cidade brasileira – e, apesar da situação do país, tentam equilibrar suas expectativas e dificuldades. A mãe, Tércia, acha que está amaldiçoada depois de levar um susto, enquanto a filha mais velha planeja ir morar com a namorada. O pai, Wellington, que trabalha como porteiro, sonha com o dia em que o filho mais novo será um jogador de futebol, mas Deivinho sonha mesmo em viajar para Marte. O longa foi o indicado pelo Brasil para concorrer a uma vaga na disputa pelo Oscar de melhor filme internacional.

Sessões: 19h10min


PREÇOS DOS INGRESSOS:

TERÇAS, QUARTAS e QUINTAS-FEIRAS: R$ 12,00 (R$ 6,00 – ESTUDANTES E MAIORES DE 60 ANOS). SEXTAS, SÁBADOS, DOMINGOS, FERIADOS: R$ 14,00 (R$ 7,00 - ESTUDANTES E MAIORES DE 60 ANOS). CLIENTES DO BANRISUL: 50% DE DESCONTO EM TODAS AS SESSÕES. 

Professores têm direito a meia-entrada mediante apresentação de identificação profissional. Estudantes devem apresentar carteira de identidade estudantil. Outros casos: conforme Lei Federal nº 12.933/2013.

Brigadianos e Policiais Civis Estaduais tem direito a entrada franca mediante apresentação de carteirinha de identificação profissional.

*Quantidades estão limitadas à disponibilidade de vagas na sala.

A meia-entrada não é válida em festivais, mostras e projetos que tenham ingresso promocional. Os descontos não são cumulativos. Tenha vantagens nos preços dos ingressos ao se tornar sócio da Cinemateca Paulo Amorim. Entre em contato por este e-mail ou pelos telefones: (51) 3136-5233, (51) 3226-5787.


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quarta-feira, 11 de janeiro de 2023

Cine Dica: Streaming - 'Adão Negro'

Sinopse: O poderoso Adão Negro é libertado de sua tumba para lançar sua justiça cruel sobre a Terra. 

"Shazam" (2019) foi um filme que não se enveredou para o lado sombrio do universo compartilho da DC para o cinema e optando em nos apresentar uma aventura familiar e bem aventuresca. Porém, quando pensamos em Adão Negro, principalmente para quem lê as HQ, sabemos que é um personagem que vai para o lado oposto, onde se apresenta como uma entidade poderosa que não procura ser um herói, muito embora esteja distante de também ser um vilão tradicional. Portanto, em "Adão Negro" (2022) esse conflito acaba sendo bastante explorado, mas moldurado em um blockbuster onde é preciso desligar o seu cérebro para curtir as quase duas horas de efeitos e explosões a cada segundo.

Dirigido por Jaume Collet-Serra, o filme conta a história do grande antagonista de Shazam!, tendo no longa, sua história de origem explorada, e revelando seu passado de escravo no país Kahndaq. Nascido no Egito Antigo, o anti-herói tem super força, velocidade, resistência, capacidade de voar e de disparar raios. Após séculos preso, eventos fazem com que ele se liberte e despertando atenção daqueles que vivem em Kahndaq e no mundo. Porém, a Sociedade da Justiça é mandado para detê-lo e assim tem início a uma batalha de proporções bíblicas.

Tendo dirigido "Jungle Cruise"(2021), também estrelado por  Dwayne Johnson, o cineasta Jaume Collet-Serra parece gostar de imitar em inúmeros momentos da trama a forma de filmar de Zack Snyder, já que ela possui diversos momentos de câmera lenta, a fotografia quase acinzentada e até mesmo certo grau de violência. Embora essas cenas sejam bem apreciativas logo elas são substituídas por diversas cenas de ação com o protagonista e cujo o resultado acaba descambando para uma verdadeira montanha russa de efeitos visuais que por pouco fazem a gente não saber o que está acontecendo em cena. A trama em si de origem é algo previsível, não muito diferente do que já foi apresentado em outros filmes, muito embora aja um segundo segredo que é revelado perto do final do longa e que nos pega desprevenidos.

Embora canastrão em alguns momentos é preciso reconhecer que  Dwayne Johnson realmente se esforça para se manter na carreira, ao transitar em diversos subgêneros que se encontram dentro dos filmes de ação e aventura e fazendo com que fique sempre em evidência. "Adão Negro" é um projeto dos sonhos do astro, do qual o mesmo insistiu para que o filme saísse do papel, mesmo com todos os atrasos que ocorram ao longo dos anos. O resultado até que é satisfatório, pois Johson nasceu para interpretar o personagem desde o início.

