Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Cine Especial: Os Blockbuster Postos em Cheque 2ª Parte

Repercutiu ontem o que eu escrevi sobre as superproduções não estarem mais rendendo em termos de bilheteria como o esperado, mas daí alguém me perguntou, "isso é para se preocupar realmente"? Mas lógico, principalmente pelo fato que essas superproduções enchem os cofres dos estúdios para então eles criarem mais filmes e na maioria das vezes, são pequenos, mas com otimas historias onde os realizadores tem mais liberdade criativa.
Mas a situação é mesmo para se preocupar. Vejamos: Ano passado tivemos O Grande Mestre do Ar, Príncipe Pérsia, Hobin Hood e Esquadrão Classe A Todos fracassos de bilheteria e isso sem contar os “apenas” relativos sucessos como Tron: Legado e Fúria De Titãs que somente rendeu mais de cento e cinqüenta milhões de dólares graças ao 3D e olhe lá.
Fora A Origem, Homem de Ferro 2 e Alice, o que salvou os estúdios ano passado foram também as boas animações como o estupendo Toy Story 3, Meu Malvado Favorito, Como Treinar o seu Dragão, Enrolados e dentre outros. Vendo que as animações (feitas com qualidade) geram bom lucro, os estúdios novamente apostam as fichas nesses filmes principalmente pelo fato que são filmes de classificação livre em que toda a família vai e com isso, quanto mais pessoas, mais lucro.

Confiram a segunda parte do que esta por vir.

RIO
Sinopse: O Filme Rio conta a história da arara Blu (Eisenberg), que foi domesticada e acredita ser o único macho sobrevivente de sua espécie. Quando descobre que a última fêmea da espécie mora no Rio de Janeiro, Blu viaja para conhecê-la na Cidade Maravilhosa.


 Quando A Era do Gelo 2 foi comandado 100% pelo diretor brasileiro Carlos Saldanha, ninguém imaginava como ele iria longe. Como co-diretor de A Era de Gelo e Robôs, Saldanha ganhou luz verde para dirigir sozinho Era do Gelo 2 e 3, este ultimo alias rendeu quase um bilhão de dólares em todo mundo e com isso, Saldanha ganhou passe livre para realizar seu maior sonho, criar uma historia original onde o cenário é sua terra natal, o Rio De Janeiro.
Com o personagem Blu e inúmeros personagem que até agora, (o que foi mostrado ao publico) serem carismáticos RIO tem tudo para se tornar um grande sucesso, não somente aqui, mas em todo o mundo.


KUNG FU PANDA 2
Sinopse: Po (Jack Black) vive o sonho de ser um dragão guerreiro, protegendo o Vale da Paz ao lado dos mestres Shifu (Dustin Hoffman), Tigresa (Angelina Jolie), Macaco (Jackie Chan), Víbora (Lucy Liu), Louva-deus (Seth Rogen) e Garça (David Cross). Sua vida pacata chega ao fim quando surge um novo inimigo, que possui uma arma secreta capaz de permitir a conquista da China e provocar o fim do kung fu. Para impedi-lo, Po e os Cinco Furiosos precisam cruzar o país e derrotá-lo..
Gosto muito do primeiro filme, principalmente pelo fato de ser um belo casamento de filme de humor e ação na medida certa. Resta saber se o ritmo será o mesmo, ou melhor, que o anterior, já que Kung Fu Panda tinha uma historia de começo, meio e fim, portanto fica difícil imaginar uma historia superior e que continua a jornada de como o lendário Dragão Guerreiro.

Carros 2
Sinopse: O superastro das corridas Relâmpago McQueen (dublado por Owen Wilson) e o inigualável carro-guincho Mate (dublado por Larry the Cable Guy) levam sua amizade a novos e emocionantes destinos internacionais em Carros 2, quando viajam ao exterior para disputar o primeiro Grand Prix Mundial que determinará quem é o carro mais veloz do planeta. Mas a estrada para o título é cheia de buracos, desvios e surpresas hilárias e Mate acaba se envolvendo em uma outra aventura emocionante: espionagem internacional. Dividido entre ajudar Relâmpago McQueen em sua importante corrida e uma missão secreta de espionagem, a viagem de Mate será de muita ação e perseguições explosivas pelas ruas do Japão e da Europa, seguido por seus amigos e observado por todo o mundo. Um elenco de carros novos e coloridos acrescenta ainda mais diversão, incluindo agentes secretos, vilões ameaçadores e competidores internacionais.
Alguns dizem que Carros é o filme mais fraco da Pixar (isso existe?). No meu caso discordo, porque Carros é uma deliciosa comedia Rodie Movie com carrinhos carismaticos e com uma bela reflexão sem ser piegas.
A criação de Carros 2 ao meu ver foi um tanto que desnecessária, mas como a muitas continuações que fazem sucesso, Pixar decidiu seguir também esse caminho e até agora se deram bem com Toy Story 2 e 3 mas será que irão conseguir um bom desempenho com uma continuação de um filme que não foi exatamente 100% positiva? Será que veremos o primeiro filme ruim da Pixar? Milagres existem, mas espero que esse, jamais aconteça.

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Cine Especial: Os Blockbuster Postos em Cheque 1ª Parte

 No ano passado, Hollywood sofreu um baque que talvez jamais tivesse imaginado, de ver seus filmes de grande orçamento naufragar nas bilheterias. Mas porque aconteceu isso?
Muitos fatores justificam e a maioria deles é uma só, falta de originalidade. Talvez os engravatados de lá ainda não percebessem, mas é mais do que obvio que o publico em geral não quer ver “mais do mesmo” e sim novas historias que jamais foram vistas antes. Bom exemplo disso foi o filme A Origem, que não era continuação, prequel, refilmagem, adaptação e nem nada, mas sim uma idéia original que acabou dando bastante certo.
 Esse ano será uma grande prova se o publico quer ainda ver superproduções inflamadas ou então quer assistir produções pequenas porem criativas. Não que as superproduções sejam vazias, mas terão que caprichar mais daqui para frente.
Confiram a primeira parte do que esta por vir:

Lanterna Verde

Sinopse: O filme conta como Hal Jordan se tornou um dos Lanternas Verdes, integrantes de uma tropa que jurou manter a ordem no Universo, policiando galáxias - um equilíbrio que periga ruir com a ameaça do inimigo Parallax.
 Aposta arriscada dos estúdios Warner neste ano. Após anos preso a filmes da franquia Batman e Superman, o estúdio finalmente arrisca num personagem da editora DC nunca antes posto no cinema. Dirigido por Martin Campbell (007 - Cassino Royale) o filme teve seu primeiro trailer muito criticado pela maioria dos fâs. Com isso, semana passada foi lançado esse trailer acima de quatro minutos muito bem caprichado e que gerou um sucesso bem positivo. Resta saber se a qualidade do trailer se estenderá com o filme. Vê se esforce Ryan Reynolds.

  
THOR

Sinopse: O arrogante Thor (Chris Hemsworth) é expulso de seu lar e enviado à Terra por ter reiniciado uma antiga guerra. Obrigado a conviver com mortais, ele deverá aprender a ser um verdadeiro herói para combater as forças do mal que ameaçam a Terra.
Fotos empolgaram e trailers mais ainda. Kenneth Branagh (Hamlet) pelo visto fez a lição de casa e talvez tenha criado um ótimo filme de aventura que mistura mitologia nórdica com ficção e muita ação. Chris Hemsworth (vindo do sucesso de critica pela sua ponta no inicio do filme de Star Trek) esta ótimo como Thor, assim como o seu pai Odin interpretado pelo veterano Anthony Hopkins, isso sem contar a mais nova Oscarisada Natalie Portman que também esta no elenco.  

Capitão América: O Primeiro Vingador
Sinopse: Nascido durante a Grande Depressão, Steve Rogers cresceu um garoto franzino em uma família pobre. Horrorizado por uma propaganda que mostrou a ascensão nazista na Europa, o jovem é inspirado a alistar-se no exército. No entando, por conta de sua saúde frágil, ele é rejeitado. Mas ao escutar os apelos honestos do rapaz, o General Chester Phillips oferece a Rogers a chance de participar da Operação: Renascimento. Depois de semanas de testes ele recebe o soro do supersoldado e é bombardeado por raios-vita. Steve Rogers emerge do tratamento com o corpo perfeito que um ser humano pode ter e é submetido a intensos treinamentos físicos e táticos. Meses depois ele recebe sua primeira missão como o Capitão América. Armado com seu escudo indestrutível ele combate o mal sozinho e como o líder dos Vingadores
Difícil dizer como será o resultado final desse filme. Dirigido pelo Joe Johnston, que havia feito o criticado (embora eu tenha gostado bastante) do filme Lobisomem, o diretor teve a cruel tarefa de dirigir um filme cujo protagonista é símbolo de um país que atualmente é visto com muitos olhos críticos atualmente. Embora eu tenha detestado a escolha de Cris Evans (o tocha do Quarteto Fantástico) como o capitão,, adorei a escolha de Hugo Weaving como Caveira Vermelha. Vindo do sucesso Matrix como o vilão agente Smit, Weaving tem grandes chances de roubar o filme, isso se o filme valer à pena.   

X-Men: Primeira Classe
 Sinopse: A trama mistura o pano de fundo dos anos 1960 com a história do primeiro encontro de Charles Xavier (James McAvoy) com Erik Lehnsherr (Michael Fassbender), o futuro Magneto, e terá o Clube do Inferno, liderado por Sebastian Shaw (Kevin Bacon), entre os vilões
Após o encerramento da trilogia original e do apenas razoável Wolverine: Origens, a franquia mutante ganha novo fôlego com a escolha da Fox em voltar no tempo e mostrar como tudo começou, o que até achei genial, porque até aonde eu sei, será uma espécie de filme de época onde retrata os anos 60 mas será meio retro futurístico, algo que gosto bastante e será meio ficção e meio realidade, já que a trama se passa em meio a guerra fria.
Resta saber se James McAvoy e Michael Fassbender irão convencer como Charles Xavier e Magneto, depois das ótimas interpretações de patrick Stuart e Ian McKellen

terça-feira, 5 de abril de 2011

NOTA

E ai pessoal. Para aqueles que me acompanham e acham que estou meio ausente nos últimos dias, não se preocupem porque estou bem, só meio ocupado com o meu serviço habitual. Mas se der tudo certo, amanhã retornarei aqui no meu blog para postar novas matérias e novidades da semana. Aproveitando gostaria de dizer que estou muito feliz que esse blog tenha chegado ao numero 100 de usuários. Hoje em dia, com tanto sites, redes sócias pela internet, fica cada vez mais difícil obter um numero significativo de usuários para seguir determinado blog, principalmente um tipo como o meu que não existe nenhum fim lucrativo e sim somente passar meu conhecimento de cinema para todos e divulgar meus trabalhos sobre o assunto.
Desde já, agradeço aqueles que seguem fielmente meu blog, seja aqueles que estão na lista ou não, e por isso, aguardem novas matérias e que esse ano seja positivo para o cinema, seja do mundo a fora, seja do nosso país.

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Cine Especial: O melhor de 2001 a 2010: O Fabuloso Destino de Amélie Poulain

FILME QUE FEZ ABRIR MAIS O CINEMA FRANCÊS AO MUNDO NESTE INICIO DE SÉCULO 21
sinopse: Após deixar a vida de subúrbio que levava com a família, a inocente Amélie (Audrey Tautou) muda-se para o bairro parisiense de Montmartre, onde começa a trabalhar como garçonete. Certo dia encontra uma caixa escondida no banheiro de sua casa e, pensando que pertencesse ao antigo morador, decide procurá-lo ¬ e é assim que encontra Dominique (Maurice Bénichou). Ao ver que ele chora de alegria ao reaver o seu objeto, a moça fica impressionada e adquire uma nova visão do mundo. Então, a partir de pequenos gestos, ela passa a ajudar as pessoas que a rodeiam, vendo nisto um novo sentido para sua existência. Contudo, ainda sente falta de um grande amor.
Ninguém deve esperar uma comédia rasgada. O maior sucesso do cinema francês de 2001 oferece humor dramático em narrativa que na forma algo modernosa e no uso de cores procura o tom da fabula com mensagem. Finalista no Oscar de melhor filme estrangeiro e em outras categorias ganhou o Cesar (Oscar Francês) de melhor filme e melhor direção.    Destaque à Fotografia do filme, que brilha em diversas cenas, que poderiam ser comuns e até inúteis, se não fosse à iluminação. Uma das cenas  que merecem ser lembradas é a dos casais tendo orgasmo e as da infância de Amélie, tal como a estação de trem e dependências do apartamento, magnificamente e instigante aos olhos.

Curiosidade: Na maioria da apresentação dos personagens, aparece o que eles mais gostam. Em um seleto grupo, também é demonstrado o que é desgostado.

Cine Dicas: Estréias no final de semana (01 04 11)


Boa tarde a todos. Chegamos a mais um final de semana recheados de novidades em nossas terras gauchas que alias fora as estréias convencionais, a muita coisa especial rolando em salas especiais como as cinematecas. Bom exemplo disso é a Mostra 1959: O ano da Magia do Cinema Francês, em que será exibido filmes que melhor representaram o movimento Nouvelle Vague como Os Incompreendidos e Acossados. Filmes que já se encontram a muito tempo em locadoras mas nada melhor do que assistir na telona esses grandes clássicos do cinema mundial. Os filmes com entrada franca podem ser conferidos no Cinebancários do dia de hoje até o dia 10 Abril, sempre apartir das 15horas (aguardem minhas criticas de alguns filmes que assistirei lá)


Confiram as estréias convencionais desse final de semana.


As Mães de Chico Xavier
Sinopse: As histórias das três mães Ruth cujo filho um jovem que enfrenta problemas com drogas Elisa que tenta superar a perda do filho junto com o Marido o pequeno Theo e Lara uma professora que enfrenta o dilema de uma gravidez não planejada se cruzam quando recebem conforto e reencontram a esperança de vida através do Médium.


Fúria Sobre Rodas 3D
Sinopse: Os Leaders e os Vaillant são duas famílias tradicionais do automobilismo que possuem uma intensa rivalidade. Os pilotos da família Leaders são conhecidos por serem desleais enquanto que os Vaillant são famosos por serem benevolentes. Quando a famosa corrida das 24 horas de Le Mans se aproxima ambas as famílias percebem que precisarão usar todos os recursos possíveis para derrotar o rival.



INCÊNDIOS
Sinopse: Na leitura do testamento de sua mãe, os gêmeos Simon (Maxim Gaudette) e Jeanne (Mélissa Désormeaux-Poulin) descobrem que eles tem um irmão e que o pai, que os dois achavam que havia falecido, estava vivo. Dentre muitos pedidos, a maioria um pouco desconfortáveis, o último e mais importante vinha junto com duas cartas seladas: encontrar os dois e entregar-lhes.


Lope
Sinopse: Madri século XVI. Ao deixar o exército o jovem Lope de Vega descobre o teatro e divide-se entre duas grandes paixões: a voluntariosa Elena e a doce Isabel. Apaixonado corajoso e arrebatado Lope viveu uma vida plena de aventuras: correu o risco de pagar com a vida por amor e tornou-se em um dos maiores nomes da poesia e do teatro de todos os tempos.



Malu de Bicicleta
Sinopse: Baseado no livro de Marcelo Rubens Paiva, o filme conta a história de Luiz Mario, um empresário da noite paulistana e bon vivant que coleciona casos amorosos. Ele tem aos seus pés mulheres de todos os tipos, com quem vive romances tórridos, mas não se envolve emocionalmente com nenhuma delas. Até que um dia, de passagem Filme Malu de Bicicleta Download pelo Rio de Janeiro, apaixona-se perdidamente pela carioca Malu, que o atropela de bicicleta na ciclovia do Leblon. O casal vive um romance perfeito, que é abalado com a descoberta de uma enigmática carta de amor. A partir daí a história dos dois é virada de cabeça para baixo. Luiz Mario se transforma na medida em que o ciúme toma conta da relação. Até que ponto a imaginação pode afetar um romance?


MISTÉRIO DA RUA 7
Sinopse: A cidade de Detroit está no escuro, graças a um apagão. A população some e a situação de abandono é evidente. Um grupo de pessoas que não se conhecem é o único sinal de sobrevivência. Eles, então, decidem se proteger em uma taberna abandonada, quando percebem que a escuridão fora do esconderijo está pronta para atacá-los e a única chance de ficar seguro é colocando fim às fontes de luz.


Que Mais Posso Querer
Sinopse: (provisória) A vida de Anna (Alba Rohrwacher) era absolutamente normal para uma mulher de emprego modesto e que sempre demonstou afeto para os amigos, familia e Alessio (Giuseppe Battiston), companheiro com que pretendia ter um filho. Mas o futuro dessa aparente serenidade foi abalado pelo surgimento de Domenico (Pierfrancesco Favino), alguém que invade a vida dela, extrapolando todos os limites previamente impostos e deixando o desejo e a paixão assumirem o controle. Mas existe um problema: Domenico é casado com Miriam (Teresa Saponangelo) e tem dois filhos. Começa então uma história sustentada em encontros clandestinos, discussões ao celular, mentiras, carícias com hora para acabar até um sexo desenfreado em um quarto de motel. Mas ambos precisam decidir sobre que destino darão para suas vidas.



Uma Manhã Gloriosa
Sinopse: Becky Fuller (Rachel McAdams) é produtora de tv e sua carreira não vai nada bem assim como sua vida amorosa. Demitida de seu programa de notícias surge a oportunidade de dar uma turbinada em outro trazendo o âncora Mike Pomeroy (Harrison Ford). Mas ele não tem a menor vontade de apresentar matérias de moda fofocas de celebridades entre outras amenidades. E a situação só piora porque o cara não quer trabalhar em dupla com Colleen Peck (Diane Keaton) a atual apresentadora. Curiosamente é diante do desafio de driblar o humor de seu elenco e ver o trabalho dar certo que Becky encontra espaço para abrir seu coração e se encantar por Adam Bennett (Patrick Wilson). Será que vai dar certo?





quarta-feira, 30 de março de 2011

Cine Clássico: A Um Passo Da Eternidade


Sinopse: Em 1941, Robert E. Lee Prewitt (Montgomery Cliff) pede transferência do exército e vai parar na base militar de Schofield, no Havaí. Seu novo capitão, sabendo que ele é um exímio boxeador, deseja que ele faça parte da equipe de boxe, mas ele se recusa terminantemente. Irritado, o capitão consegue que seus subordinados transformem a vida do novo recruta em um inferno. Paralelamente, o Sargento Warden (Burt Lancaster), ouvindo histórias que a esposa do capitão procura relações extra-conjugais por ter sérios problemas no casamento, começa a se interessar por ela e acaba sendo correspondido. Para complicar a situação na base, Maggio (Frank Sinatra), um amigo de Prewitt, é vítima de Fatso (Ernest Borgnine), um sádico sargento, e Prewitt se apaixona por uma prostituta. Mas enquanto todos estes acontecimentos têm andamentos algo muito mais grave está para acontecer: o ataque japonês a Pearl Harbor.
Baseado no Best Seller de James Jones, o filme reproduz com categoria o clima da época e se tornou um dos grandes clássicos do cinema americano. Conquistou oito Oscar, incluindo melhor filme, diretor, atores coadjuvantes (Reed e Sinatra, este no papel que reergueu sua abalada carreira), roteiro adaptado, fotografia, som e montagem. Inesquecível a cena de amor na praia reunindo Kerr (em um papel recusado por ninguém menos que Rita Hayworth e Joan Crawford) e Lancaster.

Curiosidades: A atriz Joan Crawford recusou-se a participar de A um Passo da Eternidade por ter odiado os figurinos do filme.
Na época do lançamento de A um Passo da Eternidade surgiu um rumor de que todas as cenas em que o ator George Reeves aparecia foram retiradas do filme na edição final, já que nas pré-estréias realizadas o público o reconhecera como sendo o intérprete do Superman na TV. De acordo com o diretor Fred Zinnemann, o roteirista Daniel Taradash e o diretor-assistente Earl Bellamy, tais rumores são falsos e todas as cenas gravadas por Reeves foram incluídas no filme.

Cine Dica: Em DVD: SENNA

EM UM TEMPO QUE TINHAMOS SABOR DE LEVANTARMOS MAIS CEDO NO DOMINGO

Sinopse: O filme contará a história da lenda do automobilismo a partir se sua família, empresários que trabalharam com ele em sua carreira na Fórmula 1 e terá detalhes sobre o Instituto Ayrton Senna; fundado após a morte do piloto, em 1º de maio de 1994, o instituto ajuda crianças carentes.
Neste ano, Senna completaria 50 anos. O piloto, tricampeão mundial (1988, 1990 e 1991), morreu em um acidente na curva Tamborello, no GP de Ímola, na Itália, em 1994.

Talvez a primeira vez que senti o gosto amargo da morte foi quando o piloto de formula 1 Ayrton Senna morreu no dia 1º de Maio de 1994. Foi um dia sem nuvens, mas cinzento e triste para muitos brasileiros naquele dia e para o resto do mundo que curtia o automobilismo.
Atualmente a formula 1 é apenas uma imagem pálida do que foi um dia. Sua época de ouro em que os pilotos realmente disputavam palmo a palmo cada corrida de uma maneira grandiosa, principalmente nos combates entre Senna e Prost, talvez os melhores momentos de toda historia da categoria. Isso e muito mais é mostrado no ótimo documentário dirigido por Asif Kapadia em que, pela primeira vez, mostra os bastidores da categoria daquele tempo, o dia a dia de Ayrton e o seu combate contra política intolerante da FIA que na época era comandada pelo arrogante Jean-Marie Balestre que não escondia que era muito camarada de Prost, tanto que deu o titulo ao piloto de bandeja em uma corrida que Senna havia feito magia e ganhado, mas Balestre mexeu então ali e aqui e cometeu uma das maiores sacanagens da historia da formula 1.
O documentário não tem a intenção de mostrar Senna como alguém infalível e sim apenas um ser humano que queria de todas as formas desafiar seus próprios limites, mesmo diante de inúmeras dificuldades nas quais chegou a um ponto que era difícil de ignorar, principalmente na véspera de sua morte onde quase desistiu de correr, depois de muitos acidentes durantes os treinos e da morte de um piloto, mesmo assim ele foi lá.
Assistindo Senna se preparando para sua ultima corrida e nos daqui assistindo e sabendo o que ira acontecer em seguida é de uma emoção muito grande na qual faz voltar a sentir aquele gosto amargo da perda de alguém querido. É um filme para, não somente para aqueles que são amantes de uma época de ouro da formula 1, mas de uma época que sempre levantamos mais cedo num domingo e torcíamos ao maximo para alguém que fazia o impossível.