Segue a programação do Clube de Cinema na próxima terça-feira.
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O som que produz magia
APRESENTAÇÃO
O Cinema nasceu mudo, mas nunca foi silencioso. Desde o final do século XIX, quando os filmes começaram a ser exibidos em sessões públicas e coletivas, a experiência da apreciação fílmica era frequentemente acompanhada de orquestras ou pianistas solo em apresentações ao vivo na sala de exibição. Desde aqueles tempos pioneiros houve o entendimento que a música é um excelente recurso técnico para captar a emoção do espectador e transportá-lo para dentro da narrativa.
A Trilha Sonora torna a narrativa mais densa e rica, harmonizando-se com as outras técnicas cinematográficas e gerando uma experiência emocional original. Compor uma trilha sonora exige que os responsáveis por ela meditem com cuidado sobre seu desenvolvimento e utilizem ferramentas e recursos teóricos compatíveis com o trabalho que está sendo empreendido. Uma produção bem realizada – ao equilibrar cuidadosamente o som, a imagem e as falas dos personagens - permite que a música imprima o caráter de um filme, a sua face específica, seja qual for o estilo musical empregado na obra.
OBJETIVOS
O Curso online OUVINDO CINEMA, ministrado por Beto Strada, fará uma grande imersão no incrível mundo do Som no cinema, que, sem dúvida, é o um grande fator na construção do espetáculo fílmico. A proposta é estimular a percepção auditiva dos participantes aos sons dos filmes e série, analisando a grande importância que há nos ruídos ambientes, nas dublagens, e finalmente na maravilhosa música de pontuação, ou a música de cinema.
CONTEÚDOS
- Origens dos sons e sinais sonoros presentes nos filmes e séries de TV.
- O uso criativo do “Foley”, a arte de dublar os ruídos de uma cena.
- Exercício de imaginação auditiva: uma história contada somente por ruídos.
- O pioneiro na arte de pontuar ou descrever imagens com música: Ludwig Van Beethoven.
- Grandes compositores:
John Williams, Henry Mancini, Nino Rota, Ennio Morricone.
- Análise de composições de filmes de sucesso:
Tubarão; Indiana Jones; E. T. - O Extra Terrestre; Harry Potter; Star Wars, entre outros.
Ministrante: BETO STRADA
Compositor, arranjador, maestro, com uma vasta história no cinema nacional. Divulgador da arte da composição para filmes e professor de cinema. Já percorreu todo o Brasil com seus Cursos, Oficinas e Workshops, levando conhecimentos importantes sobre o som dentro do audiovisual. No Cinema musicou mais de 30 longas-metragens para diversos diretores, como Anselmo Duarte, Nelson Pereira dos Santos, Jece Valadão, Adriano Stuart, entre outros. Ganhador do APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) como melhor compositor de trilha sonora de 1976 para o filme Excitação, dirigido por Jean Garrett.
Curso online
"OUVINDO CINEMA"
de Beto Strada
Datas
12 e 13 / Novembro (sábado e domingo)
Horário
14h às 17h
Duração
2 encontros online (6 horas / aula)
Plataforma
Zoom
* VALOR PROMOCIONAL PARA AS PRIMEIRAS INSCRIÇÕES
INSCRIÇÕES / INFORMAÇÕES
https://cinemacineum.blogspot.com/2022/10/ouvindo-cinema.html
Realização
Cine UM Produtora Cultural
Sinopse: Um projecionista (Buster Keaton) está estudando para ser detetive e está apaixonado por uma moça. ... Ele sonha que é o detetive Sherlock Jr.
Embora seja um média metragem é de se espantar o quanto esse filme possui ingredientes diversos em uma única história e nos brindando com momentos inesquecíveis. Dirigido e estrelado pelo próprio Keaton, pode-se dizer que "Sherlock,Jr." é a primeira grande homenagem que um filme faz ao cinema, ou seja, um filme dentro de um filme. Se por um lado a trama começa de uma forma um tanto que discreta, do outro, logo vai tomando proporções absurdas no momento em que o seu protagonista dorme e começa a sonhar.
Antes disso, o protagonista é acusado de um pequeno crime que não cometeu. Triste, ele está trabalhando como projetista em uma sala de cinema e começa a sonhar e imaginar o filme que está passando na sua maneira. É nesse momento que o filme quebra as regras do convencional, onde vemos Keaton entrando dentro da tela do cinema e interagindo com diversos cenários a todo momento.Usando os velhos recursos de cinema que impressionam até hoje, acompanhamos o protagonista em um plano sequência mágico, até o ponto em que a câmera decide avançar a adentrar na trama em que se passa na tela. Algo parecido somente aconteceria anos mais tarde quando Woody Allen faria o mesmo no seu clássico "Rosa Purpura do Cairo" (1985).
Vale lembrar que tudo que estamos testemunhando é um sonho, uma forma do personagem manifestar os seus desejos de sucesso para adquirir a mão da mocinha da trama. Assim como "A General" (1926), Buster Keaton quase sempre interpreta o sujeito sério que busca se tornar bem sucedido na vida, mas que acaba se metendo em diversas enrascadas. O filme sintetiza uma época em que o cidadão norte americano buscava abraçar a terra das oportunidades, mas que nem sempre era correspondido.
Voltando ao sonho dentro da trama, Keaton novamente mostra porque foi pioneiro nas cenas de ação. Embora seja uma comédia, o filme não deve em nada em momentos de pura adrenalina, seja quando o protagonista está em cima de um trem, ou quando está sentado em cima de uma motocicleta em pleno movimento. Atenção para a cena em que ele é quase atropelado por um trem em momento em que a gente prende a respiração de tão espetacular.
Mais do que uma homenagem que Buster Keaton faz ao personagem Sherlock Holmes, "Sherlock,Jr." é uma declaração de amor ao próprio cinema, onde a sala de projeção se torna um ponto de fuga da realidade e fazendo a gente sonhar mesmo que brevemente.
Sobre a Sessão Vagalume:
A próxima edição da Sessão Vagalume terá uma programação especial com três filmes: um clássico estrangeiro do cinema mudo e dois curtas-metragens brasileiros. O principal destaque é Sherlock Jr., dirigido e protagonizado por Buster Keaton. Os outros títulos são A Velha a Fiar, de Humberto Mauro, e Lipe Vovô e o Monstro, de Felippe Steffens e Carlos Mateus. As sessões serão realizadas nos dias 6 e 7 de novembro, às 15h, na Cinemateca Capitólio (Rua Demétrio Ribeiro, 1085 - Centro Histórico, Porto Alegre). Os ingressos populares custam apenas R$ 4,00 (inteira) e R$ 2,00 (meia-entrada).
Lançado em 1924, Sherlock Jr. é uma das obras-primas de Buster Keaton. Eleita como uma das cem melhores comédias de todos os tempos pelo American Film Institut, essa película emociona crianças e adultos até hoje.
Estamos diante de um filme clássico e, portanto, atemporal. Os grandes gênios do cinema mudo, como Charles Chaplin e Keaton, tinham a capacidade de fazer filmes que dialogavam com públicos diversos, de diferentes idades, classes sociais e formação cultural. Capacidade essa que se mantém intacta, passados quase 100 anos de sua realização - explica Marcus Mello, programador da Cinemateca Capitólio.
Produzido em 1964 por Humberto Mauro, A Velha de Fiar é a adaptação para as telas da antiga canção popular do interior do Brasil com aspectos, tipos e costumes das velhas fazendas em decadência. Animais reais participaram da produção, rodada em preto e branco e montada em ritmo frenético. O título chegou a ser considerado como um dos primeiros videoclipes do mundo.
É importante dizer que o curta de Humberto Mauro nunca teve a pretensão de ser um filme de vanguarda. Pelo contrário, foi realizado no âmbito de um projeto educativo, que tinha o objetivo de introduzir o cinema nas escolas brasileiras e produziu dezenas de títulos curtos. No entanto, ao traduzir em imagens um clássico do cancioneiro nacional, Mauro acabou por antecipar um gênero que se tornaria muito popular anos depois, que é o videoclipe. Nesse sentido, podemos dizer que se trata de uma obra à frente de seu tempo - comenta Marcus Mello.
Para completar o passeio, o público poderá conhecer os principais espaços da cinemateca nas visitas guiadas. Na sala de projeção, será possível ver de perto os antigos rolos de filme. O roteiro inclui ainda a biblioteca e a sala do acervo. Os passeios pelo prédio histórico inaugurado em 1928 terão início antes das sessões, a partir das 14h30min.
Criada em julho de 2019, a Sessão Vagalume tem como objetivo oferecer um circuito alternativo de cinema infantojuvenil, ampliando a programação regular também para essa faixa etária. Outras informações podem ser obtidas pelo site www.capitolio.org.br e pelas redes sociais (Facebook e Instagram - @alfabetizacaoaudiovisual)
INFORMAÇÕES SOBRE OS FILMES:
LIPE, VOVÔ E O MONSTRO
SINOPSE: Um menino vai passar o final de semana no sítio dos avós. Durante uma pescaria, ele conhece um segredo de seu avô, e acaba fazendo uma nova e inusitada amizade.
INFORMAÇÕES TÉCNICAS: Lipe, Vovô e o Monstro, de Felippe Steffens e Carlos Mateus (Brasil, 2016, 9 minutos). Elenco: Pedro Yan, Milton Gonçalves e Lázaro Ramos.
VERSÃO PROJETADA: Original em português
A VELHA A FIAR
SINOPSE: Baseado em conto popular e também em divertidas parlendas tradicionais, o curta-metragem conta a aventura de uma mulher, tão velha quanto o mundo, que vive até hoje a fiar em sua roca. Bichos participam da história: mosca, aranha, gato, cachorro, boi e uma infinidade de seres que constroem a história que a velha fia. Uma pequena jóia do cinema brasileiro, este curta-metragem, dirigido pelo pioneiro Humberto Mauro, é tido como um dos primeiros videoclipes do mundo, bem como um clássico do cinema infantil brasileiro.
INFORMAÇÕES TÉCNICAS: A Velha a Fiar, de Humberto Mauro (Brasil, 1964, 6 minutos). Elenco: Mateus Colaço
VERSÃO PROJETADA: Original em português
SHERLOCK JR.
INFORMAÇÕES TÉCNICAS: Sherlock Jr., de Buster Keaton (EUA, 1924, 45 minutos). Elenco: Buster Keaton, Kathryn McGuire, Joe Keaton, Erwin Connelly e Ward Crane.
Assessor de Imprensa:
Léo Sant´Anna
(21) 97613.4462 ou (21) 3988.0561
leosantanna@hotmail.com
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A CONFERÊNCIA
Sinopse: Em 20 de janeiro de 1942, representantes de alto escalão do regime nazista alemão se reuniram em uma idílica vila no Great Wannsee, no sudoeste de Berlim, para uma reunião que ficou para a história como a Conferência de Wannsee, por causa de seu alcance, fatalidade e consequências, talvez a conferência mais terrível da história humana.
KEVIN
Sinopse: É a primeira vez que Joana, uma brasileira, visita sua amiga Kevin na Uganda. Elas se tornaram amigas há 20 anos quando estudaram juntas na Alemanha e faz muito tempo que não se veem. A partir desse encontro, o filme tece a fina trama que é uma conversa entre duas amigas: as histórias do passado, os desejos, os caminhos trilhados, os diferentes modos de encarar a matéria do vivido e um elo de amor e sororidade que resiste à distância e ao tempo.
A Luz do Demônio
Sinopse: O longa narra a história da Irmã Ann, que é atormentada por um demônio desde a sua infância. Com a alta dos casos de possessões demoníacas, a Igreja Católica cria escolas de exorcismo destinadas somente para padres. Um professor enxerga potencial de Ann em expulsar demônios e decide ensiná-la a dominar o seu dom, a tornando a primeira freira exorcista. Classificação indicativa 14 anos, contém violência, medo e drogas lícitas.
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Segunda-feira não há sessões.
Na Sala Eduardo Hirtz, às 14h45min
COM AMOR E FÚRIA (Avec Amour et Acharnement – França, 2022, 120min). Direção de Claire Denis, com Juliette Binoche, Vincent Lindon, Grégoire Colin. Synapse Filmes, 14 anos. Drama.
Sinopse: Sara e Jean estão juntos há 10 anos e têm um bom relacionamento. Mas Sara começa a questionar sua vida quando François reaparece – ele foi uma antiga paixão dela e é um dos melhores amigos de Jean. Prêmio de melhor direção no Festival de Berlim 2022.
Na Sala Norberto Lubisco, às 17h30min
O CLUBE DOS ANJOS (Brasil/Portugal, 2022, 100min). Direção de Angelo Defanti, com Otávio Müller, Matheus Nachtergaele, Paulo Miklos, Marco Ricca, Augusto Madeira, André Abujamra. Vitrine Filmes, 16 anos.
Sinopse: Sete amigos mantêm, há anos, o Clube do Picadinho, com encontros mensais regados a bom vinho e boa comida. Quando acham que a confraria já não faz mais sentido, surge um cozinheiro misterioso que começa a preparar banquetes inesquecíveis. O filme é baseado na novela homônima obra de Luis Fernando Verissimo.
Na Sala Norberto Lubisco, às 14h
SEGREDOS EM FAMÍLIA (Algunas Bestias – Chile, 2019, 100min). Direção de Jorge Riquelme Serrano, com Paulina García, Alfredo Castro, Consuelo Carreño. Imovision, 14 anos. Drama.
Sinopse: Uma família viaja para uma ilha deserta no sul do Chile, com o sonho de construir um hotel no local. Quando o homem que os ajudou a atravessar desaparece, a família fica presa na ilha. Com frio, sem água e sem expectativas de serem salvos, os ânimos se exaltam, revelando o lado animal que existe em cada um.
Na Sala Norberto Lubisco, às 15h50min
PETER VON KANT (França, 2021, 90min). Direção de François Ozon, com Denis Ménochet, Isabelle Adjani, Khalil Ben Gharbia. Bonfilm, 16 anos. Drama.
Sinopse: O diretor francês revisita a peça “As Lágrimas Amargas de Petra von Kant” (1972), do dramaturgo alemão Rainer Werner Fassbinder, trocando o gênero do seu protagonista. Agora, o personagem principal é Peter von Kant, um artista egocêntrico que maltrata as pessoas que o cercam. Tudo muda quando Peter se apaixona pelo jovem ator Amir, a quem promete abrir as portas da indústria cinematográfica. O plano funciona, mas assim que Amir ganha fama, ele obriga Peter a lidar com seus próprios demônios.
Na Sala Norberto Lubisco, às 19h30min
NOITES DE PARIS (Les Passagers de la Nuit – França, 2022, 110min). Direção de Mikhaël Hers, com Charlotte Gainsbourg, Quito Rayon Richter, Noée Abita. Vitrine Filmes, 16 anos. Drama.
Sinopse: No início dos anos 1980, a eleição do socialista François Mitterrand é festejada com esperança pelos franceses – mas Elizabeth acaba de se separar do marido e precisa cuidar sozinha dos dois filhos adolescentes. O emprego noturno em uma rádio surge como fonte de renda alternativa e também como uma possibilidade de recomeçar, principalmente depois que a protagonista decide levar para casa uma jovem problemática chamada Talulah. O filme faz várias citações à obra do cineasta francês Jacques Rivette (1928 – 2016), que Hers considera seu grande mestre.
Na Sala Eduardo Hirtz, às 17h
O LIVRO DOS PRAZERES (Brasil, 2019, 105min). Direção de Marcela Lordy, com Simone Spoladore e Javier Drolas. Vitrine Filmes, 16 anos. Drama.
Sinopse: Professora do ensino fundamental, melancólica e reservada, Lóri vive só. Num acaso, ela conhece Ulisses, um reconhecido professor de filosofia, argentino egocêntrico e provocador, mas que ainda não entendeu nada sobre as mulheres. É com ele que Lóri aprende a amar enfrentando sua própria solidão. O filme é baseado no romance “Uma Aprendizagem ou O Livro dos Prazeres”, de Clarice Lispector.
Na Sala Eduardo Hirtz, às 19h
MARTE UM (Brasil, 2021, 115min). Direção de Gabriel Martins, com Cícero Lucas, Carlos Francisco, Camilla Damião. Embaúba Filmes, 16 anos. Drama.
Sinopse: Os Martins, uma família negra de classe média baixa, vivem na periferia de uma grande cidade brasileira – e, apesar da situação do país, tentam equilibrar suas expectativas e dificuldades. A mãe, Tércia, acha que está amaldiçoada depois de levar um susto, enquanto a filha mais velha planeja ir morar com a namorada. O pai, Wellington, que trabalha como porteiro, sonha com o dia em que o filho mais novo será um jogador de futebol, mas Deivinho sonha mesmo em viajar para Marte. O filme foi um dos destaques do Festival de Gramado 2022, com o prêmio especial do júri e os Kikitos de melhor roteiro e júri popular.
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CARVÃO
Direção: Carolina Markowicz
Brasil/ drama/ 2022/1h47.
Sinopse: No interior do Brasil, uma família que se esforça para cuidar de seu patriarca tem suas vidas mudadas quando uma enfermeira oferece um acordo diabólico: colocar o mais velho da família para descansar e hospedar um traficante argentino que precisa urgentemente de um lugar para se esconder.
Elenco: Camila Márdila, Maeve Jinkings, César Bordón, Jean Costa, Pedro Wagner.
O CLUBE DOS ANJOS
Direção: Angelo Defanti
Brasil-Portugal/ drama/ 2020/ 102min.
Sinopse: Um grupo de velhos amigos vê os laços de amizade remendados num nababesco banquete proporcionado por um cozinheiro misterioso. Após a
noite mágica de gula e alegria, porém, um deles amanhece morto. Teria o jantar alguma relação com a morte? Ou ainda, conseguirão eles resistir e não retornar para um novo encontro?
Elenco: Otavio Muller (Daniel) Matheus Nachtergaele (Lucídio) André Abujamra (Tiago)
Paulo Miklos (Samuel) Marco Ricca (Pedro) Augusto Madeira (João) César Mello (André)
Ângelo Antônio (Abel) Samuel de Assis (Delegado) António Capello (Ramos)
HORÁRIOS DE 03 A 09 DE NOVEMBRO (não há sessões nas segundas-feiras):
15h: O CLUBE DOS ANJOS
17h: CARVÃO
19h: O CLUBE DOS ANJOS
Os ingressos podem ser adquiridos por R$ 12,00 na bilheteria do cinema . Idosos, estudantes, bancários sindicalizados, jornalistas sindicalizados, portadores de ID Jovem , trabalhadores associados em sindicatos filiados a CUT-RS e pessoas com deficiência pagam R$ 6,00.Aceitamos Banricompras, Visa, MasterCard e Elo.
CINEBANCÁRIOS :Rua General Câmara, 424 – Centro – Porto Alegre -Fone: 30309405/Email: cinebancarios@sindbancarios.org.br
Sinopse: A história memorável da Agojie, uma unidade de guerreiras composta apenas por mulheres que protegiam o reino africano de Dahomey nos anos 1800, com habilidades e uma força diferentes de tudo já visto. Inspirado em eventos reais.
Nos últimos tempos Hollywood tem tido a ambição cada vez maior de atingir diversos público, ao ponto de atender aqueles que exigiam mais diversidade e que pudessem se identificar nas telas. Para o público feminino, por exemplo, a resposta veio forte com " Mulher Maravilha" (2017) e "Pantera Negra" (2018) que, embora esse último seja protagonizado pelo ator Chadwick Boseman, as atrizes que interpretavam as guerreiras da guarda imperial roubavam a cena como um todo. Neste último caso, muito se perguntavam se na África de antigamente realmente existiam tais guerreiras e "A Mulher Rei" (2022) dá uma reposta altura.
O filme é baseado no Reino do Daomé, uma terra da África Ocidental localizado no atual Benin que existiu de aproximadamente 1600 até 1904. Na trama, Nanisca (Viola Davis) que foi uma comandante do exército do Reino de Daomé era composto apenas por mulheres que, juntas, combateram os colonizadores franceses, tribos rivais e todos aqueles que tentaram escravizar seu povo e destruir suas terras. Não demora muito para que Nanisca e as demais guerreiras passem por um grande desafio e que pode colocar em risco o futuro daquele reino.
Antes de mais nada é preciso reconhecer que a real força da obra se encontra na atriz Viola Davis. Versátil como ninguém, Viola já havia interpretado todos os tipos de personagens ao longo da carreira, desde como advogada durona na ótima série "How To Cet Away With Murder", como também a fria Amanda Waller em "Esquadrão Suicida" (2021). Aqui, ela se sobressai tanto fisicamente como também ao criar para si uma Nanisca cheia de cicatrizes emocionais e das quais a fizeram a se tornar o que ela é.
Portanto, é de se admirar a tamanha dedicação que ela e as demais atrizes se submeteram no rígido treinamento para se tornarem verdadeiras guerreiras de tempos antigos. Embora ainda desconhecida para a maioria do público, é preciso reconhecer o grande empenho da diretora Gina Prince-Bythewood que, não somente conseguiu criar uma bela reconstituição do reino daquela época, como também soube muito bem dirigir essas atrizes nas cenas de ação e de luta e fazendo com que as cenas se tornem verossímeis ao ponto de nos sentirmos em meio ao conflito cheio de sangue. Neste último, por exemplo, é preciso se preparar para os momentos fortes, principalmente nas cenas em que essas guerreiras estão com sangue nos olhos e que faram de tudo para proteger o seu povo.
Ao mesmo tempo, o filme não esconde o lado escravocrata daqueles tempos, sendo que o mesmo fazia com que os demais reinos africanos se digladiassem com os reinos vizinhos e fazendo gerar um imenso conflito enquanto o poderio branco ganhava através do trabalho escravo. Se a escravidão oficialmente acabou, por outro lado, o preconceito persiste até mesmo nos dias de hoje e fazendo com que os ânimos se elevem a tal forma que a resposta terá que ser respondida altura. Portanto, ao vermos essas guerreiras não tendo piedade contra o inimigo isso nada mais é do que uma resposta que tem que se dar contra o preconceito e para que um dia ele seja, enfim, extinto.
Vale salientar que, embora Viola Davis seja o coração pulsante da obra como um todo, é preciso destacar as demais atrizes que deram o sangue ao projeto. Se por um lado a jovem interprete Thuso Mbedu ainda nos soa inexperiente na atuação, mesmo dando sinais que poderá sim ser uma futura grande atriz, Lashana Lynch, por outro lado, rouba a cena como a veterana que ensina a jovem a ser uma guerreira como ela é e cuja a sua cena final está entre os melhores momentos dramáticos da obra. Já Sheila Atim dá um verdadeiro show, já que ela nasceu para ser a personagem que é o braço direito de Nanisca e sempre roubando a cena graças ao seu porte físico e seus olhos que falam mais sobre si do que meras palavras jogadas ao ar.
Com um final eletrizante, cuja a mensagem contra o preconceito e a escravidão está mais atual do que nunca, "A Mulher Rei" é uma resposta para aqueles que buscavam um retrato mais detalhado dessas lendárias guerreiras africanas e o filme nos brinda com um grande espetáculo a ser sempre revisitado.
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Onde Assistir: Prime Vídeo
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