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Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

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segunda-feira, 25 de agosto de 2025

Cine Dica: “Cinco Tipos de Medo" é o grande vencedor do 53º Festival de Cinema de Gramado

 Gero Camilo e Malu Galli venceram os Kikitos de Melhor Ator e Atriz. Xamã e Aline Marta Maria ganharam os prêmios de Melhor Ator e Atriz Coadjuvantes

O 53º Festival de Cinema de Gramado chegou ao fim neste sábado, 23 de agosto, depois de movimentar a Serra Gaúcha com 11 dias de evento, que reuniu cineastas, artistas, jornalistas, estudantes e um público estimado em 40 mil pessoas. O maior festival de cinema do Brasil exibiu 74 filmes, entre curtas e longas-metragens, com destaque para as cinco mostras competitivas — longas brasileiros de ficção, documentários, curtas brasileiros, longas gaúchos e curtas gaúchos — além de produções universitárias, títulos fora de competição, pré-estreia de série e sessões especiais. Ao todo foram entregues 52 prêmios, sendo 40 Kikitos. Com Marla Martins e Roger Lerina como mestres de cerimônia, a premiação teve transmissão ao vivo para todo o país no Canal Brasil, na TVE e no YouTube do Festival.

O grande vencedor da 53ª edição foi "Cinco Tipos de Medo" (MT), de Bruno Bini, que levou para casa quatro Kikitos: Melhor Filme, Melhor Roteiro e Melhor Montagem para Bini, além do prêmio de Melhor Ator Coadjuvante para Xamã. O longa conta a história de cinco vidas que se conectam. Murilo, um jovem músico em luto, que se envolve com Marlene, enfermeira presa a um relacionamento abusivo com um traficante. Suas histórias cruzam as de Luciana, policial movida por vingança, e Ivan, advogado com intenções ocultas. 

Laís Melo venceu o prêmio de Melhor Direção por "Nó" (PR), longa que também conquistou o Kikito de Melhor Fotografia (Renata Corrêa) e foi eleito o Melhor Longa-metragem Brasileiro pelo Júri da Crítica. "Papagaios" (RJ), de Douglas Soares conquistou o prêmio de Melhor Longa-metragem Brasileiro pelo Júri Popular e também venceu os Kikitos de Melhor Direção de Arte (Elsa Romero), Melhor Desenho de Som (Bernardo Uzeda, Thiago Sobral e Damião Lopes) e Melhor Ator para Gero Camilo. O Kikito de Melhor Atriz foi para Malu Galli, por "Querido Mundo" (RJ), de Miguel Falabella.

"A Natureza das Coisas Invisíveis" (DF), de Rafaela Camelo, garantiu os prêmios de Melhor Atriz Coadjuvante para Aline Marta Maria e Melhor Trilha Musical para Alekos Vuskovic, além do Prêmio Especial do Júri. Já "Sonhar com Leões" (SP), de Paolo Marinou-Blanco, ganhou uma Menção Honrosa.

“Lendo o Mundo” venceu o prêmio de Melhor Longa-metragem Documentário.

Na Mostra Competitiva de Documentários, o grande vencedor foi o filme “Lendo o Mundo" (RN), de Catherine Murphy e Iris de Oliveira. O documentário acompanha o início dos anos 1960, quando Paulo Freire liderou um projeto experimental no nordeste do Brasil, permitindo que centenas de adultos lessem, escrevessem e votassem. A agitação política levou ao exílio de Freire, durante o qual ele se tornou um ícone global, promovendo a democracia por meio da educação. O longa-metragem "Para Vigo Me Voy!" (RJ), de Lírio Ferreira e Karen Harley, conquistou uma Menção Honrosa.

"Até Onde a Vista Alcança" (SP), de Alice Villela e Hidalgo Romero, e "Os Avós" (AM), de Ana Ligia Pimentel, também foram exibidos na Mostra Competitiva de Documentários.

O Júri Oficial de longas-metragens de ficção foi composto pelo ator Edson Celulari, pela atriz Isabel Fillardis e pelos cineastas Sergio Rezende, Fernanda Lomba e Petrus Cariry. Já na mostra de longas documentais, o professor e realizador Bertrand Lira, o ator Marcos Breda e a jornalista e cineasta Thais Fernandes formaram o júri. 

O Júri da Crítica, formado por profissionais integrantes da Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul (ACCIRS) e da Associação Brasileira de Críticos de Cinema (ABRACCINE), foi composto por Arthur Gadelha (CE), Cristian Verardi (RS), Ivana Silva (RS), Paulo Henrique Silva (MG) e Raquel Carneiro (SP). 


53ª edição

A programação do 53º Festival de Cinema de Gramado também promoveu a formação de novos talentos, com a estreia da 1ª Mostra Nacional de Cinema Estudantil e a tradicional Mostra Educavídeo, reunindo produções de estudantes do ensino fundamental, médio e superior. Paralelamente, o Conexões Gramado Film Market fortaleceu o mercado audiovisual por meio de painéis, encontros de negócios, debates e mostras universitárias. Atividades voltadas para crianças, como a Sessão Infantil e o projeto Cinema nos Bairros, ampliaram o acesso do público à tela grande.

O festival foi marcado por homenagens a grandes nomes do cinema brasileiro: Rodrigo Santoro recebeu o Troféu Kikito de Cristal, Mariza Leão foi laureada com o Troféu Eduardo Abelin e Marcélia Cartaxo, com o Troféu Oscarito. A cerimônia de abertura contou com a Orquestra Sinfônica de Gramado e a exibição do premiado longa “O Último Azul”, de Gabriel Mascaro, enquanto a programação competitiva reuniu estreias de grandes longas nacionais.

Com uma programação diversa, o evento celebrou a produção audiovisual brasileira e gaúcha. A curadoria, assinada por Caio Blat, Camila Morgado e Marcos Santuario, reforçou o festival como a primeira janela para importantes lançamentos do cinema brasileiro. O evento reafirmou seu papel como um dos mais importantes palcos do audiovisual na América Latina e de maior festival de cinema do Brasil.

A premiação dos longas-metragens gaúchos e dos curtas-metragens brasileiros foi na sexta-feira, dia 22, e a dos curtas gaúchos no dia 17 - a lista completa de vencedores está no site do festival.

O Festival de Cinema de Gramado confirmou a data de sua 54ª edição: de 12 a 22 de agosto de 2026.


LISTA COMPLETA PREMIADOS:

Melhor Filme: "Cinco Tipos de Medo", de Bruno Bini

Melhor Direção: Laís Melo, por “Nó”

Melhor Ator: Gero Camilo, por “Papagaios”, de Douglas Soares

Melhor Atriz:  Malu Galli, por "Querido Mundo", de Miguel Falabella

Melhor Roteiro: Bruno Bini, por "Cinco Tipos de Medo" 

Melhor Fotografia: Renata Corrêa, por "Nó", de Laís Melo 

Melhor Montagem: Bruno Bini, por "Cinco Tipos de Medo" 

Melhor Trilha Musical: Alekos Vuskovic, por "A Natureza das Coisas Invisíveis", de Rafaela Camelo

Melhor Direção de Arte: Elsa Romero, por "Papagaios", de Douglas Soares

Melhor Atriz Coadjuvante: Aline Marta Maria, por "A Natureza das Coisas Invisíveis", de Rafaela Camelo 

Melhor Ator Coadjuvante: Xamã, por "Cinco Tipos de Medo", de Bruno Bini

Melhor Desenho de Som: Bernardo Uzeda, Thiago Sobral e Damião Lopes, por "Papagaios", de Douglas Soares

Prêmio Especial do Júri: "A Natureza das Coisas Invisíveis", de Rafaela Camelo

Menção Honrosa: "Sonhar com Leões", de Paolo Marinou-Blanco

Melhor Filme pelo Júri Popular: "Papagaios", de Douglas Soares 

Melhor Filme pelo Júri da Crítica: "Nó", de Laís Melo

Melhor Longa-metragem Documentário: “Lendo o Mundo", de Catherine Murphy e Iris de Oliveira

Menção Honrosa Documentário: "Para Vigo Me Voy!", de Lírio Ferreira e Karen Harley


