Apresentação
Fim da Segunda Guerra Mundial, 1945. Numa Itália ainda sob escombros materiais, políticos e emocionais, cineastas como Roberto Rossellini, Luchino Visconti e Vittorio de Sica saem às ruas para, longe dos estúdios, fazer a “crônica do dia”: crônica da fome, do desemprego, da orfandade, das desigualdades sociais, regionais e de gênero que assolavam o país. E para entrar para a história do cinema.
O Neorrealismo Italiano, como ficou conhecido o movimento, viria a ser o ponto de origem, a referência sempre posta para todos os cineastas que a partir daí se interessariam por acessar a realidade de modo mais direto, reapresentando-a ao espectador ora em sua versão mais crua e objetiva, ora em outros registros e variações possíveis, como os dos cinemas intimista e realista subjetivo, político, alegórico etc. Antonioni, Fellini, Godard, Truffaut, Rohmer, nos anos 1950 e 1960, já acusam abertamente essa inspiração, algo que se repetiria em Glauber, Pasolini, Bertolucci, Wenders, Fassbinder, Herzog e tantos outros expoentes do cinema moderno. Seria o caso igualmente do cinema indie estadunidense de Cassavetes, já nos 1960, e de seus herdeiros contemporâneos como Spike Lee, Gus Van Sant ou Sofia Coppola. Ou ainda dos chineses, taiwaneses e iranianos dos Novos Cinemas asiáticos dos anos 1980 e 1990, de que são exemplo Zhang Yimou, Hou Hsiao-Hsien, Tsai Ming Liang e Kiarostami. E de uma enorme diversidade de cineastas atuais, por todos os continentes.
Rossellini & Cia. criaram com sua estética realista uma alternativa clara e incrivelmente eficaz ao naturalismo (aparência, ilusão de realidade) imperante em Hollywood, e, de quebra, opções também às duas grandes escolas anteriores do chamado cinema de arte: o Expressionismo Alemão e a Montagem Soviética. Seu conceito de cinema baseado no uso de locações naturais e luz ambiente, planos longos e abertos, mescla de atores profissionais
e não-profissionais, aliados à abertura ao improviso, tudo de modo a gerar uma imagem de caráter mais “documental”, serviu como matriz para o desenvolvimento das inúmeras vertentes de realismos cinematográficos vistos desde então.
Objetivos
O curso Neorrealismo Italiano: O Movimento e Seu Legado, ministrado por Fernando Mascarello, vai apresentar os principais filmes e diretores, enfatizando as suas importantes inovações históricas de estilo e temática e situando-as no contexto da Europa pós-Segunda Guerra Mundial. A proposta é compreender o movimento como uma sistematização do realismo cinematográfico e ponto de origem da vertente realista em cinema, até hoje um dos pilares centrais do chamado “cinema de arte”. O curso também vai examinar as principais subvertentes dessa tradição realista, desde o realismo subjetivo de Antonioni e Fellini, nos anos 1950, passando pela Nouvelle Vague francesa e chegando, no contemporâneo, a fenômenos como os Novos Cinemas asiáticos (Taiwan, China, Irã), o cinema indie americano, o Novo Cinema Argentino e cineastas brasileiros atuais.
Conteúdos
O Neorrealismo Italiano
1. Principais filmes e diretores.
2. A tríade Rossellini, Visconti e De Sica.
3. A estética neorrealista.
4. O contexto histórico pós-Segunda Guerra Mundial.
Compreendendo o realismo cinematográfico
1. Por que realismo?
2. O Neorrealismo como alternativa a Hollywood, ao Expressionismo Alemão e à Montagem Soviética.
3. Realismo do cinema de arte x naturalismo hollywoodiano: por que essa diferença é tão crucial?
A vertente realista em cinema
1. O realismo subjetivo italiano dos anos 1950.
2. A influência realista sobre a Nouvelle Vague e os Novos Cinemas dos anos 1960.
3. Anos 1980 e 1990: China, Taiwan, Irã.
4. Realismo made in USA: o cinema indie estadunidense.
Ministrante: Fernando Mascarello
Professor e pesquisador com atuação nas áreas de Teoria do Cinema, História do Cinema, Análise Fílmica, Crítica Cinematográfica, Estudos Culturais e Gênero e Sexualidade. Seu livro "História do Cinema Mundial é adotado na maior parte dos cursos de graduação em Cinema e Audiovisual do país. Como crítico de cinema, também foi responsável pela criação da revista Teorema - Crítica de Cinema, de Porto Alegre. Coordena o curso de Especialização em Cinema da UNISINOS. Atua, desde 2003, como professor das disciplinas de História do Cinema Internacional e Teoria do Cinema do curso de Realização Audiovisual. É doutor em Cinema pela Universidade de São Paulo (2004). Já ministrou os cursos 'Filme Noir: Cinefilia & Sexualidade" e "Cinema de Autor" pela Cine UM.
Curso
NEORREALISMO ITALIANO: O MOVIMENTO E SEU LEGADO
de Fernando Mascarello
Datas: 04 e 05 / Junho (sábado e domingo)
Horário: 9h30 às 12h30
Duração: 2 encontros presenciais (6 horas / aula)
Local: Centro Cultural CEEE Erico Verissimo
(Rua dos Andradas, 1223 - Centro Histórico - Porto Alegre - RS)
Investimento: R$ 80,00
(Valor promocional de R$ 70,00 para as primeiras 10 inscrições por depósito bancário)
Formas de pagamento: Depósito bancário / Cartão de Crédito (PagSeguro)
Material: Certificado de participação e Apostila (arquivo em PDF)
Informações
cineum@cineum.com.br / Fone: (51) 9320-2714
Realização
Cine UM - Produtora Cultural
Patrocínio
Sapere Aude Livros / Editora Aleph / Loja Back in Black / Quentin's Bar / Cine Victória
Parceria
Espaço Vídeo
Apoio cultural
Centro Cultural CEEE Erico Verissimo
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