Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e Diretor de Comunicação e Informática do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Cine Especial: OSCAR 2013: Parte 1




No próximo domingo será exibido em todo o mundo o Oscar 2013, premiação mais conhecida por todos os cinéfilos de carteirinha. É bem da verdade de que uns tempos para cá, cada vez mais está se tornando menos interessante assistir a cerimônia: sejam pelas suas indicações duvidosas, discursos enfadonhos, tempo exagerados e apresentadores com comentários ridículos. Esse ultimo alias é onde o brasileiro cinéfilo mais sofre, pois para aqueles que assistem a cerimônia somente na TV aberta, de uns tempos para cá, temos que agüentar o ator Jose Wilker , que embora seja um dos melhores atores do nosso país, vê-lo comentar sobre os indicados ao Oscar é lamentável. Em muitos momentos, da a entender que ele não assistiu realmente alguns filmes, sendo que quando ele é para comentar sobre o vencedor de cada categoria, ele começa a falar coisas ridículas com relação ao filme. Nunca me esqueço quando ele disse que o filme A Origem teve o seu roteiro criado por um computador!!!
Além desse fato lamentável, a pessoa que depende somente da Globo, tem que aturar o programa Big Brother, pois a cerimônia somente começa a ser exibida quando a porcaria do reality show acaba. Mas se a pessoa opinar pelo canal a cabo TNT irá assistir a cerimônia  desde o inicio, porém, tem que aturar os comentários fora dos trilhos do crítico Rubens Edward Filho, que de uns tempos para cá, perdeu a mão com relação a falar sobre os filmes que assiste. Apesar dos pesares, a curiosidade para saber sobre quem vencerá é grande e, portanto vale a pena o sacrifício. Abaixo, confiram a primeira parte que eu fiz com relação aos indicados.

Melhor Filme
    Amor
    Argo
    Indomável Sonhadora
    Django Livre
    Os Miseráveis
    As Aventuras de Pi
    Lincoln
    O Lado Bom da Vida
    A Hora Mais Escura

Quem ganha? Embora Lincoln esteja com o maior numero de indicações, é Argo que sai na frente como favorito e com toda razão. Após ter ganhado inúmeros prêmios que antecede a cerimônia, o filme de Bem Affleck conquistou a simpatia, tanto do publico como da critica. É um filme, que embora se passe no final dos anos 70, a temática sofre os conflitos do Irã são mais atuais do que nunca e não é todo o dia em que o mundo mágico do cinema, acabou servindo para um bem maior no mundo real.        

Melhor Diretor
    Michael Haneke, por Amor
    Benh Zeitlin, por Indomável Sonhadora
    Ang Lee, por As Aventuras de Pi
    Steven Spielberg, por Lincoln
    David O. Russell, por O Lado Bom da Vida

Quem ganha? Após os membros de a academia terem cometido o maior mico em não terem indicado Bem Affleck a melhor diretor, tudo aponta para o veterano Steven Spielberg levar o seu terceiro Oscar para casa por sua direção em Lincoln. Muito embora, a academia goste de premiar carne nova e não me surpreenderia caso Benh Zeitlin ganhasse pelo seu pequeno filme Indomável Sonhadora. Porém, minha torcida fica mesmo para Michael Haneke por Amor, pois desde Cachê o diretor merece o premio máximo da cerimônia.

Melhor Roteiro Adaptado
    Argo
    Indomável Sonhadora
    As Aventuras de Pi
    Lincoln
    O Lado Bom da Vida

Quem Ganha? Mais um prêmio em que Argo dispara como favorito, porém, Lincoln está em seu encalço. Agora, ficaria muito feliz se As Aventuras de Pi ganhasse, pois assim como eu, muitos consideravam a historia como impossível de se filmar. Mas Ang Lee provou ao contrario e criou um espetáculo de imagens que ficam na cabeça do espectador.

Melhor Roteiro Original  
    Django Livre
    Amor
    Django Livre
    Flight
    Moonrise Kingdom
    A Hora Mais Escura

Quem ganha? Após ter sido esnobado na indicação de melhor diretor, Quentin Tarantino sai na frente como favorito nesta categoria e acho que já está mais do que na hora dele ganhar a sua segunda estatueta de melhor roteiro, já que isso não acontece desde o seu Pup Fiction. Porém, Amor é um forte concorrente e o contagiante Moonrise Kingdom possa vir a surpreender.

Melhor Ator
    Bradley Cooper, por O Lado Bom da Vida
    Daniel Day-Lewis, por Lincoln
    Hugh Jackman, por Os Miseráveis
    Joaquin Phoenix, por O Mestre
    Denzel Washington, por Flight

Quem ganha? Pelo andar da carruagem, tudo aponta que Daniel Day Lewis venha a ganhar o seu terceiro Oscar na carreira por Lincoln. Mas embora ele tenha atuado divinamente neste filme, sinceramente já vi o ator em interpretações melhores, principalmente após ele ter virado a mesa numa interpretação assustadora em Sangue Negro, que desde já, está entre as melhores interpretações da primeira década do século 21. Se o mundo fosse justo, o prêmio desta vez ficaria muito bem no colo de Hugh Jackman por Os Miseráveis, pois afinal de contas, o cara provou que o mundo não se vive apenas de Wolverine.

Melhor Atriz
    Jessica Chastain, por A Hora Mais Escura
    Jennifer Lawrence, por O Lado Bom da Vida
    Emmanuelle Riva, por Amor
    Quvenzhané Wallis, por Indomável Sonhadora
    Naomi Watts, por O Impossível

Quem ganha? Tai uma categoria que possa vir a se tornar a maior surpresa da noite, pois praticamente nenhuma das indicadas é exatamente a favorita. Jennifer Lawrence é uma que possa a vir a ganhar, pois sua interpretação por O Lado Bom da Vida é aquele tipo de papel que conquista tanto o publico como a critica. Porém, os membros mais velhos da academia se lembram muito bem que Emmanuelle Riva faz parte da historia do cinema ao ter atuado no cultuado Hiroshima meu Amor. Portanto, caso venha a ganhar a veterana atriz, isso pode soar um tanto como um prêmio pela carreira, mas ao mesmo tempo muito bem vindo, pois quem assistiu Amor, sabem que ela está espetacular na trama.
Mas fora tudo isso, Jessica Chastain pode se tornar a grande estraga festa da noite pelo seu desempenho em A Hora Mais Escura.  

Melhor Ator Coadjuvante
    Alan Arkin, por Argo
    Robert De Niro, por O Lado Bom da Vida
    Philip Seymour Hoffman, por O Mestre
    Tommy Lee Jones, por Lincoln
    Christoph Waltz, por Django Livre

Quem Ganha? Não é segredo para ninguém que Tommy Lee Jones é o típico ator Coadjuvante que sempre rouba os holofotes do protagonista. Isso vem desde os tempos de O Fugitivo, no qual ganhou pela primeira vez a estatueta nesta categoria e neste ano pode vir há repetir o feito. Porém, não me surpreenderia se Christoph Waltz ganhasse o bi campeonato pelo seu desempenho por Dijango Livre.  

Melhor Atriz Coadjuvante
    Amy Adams, por O Mestre
    Sally Field, por Lincoln
    Anne Hathaway, por Os Miseráveis
•    Helen Hunt, por The Sessions
    Jacki Weaver, por O Lado Bom da Vida

Quem ganha? 2012 foi o ano para Anne Hathaway, pois além de ter atuado como Mulher Gato no ultimo Batman, atriz se dedicou de corpo e alma ao encarnar a trágica personagem Fantine em Os Miseráveis. Embora ela apareça pouco mais de meia hora na trama, Hathaway passa toda a dor e sofrimento que a personagem sente, principalmente na seqüência de quase  três minutos (sem cortes) em que ela canta, chora e nos impressiona com tamanha intensidade. Dificilmente Hathaway perderá, mas Sally Field pode se tornar outra grande surpresa da noite, caso ela seja reconhecida pelo seu ótimo desempenho em Lincoln.    

Me Sigam no Facebook e Twitter: 

Nenhum comentário: