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Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

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segunda-feira, 23 de maio de 2022

Cine Especial: Clube de Cinema de Porto Alegre: 'A Fratura'

Nota: Filme exibido para os associados no último sábado (21/05/22).

Sinopse: Raf e Julie, um casal prestes a se separar, estão em um pronto-socorro na noite de um grande protesto dos 'coletes amarelos' em Paris. O encontro com Yann, um manifestante ferido e furioso, vai chacoalhar suas certezas e preconceitos. 

Em tempos atuais, em que a política mundial está cada vez mais turbulenta devido aos retrocessos pregados por alguns governos, isso acaba gerando um grande atrito dentro da própria sociedade e fazendo com que a mesma se dívida ao longo que o tempo passa. Porém, quando tudo sai controle, é notório que o lado humanista do ser humano acabe aflorando, pois se torna o único meio para não serem sucumbidos por tanto ódio. "A Fratura" (2021) fala sobre situações que, quanto mais se aperta, mais o ser humano terá a capacidade de se superar perante as adversidades insanas.

Dirigido por Catherine Corsini, o filme conta a história de Raf e Julie, um casal prestes a se separar, mas que se encontram em um pronto-socorro na noite de uma manifestação parisiense dos Coletes Amarelos. O encontro deles com Yann, um manifestante ferido e furioso, destruirá as certezas e os preconceitos de todos. Lá fora, a tensão aumenta. O hospital, sob pressão, deve fechar as portas. A equipe está sobrecarregada.

O primeiro ato começa de forma interessante, onde nos é apresentado o casal central, o manifestante dos coletes amarelos e a enfermeira do hospital que terá papel primordial dentro da trama. Cada um é apresentado de uma forma até mesmo bem humorada, principalmente o casal central, interpretadas pelas veteranas atrizes francesas Valeria Bruni Tedeschi e Marina Foïs e cujo os seus desempenhos cheios de energia acabam enchendo a tela. Porém, na medida em que a trama avança, principalmente dentro do hospital, o tom do filme muda e gerando até mesmo grande tensão ao longo que o tempo passa.

Embora os conflitos políticos sejam os catalizadores que levaram esses personagens a ficarem dentro desse cenário, o mesmo acaba se tornando secundário, pois quando as situações fogem do controle as opiniões e os atritos acabam sendo esquecidos, pois cabem essas pessoas se unirem antes que tudo mais piore. O personagem Yann, por exemplo, é o típico manifestante truculento contra o governo, mas que não esconde o seu lado doce no momento em que as diferenças não irão ajuda-lo enquanto não se prestar em ajudar aqueles que se encontram em uma situação até mesmo pior do que a dele. Interpretado pelo ator Pio Marmaï, esse personagem acaba adquirindo contornos dramáticos, até mesmo trágicos e fazendo com que nós, aos poucos, simpatizemos com ele como um todo.

Tecnicamente o filme é perfeito na questão de gerar em nós uma grande tensão na medida em que as manifestações nas ruas fogem do controle e ameaçando o ambiente daquele hospital onde se encontra diversas pessoas que precisam de ajuda. Do segundo ao terceiro ato final o filme acaba se tornando uma verdadeira montanha russa, claustrofóbica e fazendo a gente temer pelo destino daqueles personagens que nos simpatizamos ao longo da história. Destaque para enfermeira central da trama, da qual a mesma protagoniza um dos momentos mais tensos da trama ao lado de um enfermo completamente fora de si.

Ao final, nós constatamos que todos ali são iguais perante uma situação fora de controle e cujo os posicionamentos, sejam eles políticos ou religiosos, se tornam inúteis e cabe a razão despertar perante o lado truculento do ser humano. Infelizmente levará um bom tempo para a sociedade parar de se digladiar uns com os outros, mas até lá nunca é demais cada um dar o seu bom exemplo. "A Fratura" é sobre o humanismo se sobressaindo perante os conflitos gerados pela política e fazendo com que elas esqueçam as diferenças antes que sejam consumidas pela dor e a raiva. 


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Cine Dica: PROGRAMAÇÃO CINEBANCÁRIOS DE 26 DE MAIO A 01 DE JUNHO

TANTAS ALMAS

Colômbia / Brasil / Bélgica / França, 2019, Drama, 122min.

Direção:Nicolás Rincón Gille

Sinopse: O pescador José atravessa o rio Magdalena, o maior da Colômbia, em busca dos corpos de seus dois filhos, assassinados pelos paramilitares. Apesar de sua dor, José está determinado a encontrá-los, para dar o enterro que merecem e, assim, impedir que permaneçam como almas errantes. Em sua jornada, José revela a magia de um país despedaçado, o que, de diferentes maneiras, evoca o Brasil de hoje.

Elenco:José Arley de Jesús Carvallido Lobo

CONTINUAÇÕES:

O PAI DA RITA

Brasil/ Comédia/97 min/2021/ Classificação indicativa: 16 anos

Direção: Joel Zito Araújo

Elenco: Ailton Graça, Paulo Betti, Wilson Rabelo

Sinopse: Em O Pai da Rita, Roque (Wilson Rabelo) e Pudim (Aílton Graça) são dois compositores da velha guarda da Vai-Vai, partilham uma kitnet, décadas de amizade, e o amor por sua escola de samba. Mas, uma dúvida do passado sempre atormentou os dois amigos: o que aconteceu com a passista Rita, paixão de ambos? É quando o surgimento de Ritinha (Jessica Barbosa), filha da passista, surge para desvendar esse mistério - todavia, também ameaça desmoronar essa grande amizade. O longa se desenvolve a partir de uma disputa de paternidade, travada pelos dois sambistas e velhos amigos, com roteiro inspirado livremente nas músicas “A Rita” e “O Samba de um Grande Amor” de Chico Buarque.


A FELICIDADE DAS COISAS

Brasil/ Ficção, 87 minutos, 2021

Direção: Thais Fujinaga

Sinopse: Paula sonha em construir uma piscina para os filhos na sua modesta casa de praia. Quando os planos se desfazem por conta de problemas financeiros, ela se vê cada vez mais sufocada pelo peso das responsabilidades.

Elenco: PATRICIA SARAVY – Paula, MAGALI BIFF – Antonia, MESSIAS BARROS GÓIS – Gustavo, LAVÍNIA CASTELARI – Gabriela


HORÁRIOS DE 26 DE MAIO A 01 DE JUNHO

NÃO ABRIMOS NAS SEGUNDAS FEIRAS


15h –  O PAI DA RITA

17h –  A FELICIDADE DAS COISAS

19h  - TANTAS ALMAS


Os ingressos podem ser adquiridos por R$ 12,00 na bilheteria do cinema . Idosos, estudantes, bancários sindicalizados, jornalistas sindicalizados, portadores de ID Jovem, trabalhadores associados em sindicatos filiados a CUT-RS e pessoas com deficiência pagam R$ 6,00. Aceitamos Banricompras, Visa, MasterCard e Elo.


CINEBANCÁRIOS:

Rua General Câmara, 424 – Centro – Porto Alegre -Fone: 30309405/Email: cinebancarios@sindbancarios.org.br

C i n e B a n c á r i o s 

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sexta-feira, 20 de maio de 2022

Cine Especial: Clube de Cinema de Porto Alegre: 'O Jovem Frankenstein'

 Nota: Filme exibido para os associados no dia 14/05/22. 

Sinopse: Dr. Frederick Frankenstein obtém o livro de experiencias do seu falecido avô e começa a fazer experimentos com uma nova criatura.  

Mel Brooks pertence há uma época em que a comédia era mais corajosa, ousada e da qual a mesma não se preocupava em ofender determinadas pessoas através de piadas que nos faziam rir e pular da cadeira. Infelizmente em tempos atuais de "politicamente correto" a comédia em si feita por Brooks está morta e que dificilmente irá retornar um dia. Felizmente ainda existe recursos para revisitar tempos em que as comédias eram mais ousadas e "O Jovem Frankenstein" (1974) é um desses belos exemplos em que esse gênero vivia em bons tempos dourados.

A trama começa em uma faculdade de Medicina nos Estados Unidos, onde Dr. Frederick Frankenstein (Gene Wilder) é um professor que ensina sobre o sistema nervoso central.  Repentinamente chega Falkstein (Richard Haydn), que viajou 7 mil quilômetros para entregar ao Dr. Frankenstein o testamento de sua avó, que deixou para o neto um castelo na Transilvânia. Frankenstein vai para Transilvânia para reivindicar a herança. Ao chegar Frankenstein é recebido por Igor (Marty Feldman) e Inga (Teri Garr), ajudantes que irão leva-lo até o castelo de Frankenstein e são recebidos por Frau Blücher (Cloris Leachman), uma mulher que tem um jeito tão assustador que faz os cavalos relincharem de susto. No cenário dos acontecimentos Frank decide seguir os passos do seu avô, mas mal sabendo das atrapalhadas que irá se meter ao decidir dar vida ao monstro (Peter Boyle).

Logicamente, o filme não é somente a uma sátira ao gênero de terror dos anos trinta da Universal, como também uma bela homenagem aos primeiros grandes filmes de horror norte-americanos. É interessante, por exemplo, atmosfera criada na abertura, como se adentrássemos para algo sombrio, mas que aos poucos vai obtendo contornos de humor e para logo em seguida nos revelando a verdadeira proposta da obra. Já de imediato Gene Wilder rouba a cena na pele do neto de Frankenstein, cujo o seu humor sarcástico e inocente perante a sua realidade em volta nos fascina rapidamente.

Mas o grande chamariz do filme é sua ala de coadjuvantes sendo um mais fascinante e engraçado do que o outro. Não tem como não se esquecer da presença surpreendente de Marty Feldman como Igor, cujo os seus olhos arregalados eram presença constante nos filmes de Mel Brooks e seu Igor é sem sombra de dúvida uma das figuras mais interessantes do longa. Já Teri Garr como assistente do protagonista nos faz rir devido a sua inocência, mas que de boba sobre o assunto de membros masculinos não tem nada.

Já a criatura vivida por Peter Boyler é uma verdadeira figura Satírica que ele faz com a figura clássica do monstro vivido na época por Boris Karloff, mas que possui uma presença tão interessante quanto a do veterano ator. Já Cloris Leachman faz uma governanta que mais parece aquela vista no clássico "Rebecca, a Mulher Inesquecível" (1940) e cujo o seu nome pronunciado na história gera uma das piadas mais bem lembradas pelo público. De   Brinde, Mel Brooks nos traz uma participação especial e muito hilária de Gene Hackman como o velho cego e colocando o filme no seu bolso mesmo em poucos minutos de projeção.

Acima de tudo, o filme brinca com as fórmulas já muito manjadas que haviam sido usadas a exaustão dentro do gênero de horror daqueles tempos. Os camponeses supersticiosos em cena, por exemplo, se mostram veteranos quando o assunto é Frankenstein e o seu monstro, ao ponto de já estarem com tochas e facas nas mãos mais rápido do que imaginamos. Tudo é de uma forma exagerada, proposital, mas muito divertida e que nos faz rir da situação absurda. Vale salientar que o cenário do laboratório e do próprio castelo visto em cena são os mesmos que haviam sido usados em "Frankenstein" (1931) o que sintetiza ainda mais o respeito que Mel Brooks tinha por aquele clássico.

"O Jovem Frankenstein" Não é somente uma bela homenagem ao cinema de horror dos anos trinta, como também uma das melhores comédias de todos os tempos e quem já viu sabe do que eu estou dizendo. 

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Cine Dica: Próxima Sessão do Clube de Cinema de Porto Alegre: 'A Fratura'

Segue a programação do Clube de Cinema no próximo final de semana.

Local: Sala Paulo Amorim, Casa de Cultura Mario Quintana

Data: 21/05/2022, sábado, às 10:15 da manhã

"A Fratura" (La Fracture)

França, 2021, 100 min, 12 anos

Direção: Catherine Corsini 

Elenco: Pio Marmaï, Valeria Bruni Tedeschi, Marina Foïs


Sinopse: Raf e Julie decidem terminar sua relação, mas um pequeno acidente acaba levando as duas para o hospital. Enquanto isso, as ruas de Paris são tomadas por um grande protesto do movimento dos coletes amarelos contra o governo. Aos poucos, a emergência hospitalar vai recebendo outras pessoas – incluindo Yann, um caminhoneiro enfurecido que pensa muito diferente de Julie.

Atenciosamente,

Carlos Eduardo Lersch

Diretor de Programação CCPA.


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quinta-feira, 19 de maio de 2022

Cine Dicas: Estreias do Final de Semana (19/05/2022)

A MÉDIUM

Sinopse: Em A Médium, Uma equipe de documentários tailandesas viaja para a parte nordeste da Tailândia para documentar a vida cotidiana de um médium local, Nim, que é possuído pelo espírito de Bayan, uma divindade local que os aldeões adoram. 


CHAMAS DA VINGANÇA

Sinopse: Neste remake da adaptação de Stephen King de 1984, seguimos um pai e sua filha, Andy (Zac Efron) e Charlie. Durante seus anos de faculdade, Andy havia participado de um experimento da Loja que lidava com o "Lote 6", uma droga com efeitos alucinógenos semelhantes ao LSD. A droga deu a sua futura esposa, Victoria Tomlinson, habilidades telecinéticas e a ele forma telepática de controle mental que ele chama de "empurrão". 



DOG – A AVENTURA DE UMA VIDA

Sinopse: história do ex-soldado Jackson Briggs que para conseguir um novo trabalho precisará embarcar em uma jornada com Lulu, uma pastor belga. Porém, Lulu e Jackson estão longe de ser a personificação de doçura e amor. Mas para completar essa jornada ambos terão que aprender a conviver e abaixar a guarda.



PARIS 13º DISTRITO

Sinopse: Paris, 13º arrondissement, bairro de Olympiades. Emilie encontra Camille, que se sente atraído por Nora, que acaba cruzando caminhos com Amber. Três garotas e um garoto. Eles são amigos, às vezes amantes, frequentemente os dois.



PUREZA

Sinopse: Filme inspirado em fatos reais, conta a história de uma mãe (Pureza) que sai em busca de seu filho (Abel), desaparecido após partir para o garimpo na Amazônia. Em sua busca, acaba encontrando um sistema de aliciamento e cárcere de trabalhadores rurais. 


QUATRO AMIGAS NUMA FRIA

Sinopse: Daniela (Maria Flor) é convidada pela melhor amiga, Karen (Fernanda Paes Leme), para uma viagem até Bariloche junto com mais duas amigas, Ludmila (Micheli Machado) e Josie (Pri Assum), para comemorarem sua despedida de solteira. 


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Cine Dica: PROGRAMAÇÃO DE 19 A 25 DE MAIO DE 2022 da Cinemateca Paulo Amorim

SEGUNDAS-FEIRAS NÃO HÁ SESSÕES

A FRATURA


SALA 1 / PAULO AMORIM


14h30 – UM CONTO DE AMOR E DESEJO Assista o trailer aqui.

(Une histoire d'amour et de désir - França/Tunísia, 2021, 105min). Direção de Leyla Bouzid, com Sami Outalbali, Zbeida Belhajamor. Bonfilm, 14 anos. Drama.

Sinopse: Ahmed é de origem argelina, mas cresceu nos subúrbios de Paris. Aos 18 anos, tímido e religioso, ele entra na universidade. Na sua classe está a jovem Farah, recém-chegada da Tunísia. Os dois se tornam amigos, mas a energia e a sensualidade de Farah são um fardo para Ahmed, que faz de tudo para controlar sua paixão pela garota. O filme fez parte da programação do Festival Varilux em 2021.


16h30 – A NOITE DO TRIUNFO Assista o trailer aqui.

(Un Triomphe - França, 2020, 106min). Direção de Emmanuel Courcol, com Kad Merad, Marina Hands, Laurent Stocker. Imovision, 14 anos. Comédia dramática.

Sinopse: Etienne é um ator talentoso que sofre com a falta de trabalho e, por isso, aceita ministrar uma oficina de teatro em uma prisão de segurança máxima. O texto escolhido para a montagem não é nada fácil: “Esperando Godot”, de Samuel Beckett. Apesar do elenco desacreditado e impulsivo, Ettiene ganha permissão para levar a peça para fora da prisão – o que será uma grande prova de caráter e união para todos. O filme, que abriu o Festival de Cannes em 2020, foi baseado em um episódio verídico noticiado na Suécia na década de 1980.


18h30 – A FRATURA Assista o trailer aqui.

(La Fracture - França, 2021, 100min). Direção de Catherine Corsini, com Pio Marmaï, Valeria Bruni Tedeschi, Marina Foïs. Imovision, 12 anos. Comédia dramática.

Sinopse: Raf e Julie decidem terminar sua relação, mas um pequeno acidente acaba levando as duas para o hospital. Enquanto isso, as ruas de Paris são tomadas por um grande protesto do movimento dos coletes amarelos contra o governo. Aos poucos, a emergência hospitalar vai recebendo outras pessoas – incluindo Yann, um caminhoneiro enfurecido que pensa muito diferente de Julie.


SALA 2 / EDUARDO HIRTZ


15h E 19h15 – MEDIDA PROVISÓRIA Assista o trailer aqui.

(Brasil, 2021, 95min). Direção de Lázaro Ramos, com Taís Araújo, Alfred Enoch, Seu Jorge. Elo Filmes, 14 anos. Drama.

Sinopse: Em um futuro distópico, o governo brasileiro decreta uma medida provisória que obriga os cidadãos negros a migrarem para a África e retornar às suas origens. O decreto provoca uma onda de protestos que desemboca numa guerra civil, com direito à forte reação dos negros. No centro da trama está o casal formado pela médica Capitú e pelo advogado Antonio, além do seu primo, o jornalista André. Antonio e André tentam resistir no apartamento onde moram, onde refletem sobre questões sociais e raciais. O longa é uma adaptação da peça "Namíbia, Não!", que Lázaro Ramos dirigiu e protagonizou no teatro.


17h – MISS FRANÇA Assista o trailer aqui.

(Miss - França/Portugal, 2021, 110min). Direção de Ruben Alves, com Alexandre Wetter, Isabelle Nanty, Pascale Arbillot. Pandora Filmes, 14 anos. Comédia dramática.

Sinopse: Desde criança, Alex sonha com o concurso de Miss França. Aos 24 anos, ele decide esconder sua identidade masculina e entra na competição pelo título de mais bela mulher francesa. Apoiado por sua excêntrica família, Alex vai enfrentando as fases do concurso e descobrindo um mundo de beleza, sofisticação e muitas diferenças.


19h – PRA FICAR NA HISTÓRIA (SESSÃO SOMENTE NA QUARTA, DIA 25)

(Brasil, 2018, 75min). Documentário de Boca Migotto. Epifania Filmes. Livre.

Sinopse: O filme acompanha o dia a dia do descendente de italianos Luiz Henrique Fitarelli, um apaixonado pela história de sua família. Há mais de dez anos, ele vem construindo seu próprio povoado colonial em Garibaldi: a Villa Fitarelli. O local serve de museu e locação para novelas e filmes de época.


*Sessão dentro do ciclo “O que é o cinema gaúcho?”*


PREÇOS DOS INGRESSOS:

TERÇAS, QUARTAS e QUINTAS-FEIRAS: R$ 12,00 (R$ 6,00 – ESTUDANTES E MAIORES DE 60 ANOS). SEXTAS, SÁBADOS, DOMINGOS, FERIADOS: R$ 14,00 (R$ 7,00 - ESTUDANTES E MAIORES DE 60 ANOS). CLIENTES DO BANRISUL: 50% DE DESCONTO EM TODAS AS SESSÕES. 

Professores têm direito a meia-entrada mediante apresentação de identificação profissional. Estudantes devem apresentar carteira de identidade estudantil. Outros casos: conforme Lei Federal nº 12.933/2013. Brigadianos e Policiais Civis Estaduais tem direito a entrada franca mediante apresentação de carteirinha de identificação profissional.

*Quantidades estão limitadas à disponibilidade de vagas na sala.

A meia-entrada não é válida em festivais, mostras e projetos que tenham ingresso promocional. Os descontos não são cumulativos. Tenha vantagens nos preços dos ingressos ao se tornar sócio da Cinemateca Paulo Amorim. Entre em contato por este e-mail ou pelos telefones: (51) 3136-5233, (51) 3226-5787.


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quarta-feira, 18 de maio de 2022

Cine Dica: Em Cartaz: 'Doutor Estranho no Multiverso da Loucura'

Sinopse: Além de receber ajuda de novos aliados místicos e outros já conhecidos do público, o personagem atravessa as realidades alternativas incompreensíveis e perigosas do Multiverso para enfrentar um novo e misterioso adversário. 

Não é de hoje que a Marvel é acusada de ser um estúdio que vende unicamente a mesma fórmula de sempre e se esquecendo, segundo dizem, de fazer filmes de verdade. O fato é que essa polêmica tem aumentado cada vez mais ao longo do tempo, principalmente com a palavra vinda de cineastas autorais como Martin Scorsese e que apontam o dedo de que o estúdio, por exemplo, não dá liberdade criativa para os seus cineastas contratados. Contudo, "Doutor Estranho no Multiverso da Loucura" (2022) talvez seja uma resposta do estúdio perante as críticas, onde demonstra o desejo em querer mudar, mas não se libertando por completo das velhas fórmulas que insistem em usar.

Dirigido desta vez por Sam Raimi que dispensa apresentações, a trama se passa após os eventos de "Vingadores - Ultimato" (2019) e onde Doutor Estranho (Benedict Cumberbatch) foi peça importante dentro da trama. Nesta nova aventura, Stranger obtém a visita de América Chavez (Xochitl Gomes), uma jovem que tem o poder de se teletransportar para diversas realidades alternativas e que uma força poderosa está atrás dela e de um livro amaldiçoado chamado  Darkhold.  O herói vai então pedir ajuda para Wanda (Elizabeth Olsen) que é entendedora no assunto, mas algo não está certo.

Como é de forma habitual, o filme dá continuidade aos outros eventos que foram acontecendo dentro do universo cinematográfico Marvel, fazendo sua interligação com as séries "WandaVision", "Loki", "What If...?" e recentemente "Homem Aranha - Sem Volta Para Casa". Porém, o filme flui bem, independente se a pessoa assistiu ou não essas outras histórias, muito embora ela ganhe peso maior se a mesma tenha assistido elas. Talvez a peça central dos projetos anteriores se encontre mesmo em  "WandaVision" onde Wanda cria uma realidade só sua e tendo contato pela primeira vez com o livro Darkhold.

Vista pela primeira vez em "Vingadores - A Era de Ultron" (2015), Wanda foi uma personagem que foi crescendo ao longo dos anos, pois assim como nas HQ, ela é uma figura complexa, poderosa, mas não escondendo um lado emocional frágil e que pode acabar se partindo a qualquer momento. Após os eventos dos últimos dois filmes de "Vingadores" e de sua própria série, Wanda se vende ao lado sombrio do seu ser, ao tentar adquirir mais poder através de Darkhold e buscando a chance de reaver os filhos que ela mesma havia criado através da magia. Elizabeth Olsen nos brinda aqui no que talvez seja a melhor atuação de sua carreira e elevando a personagem a um patamar perigoso e quase sem volta.

Porém, esse conflito de o bem contra o mal dentro de si pesa também para Doutor Estranho. Protagonista do melhor episódio de "What If...?"  Stranger mal sabe do grande poder que guarda dentro de si, ao ponto que outras versões de outras realidades sucumbirem ao mesmo desencadeando consequências devastadoras para uma outra realidade. Falando nela, atenção para a participação especial de outros heróis em suas outras versões e dando uma dica do que virá futuramente nos projetos seguintes do estúdio.

O filme em si poderia ter sido tranquilamente dirigido por outro diretor qualquer e fazendo da obra mais um filme da Marvel para ser apreciado e degustado. Porém, o que eleva a obra para outro patamar é pelo fato dela ser comandada por um diretor autoral, que teve carta branca dada pelo estúdio e se afastando um pouco da sua fórmula de sucesso. A tarefa caiu no colo de ninguém menos que Sam Raimi.

Conhecido pelos seus mirabolantes movimentos de câmera, Raimi não dirigia um filme de heróis desde "Homem Aranha 3" (2009) e não estava mais disposto a dirigir um filme sequer. Felizmente esse seu pensamento foi sucumbido pela sedutora ideia de fazer o que bem entender neste projeto e o resultado é uma verdadeira mistura de tudo que a Marvel já havia criado com a visão autoral do cineasta. Para a minha surpresa, o filme possui até momentos assustadores, principalmente quando Wanda libera de vez o seu lado maligno e nos lembrando de clássicos de horror como "O Chamado" (2004).

E se você acha que eu estou exagerando aguarde para a cena em que o cineasta eleva visualmente as cenas em que o protagonista usa a "realidade espelhada" contra a Wanda e gerando uma sequência espetacular. Mas além dos habituais e vertiginosos movimentos de câmera, o diretor cria uma bela desculpa para trazer uma referência mais do que notória com relação ao seu maior clássico que é "Uma Noite Alucinante - A Morte do Demônio" (1981) e colocando Doutor Estranho em um patamar até então inédito. É terror misturado com a mais pura aventura Marvel que, por incrível que pareça, deu certo.

Se há um ponto falho no filme talvez seja justamente por ter criado expectativas por demais para os fãs, ao ponto que muitos irão se decepcionar por não cumprir com as suas expectativas. Ao meu ver, um filme não nasce para corresponder com as expectativas de quem for assistir, mas sim em apresentar uma boa história independente do que a pessoa for achar. Talvez, esses fãs estejam acostumados por demais com a fórmula Marvel tão usada e desgastada ao longo desses anos e cabe o próprio estúdio em fazer com que esse público aprecie novas ideias e novos rumos a serem tomados.

"Doutor Estranho no Multiverso da Loucura" é a fórmula Marvel alinhada com o lado autoral de Sam Raimi no comando que, para a minha surpresa, deu muito certo. 



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