Sinopse: O filme conta a
história de Júnior rapaz que retorna à casa do pai depois de perder o emprego e
a mulher. Sem encontrar espaço no lar que antes também fora o seu Júnior passa
os dias no sofá do velho Sênior remoendo a separação o desemprego e pensando na
jovem e sensual Bruna inquilina de um cômodo do apartamento. Após encontrar
objetos que remetem ao passado e à sua mãe já morta Júnior desenvolve uma
obsessão pela história de sua família e entra numa espiral vertiginosa na qual
realidade e delírio se confundem.
Sempre me incomodei com o fato
de certas religiões ficarem falando que o Diabo é isso, que o Diabo é aquilo e
quando nos damos por conta, o Capeta foi muito mais citado naqueles momentos do
que as próprias boas ações de Jesus Cristo. Não me surpreenderia se tudo isso
fosse algo subliminar nessas missas, sendo que não podemos julgar o livro pela
capa. O que estou querendo dizer para inicio de conversa, é que nem tudo é o
que aparenta ser e é exatamente isso que representa o filme Quando Eu Era Vivo.
No mais novo trabalho de
Marco Dutra (Trabalhar Cansa), acompanhamos Junior (Marat Descartes) retornando
para a casa do pai (Antonio Fagundes), após ter separado da esposa. Na residência,
além de ter a presença de Bruna (Sandy) uma estudante de musica que está
alugando um quarto, Junior começa de uma forma gradual a destrinchar certas
coisas antigas que lhe faz relembrar do passado quando convivia com o seu irmão
e a falecida mãe. A partir daí, se inicia uma transformação (aparentemente)
negativa, tanto de Junior, como também do ambiente da residência.
Se no seu filme anterior Dutra
havia apenas namorado o clima do gênero fantástico, aqui todos os ingredientes
que fazem desse tipo de filme um sucesso estão lá: ambiente claustrofóbico,
fitas de vídeo, fantasmas, terror psicológico, mulher com cabelos pretos e etc
Mas o que diferencia das demais produções norte americanas, é que aqui tudo parece
crível, sendo que há pouquíssimos momentos que algo soe inverossímil e com isso
nós compramos a idéia de que realmente algo de estranho está acontecendo
naquele apartamento.
Muito disso talvez se deva
ao baixo orçamento (R$ 500 mil), o que fez com que o diretor não se preocupasse
em criar efeitos visuais que nos possa convencer, mas sim se dedicando a criar
uma boa historia (baseado na obra Lourenço Mutarelli) na qual atiça a nossa
curiosidade. O interessante é que mesmo a produção possuindo idéias já usadas
em outros filmes, nós somos brindados com certos folclores brasileiros ao serem
inseridos na trama, desde ao sinistro boneco Fofão, como também os discos de
vinil que tocavam de traz pra frente e se ouvia outras coisas bem sinistras nos
anos 80. É ai que o filme toca no assunto do subliminar, que nem tudo que a
gente acha é o que realmente está acontecendo.
Acreditamos por um momento
que Junior está enlouquecendo, pois ele acredita cegamente de que algo de ruim aconteceu
com sua mãe e irmão (que se encontra em um manicômio) e sua relação com o seu
pai começa a cada vez se tornar mais dúbia. Nada disso claro funcionaria se o
pequeno elenco não fosse bom, mas cada um consegue um desempenho que cumpre com
as expectativas. Marat Descartes já havia me surpreendido em Trabalhar Cansa,
mas aqui, qualquer similaridade com relação ao personagem que ele havia atuado
no filme anterior de Dutra é jogada de lado, já que ele simplesmente se encarna
no personagem e se torna a verdadeira alma cheia de conflitos do filme em busca
de respostas. Antonio Fagundes dispensa as apresentações, pois sabemos que ele
sempre cumpre com louvor a cada papel que atua.
Mas o que talvez mais surpreenda
no filme é o fato da presença da cantora Sandy funcionar com louvor na produção: dona
de uma voz de sucesso no mundo musical, Sandy jamais convenceu como atriz em
si, mas graças ao seu dom que tem pela musica, seus momentos em que ela solta
voz (que são momentos cruciais para a trama), acabam se tornando um dos grandes
momentos do filme. É ai que volto com o fato de não subestimar o livro pela
capa, já que Marco Dutra colocou todas essas peças no tabuleiro para a gente se
preparar por uma trama, cujo final começamos a moldá-lo em nossas mentes. Mas daí
quando chegamos à reta final, percebemos o quanto fomos enganados e nos pegamos
completamente atônitos pelo imprevisível que nos foi apresentado.
No final das contas, Quando eu era Vivo pode ser
interpretado de duas maneiras: como um simples filme de fantasmas e possessão,
ou um verdadeiro jogo de palavras subliminares, para nós seguirmos em linha
reta, mas então nos darmos de encontro com a cara no muro e isso, acredite, é
um grande elogio.
2 comentários:
Pelo que tu escreveu fiquei com vontade de assistir, ainda mais se a história pareceu um tanto convincente e ainda trouxe elementos do nosso folclore. Gosto da Sandy.. não a acho uma baaaaita atriz, mas no geral ela manda bem.
Atriz ela não é, mas o talento dela de cantar foi essencial para a trama
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