Nos dias 05, 06, e 07 de setembro, a cultura nortista estará em evidência na I Mostra Cuité de Cinema Suprabrasilis + Ciclo de Debates Igarapé. Serão exibidos filmes de curtíssima, curta, média e longa-metragem, todos produzidos de forma independente por diretores e produtores dos sete estados que integram a Região Norte do Brasil. Além das exibições, haverá também ciclo de debates envolvendo realizadoras nortistas e sulistas. O evento será realizado de maneira totalmente online.
Em formato inteiramente digital nesta primeira edição, a Mostra Cuité também conta com o apoio institucional da Cinemateca Capitólio, importante casa de cinema de Porto Alegre. Organizando-se para retornar a receber o público com segurança assim que possível, a Cinemateca também contará com a Mostra Cuité em seu cronograma após sua reabertura.
A equipe da Mostra Cuité é formada por mulheres majoritariamente nortistas que residem em Porto Alegre, e a inscrição nas atividades é aberta e gratuita.
Entre os destaques da programação estão os documentários Transamazonia, que retrata as vivências de pessoas trans e travestis moradoras de cidades às margens da rodovia Transamazônica; Marajó das Letras, que mostra a realidade de pintores de barcos no Pará; e Histórias de Marabaixo, documentário sobre o Ladrão de Marabaixo, uma forma musical do povo negro amapaense contar sua história.
São 16 filmes de gêneros variados, que documentam os costumes, as crenças, as tradições do povo nortista: a vida ribeirinha, a relação com os rios, com a floresta, e ainda as vivências nas grandes cidades, passando por temas universais relevantes, como feminismo, homofobia, direitos humanos, inclusão. Boa parte dos filmes que compõem a programação foi concedida pela equipe de curadoria do FIM (Festival Imagem-Movimento), um parceiro da mostra e grande fomentador de projetos audiovisuais independentes em Macapá, Amapá.
Ciclo de Debates Igarapé - Dentro da programação da Cuité, o público poderá acompanhar um bate-papo entre realizadoras nortistas e sulistas, que irão debater sobre o cenário audiovisual independente no Brasil, falando também sobre as particularidades de cada região. O Ciclo de Debates Igarapé trará profissionais mulheres para a rodada de conversa e os participantes poderão interagir, enviando suas perguntas em tempo real. Os debates ocorrerão antes da exibição dos filmes e os nomes das debatedoras serão divulgados em breve.
Serviço
I Mostra Cuité de Cinema Suprabrasilis + Ciclo de Debates Igarapé
Data: 05, 06 e 07 de setembro
Horário: 18h - 19h15 Ciclo de Debates Igarapé / 19h15 - 22h Exibição de Filmes
Inscrição dos debates: gratuita e pode ser feita pelo Sympla.
Local: a mostra será em formato digital, podendo ser acessada via site oficial ou canal do evento no Youtube
Maiores informações em https://mostracuite.github.io/
Programação
05 de setembro
18h - 19h15 1º Debate Igarapé
19h15 Caminho das Pedras
20h Marajó das Letras
20h40 Transamazonia
06 de setembro
18h - 19h15 2º Debate Igarapé
19h15 Sobre Quedas e Quedares
19h17 Lambes que gritam
19h19 Intermitências sobre Macapá
19h24 A chula
19h27 De domingo a Domingos
19h31 O fotógrafo
19h35 Kayka Aramtem
19h40 O passado presente
19h53 Intervenção Urbana
07 de setembro
18h - 19h15 3º Debate Igarapé
19h15 Carta sobre nosso lugar
19h31 Meu corpo feminino
19h46 Mazagão Porta do Mar
20h48 HIstórias de Marabaixo
ATENDIMENTO À IMPRENSA
Site oficial: mostracuite.github.io
Instagram: instagram.com/mostracuite
Email: cuitemostracinema@gmail.com
Contatos:
Bruna Anele: Gestora e coordenadora de comunicação da mostra - (51) 99691-1262 / brunaanele@hotmail.com.
Emilly Garcia: jornalista - (51) 99458-2900 / garcia.emilly@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário