Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e Diretor de Comunicação e Informática do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Cine Especial: Oscar 2013: Final

Enfim, chego aqui com o final da minha analise sobre os indicados ao Oscar 2013. Portanto quem quiser arriscar, façam as suas apostas, pois a cerimônia pode tanto ir para o lado bem previsível, como também pelo caminho de direções bem inesperadas.

Efeitos visuais
O hobbit: Uma jornada inesperada
As aventuras de Pi
Os vingadores
Prometheus
Branca de Neve e o caçador

Quem ganha? Muitos consideravam As aventuras de Pi, como uma historia impossível de ser levado as telas, principalmente pelo fato de boa parte da trama se passar no mar e ter um tigre de bengala dentro de um barco. Mas eis que Ang Lee prova ao contrario, ao criar um imenso tanque que reconstitui as seqüências que se passam na água e criar um tigre em computação gráfica tão realista, que simplesmente fiquei chocado quando soube que ele não era real. Com isso, nesta categoria ele é imbatível, muito embora ficasse satisfeito caso Os Vingadores ganhasse, pois a seqüência do ataque dos alienígenas contra os heróis em plena Nova York estão entre as melhores cenas de ação do ano passado.

Fotografia
Anna Karenina
Django livre
As aventuras de Pi
Lincoln
007 – Operação Skyfall

Quem ganha? Engraçado que muitos têm reclamado da fotografia de Lincoln, que por vezes era escura demais, mas que curiosamente foi uma das coisas que mais me agradaram no filme. Talvez porque alguns momentos, a fotografia passasse uma sensação de pintura em movimento, fazendo parecer com que as pinturas dos  personagens históricos tivessem realmente voltado a Vida. Mas em seu encalço está As aventuras de Pi que possui também uma fotografia impressionante.        
  
Design de produção
Anna Karenina
O hobbit: Uma jornada inesperada
Os miseráveis
As aventuras de de Pi
Lincoln

Quem ganha? Além de ser um genial musical, Os Miseráveis possui uma reconstituição de época primorosa, fazendo de Paris um verdadeiro mosaico cheio de detalhes. Seu principal rival da noite nesta categoria? Anna Karenina.

Edição
Argo
As aventuras de Pi
Lincoln
A hora mais escura
O lado bom da vida

Quem ganha? Argo possui um dos finais de maior tensão do ano passado e isso graças a sua edição de montagem contagiante, que nos faz simplesmente nos agarrar nas cadeiras. Mas recentemente O Lado Bom da Vida me encantou com sua engenhosa montagem, onde a câmera desfila pela trama e criando seqüências geniais.       

Trilha sonora original
Dario Marianelli ("Anna Karenina")
Alexandre Desplat ("Argo")
Mychael Danna ("As aventuras de Pi")
John Williams ("Lincoln")
Thomas Newman ("007 – Operação Skyfall")

Quem Ganha? Sinceramente 2012 foi um ano que não teve um filme no qual tivesse uma trilha Sonora que fizesse sair do cinema cantarolando. Portanto, acho que dentre esses indicados deveriam dar esse prêmio para o ultimo filme de 007, numa forma de não só comemorar os 50 anos do personagem no cinema, como também compensar o fato do filme não estar indicados as categorias principais, pois merecia.   
  
Canção original
"Before my time", de "Chasing ice" – J. Ralph (música e letra)
"Everybody needs a best friend", de "Ted" – Walter Murphy (música) e Seth MacFarlane (letra)
"Pi's lullaby", de "As aventuras de Pi" – Mychael Danna (música) e Bombay Jayashri (letra)
"Skyfall", de "007 - Operação Skyfall" – Adele (música e letra)
"Suddenly", de "Os miseráveis" – Claude-Michel Schönberg (música), Herbert Kretzmer (letra) e Alain Boublil (letra)

Quem ganha? Em 50 anos de vida nas telas do cinema, a cine serie 007 jamais levou para casa um Oscar de melhor canção, o que na verdade chega ser até um absurdo, pois todos os filmes têm uma musica de abertura fantástica, na qual muitas ficaram no imaginário popular. Com os 50 anos de vida do personagem completados no ano passado (e mais com uma homenagem que a academia fará para franquia durante o evento), seria mais do que justo o ultimo filme levar para casa esta estatueta. Isso graças também a uma ajudinha da cantora Adele, que tomara não ficar nervosa durante a apresentação.    
   
Edição de som
Argo
Django livre
As aventuras de Pi
A hora mais escura
007 – Operação Skyfall

Quem ganha? Tai um prêmio que Argo facilmente pode papar, mas para isso, terá o ultimo 007 e À Hora mais escura em seu caminho.  

Mixagem de som
Argo
Os miseráveis
As aventuras de Pi
Lincoln
007 – Operação Skyfall

Quem ganha? Outro prêmio em que Argo ganha facilmente, mas talvez a noite seja de 007 nas partes técnicas, se a academia for boazinha com ele.   

Figurino
Anna Karenina
Os miseráveis
Lincoln
Espelho, espelho meu
Branca de Neve e o caçador

Quem ganha? Embora elogiado, a nova versão de Anna Karenina foi meio que ignorado pelos membros da academia, mas ganhando um Oscar pelo seu primoroso figurino, seria um grande prêmio de consolo. Muito embora Os Miseráveis não fique muito atrás em termos de figurino fantástico.

Maquiagem
Hitchcock
Os miseráveis
O hobbit: Uma jornada inesperada

Quem ganha? Embora Os Miseráveis seja o favorito, não se pode negar o trabalho incrível de maquiagem no filme O Hobbit, pois não é nada fácil em fazer com que atores de estatura normal parecessem anões. Seria também uma espécie de prêmio de consolo para a produção, pois diferente da trilogia original (que abocanhou 17 oscar ao todo), O Hobbit foi meio que desprezado pelos membros da academia. Vamos ver nos próximos capítulos. 

Leia mais: Especial Oscar 2013: Partes 1 e 2.

Me Sigam no Facebook e Twitter: 

Nenhum comentário: