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Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

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terça-feira, 12 de junho de 2018

Cine Dica: SUBSTANTIVO FEMININO estreia em Porto Alegre



O premiado documentário SUBSTANTIVO FEMININO,  sobre a trajetória das ecologistas gaúchas Magda Renner e Giselda Castro, entra em cartaz nesta quinta-feira, 14, na Cinemateca Paulo Amorim da CCMQ. A estreia acontece no mês de Junho, quando comemora-se o Dia Mundial do Meio Ambiente. O filme tem codireção e coprodução da gaúcha Daniela Sallet (DS Produções) e do cineasta colombiano Juan Zapata (Zapata Filmes).
Integrantes de famílias tradicionais de Porto Alegre, Giselda Castro e Magda Renner começaram a militar em 1964.  Anos depois, trouxeram para o Brasil a organização internacional Friends of the Earth, presente em mais de 70 países. Inspiradas por José Lutzenberger, percorreram o mundo, contrariaram interesses econômicos e foram vigiadas pela ditadura militar. Deixaram como legado uma história de amor à vida que virou filme, e que percorre o mundo em festivais e agora em salas de cinema.
SUBSTANTIVO FEMININO começou o circuito comercial semana passada em Valparaíso, no Chile e tem exibições programadas ainda em junho em cidades do México e Colômbia. A distribuição é da Latinópolis Filmes. Financiado pelos realizadores, com a colaboração direta de entidades ambientais, amigos e equipe técnica, o documentário teve captações no Brasil, Uruguai e Alemanha. Imagens de arquivo foram cedidas por reconhecidas emissoras de TV e pelo Núcleo Amigos da Terra Brasil.
Em 2017, o filme recebeu Menção Honrosa na 6a Mostra ECOFALANTE de Cinema Ambiental, em São Paulo. E o prêmio “IMPEGNO CIVILE” no prestigioso 33º Festival de Cinema Latino Americano de Trieste, na Itália, com a seguinte justificativa:  “Pelo compromisso de quem dedicou seu talento a uma causa social e a promover valores universais, e para corajosa decisão dos diretores que, acreditando no valor desta história, souberam aproveitar os meios disponíveis para narrá-la”.  




 A cineasta gaúcha Daniela Sallet e o cineasta colombiano Juan Zapata.


SERVIÇO:
Exibição do documentário Substantivo Feminino
Quinta, 14 de junho, 17h30min
Sala Paulo Amorim - CCMQ/Porto Alegre

Paola Rodrigues
Comunicação | Zapata Filmes
Brazil +55 (51) 983.08.1874

segunda-feira, 11 de junho de 2018

Cine Dica: Em Cartaz: Paraíso Perdido



Sinopse:Paraíso Perdido é um clube noturno gerenciado por José (Erasmo Carlos) e movimentado por apresentações musicais de seus herdeiros. O policial Odair (Lee Taylor) se aproxima da família ao ser contratado para fazer a segurança do jovem talento Ímã (Jaloo), neto de José e alvo frequente de homofóbicos, e aos poucos o laço entre o agente e o clã de artistas românticos vai se revelando mais e mais forte - com nós surpreendentes.
 
Quando um governo quebrado como nosso escancara o seu desleixo pelo povo, se tem o surgimento da resistência, de movimentos artísticos, políticos e da solidariedade que, mesmo rara, acaba então surgindo. Numa noite escura de uma cidade grande, por exemplo, existe até mesmo a possibilidade uma família excluída pela “sociedade hipócrita” prevalecer em meio às adversidades das quais tentam mata-la. Paraíso Perdido é um pequeno retrato de nosso Brasil, onde não se encontrará numa novela falsamente plástica, mas talvez muito mais próxima de você do que imagina.
Dirigido pela cineasta Monique Gardenberg (Ó Paí, Ó), o filme acompanha as noites de um clube noturno, do qual é gerenciado pelo veterano artista José (ninguém menos que Erasmo Carlos). Certo dia, o seu neto Imã (Jallo) é agredido por um grupo de homofóbicos, mas que é socorrido pelo policial civil Odair (Lee Taylor). Graças a sua ação samaritana, Odair consegue um emprego como segurança do clube graças ao José e que, aos poucos, começa a se familiarizar com aquele universo particular daquela família e que guarda segredos dos mais profundos dos quais ele jamais imagina.  
Embora seja uma trama que se passe nos tempos atuais, Paraíso Perdido é um filme que emana tempos mais dourados da nossa cultura, seja com relação à moda extravagante ou de músicas populares. Aliás, o filme vem justamente nesse período de nostalgia que se sente atualmente, onde cada vez mais as pessoas começam a olhar um pouco para  trás e sendo seduzidos por tempos mais simples e coloridos. Contudo, tanto o passado como presente, há os seus devidos problemas e cabe a união dessa família da trama se unir para sobreviver perante o preconceito e as adversidades que persistem em não morrer em tempos contemporâneos.   
Nesse cenário, o personagem Odair se torna os nossos olhos, onde testemunhamos figuras distintas daquele local escondido da cidade e que cada um deles possui uma grande história para se contar. Moldado por um grande elenco, incluindo talentos de porte como Emília Guedes, o filme surpreende pela presença forte de novos talentos e de veteranos que, embora quase nunca tenham atuado na vida, surpreendem como ninguém em cena. É o caso do cantor Erasmo Carlos que, no meu ponto de vista, sempre foi um talento escondido devido à sombra constante de Roberto Carlos, mas que não se intimida em atuar na frente das câmeras e conseguindo construir um personagem que sintetize sua força de vontade perante os obstáculos do meio artístico que enfrentou ao longo da vida.
Embora seja um pouco mais longo do que se devia, o filme nos prende atenção graças aos inúmeros mistérios que moldam esses personagens. Isso acaba também gerando inúmeras reviravoltas, como se fosse uma cebola com inúmeras camadas, além de revelar cicatrizes das quais nunca sara. Odair, por exemplo, terá que saber lidar com segredos revelados que acaba descobrindo com relação a essa família, pois o próprio não deseja deixar de ser a pessoa que se tornou um dia, graças a sua mãe surda chamada Nádia (Malu Gali, numa atuação fantástica). 
Paraíso Perdido é sobre grandes talentos excluídos pela sociedade, mas que prevalecem vivos em seus paraísos particulares e que lutam para se manterem ativos e os seus dons nunca adormecidos.

Onde assistir: Sala Eduardo Hirtz.  R. dos Andradas, 762 - Centro, Porto Alegre. Horário: 16h45. 



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sexta-feira, 8 de junho de 2018

Cine Dicas: Estreias do final de semana (07/06/18)



Oito Mulheres e um Segredo



Sinopse: Recém-saída da prisão, Debbie Ocean (Sandra Bullock) planeja executar o assalto do século em pleno Met Gala, em Nova York, com o apoio de Lou (Cate Blanchett), Nine Ball (Rihanna), Amita (Mindy Kaling), Constance (Awkwafina), Rose (Helena Bonham Carter), Daphne Kluger (Anne Hathaway) e Tammy (Sarah Paulson).



A Morte de Stalin



Sinopse: União Soviética, 1953. Após a morte de Josef Stalin, o alto escalão do comitê do Partido Comunista se vê em momentos caóticos para decidir quem será o sucessor do líder soviético.



Bonifacio, O Fundador do Brasil



Sinopse: O documentário de Mauro Ventura apresenta - mais do que um relato biográfico - o processo de formação e desenvolvimento da personalidade de um dos mais importantes brasileiros da história: José Bonifácio de Andrada e Silva. O filme utiliza como eixo investigativo a "Teoria das Camadas da Personalidade", do filósofo Olavo de Carvalho, para ir além do que os nossos livros didáticos costumam mostrar. A narrativa conduz o espectro do patriarca numa revisita de sua trajetória e de suas aventuras procurando captar a unidade da vida do personagem tomando como foco os centros de atenção que predominaram nas diversas etapas de sua existência e avançando em direção do próprio destino e de sua transcendência. Bonifácio era cientista, filósofo, estrategista e um herói de guerra; e é este personagem complexo que esta produção desvela ao público.



Anna Karenina - A História de Vronsky

Sinopse: Durante a guerra russo-japonesa, o chefe de um hospital, Sergey Karenin, descobre que um dos oficiais feridos é o conde Vronsky, a pessoa que arruinou sua mãe, Anna Karenina. Agora, ele procura informações sobre o quê a levou a desistir da vida.



Mazinger Z - Infinity

Sinopse: A humanidade está novamente em perigo de cair nas garras do Império Subterrâneo, que no passado foi liderado pelo cientista maligno conhecido como Dr. Inferno. Então, Koji Kabuto pilotou o super robô Mazinger Z e, com a ajuda de seus amigos do Photonic Research Institute, frustrou as ambições do Dr. Hell e restaurou a paz no mundo.



No Olho do Furacão



Sinopse: Ladrões planejam roubar 600 milhões de dólares do Tesouro Americano. No mesmo dia do assalto, um furacão de categoria máxima está previsto chegar à cidade. A população deixa o local, restando apenas um meteorologista, um agente do Tesouro Americano e um ex- fuzileiro naval. Juntos, eles precisam não apenas sobreviver a maior das tempestades, mas também impedir o roubo do século.

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quinta-feira, 7 de junho de 2018

Cine Dica: Em Cartaz: Los territórios e curta metragem The Beast



Sinopse: Depois do ataque ao jornal Charlie Hebdo em Paris, Ivan, o filho fútil de um importante jornalista argentino, embarca em uma jornada, perseguindo diferentes eventos e conflitos geopolíticos ao redor do mundo.

Os primeiros anos do século 21 transitam entre avanços e retrocessos, como se os erros do passado resistissem ao se alimentarem por lideres fundamentalistas e que usam as leis de Deus como arma. Os ataques contra o jornal Charlie Hebdo em Paris é somente um pequeno exemplo dessa grande teia de eventos que, infelizmente, pode culminar em guerras sem fim. Los Territórios transita entre a ficção e a realidade, pois ao acompanharmos protagonista fazendo um giro pelo mundo, se descobre que todo país que se preze tende a ruir de acordo com o passo em falso dos homens do poder, tanto devido a guerras internas, como também entre jogos políticos.
Dirigido e estrelado pelo argentino Ivan Granovsky, o filme acompanha a sua jornada ao redor do mundo. Seu interesse em vagar em diversas terras se deve principalmente após o jornal Charlie Hebdo, do qual o seu pai trabalhava, ter sofrido um atentado terrorista. Em sua caminhada, Ivan dá de encontro com diversas culturas, assim como políticas distintas e seus benefícios e erros que moldam cada uma dessas terras.
O filme já começa dando uma dica do que virá a seguir, onde Ivan transita entre realidade e ficção durante a realização desse documentário, mas dando mais espaço aos verdadeiros fatos, a partir do momento em que se percebe que nenhuma ficção supera uma realidade nua e crua. Começando a sua cruzada pela América latina, o cineasta dá de encontro com a realidade pré golpe imposto no Brasil em 2016 e tendo um encontro rápido, mas eficiente, com o ex presidente Lula. Embora esse momento tenha passagem rápida vista na tela, é um momento poderoso, principalmente para o brasileiro de hoje, do qual vive com um futuro indefinido e moldado por políticos corruptos.
Claro que, principalmente pelo fato de ser judeu, não demora muito para Ivan visitar as suas raízes, mas dando de encontro com os conflitos que nunca sucumbem. Embora ele pareça estar atuando, é notório também quando ele não está, principalmente quando demonstra um ar de apreensivo, onde ele tenta entender a lógica dos eventos que vai testemunhando. O conflito entre Israel e Palestina, por exemplo, é representado por imagens de um imenso muro, do qual foi moldado por tolos e poderosos em tempos de conflito.
Com um final simbólico do qual se passa no Mar Morto, Los territórios é tanto sobre as diversas nações do mundo, como também sobre o ser humano atual que transita entre a razão, insanidade e que afeta o destino de inúmeros povos pelo globo.  


Curta The Beast

Sinopse: Um dia divertido num safári em algum lugar da África do Sul: o bagageiro Jacob sonha que mata um leopardo com as próprias mãos, Anthea tenta limpar um chalé isolado, Cosmas varre folhas sob a árvore com sinal de celular enquanto escuta as conversas dos turistas e Ndu é um guia-florestal num safári onde não tem bicho nenhum. Shaka, um dançarino Zulu, quer atuar numa peça de Shakespeare, enquanto Thando, sua namorada, lhe diz umas verdades sobre a vida.
 
Escrito e dirigido por Michael Wahrmann e pela Sul Africana Samantha Nell, o curta-metragem The Beast será exibido antes das sessões do filme Los Territorios, de Ivan Granovsky. Ambos os filmes estrearam ontem no Cinebancários. The Beast, que foi exibido inicialmente na Quinzena dos Realizadores no Festival de Cannes em 2016, narra um dia em um parque temático da África do Sul, mostrando a relação dos personagens com suas expectativas e realidades.
Com um teor crítico, o curta é um retrato de um povo que tenta manter viva as suas raízes de suas velhas tradições, em meio a um capitalismo aproveitador, mas do qual os próprios acabam sobrevivendo por ele. Alienação, por sua vez, corrompe aqueles que se encontram do lado de fora dessa realidade, mas mantendo acordados aqueles que se encontram do lado de dentro e que ainda tentam mantêm a chama de um passado mais dourado.

Onde assistir: Cinebancários: Rua General Câmara, nº424, centro de Porto Alegre. Horário: 17h. Espaço Itau 8. Av. Túlio de Rose, 80 - Passo d'Areia, Porto Alegre. Horário: 15h30.