O 53º Festival de Cinema de Gramado é apresentado por Ministério da Cultura, Secretaria de Estado da Cultura e Petrobras. Lei de Incentivo à Cultura. Apresentação: Petrobras. Patrocinador Máster: Gav Resorts. Patrocínio: Stella Artois Pure Gold e Banrisul Seguros. Apoio: Hasam Group, O2 Pós, Globo Filmes, Naymovie, RBT Internet, Brutal Fruit, Vinícola Miolo, Campari, Autogeradora, KIA Brasil, Cinema Paradiso e Secretaria de Turismo do Estado do Rio Grande do Sul. Hospedagem Oficial: Laghetto Hotéis, Resorts & Experiências. Transmissão Oficial: Canal Brasil. Parceiro sustentável: Tereos Açúcar e Energia Brasil. Midia Partner: SBT. Transporte Aéreo Executivo: Helisul. Apoio Institucional: Fundacine RS, APTC RS, SIAV RS, ACCIRS, Assembléia Legislativa, TVE RS, Museu do Festival de Cinema de Gramado, Embratur e Embaixada da França no Brasil. Agente Cultural: AM Produções. Promoção: Prefeitura de Gramado. Financiamento: IECINE, Pró-cultura, Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Realização: Gramadotur, Ministério da Cultura, Governo Federal, Brasil, União e Reconstrução.


Fonte


domingo, 24 de agosto de 2025

Cine Especial: Próximo Cine Debate - 'Nonnas'

Sinopse: Para honrar a memória da mãe, um homem arrisca tudo e abre um restaurante italiano. As chefs são talentosas e divertidas vovós.  

Os filmes sobre a culinária exploram a arte de se fazer comida e como isso é essencial para que o gosto dure para sempre na boca. O belo filme da Pixar, "Ratatouille" (2007) é um genuíno exemplo de uma boa história alinhada com o universo da cozinha e como ela pode até mesmo mudar a perspectiva sobre o que comemos ao longo da vida. "Nonnas" (2025) é um simpático filme sobre a realização de um sonho perante os obstáculos que se encontram no caminho.

Dirigido por Stephen Chbosky, de "As Vantagens de Ser Invisível" (2012), o filme conta a história de Joe Scaravella (Vince Vaughn), que se vê sem caminho após a perda de sua mãe. Porém, em homenagem a ela, ele decide abrir um restaurante italiano e investir tudo que tem para alcançar esse objetivo. O que ele não esperava era virar gerente de adoráveis vovós italianas e que fazem a diferença no mundo da culinária.

Stephen Chbosky construiu a carreira através da literatura e devido a esse amor pela escrita decidiu que um dos seus principais livros fossem adaptados por ele mesmo no cinema. "As Vantagens de Ser Invisível" foi o que lhe abriu as portas para a direção e do qual chamou também atenção através do grande sucesso "Extraordinário" (2017). Eu acredito que é através desses trabalhos que ele soube conduzir com certo êxito o filme "Nonnas", já que em comum são longas que falam sobre família, amizade e a força de seguir em frente com os seus objetivos mesmo quando o mundo lhe diz ao contrário.

Porém, diferente dos outros longas, esse é baseado na história real de Joe Scaravella, que após perder diversos entes queridos ao longo de sua vida decide abrir um restaurante. O que ninguém imaginava é que na cozinha deste local todas as chefs da casa seriam avós italianas, cada uma responsável por trazer um pedaço da própria história para o cardápio. Isso foi o suficiente para chamar atenção do cineasta e criar então esse longa como um todo.

O resultado é um filme agradável, onde o realizador soube conduzir elementos dramáticos com belas pitadas de humor na medida certa. O grande acerto foi a escolha do ator Vince Vaughn, que há tempos não o via em uma boa comédia e aqui ele nos brinda no que sabe fazer de melhor, ao construir um personagem cheio de disposição para realizar o seu sonho em homenagear a sua mãe, mas não escondendo também o peso da responsabilidade pelo nascimento do local. Sua atuação melhora ainda mais com a presença de veteranas como no caso de Susan Sarandon e que demonstra ainda o poder de nos apresentar bons desempenhos.

Outro charme do filme está na interação dela com as demais atrizes que interpretam as vovós da cozinha, sendo que cada uma possui uma história para contar e fazendo com que a arte da culinária se diferencie uma da outra. Stephen Chbosky capricha em uma edição de cenas em que nos transmite o melhor do universo da culinária e fazendo com que a gente crie dentro de nós o desejo de ir em um restaurante mais próximo e que sejamos ser bem acolhidos. Neste último caso, por exemplo, o filme explora o quanto é importante esses lugares possuírem um ambiente agradável e cuja sua história faz toda a diferença.

