Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e Diretor de Comunicação e Informática do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Cine Dica: Em Cartaz: Acima Das Nuvens



Sinopse: No auge da carreira Maria Enders é convidada para atuar numa remontagem da peça que a tornou famosa há 20 anos. Naquela primeira versão ela atuou no papel de Sigrid uma jovem sedutora que leva sua chefe Helena ao suicídio. Agora no entanto ela é convidada para o outro papel o de Helena. Maria viaja com sua assistente para ensaiar em Sils Maria uma região remota dos Alpes. O papel de Sigrid é dado a uma jovem estrela em ascensão em Hollywood com uma inclinação para polêmicas.

O cineasta Assayas cria um magnífico jogo de metalinguagem, que introduz as protagonistas do filme, as protagonistas do teatro, e porque não, as próprias interpretes  do filme, que salto a vista, foram escolhidas de uma forma bem pensada para os respectivos papéis. Este jogo de xadrez psicológico mostrará a preciosidade do roteiro de Acima das Nuvens que, não apenas nos apresenta uma trama em que a sutilezas domina a obra como um todo, como conta com um ótimo texto em que apresenta uma personalidade distinta das duas protagonistas.Além de todo esse jogo linguagem, há inúmeros diálogos corajosos sobre a passagem de tempo, e com ele, nos vem uma forma de pensar sobre a maneira de se ver cinema de ontem e hoje. O diretor é hábil em entender um ser como Maria, completamente fora de sua época, na forma de não conhecer o que rola no mundo atual, do show business, assim como de desvendar o próprio show business e até brincar com ele.
Para estabelecer todos estes jogos no roteiro, o filme conta com uma atuação novamente competente de Juliette Binoche, que ainda nos surpreende quando se coloca num novo desafio, e encarna na tela uma personagem que pode ao mesmo tempo se dividir em várias outras, assim como no fundo por ser ela mesma, Juliette em toda sua complexidade. Kristen Stewart (que provou ser atriz de verdade em Na Estrada) não deixa nada a desejar e cria um grande feito ao manter a sua presença forte tela, mesmo dividindo a cena como alguém de interpretação precisa como de Binoche.
Com referências subliminares com relação outros clássicos do cinema como Persona e Aventura, Acima das Nuvens ainda se soma uma mise-en-scene fortíssima, que só prova mais uma vez a qualidade de Assayas, que nos entrega uma poesia visual com diversos momentos não apenas bonitos esteticamente, mas que também mostram toda a força do cinema, que pode nos tirar algo, de repente, sem que saibamos se este algo sumiu, morreu, ou fugiu. Mas nos deixa essa dúvida, que nos consome e nos preenchem, como as nuvens que preenchem os desfiladeiros de Sils Maria em uma dança que faz lembrar o rastejar de uma cobra.



Me sigam no Facebook, twitter e Google+

Nenhum comentário: