Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

quarta-feira, 10 de setembro de 2025

Cine Dica: Em Cartaz - 'Corra que a Polícia Vem Aí!' (2025)

Sinopse: Seguindo os passos de seu pai atrapalhado, o detetive Frank Drebin Jr. deve resolver um caso de assassinato para evitar que o departamento de polícia seja fechado. 


De tempos em tempos eu digo que a onda do politicamente correto matou a comédia pastelão que se fazia antigamente. Hoje é preciso os roteiristas serem bastante criativos para não ofender certas pessoas e para que elas não levantem um movimento nas redes sociais contra o longa-metragem. E por favor não me digam que isso não acontece, porque é o mesmo que dizer que não compartilham fake news.

Contudo, é preciso reconhecer também que o serviço de Streaming colaborou para o desinteresse das pessoas em procurar o gênero nos cinemas e buscar certos títulos para se ver somente em casa. Portanto eu acho uma pena que o grande público não se una mais como antigamente em uma sala escura e de boas risadas. É então que chegamos a "Corra que a Polícia Vem Aí!", filme que não somente presta uma grande homenagem ao clássico, como também servindo de incentivo para que o gênero se revitalize como um todo.

Dirigido por Akiva Schaffer, na trama acompanhamos o herdeiro do cômico e lendário Tenente Frank Drebin. Seguindo os mesmos passos de seu falecido pai, Frank Drebin Jr. (Liam Neeson) entra para a corporação e, com seu jeito também bastante peculiar, tem a missão de comandar a divisão de elite da polícia de Los Angeles. Quando evita uma tentativa de assalto logo se vê envolvido em um grande esquema que pode afetar todo o mundo.

Antes de atuar no clássico de 1988 o ator Leslie Nielsen era um ator bastante sério, mas provando que tinha uma veia cômica incomum ao agir de forma séria, porém, caricata e caindo no gosto do público. Isso acaba funcionando com perfeição também para o ator Liam Neeson, sendo conhecido por papéis sérios em filmes dramáticos como o clássico "A Lista de Schindler" (1993), mas se aventurando nos últimos quase vinte anos em filmes de ação como "Busca Implacável" (2008). Portanto, o papel cai como uma luva para o intérprete, ao agir como um herói de ação de antigamente, mas tudo em forma de piada, ao procurar não somente revitalizar o gênero do humor, como também satirizando o gênero de ação como um todo.

Comparando o clássico com o novo se percebe que esse último é uma espécie de releitura, mas cuja motivação dos vilões principais se torna uma mera desculpa. Tudo é uma mera desculpa para surgir a todo momento as piadas politicamente incorretas, que vai desde ao sexo, piadas que alguns irão se ofender, mas tudo moldado de uma forma até muito simples, para não dizer quase infantil. A sátira em si vista na tela é praticamente como se fazia nos anos oitenta e com certeza despertará em alguns uma dose de nostalgia.

Outro fator surpresa é a presença de Pamela Anderson em cena, ao fazer par romântico com o protagonista e nos brindando também com piadas ligeiras e muito divertidas. Com certeza todos vão se pegar desprevenidos da cena em que ambos estão curtindo um relacionamento, com o direito da aparição de um boneco de neve que cria vida e interagindo com eles de uma forma bem indiscreta. Todo esse momento embalado com a música "Nothing's Gonna Stop Us Now" que faz somente aumentar essa nostalgia.

Claro que o filme não foge do fato de sofrer com a enorme sombra do clássico, mas que se sustenta até certo ponto. Serve para nos provocar boas risadas, mas sendo algo que funcionará mais na sala escura, pois a risada de um contagia a risada do outro e assim por diante. Essa é a magia do cinema, cuja experiência coletiva pode fazer toda a diferença e fazer com que certos gêneros ainda se mantenham vivos.

"Corra que a Polícia Vem Aí!" possui um saldo positivo e que serve para nos relembrarmos de bons tempos das comédias politicamente incorretas e cujo público não se ofendia tanto. 

    Faça parte:


Mais informações através das redes sociais:

Facebook: www.facebook.com/ccpa1948

twitter: @ccpa1948  

Instagram: @ccpa1948 

 
Joga no Google e me acha aqui:  
Me sigam no Facebook twitter, Linkedlin Instagram e Tik Tok 

Nenhum comentário: