De 13 de agosto a 10 de setembro, sempre às quartas-feiras, às 19h, a Sala Redenção apresenta o ciclo “Cineciência: Raízes Vivas e Horizontes Ancestrais: A Terra é o Coração do Corpo?”, com cinco documentários brasileiros que debatem a relação entre ciência, território e ancestralidade. A programação integra a exposição homônima que acontece no Museu da UFRGS a partir de 10 de agosto.
Realizado junto à Pró-reitoria de Pesquisa da UFRGS, o ciclo dá visibilidade às formas de existência de populações indígenas e quilombolas, ressaltando como seus corpos-territórios resistem à colonialidade do ser e do fazer. “Tekoa Karandaty: Retomando Raízes” (2024) é a obra que dá início à programação, no próximo dia 13. O filme retrata os percalços e conquistas de uma retomada indígena de Cachoeirinha (RS). Na quarta-feira seguinte, dia 20, o ciclo exibe “ÔRÍ” (1989), longa-metragem que traça, pela voz da historiadora e ativista Beatriz Nascimento, um panorama dos movimentos negros brasileiros das décadas de 1970 e 1980, conectando suas pautas com tradições de países da África Ocidental.
Já “FUÁ – O Sonho” (2025), exibido no dia 27 de agosto, celebra a identidade e resistência cultural indígenas. Em setembro é a vez de “Os sobreviventes do Pampa” (2023), vencedor do Kikito de Melhor Filme pelo Júri Popular do Festival de Cinema de Gramado em 2023. A obra destaca as relações dos povos tradicionais com o pampa, bioma gravemente ameaçado de extinção. O ciclo encerra no dia 10 de setembro com “Protocolo de consulta livre, prévia e informada do Quilombo Vila Nova” (2025), curta-metragem que retrata a luta da comunidade de mesmo nome por reconhecimento de seu território. As sessões são seguidas de debates com lideranças comunitárias, pesquisadores/as e produtores/as cinematográficos/as. Haverá certificado de extensão de 15 horas para quem participar de pelo menos 75% das atividades.
Inscrições para quem deseja receber certificado estão disponíveis aqui ou via Portal de Serviços > Extensão > Portal da Extensão. A entrada é gratuita e aberta à comunidade em geral. A Sala Redenção está localizada no campus centro da UFRGS, com acesso mais próximo pela Rua Eng. Luiz Englert, 333.
Confira a programação completa no site oficial da sala clicando aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário