Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sendo frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já 70 certificados),sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

segunda-feira, 2 de maio de 2016

Cine Dica: Spaghetti Western



Apresentação

Em certo momento do século passado, o Cinema europeu vivenciou um acontecimento surpreendente. Jovens cineastas italianos, entre eles Sergio Leone e Sergio Corbucci, ousaram apresentar a sua visão do mais americano de todos os gêneros: o Western.


Na Alemanha, na Espanha e até mesmo na Itália, durante os primeiros anos da década de 1960, as tentativas de emular o Velho Oeste haviam fracassado pela falta de personalidade própria. Mas Leone, Corbucci e outros grandes nomes, imprimiram sua marca inserindo no Western a turbulência cultural que sacudiu o mundo naquele período. Saem de cena as caravanas de pioneiros, mocinhos e bandidos, em uma clara divisão entre o bem e o mal, para dar lugar à brutalidade, à ganância e à ambiguidade que não distingue heróis e vilões.


O termo "spaghetti western", que revelava originalmente um caráter depreciativo, foi criado pela crítica estrangeira que considerava estas produções inferiores aos genuínos westerns norte-americanos. Grande parte dos filmes foram feitos com orçamentos muito baixos, no entanto, ainda assim, inovaram por sua estética e linguagem que definitivamente renovaram um gênero então em decadência nos Estados Unidos, terra natal dos "filmes de caubói".


Objetivos

O curso Era Uma Vez o Spaghetti Western, ministrado por César Almeida, tem como objetivo analisar, divulgar, valorizar e retomar o debate sobre este influente ciclo produzido na Itália (também chamado de "Bang Bang à italiana" no Brasil). Este peculiar subgênero do Western cinematográfico que tanto revolucionou a Sétima Arte nas décadas de 1960 e 1970 e que, em sua época, foi praticamente ignorado pela crítica especializada, está sendo redescoberto pelas novas gerações através da obra de cineastas como Quentin Tarantino e Robert Rodriguez.    



Conteúdos

Aula 1

1) Breve história do Western
.
2) O Western e a Europa: da turnê europeia de Buffalo Bill ao sucesso nos cinemas.
3) O começo dos anos 1960: as incursões alemãs, espanholas e italianas no Western até a explosão provocada por Sergio Leone e seu Por um Punhado de Dólares.
4) 1964-1968: a ascensão e o auge do gênero com o surgimento de personagens simbólicos como Django, Ringo e Sartana. Destaca-se o impacto do Western político e os confrontos com a censura em vários países.



Aula 2

1) 1968-1972:
 continua o sucesso comercial, mas os primeiros sinais de desgaste começam a aparecer. A comédia passa a ocupar o maior destaque no começo dos anos 1970 com a série Trinity.
2) 1972-1979: a decadência criativa e comercial do Western na Itália, que também originou alguns grandes filmes abordando uma estética mais sombria e pessimista, como o clássico tardio Keoma.
3) 1979 até os dias atuais: os últimos suspiros do gênero até as homenagens e projetos da atualidade.
4) Curiosidades.

Ministrante: CÉSAR ALMEIDA
Publica artigos sobre cinema desde 2008. Lançou, em 2010, o livro "Cemitério Perdido dos Filmes B", que compila 120 resenhas de sua autoria. Em 2012, organizou "Cemitério Perdido dos Filmes B: Exploitation" com textos próprios e de outros 11 críticos de cinema. Escreve ficção, com o pseudônimo Cesar Alcázar, e atua como editor e tradutor. Já ministrou para a Cine UM os cursos Mestres e Dragões: A Era de Ouro das Artes Marciais no Cinema; Sam Peckinpah – Rebelde ImplacávelBlaxploitation – O Cinema Negro Americano dos Anos 70 e Zumbis no Cinema – Eterno Retorno.


Curso
ERA UMA VEZ O SPAGHETTI WESTERN
de César Almeida

DATAS: 14 e 15  / Maio (sábado e domingo)
HORÁRIO: 15h às 18h
DURAÇÃO: 2 encontros (6 horas / aula)
LOCAL: Santander Cultural
(Rua Sete de Setembro, 1028 - Porto Alegre - RS)
INVESTIMENTO: R$ 80,00
(Valor promocional de R$ 70,00 para as primeiras 10 inscrições por depósito bancário)
FORMAS DE PAGAMENTO: Depósito bancário / Cartão de Crédito (PagSeguro)
MATERIAL: Certificado de participação e Apostila (arquivo em PDF)

INFORMAÇÕES
cineum@cineum.com.br / Fone: (51) 9320-2714

Santander Cultural

PARCERIA
Espaço Vídeo

Caso não queira mais receber nossas informações basta responder a este e-mail colocando no assunto: Retirar
Esta mensagem é enviada de acordo com a nova legislação sobre correio eletrônico, Seção 301, Parágrafo (a) (2) (c) Decreto S.1618, Título Terceiro aprovado pelo 105º Congresso Base das Normativas Internacionais sobre "SPAM".
Este e-mail não poderá ser considerado SPAM quando inclui uma forma de ser removido.
--
Cine UM
Produtora Cultural

Nenhum comentário: