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Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

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sexta-feira, 15 de junho de 2018

Cine Dica: Em Blu-Ray - DVD – VOD: Assassinato no Expresso do Oriente (2017)







Leia a minha crítica já publicada clicando aqui. 


Cine Dica: “Baronesa” e “Travessia” são a próxima atração da Sessão Vitrine Petrobras no CineBancários




“Baronesa”, de Juliana Antunes, que traz à tona a luta diária de mulheres da periferia esquecidas pela sociedade, estreia no CineBancários no dia 14 de junho, às 17 horas. Acompanhando as sessões do longa, será exibido o curta “Travessia”, dirigido por Safira Moreira, filme com uma longa lista de premiações, com 5 min de duração.
Após se mudar para Belo Horizonte, MG, em 2008, a diretora Juliana Antunes logo percebeu que a capital mineira tinha vários bairros com nome de mulher e a maioria deles levava para a periferia. Este foi o ponto de partida para a construção da história do filme “Baronesa”, que Juliana dirige, com estreia no dia 14 de junho.
O longa mostra o dia a dia de duas vizinhas e amigas que moram na periferia de BH. De um lado, Andreia começa a construir sua casa para se mudar. Do outro, Leid e os filhos estão à espera do marido, que está preso. Em comum, a necessidade de se desviar dos perigos da guerra do tráfico e a estratégia para evitar as tragédias trazidas como consequência.
- Quando me mudei para Belo Horizonte, recebi a seguinte recomendação: eu poderia pegar quase todos os ônibus azuis, mas não deveria pegar a linha vermelha. Comecei a pesquisar mais sobre os bairros, a história deles e, por fim, entrar nos ônibus a fim de conhecer um por um. Os anos foram se passando e o interesse de tornar tal experiência em filme se consolidou na matéria de documentário na universidade. Voltei aos bairros procurando por mulheres que estivessem interessadas em participar de um filme usando um método de abordagem clássico: saí, junto com mais duas amigas (Marcela Santos e Giselle Ferreira) pregando cartazes nas ruas com os dizeres: procuram-se mulheres interessadas em fazer um filme - relata Juliana.
A abordagem inicial, no entanto, não funcionou, e a diretora precisou adotar uma nova tática: colar um cartaz estrategicamente ao lado de um salão de beleza. “Dois anos se passaram até encontramos um salão no bairro Juliana que era interessante e as donas estavam superabertas à ideia do filme. O ‘salão da Pâmela’ se tornou o meu ponto de partida para o roteiro que se baseava no cotidiano do salão e nos bairros vizinhos, Juliana e Jaqueline”, conta a diretora.
Andreia, uma das protagonistas do filme, no início se mostrou reticente com a ideia de participar do longa. Juliana, então, decidiu filmar o dia a dia de Pâmela e sua família e, para isso, mudou-se para casa da dona do salão junto com uma equipe de quatro mulheres. “Neste mês, Andreia resolveu nos dar uma cena na qual fazia as unhas da Pâmela. Depois disso, mostrei os brutos para ela, que topou fazer o filme com a seguinte condição: a de que eu me mudasse para a favela, pois ela não poderia me dar todo o seu tempo e nem saber com antecedência quando poderia gravar. Aluguei um barracão de 30m² para eu morar sozinha e lá fiquei por seis meses, com visitas semanais da equipe”.
Segundo Juliana Antunes, que também assina o roteiro do filme híbrido, a história era escrita diariamente, muito em função dos acontecimentos imprevisíveis da vida na periferia. “No exato dia da minha mudança, por exemplo, uma guerra entre traficantes locais se anunciou (a guerra segue até hoje) e mudou completamente os rumos do projeto”, revela.
Mas, ainda assim, a diretora conta que as maiores dificuldades não estavam nas locações em si, e sim, na necessidade de “autorização masculina”. “Maridos, irmãos, namorados tinham que concordar com filme para que as mulheres pudessem gravar. Perdemos a oportunidade de gravar várias outras mulheres pela misoginia. Infelizmente, o material bruto é repleto de ‘takes únicos’ de mulheres brilhantes que tiveram o processo interrompido por eles”. A guerra entre facções rivais também foi uma adversidade, prologando a conclusão do projeto por seis anos, com seis meses de filmagens espaçadas.
Por fim, Juliana acredita que “BARONESA” endossa o coro de movimentos que dão vozes às mulheres e lutam contra as desigualdades de cunho racial, social, regional e salarial. “O filme surgiu da união de várias mulheres em todas as suas etapas, desde amigas, como Marcela Santos e Giselle Ferreira, que fizeram a pesquisa, assistência de direção e som até as sócias Marcella Jacques e Laura Godoy, que são duas mulheres incríveis e talentosas. E o filme só foi possível por isso: pela nossa união, por acreditar em um projeto para lá de ousado e que sim, se pode fazer um filme, um livro, uma cidade, um país e uma lógica de mundo diferente. Basta colocar as nossas energias nisso e nos fortalecer”.

Sinopse: Andreia quer se mudar. Leid espera pelo marido preso. Vizinhas em um bairro na periferia de Belo Horizonte, elas tentam se desviar dos perigos de uma guerra do tráfico e evitar as tragédias trazidas junto com a chuva.

LISTA DE FESTIVAIS E PRÊMIOS
20a. MOSTRA DE CINEMA DE TIRADENTES - MG (Jan. 2017) - Melhor Filme Mostra Aurora e Prêmio Helena Ignez Destaque Feminino (Direção de Fotografia - Fernanda de Sena)
IV FRONTEIRA - Festival Internacional do Filme Documentário e Experimental - GO (Mar. 2017)
6.º OLHAR DE CINEMA - Filme de Encerramento - PR (Jun. 2017)
40.º FESTIVAL GUARNICÊ DE CINEMA – MA (Jun. 2017)
MOSTRA INTERNACIONAL DE CINEMA DE SÃO LUIS – MA (Jul. 2017) – Prêmios de Melhor Atriz (Andreia Pereira de Sousa) e Melhor Montagem
III PIRENÓPOLIS DOC - GO (Ago. 2017) - Melhor Filme pelos Júris da Crítica e Jovem
VIII CACHOEIRADOC - BA (Set. 2017)
50.º FESTIVAL DE BRASÍLIA DO CINEMA BRASILEIRO - DF (Set. 2017)
24.º FESTIVAL DE CINEMA DE VITÓRIA – ES (Set. 2017) - Prêmios de Melhor Contribuição Artística, Melhor Roteiro e Melhor Filme (Júri Técnico).
XIII PANORAMA INTERNACIONAL COISA DE CINEMA - BA (Nov. 2017) - Prêmio IndieLisboa
X Janela Internacional de Cinema do Recife - PE (Nov.2017) - Menção Especial na Mostra Competitiva de Longas< /em>
9.ª SEMANA - Festival de Cinema (Nov. 2017) - Melhor Montagem
4.ª MOSTRA DE CINEMA DE GOSTOSO - RN (Nov. 20178)
FORUM.DOC.BH 2017 – 21.º Festival do Filme Etnográfico e Documentário – MG (Dez. 2017)
12.º FEMINA - Festival Internacional de Cinema Feminino (Dez. 2017) - Melhor Destaque Feminino na Competição Internacional; Melhor Longa-Metragem pelo Juri Elviras e Prêmio Especial do Júri da Competição Nacional.
28.º FESTIVAL INTERNACIONAL DE CINEMA DE MARSEILE - FID MARSEILLE - 3 prêmios de público: melhor Filme pelo Júri Popular, o Prix Marseille Espérance e o Prix Renaud Victor - em júri composto pelos detentos do Centro Penitenciário de Baumettes. (França, Jun. 2017)
24.º FESTIVAL INTERNACIONAL DE CINEMA DE VALDÍVIA . FIC VALDÍVIA - Melhor Longa-Metragem pelo Júri da Crítica. (Chile, Out. 2017)
23º FESTIVAL DE CINEMA DE HAMBURGO (Alemanha, Out. 2017)
22.º FESTIVAL INTERNACIONAL DE OURENSE - Melhor Ópera Prima e Melhor Filme pelos Cineclubistas (Espanha, Out. 2017)
VIENALLE - Vienna International Film Festival - (Áustria, Nov. 2017)
REENCONTRES INTERNATIONALES DU DOCUMENTAIRE DE MONTRÉAL - (Canadá, Nov. 2017)
32.º FESTIVAL INTERNACIONAL DE  MAR DEL PLATA - Melhor Longa-Metragem pelo Júri da Crítica na Competição Latinoamericana.(Argentina, Nov. 2017)
7a MUESTRA DE CINE D E LANZAROTE (Ilhas Canárias – Nov. 2017)
39.º FESTIVAL INTERNACIONAL DEL NUEVO CINE LATINOAMERICANO - Melhor Documentário (Cuba, Dez. 2017)
8.º FESTIVAL INTERNACIONAL DE CINE UNAM – FICUNAM (México, Fev. 2018)
AMBULANTE DOCUMENTARY FILM FESTIVAL (México, Mar. 2018)
GRABA MENDONZA – Festival Audiovisual Latinoamericano – (Argentina, Mar. 2018)
PUNTO DE VISTA INTERNATIONAL DOCUMENTARY FILM FESTIVAL - (Pamplona, ESP – Mar. 2018)
IBAFF – Festival Internacional de Cine de Murcia (Espanha, Mar. 2018)
8.º FEMCINE – Festival de Cine de Mujeres (Chile, Mar.2018)
ART OF THE REAL , Film Society - Lincoln Center (NYC, Abr. 2018)
 19.º JEONJU INTERNATIONAL FILM FESTIVAL (Korea, Mai. 2018)
14.º INDIE LISBOA (Portugal, Mai. 2018)

FICHA TÉCNICA:
Direção e Roteiro – Juliana Antunes
Produção – Juliana Antunes, Marcella Jacques, Laura Godoy
Coproduç ão – Thiago Macêdo Correia, André Novais Oliveira, Gabriel Martins, Maurilio Martins
Produção Executiva – Juliana Antunes, Fernanda Brescia, Camila Bahia Braga
Direção de Fotografia – Fernanda de Sena
Som Direto – Marcela Santos
Edição de Som e Mixagem – Pedro Durães
Montagem – Affonso Uchôa, Rita M. Pestana
Arte do Cartaz – Ana C. Bahia
Empresas Produtoras – VENTURA, Filmes de Plástico
Produtora Associada – Katásia Filmes, Pepeka Pictures

SOBRE A DIRETORA

Nascida em 1989, formada em Cinema na U NA, de Belo Horizonte, é sócia-fundadora da empresa produtora VENTURA, junto de Marcella Jacques e Laura Godoy. Juliana estreou na direção com o longa-metragem, Baronesa, vencedor da Mostra Aurora no Festival de Tiradentes 2017, que teve sua estreia internacional na Competição de Longas do 28º FIDMarseille, na França, onde recebeu três prêmios, incluindo o de Melhor Filme, pelo Júri Popular. Atualmente finaliza os curtas-metragens Industrial e Plano Controle e desenvolve o projeto de seu segundo longa, Bate e Volta Copacabana.


Grade de Horários:

14 de junho (quinta-feira)
15h – Hibridos
17h – Travessia + Baronesa
19h – Los Territorios

15 de junho (sexta-feira)

15h – Hibridos
17h – Travessia + Baronesa
19h – Los Territorios

16 de junho (sábado)
15h – Hibridos
17h – Travessia + Baronesa
19h – Los Territorios

17 de junho (domingo)
15h – Hibridos
17h – Travessia + Baronesa
19h – Los Territorios

19 de junho (terça feira)
15h – Hibridos
17h – Travessia + Baronesa
19h – Los Territorios

20 de junho (quarta-feira)
15h – Hibridos
17h – Travessia + Baronesa
19h – Los Territorios

C i n e B a n c á r i o s
Rua General Câmara, 424, Centro
Porto Alegre - RS - CEP 90010-230
Fone: (51) 34331204

quinta-feira, 14 de junho de 2018

Cine Dica: Em Cartaz: Oito Mulheres e um Segredo



Sinopse: Recém-saída da prisão, Debbie Ocean (Sandra Bullock) planeja executar o assalto do século em pleno Met Gala, em Nova York, com o apoio de Lou (Cate Blanchett), Nine Ball (Rihanna), Amita (Mindy Kaling), Constance (Awkwafina), Rose (Helena Bonham Carter), Daphne Kluger (Anne Hathaway) e Tammy (Sarah Paulson).
Foi-se o tempo de mulheres indefesas nos cinemas, pois atualmente elas são fortes, destemidas e não devem nada aos homens machistas. Contudo, sempre haverá espaço para elegância vindo delas, mesmo quando a história envolve um grande roubo de proporções avassaladoras. Oito Mulheres e um Segredo é um divertido filme de roubo, onde a beleza, perigo e ousadia andam em harmonia.
Dirigido por Gary Ross (Jogos Vorazes), o filme conta a história de Debbie (Sandra Bullock) que, após sair da prisão, decide roubar um valioso colar de diamantes. Para isso ela procura a sua velha amiga e companheira de roubos Lou (Cate Blanchett). Porém, diferente do passado, ambas recrutam de mulheres profissionais que são Nine Ball (Rihanna), Amita (Mindy Kaling), Constance (Awkwafina), Rose (Helena Bonham Carter), Daphne Kluger (Anne Hathaway), Tammy (Sarah Paulson) e todas elas embarcam num roubo difícil, mas não impossível.
Embora o filme seja uma continuação da trilogia 11 Homens e um Segredo, já que a personagem de Bullock é irmã do personagem que foi de George Clooney naqueles filmes, esse detalhe é somente introduzido para atrair o grande público que conhecia a franquia, mas a trama funciona independente desse detalhe. Gary Ross cria um filme dinâmico, mesmo nos momentos de calmaria e criando uma bela edição de cenas que nos prende começo ao fim dela. A trama em si não trás nenhum frescor de originalidade dentro do gênero, mas nos conquista pelo seu dinamismo e por um elenco carismático.
Carisma, aliás, é o coração pulsante da obra, já que cada uma das atrizes constrói para si personagens distintas e revelando gradualmente os seus respectivos talentos na empreitada. Se consagrando no início da carreira através das comédias românticas, Sandra Bullock não exagera numa atuação cômica, mas sim sóbria e sarcástica em alguns momentos-chaves da trama. O mesmo vale para atriz Cate Blanchett, que cria uma personagem semelhante à de Bullock, mas tendo uma personalidade mais forte.
Das demais atrizes, é notório que cada uma delas trouxe um pouco do que já haviam feito em filmes anteriores para essa produção. Helena Bonham Carter, por exemplo, não se distancia da maioria das personagens góticas e excêntricas que havia interpretado no passado, mas nos brindando com as situações mais engraçadas do filme. Mas se por um lado a cantora Rihanna surpreende como uma séria, e profissional Hacker, do outro, vemos uma Anne Hathaway exagerada no humor, onde tenta ser engraçada, mas sendo uma versão mais cômica e meio forçada da personagem que ela havia se consagrado no filme O Diabo Veste Prada. 
Aliás, além do fato de Hathaway estar presente em cena, é inevitável que venha em nossas mentes o já clássico filme estrelado por Meryl Streep, já que o cenário do roubo é uma mera desculpa para testemunharmos inúmeros figurinos femininos lindíssimos e que enchem os nossos olhos. Não me surpreenderia, por exemplo, se ano que vem o filme viesse a ser lembrado na categoria de melhor figurino, já que o cenário, com suas inúmeras belas mulheres com os seus lindíssimos vestidos não devem passar despercebidos. Atenção para a cena em que Rihanna surge com um lindíssimo vestido vermelho e fazendo com que suas colegas de cena fiquem no chinelo.
Com começo, meio e fim bem amarrados, Oito Mulheres e um Segredo é uma agradável surpresa, mesmo quando tudo pareça um déjà vu, mas moldado com humor e beleza. 




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