Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte.
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Obra do mestre de 1943 foi um dos seus filmes favoritos pessoalmenteSinopse: Charlie Oackley é um criminoso que seduz e mata viúvas. Para fugir da polícia, acaba indo visitar sua irmã Emma, que vive com seu marido e sua filha Charlie. Com a convivência, Charlie – a sobrinha - começa a cada dia mais desconfiar de que seu tio não seja realmente a pessoa que diz ser.
Alfred Hitchcock sempre disse que A sombra de Uma duvida era o seu filme preferido, mesmo fazendo ao longo da historia do cinema inúmeros clássicos é neste pequeno filme que o diretor depositava seu carinho. Alfred sempre gostava de colocar uma pessoa comum perante a uma situação inexplicável cuja a qual não sabe se sairá vivo dessa, e neste filme, apesar de ser o mais simples de toda a sua filmografia é o melhor que representa essa idéia. Curiosidades
Curiosidades: Alfred Hitchcock aparece aproximadamente aos 15 minutos do filme iniciado, na cena do trem para Santa Rosa jogando cartas com um homem e uma mulher. Alma Reville, uma das roteiristas, é a esposa de Alfred Hitchock e colaboradora dele em todos os seus filmes.
Suspense de 1951 sobre um pacto de um crime serviu de base para inúmeras imitaçõesSinopse: Guy Haines (Farley Granger), um tenista profissional, tem a oportunidade de conhecer Bruno Antony (Robert Walker), um rico perdulário, em um trem. Tendo lido tudo sobre Guy, Bruno está sabendo que o jogador de tênis tem um casamento infeliz com Miriam (Kasey Rogers) e foi visto na companhia de Anne Morton (Ruth Roman), a filha de um senador. Inoportunamente, Bruno revela para Guy que sempre odiou seu pai. Guy escuta Bruno discursar sobre a teoria da "troca de assassinatos". Supondo que Bruno matasse Miriam e Guy, em troca, assassinasse o pai de Bruno, não haveria conexão entre os assassinos e suas vítimas e no momento das mortes os interessados teriam álibis que os deixariam livres de qualquer suspeita. Ao chegar no seu destino Guy se despede de Bruno, sem pensar mais na teoria homicida dele, que considerou uma piada. Mas Bruno em sua loucura entendeu que havia um pacto entre eles. Em pouco tempo Miriam é estrangulada e agora Bruno quer que Guy mate seu pai e cumpra sua parte no acordo.
Hitchcock em grande forma oferece a seu publico suspense de alta qualidade, valorizado pela ótima fotografia em preto e branco do seu colaborador habitual Robert Burks. A filha do diretor, Patrícia, tem um papel pequeno mas importante.
Curiosidades: O diretor Alfred Hitchcock aparece logo aos 5 minutos do filme Pacto Sinistro, embarcando no trem com um contrabaixo. A cena onde um homem anda sobre o carrossel não foi feita com truques de fotografia. De acordo com o diretor Alfred Hitchcock, esta foi a cena mais perigosa já filmada por ele e que não permitiria que ela fosse realizada novamente.
Filme de 1946 serviu de base para inúmeros filmes de espionagem mais tarde
Sinopse: Um agente do governo (Cary Grant) estadunidense chantageia a filha de um nazista (Ingrid Bergman), para forçá-la a espionar um agente alemão que mora no Rio de Janeiro.
Com a linguagem cinematográfica ainda moderna, Hitchock concilia tensão e romantismo de maneira peculiar e expressiva, embora algumas situações do roteiro de Bem Hecht tenham envelhecido dramaticamente. Marcantes desempenhos de Claude Rains e principalmente de Bergman que oferece uma provocante sensualidade, ousada para os padrões da época.
Curiosidades: Em Interlúdio tradicional aparição do diretor Alfred Hitchcock surge com aproximadamente uma hora de filme, em meio à festa realizada na mansão de Alexander Sebastian. Em muitas das cenas em que contracenou com Ingrid Bergman, o ator Claude Raines estava sobre um caixote, para dar a impressão que ele era bem mais alto que a atriz.
Diretor de pelo menos três grandes sucessos do cinema mundial, Jhon Hughes morreu ontem, aos 59 anos vitima de um infarto, durante
caminhada matinal em Nova York
Mau veio a publico a confirmação da morte do cineasta, fãs do mundo inteiro congestionaram o serviço de mensagens Twitter e o site Youtube com trechos dos filmes do diretor e homenagens. Hughes esteve em a frente de algumas das comédias mais famosas dos anos 80 e 90, como Curtindo a vida adoidado, Clube dos cinco, Antes só do que mau acompanhado e Mulher nota 1000. Escreveu roteiros de fenômenos de bilheteria como Esqueceram de mim, protagonizado por Macaulay Culkin, Garota de Rosa Shocking e Bethoven o Magnífico. Transdormou a atriz Molly Ringwald em ídolo juvenil da época com o filme Gatinhas e Gatões (1984), sobre o problemático aniversário de 16 anos de uma garota, ás vésperas do casamento da irmã mais velha. A atriz, menina dos olhos de Hughes, também estrelou Clube dos Cinco (1985), sobre um grupo de encrenqueiros a noite, e A garota de Rosa Shocking. (1986). Hughes sempre foi lembrado como um diretor que costumava dar oportunidades no cinema a a jovens gerações de atores. Foi assim com Molly Ringwald e Macaulay Culkin e também com Matthew Brodericke Emilio Estevez. Mais recentemente, atuou como roteirista no longas Meu nome Taylor, Drillbit Taylor, com Owen Wilson, Encontro de Amor (2002), com Jennifer Lopez. John Hughes nasceu em 18 de fevereiro de 1950 no Estado de Michigan, nos Estados Unidos. Começiu a carreira com roteirista em Chicago, cidade em que gravou a maior parte de seus sucessos O diretor morava em Llinois e estava de férias em Nova York. Deixa dois filhos, Jhon e James que teve com a mulher Nancy Hughes.
Fonte Zero Hora
Com essa triste perda é mais do que certo postar aqui uma cena marcante do filme Curtindo a Vida Adoidado, pois afinal esse filme marcou uma geração. Valeu John.
Mais um final de semana chegando e mais estréias chegando nas nossas salas de cinema, mas como não sou nenhum ligeirinho não poderei publicar a minha critica de todos, contudo deixo a sinopse, fotos e trailers dos filmes, confiram:
Almoço em Agosto
Sinopse: Giovanni (Gianni di Gregorio), homem de meia-idade, mora com a mãe viúva em Roma. Suas contas acumulam-se e o tradicional feriado de 15 de agosto se aproxima. Sabendo de sua dificuldade financeira, o proprietário do apartamento faz uma proposta: se Giovanni hospedar sua mãe no feriado, perdoará parte de suas dívidas com o aluguel.
Horas de Verão
Sinopse: As distintas trajetórias de dois irmãos e uma irmã de quarenta e poucos anos se chocam quando sua mãe — que preservava a obra de seu tio, o excepcional pintor do século 19 Paul Berthier —, morre repentinamente. Os filhos são levados ao confronto de suas diferenças. Adrienne, uma bem sucedida designer em Nova York; Frédéric, economista e professor universitário em Paris; e Jérémie, um dinâmico empresário que vive na China, são apresentados às texturas e lembranças do final da infância, às memórias partilhadas, criando uma visão.
Marido Por Acaso
Sinopse: Emma Lloyd (Uma Thurman) possui um famoso programa de rádio no qual dá conselhos amorosos para os ouvintes. Ela está prestes a se casar com seu noivo Richard (Colin Firth), mas descobre que já é casada e com um homem que nunca viu na vida. Confusa, ela vai ao encontro de seu possível marido para anular a união e resolver a situação. Porém, quando conhece Patrick (Jeffrey Dean Morgan), Emma não sabe qual dos dois deve escolher para ser seu marido.
Paris
Sinopse: Pierre (Romain Duris) é um professor de dança, com problemas cardíacos. Enquanto Sinopse: aguarda por um transplante, ele observa o dia-a-dia da capital francesa da varanda de seu apartamento. E nem mesmo a chegada de sua irmã Élise (Juliette Binoche) e seus três sobrinhos parece abalar sua rotina.
Comfissões de uma garota de programa
Sinopse:
Christine (Grey) é uma prostituta de luxo de 22 anos que cobra caro por cada programa. Sua história é ambientada nas eleições de 2008 (que resultariam na vitória de Obama) e ela tem de lidar com os clientes que buscam mais que um programa, além de conciliar os dilemas de seu namorado.
Sofá Cama
Sinopse: Bernie hospeda Carmen em sua casa, quem apenas conhece e que se repõem de uma separação recente. A presença dessa linda mulher madura alterará a vida de Bernie e, principalmente, a de seu filho adolescente que se apaixonará pela intrusa.
Clássico do mestre do suspense de 1954 presta uma homenagem ao próprio cinema
Sinopse: Em Greenwich Village, Nova York, L.B. Jeffries (James Stewart), um fotógrafo profissional, está confinado em seu apartamento por ter quebrado a perna enquanto trabalhava. Como não tem muitas opções de lazer, vasculha a vida dos seus vizinhos com um binóculo, quando vê alguns acontecimentos que o fazem suspeitar que um assassinato foi cometido.
O tal assassinato cometido no outro apartamento não passa de uma mera desculpa para que o mestre do suspense faça uma bela de uma brincadeira no roteiro. O personagem de James Stewart fica boa parte do tempo da projeção na cadeira de rodas enquanto fica distraído não só observando o suspeito de ter assassinado sua própia mulher como também a vida de cada um dos inquilinos através de suas janelas, fazendo que cada uma seja apresentada uma pequena historia, ou seja, um filme de cada um. Atenção para Grace Kelly no auge da beleza em cenas inesquecíveis.
Curiosidades:Em suas clássicas aparições em seus filmes, Alfred Hitchcock surge aos 26 minutos, ajustando o relógio do compositor, que mora no prédio em frente ao apartamento de Jeffries. O set de filmagens de Janela Indiscreta foi todo ele baseado em uma quarteirão real da cidade de Nova York. O filme inclusive indica o endereço do apartamento de Jeffries - 125 7th Street -, mas este endereço não existe realmente.
Rebecca: A Mulher Inesquecível
Primeiro grande sucesso de Alfred Hitchoock nos EUA em 1940 (e unico da sua carriera a ganhar Oscar de melhor filme) explora os significados das verdades e mentiras através das sombras do passadoSinopse: Uma jovem de origem humilde (Joan Fontaine) se casa com um riquíssimo nobre inglês (Laurence Olivier), que ainda vive atormentado por lembranças de sua falecida esposa. Após o casamento e já morando na mansão do marido, ela vai gradativamente descobrindo surpreendentes segredos sobre o passado dele.
Um dos maiores méritos desse filme seja pelo fato da protagonista nunca aparecer de fato. Rebecca está morta, mas o resto dos personagens vivem para o bem e para o mau sobre sua sombra. Até o final da projeção fica a pergunta quem foi realmente essa mulher. Joan Fontaine e Laurence Olivier esbanjam talento a todo momento mas é Judith Anderson que consegue criar uma das mais assustadoras vilãs da historia do cinema interpretando sra. Danvers empregada de Rebacca no passado
Curiosidades: Em suas clássicas aparições, o diretor Alfred Hitchcock surge no filme de Rebecca na rua, perto de uma cabine telefônica, aos 126 minutos de filme. Durante o período de testes para a intérprete da Sra. de Winter, Laurence Olivier fez pressão para que a escolhida fosse sua namorada Vivien Leigh. Como Leigh terminou não sendo contratada, Olivier passou a tratar friamente Joan Fontaine, a escolhida para o papel. Percebendo a frustração de Fontaine com o tratamento recebido por Olivier e sabendo que era exatamente aquele sentimento que ela deveria passar à sua personagem, Hitchcock ordenou que todos nos sets de filmagens fizessem com que ela ficasse tímida e deslocada durante as filmagens, de forma a ajudá-la em sua performance em Rebecca, A Mulher Inesquecível.
Essa mês começou bombando novamente nas locadoras. Além de Wolverine chegam outras duas pedidas que eu destaco e que valem a pena ser conferidas, não importa a qual preço, confiram:
VALSA COM BASHIR
Documentário em forma de animação mostra os horrores da guerra
de uma forma unica
inopse: O cineasta Ari Folman tenta recolher sua memórias da guerra do Líbano nos anos 80, mas percebe que se lembra de muito pouca coisa. Decide então conversar com amigos que estiveram no exército com ele.
Indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro.A trama trata de um assunto delicado de maneira bem original. Não conseguiu o Oscar, mas recebeu o Globo de Ouro e foi considerado o melhor filme de 2008 pela Sociedade Nacional de Críticos de Cinema dos EUA. O filme inova por apresentar um documentário no formato de animação. Nele o diretor Ari Folman exorciza sua experiência no exército israelense em 1982, quando participava da invasão ao Líbano, numa ação cheia de acontecimentos trágicos e violentos. Folman resolveu fazer o filme porque percebeu que, passados 25 anos não tinha mais lembranças daquele periodo. A medida que conversava com seus velhos amigos, sua memória começou a assombra-lo com imagens surreais. "Não queria um filme chato, com um homem de meia idade contando historias. Então tive a idéia de fazer uma animação com desenhos fantasticos. A guerra é uma coisa muito surreal e nossa memoria é tão enganosa que achei melhor seguir por sua jornada de lembranças com a ajuda de excelentes desenhistas" conta.O nome Valsa com Bashir faz referencias ao presidente do Libano, morto durante a invasão. Para vingar o atentado não esclarecido os libaneses exterminaram milhares palestinos de um campo de de refugiados. Segundo Folman, a produção do filme funcionou como uma terapia e o levou a uma conclusão. A de que "a guerra é tão inutil quanto é inacreditavel. Não tem glamour, não tem gloria, apenas jovens atirando em pessoas que não conhecem, sendo atingidos por tiros de pessoas que não conhecem e então voltam para casa tentando esquecer tudo aquilo.
Curiosidades: Foi o 1º filme de animação a ser indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro. Ganhou o Globo de Ouro de Melhor Filme Estrangeiro.
DIVÃ
Do teatro para o sucesso no cinema, filme chega agora nas locadoras
Sinopse: Mercedes (Lília Cabral) é uma mulher casada e com dois filhos que, aos 40 anos, tem a vida estabilizada. Um dia ela resolve, por curiosidade, procurar um analista. Aos poucos ela descobre facetas que desconhecia, tendo que contar com o marido Gustavo (José Mayer) e a amiga Mônica (Alexandra Richter) para ajudá-la.
Dirigido por José Alvarenga Jr., de Os Normais, a comédia Divã é baseada no espetáculo de teatro de mesmo nome, que veio de um livro da gaúcha Martha Medeiros. A peça, que foi vista por mais de 150 mil pessoas, também foi protagonizada por Lília Cabral. Quando o diretor foi assisti-la nos palcos, gostou tanto que foi até o camarim pedir que a atriz conseguisse autorização para que ele transformasse o espetáculo em um filme. Para o roteiro, ele chamou o ator Marcelo Saback, que também cuidou do texto na versão teatral.Para o publico que jamais foi assistir essa peça no teatro (uma injustiça) é mais do que uma bela oportunidade conferir esse belo filme que aos poucos vem conquistando os brasileiros numa fase que o nosso cinema brasileiro está firme e forte, seja na nossa terra, seja lá fora. Curiosidades: A peça teatral "Divã", na qual o filme foi baseado, teve mais de 175 mil espectadores ao longo de 150 apresentações.