Apresentação
Ao
mesmo tempo prolífico e de nicho, o cinema brasileiro vive um paradoxo
neste século 21: faz-se muitos filmes no país, mas, em sua maioria,
esses títulos são pouco vistos pelo grande público, consequência direta
das dificuldades de ocupação de um mercado totalmente dominado pelos blockbusters de Hollywood. O que o espectador está perdendo?
Acima
de tudo, uma diversidade enorme de propostas estéticas, muitas destas
apresentadas por novas gerações, as primeiras formadas na era do vídeo
digital, dostreaming e do compartilhamento de longas-metragens
via internet. À margem do circuito e na era “pós-industrial”, surgiu um
novo e vigoroso cinema independente brasileiro.
Quais
são suas características? Suas correntes, seus principais filmes e
cineastas? E como estes estão organizados? Além de apresentá-los, este
curso pretende refletir sobre como esse novíssimo cinema nacional
problematiza a produção de imagens nestes tempos de hiperconectividade,
aproximação das linguagens artísticas e bombardeio de informações,
sobretudo visuais.
Objetivos
O Curso Cinema Independente Brasileiro Hoje, ministrado por Daniel Feix,
vai propor uma discussão sobre os caminhos do novo cinema independente
do Brasil neste início de século XXI. O acesso às novas tecnologias e a
realidade dos compartilhamentos pelas redes promoveram uma revolução no
audiovisual brasileiro, gerando propostas inovadoras e vigorosas, em
forma e conteúdo. O curso fará uma reflexão sobre este momento do nosso
cinema, imerso na explosão de imagens e informações que estimulam novos
cineastas e geram novas possibilidades artísticas e estéticas.
Conteúdo programático
1. O que é ser independente no Brasil: o paradoxo do mainstream.
2. Independentes ontem e hoje: dos filmes marginais aos filmes pós-industriais.
- A autoficção, o cinema de um homem só e os filmes sem distribuição;
- Estrada para Ythaca;
- Morro do Céu; Pacific; Riscado e 33.
3. Sensação de realidade: o documentário na ficção.
- A influência de Eduardo Coutinho;
- A subversão a Eduardo Coutinho;
- O Céu sobre os Ombros;
- Terra Deu, Terra Come.
4. Cinema de galeria: a aproximação às outras linguagens.
- Viajo Porque Preciso, Volto Porque te Amo;
- Vídeo digital, cinemascope e internet;
- Sudoeste e As Horas Vulgares.
5. Outra sensação de realidade: o apelo da fantasia.
- A Alegria e Girimunho.
6. O público cada vez mais longe.
- Meu Nome É Dindi; Os Monstros e A Vizinhança do Tigre.
7. Um realismo brasileiro: questões acerca da autenticidade.
- Ela Volta na Quinta; Castanha e Branco Sai, Preto Fica.
Ministrante: Daniel Feix
Jornalista
e crítico de cinema. Graduou-se pela PUCRS em 2000 e, desde então, atua
em veículos de imprensa de Porto Alegre. Foi editor da revista de
cultura “Aplauso” e atualmente é editor e crítico no jornal Zero Hora.
Tem artigos publicados em livros como Bernardet 80 (Paco Editorial), Os 100 Melhores Filmes Brasileiros (Letramento) e Os Filmes que Sonhamos (Lume).
Cursa mestrado na PUCRS, com pesquisa sobre o realismo nos filmes
híbridos brasileiros do século 21. Integra as associações de críticos do
RS (ACCIRS) e do Brasil (ABRACCINE).
Curso
Cinema Independente Brasileiro Hoje
de Daniel Feix
de Daniel Feix
Datas: 08 e 09 de Julho (sábado e domingo)
Horário: 14h às 17h
Duração: 2 encontros presenciais (6 horas / aula)
Local: Cinemateca Capitólio
(Rua Demétrio Ribeiro, 1085 - Centro Histórico - Porto Alegre - RS)
Investimento: R$ 85,00
* Desconto para pagamento por depósito ou transferência bancária:
a) R$ 70,00 (primeiras 10 inscrições)
b) R$ 80,00 (demais inscrições)
a) R$ 70,00 (primeiras 10 inscrições)
b) R$ 80,00 (demais inscrições)
Formas de pagamento: Depósito bancário / Cartão de Crédito (PagSeguro)
Material: Certificado de participação
Informações
cineum@cineum.com.br / Fone: (51) 99320-2714