A grande surpresa fica na ala dos coadjuvantes, porém, não estou me referindo a mãe e ao filho que facilmente poderiam terem sido riscados do roteiro, mas sim da Sociedade da Justiça. Formados pelo Senhor Destino, Gavião Negro, Esmaga Átomo e Cyclone, esses heróis são interpretados por ótimos atores, sendo que Pierce Brosnan simplesmente rouba a cena como o mago místico da DC e protagonizando um dos momentos mais emocionantes da trama. Aldis Hodge, por sua vez, também não faz feio como Gavião Negro e fazendo a gente imaginar como ele seria em um filme solo.

Infelizmente o que falta na trama é um grande vilão carismático, o que não acontece, sendo que quando surge o grande ser maligno da história ele serve somente como desafio final para os protagonistas. De resto é tudo uma desculpa para mais cenas de ação, molduradas por efeitos visuais vertiginosos e que não acrescentam muito no resultado final. Ao menos, o filme cumpre como um bom entretenimento, com algumas piadas que mais parecem que foram inseridas em última hora e funcionando para dar continuidade ao conturbado universo compartilhado da DC no cinema.

Com uma pequena homenagem ao grande clássico "Três Homens e um Conflito" (1966), "Adão Negro" é um filme feito sob medida para   Dwayne Johnson, mas não significa que ele seja perfeito e da maneira como  nós queríamos. 

Onde Assistir: HBO MAX  

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Cine Curiosidade: Vencedores do Globo de Ouro 2023


O Globo de Ouro, uma das maiores premiações da TV e do cinema, recebeu celebridades no hotel Beverly Hilton, em Los Angeles, nos Estados Unidos, e entregou as estatuetas da 80ª edição. Os principais vencedores da noite foram: “Os Fabelmans”, que chega aos cinemas brasileiros nesta quinta (12), e “Os Bansshes de Inisherin”, com Colin Farrell. Ainda na categoria de filmes, Cate Blanchett e Steven Spielberg ganharam a terceira estatueta – cada, e Austin Butler ganhou seu primeiro Globo de Ouro pelo papel em “Elvis”.

Já nos prêmio para a televisão, “Abbott Elementary”, disponível no Star+, e “The White Lotus”, da HBO Max foram os grandes destaques da noite. Grandes nomes de Hollywood também foram premiados, como Kevin Costner, Zendaya, Amanda Seyfriend e Evan Peters.A cerimônia marcou o retorno da premiação à TV americana após os escândalos de corrupção que a deixaram sem lar no ano passado. No Brasil, o Globo de Ouro ficou sem transmissão oficial -- a TNT, que tradicionalmente exibia o prêmio, não o fez este ano.

O melhor momento da noite ficou por conta quando O ator Ke Huy Quan agradeceu o cineasta Steven Spielberg em seu discurso da vitória no Globo de Ouro 2023. O ator recebeu o prêmio de melhor ator coadjuvante por Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo. Spielberg dirigiu Huy Quan em Indiana Jones e o Templo da Perdição. “Fui criado para nunca esquecer de onde vim e sempre lembrar quem me deu minha primeira oportunidade. Estou muito feliz em ver Steven Spielberg aqui esta noite”, disse Quan [via Variety].


Veja os vecendores da 80ª edição do Globo de Ouro


Televisão


Melhor Performance de um Ator em Série de Televisão – Musical ou Comédia

Donald Glover, “Atlanta”

Bill Hader, “Barry”

Steve Martin, “Only Murders in the Building”

Martin Short, “Only Murders in the Building”

Jeremy Allen White, “O Urso” (Vencedor)


Melhor Performance de uma Atriz em Série de Televisão – Musical ou Comédia

Quinta Brunson, “Abbott Elementary”(Vencedor)

Kaley Cuoco, “The Flight Attendant”

Selena Gomez, “Only Murders in the Building”

Jenny Ortega, “Wandinha”

Jean Smart, “Hacks”


Melhor Performance de um Ator em Série de Televisão – Drama

Jeff Bridges, “The Old Man”

Kevin Costner, “Yellowstone” (Vencedor)

Diego Luna, “Andor”

Bob Odenkirk, “Better Call Saul”

Adam Scott, “Ruptura”


Melhor performance de atriz em série de televisão – Drama

Emma D’Arcy, “A Casa do Dragão”

Laura Linney, “Ozark”

Imelda Staunton, “The Crown”

Hilary Swank, “Alask: Em Busca da Notícia”

Zendaya, “Euphoria” (Vencedor)


Melhor Performance de ator em série limitada ou filme feito para a televisão

Taron Egerton, “Black Bird”

Colin Firth, “A Escada”

Andrew Garfield, “Em Nome do Céu”

Evan Peters, “Dahmer: Um Canibal Americano” (Vencedor)

Sebastian Stan, “Pam e Tommy”


Melhor performance de atriz em série limitada ou filme feito para a televisão

Jessica Chastain, “George e Tammy”

Julia Garner, “Inventando Anna”

Lily James, “Pam e Tommy”

Julia Roberts, “Gaslit”

Amanda Seyfried, “The Dropout” (Vencedor)


Melhor série dramática de televisão

“Better Call Saul”

“The Crown”

“A Casa do Dragão” (Vencedor)

“Ozark”

“Severance”


Melhor série limitada de televisão ou filme feito para a televisão

“Black Bird”

“Dahmer: Um Canibal Americano”

“Pam e Tommy”

“The Dropout”

“The White Lotus” (Vencedor)


Melhor performance de atriz Coadjuvante em Série de Televisão Musical ou Drama

Elizabeth Debicki, “The Crown”

Hannah Einbinder, “Hacks”

Julia Garner, “Ozark” (Vencedor)

Janelle James, “Abbott Elementary”

Sheryl Lee Ralph, “Abbott Elementary”


Melhor performance de ator Coadjuvante em Série de Televisão Musical ou Drama

John Lithgow – “The Old Man”

Jonathan Pryce – “The Crown”

John Turturro – “Ruptura”

Tyler James Williams – “Abbott Elementary” (Vencedor)

Henry Winkler – “Barry”


Melhor Performance de uma Atriz Coadjuvante em Série, Série Limitada ou Filme Feito para a Televisão

Jennifer Coolidge, “The White Lotus” (Vencedor)

Claire Danes, “A Nova Vida de Toby”

Daisy Edgar-Jones, “Sob a Bandeira do Céu”

Niecy Nash-Betts, “Dahmer: Um Canibal Americano”

Aubrey Plaza, “The White Lotus”


Melhor Performance de um Ator Coadjuvante em Série, Série Limitada ou Filme Feito para a Televisão

F. Murray Abraham, “The White Lotus”

Domhnall Gleeson, “O Paciente”

Paul Walter Hauser, “Black Bird” (Vencedor)

Richard Jenkins, “Dahmer: Um Canibal Americano”

Seth Rogen, “Pam e Tommy”


Melhor Série de Televisão – Musical ou Comédia

“Abbott Elementary” (Vencedor)

“The Bear”

“Hacks”

“Only Murders in the Building”

“Wandinha”


Filmes


Melhor Filme – Musical ou Comédia

“Babilônia”

“Os Banshees de Inisherin” (Vencedor)

“Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo”

“Glass Onion: Um Mistério de Knives Out”

“Triângulo da Tristeza”


Melhor Filme – Drama

“Avatar: O Caminho da Água”

“Elvis”

“Os Fabelmans” (Vencedor)

“Tár”

“Top Gun: Maverick”


Melhor Filme – Língua Estrangeira

“RRR” (Índia)

“Nada de Novo no Front” (Alemanha)

“Argentina, 1985” (Argentina) (Vencedor)

“Close” (Bélgica)

“Decisão de Partir” (Coreia do Sul)


Melhor Roteiro – Filme

Todd Field, “Tár”

Tony Kushner e Steven Spielberg, “Os Fabelmans”

Daniel Kwan, Daniel Scheinert, “Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo”

Martin McDonagh, “Os Banshees de Inisherin” (Vencedor)

Sarah Polley, “Women Talking”


Melhor Canção Original – Filme

“Carolina”, Taylor Swift (“Um Lugar Bem Longe Daqui”)

“Ciao Papa”, Guillermo del Toro & Roeban Katz (“Pinóquio de Guillermo del Toro”)

“Hold My Hand”, Lady Gaga e Bloodpop (“Top Gun: Maverick”)

“Lift Me Up”, Tems, Ludwig Göransson, Rihanna e Ryan Coogler (“Pantera Negra: Wakanda Para Sempre”)

“Naatu Naatu”, Kala Bhairava, MM Keeravani, Rahul Sipligunj (“RRR”) (Vencedor)


Melhor Ator Coadjuvante em Qualquer Filme

Brendan Gleeson, “Os Banshees de Inisherin”

Barry Keoghan, “Os Banshees de Inisherin”

Brad Pitt, “Babilônia”

Ke Huy Quan, “Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo” (Vencedor)

Eddie Redmayne, “O Enferemeiro da Noite”


Melhor Atriz Coadjuvante em Qualquer Filme

Angela Bassett, “Pantera Negra: Wakanda Para Sempre” (Vencedor)

Kerry Condon, “Os Banshees de Inisherin”

Jamie Lee Curtis, “Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo”

Dolly De Leon, “Triângulo da Tristeza”

Carey Mulligan, “Ela Disse”


Melhor ator em Filme – Musical ou Comédia

Diego Calva, “Babilônia”

Daniel Craig, “Glass Onion: Um Mistério de Knives Out”

Adam Driver, “Ruído Branco”

Colin Farrell, “Os Banshees de Inisherin” (Vencedor)

Ralph Fiennes, “O Menu”


Melhor Filme de animação

“Pinóquio de Guillermo del Toro” (Vencedor)

“Marcel The Shell With Shoes On”

“Gato de Botas: O Último Pedido”

“Red: Crescer é uma Fera”


Melhor Ator em Filme – Drama

Austin Butler, “Elvis” (Vencedor)

Brendan Fraser, “The Whale”

Hugh Jackman, “Um Filho”

Bill Nighy, “Living”

Jeremy Pope, “The Inspection”


Melhor Atriz em Filme - Drama 

Cate Blanchet, “Tár” (Vencedor)

Olivia Colman, “Império da Luz”

Viola Davis, “A Mulher Rei”

Ana de Armas, “Blonde”

Michelle Williams, “Os Fabelmans”


Melhor Atriz em Filme – Musical ou Comédia

Lesley Manville, “Sra. Harris vai a Paris”

Margot Robbie, “Babilônia”

Anya Taylor-Joy, “O Menu”

Emma Thompson, “Boa sorte, Leo Grande”

Michelle Yeoh, “Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo” (Vencedor)


Melhor Diretor – Filme

James Cameron, “Avatar: O Caminho da Água”

Daniel Kwan e Daniel Scheinert, “Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo”

Baz Luhrmann, “Elvis”

Martin McDonagh, “Os Banshees de Inisherin”

Steven Spielberg, “Os Fabelmans” (Vencedor)


Melhor Trilha Sonora Original

Alexandre Desplat, “Pinóquio de Guillermo del Toro”

Hildur Guðnadóttir, “Women Talking”

Justin Hurwitz, “Babilônia” (Vencedor)

John Williams, “Os Fabelmans”

Carter Burwell, “Os Banshees de Inisherin”


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terça-feira, 10 de janeiro de 2023

Cine Dica: Em Cartaz - 'Decisão de Partir'

Sinopse: Um homem cai do pico de uma montanha e morre. O detetive responsável pelo caso, Haejoon (PARK Hae-il), vai ao encontro da viúva da vítima. Seo-rae (TANG Wei) não mostra nenhum sinal de agitação com a notícia da morte do marido.  

Park Chan-Wook abriu as portas para o mundo conhecer ainda mais o cinema Sul Coreano, ou mais precisamente foi a partir do seu clássico "Old Boy" (2003) que, não somente descobrimos a forma de se fazer cinema por lá, como também nos revelar as suas obsessões. Conhecido pela trilogia da "Vingança", Park Chan-Wook sempre teve uma predileção por personagens obsessivos, que vão até o fundo de determinada situação, mas que acabam se encontrando em um cenário nenhum pouco acolhedor. "Decisão de Partir" (2022) é mais uma mostra dos seus vícios, mas explorando novas formas de contar uma história e nos surpreendendo ao criar sensações em nós até então inéditas com relação a sua filmografia.

Na trama, Hae-joon (Park Hae-il) é o mais jovem inspetor do departamento de polícia de Busan. Nos fins de semana, ele vive em uma cidade litorânea enevoada com sua amada esposa, mas durante a semana na cidade ele é tão dedicado ao seu trabalho que faz vigias todas as noites em vez de dormir. Mas, sua vida começa a se complicar quando o corpo de um alpinista é encontrado na base de uma montanha rochosa íngreme. O principal suspeito é a viúva do homem, Seo-rae (Tang Wei), uma bela imigrante chinesa que não parece nem um pouco chateada com sua morte.

Para o cinéfilo de carteirinha irá perceber que o realizador bebeu e muito da fonte do gênero policial norte americano, principalmente com relação aos clássicos "Extinto Selvagem" (1993) e "Um Corpo que Cai" (1958) do mestre Alfred Hitchcock. Neste último caso, por exemplo, constatamos que há uma predileção por esse em homenageá-lo, já que a trilha sonora ecoa familiar, como se fosse extraída de diversos filmes do pai de "Psicose" (1960). Porém, Park Chan-Wook busca somente uma ideia como inspiração, para logo depois controlar as rédeas até o seu final.

Para começar, novamente, o diretor coloca na mesa personagens que se tornam obsessivos um pelo outro, ao ponto que chegamos a rir de determinadas situações que beiram ao absurdo, porém, não fugindo da realidade da qual eles se encontram. Curiosamente, o humor acaba até mesmo se tornando um novo elemento do cineasta, do qual o mesmo chocava em seus filmes anteriores, muito embora nos provocava uma mudança de direção no canto de nossa boca com o seu humor sombrio. Aqui, o humor é quase caricato, como se nos provocasse uma vontade de sacudir o protagonista principal para não ser tão tolo, embora a gente conclui que ele seja um viciado em seu trabalho e tendo como novo aperitivo uma viúva que lhe faz ficar curioso e despertando nele um desejo de continuar ainda mais a fundo neste caso.

Park Chan-Wook procura alinhar a sua visão autoral na realização de seus filmes com a perspectiva do seu personagem principal. Reparem, por exemplo, quando o mesmo fica observando de longe a principal suspeita, para logo depois vermos ele no mesmo local onde ela se encontra, como se houvesse um anseio dele em estar mais próximo a ela ou até mesmo em sua obsessão em querer se teletransportar no momento em que ocorre o principal crime da história. Na medida em que o caso não fica solucionado eles acabam se aproximando cada vez mais intimamente, mas tendo sempre uma nova carta na mesa para que o seu lado profissional do policial afloressa.

Tudo isso funciona não somente graças a mão segura do realizador, como também pelo incrível desempenho do seu casal principal. Os atores Tang Wei  e Park Hae-il fazem dos seus respectivos personagens se tornarem os dois lados da mesma moeda, ao ponto do personagem Park Hae-il  não conseguir mais conviver sem a sua principal suspeita, mesmo sabendo no fundo que irá consumi-lo de uma forma jamais vista. Como se ainda não bastasse um novo caso é aberto, onde a ela se torna novamente a principal suspeita e fazendo dela uma verdadeira viúva negra.

Park Chan-Wook realiza, portanto, um filme que nos provoca diversos sentimentos, onde não temos ao certo uma certeza se queremos que ambos terminem juntos ou se ele consiga finalmente obter um bom senso antes que seja tarde para o mesmo. O ato final nos revela surpreendente, ao ser revelado camadas que escondiam diversos segredos envolvendo ambos os personagens e culminando em um dos finais mais surpreendentes que eu já vi do cinema recente. Ao final ficamos que nem o protagonista perdido a deriva, mas agradecendo ao cineasta por ter nos levados nesta corrente completamente instável em sua filmografia.

"Decisão de Partir" é o mais puro cinema de Park Chan-Wook, onde ele mantém a sua essência, mas ao mesmo tempo nos ensina como se faz para apreciarmos um verdadeiro cinema.  


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Cine Dica: Próxima Sessão do Clube de Cinema de Porto Alegre - "A Brigada da Chefe"

 Segue a programação do Clube de Cinema no próximo sábado.

SESSÃO CLUBE DE CINEMA


Local: Sala Eduardo Hirtz, Cinemateca Paulo Amorim, Casa de Cultura Mario Quintana

Data: 14/01/2022, sábado, às 10:15 da manhã

"A Brigada da Chefe" (La Brigade)

França, 2022, 97 min, Livre


Direção: Louis-Julien Petit

Elenco: Audrey Lamy, François Cluzet, Chantal Neuwirth, Fatou Kaba

Sinopse: Cathy é uma chef de cozinha que sonha em abrir seu próprio restaurante. Enquanto não consegue o dinheiro necessário para bancar o negócio, ela aceita trabalhar na cozinha de um abrigo para jovens imigrantes. No início Cathy odeia o novo emprego - e os garotos preferem comer bobagens industrializadas. Mas, aos poucos, a paixão da chef pela culinária começa a despertar o interesse dos meninos, ao mesmo tempo em que ela percebe que o mundo vai além da sua cozinha.

Atenciosamente,

Carlos Eduardo Lersch

Diretor de Programação CCPA.

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