Não é um filme que irá mudar a vida de ninguém, sendo que o roteiro nos dá o direito de termos uma noção de como isso irá terminar. Porém, é um longa gostoso de ser visto, acolhedor nos momentos certos e que nos conquista em uma tarde chuvosa de domingo. Em tempos atuais em que a comida em geral é feita a toque de caixa é sempre bom lembrarmos que tudo é preciso ser feito de coração pois sem isso o resultado acaba não tendo gosto e nenhum sentido.

"Nonnas" é um agradável passatempo sobre o universo da culinária e como a paixão pela criação de um prato faz toda a diferença.  

Onde Assistir: Netflix. 

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Cine Dica: Artistas expoentes da cultura hispânica ganham homenagem no cinema da UFRGS.

Entre os dias 25 e 29 de agosto, a Sala Redenção apresenta a mostra “Recortes da Cultura Hispânica”, realizada em parceria com o Instituto Cervantes de Porto Alegre. A programação conta com sessões gratuitas e abertas ao público em geral, com exibições sempre às 16h e às 19h. A mostra busca promover o contato com diferentes expressões da cultura hispânica, reforçando o diálogo entre cinema, artes visuais e música.

Entre os destaques da programação está “La Singla” (2022) longa-metragem de Paloma Zapata que conta a história de Antonia Singla, dançarina surda de flamenco nascida em uma família cigana de Barcelona. Singla alcançou fama internacional aos 17 anos e desapareceu dos palcos no auge de sua carreira. “Greco, o Pintor do Invisível” (2014), de Miguel Ángel Trujillo, situa Doménikos Theotokópoulos, conhecido como “El Greco”, no contexto histórico de seu tempo e analisa como sua pintura articulou influências do Oriente e do Ocidente. 

percurso das obras, desde sua provável destinação à América do Sul até sua aquisição por um comerciante em Londres e posterior instalação no Auckland Castle, na Inglaterra. A Sala Redenção está localizada no Campus Centro da UFRGS, com acesso mais próximo pela Rua Eng. Luiz Englert, 333. 

Confira a programação completa no site oficial da sala clicando aqui.

sexta-feira, 22 de agosto de 2025

Cine Especial: Conhecendo 'Your Name'

Fui conhecer a obra de Makoto Shinkai a partir do longa "Suzume" (2023) e sendo o suficiente para me encantar pela forma dele contar as suas histórias e alinhá-las com um visual fantástico. Curiosamente, o realizador consegue fazer um curioso cruzamento entre a fantasia e realidade, já que boa parte de suas tramas se passam no mundo real. "Your Name" (2016) talvez seja o ápice de sua carreira, onde o cineasta nos brinda com uma trama cheia de fantasia, mas que fala sobre o que nos une através da vida.

Na trama, conhecemos Mitsuha Miyamizu (Mone Kamishiraishi), uma jovem que mora no interior do Japão e que deseja deixar sua pequena cidade para trás para tentar a sorte em Tóquio. Enquanto isso, Taki Tachibana (Ryûnosuke Kamiki), um jovem que trabalha em um restaurante italiano em Tóquio, deseja largar o seu emprego para tentar se tornar um arquiteto. Os dois não se conhecem, mas estão direta e misteriosamente conectados a partir dos seus sonhos.

Ir assistir ao filme sem ter muita informação torna a sessão ainda mais significativa, já que nos colocamos no lugar dos dois protagonistas diante de uma situação inexplicável. A partir do momento em que ambos trocam de corpos a partir das noites de sono é então que eles vão se conhecendo aos poucos e descobrindo que possuem até mesmo uma certa interligação. Neste meio tempo Makoto Shinkai capricha ao explorar o verdadeiro Japão dos tempos modernos, mas ao mesmo tempo desvendando um pouco mais de sua cultura cheia de significado.

Além disso, o ponto alto do filme se encontra em seu visual, cujo traço tradicional feito pelo realizador nos transmite que o lugar onde ocorrem os principais eventos da trama é realmente real. Curiosamente, Mitsuha Miyamizu deseja sair do lugar onde vive, já que ela acredita que lá não há nada de atrativo para se manter vivendo por lá. O visual, por sua vez, contesta esse pensamento da personagem, já que o local onde ela vive é tão cheio de detalhes que desejamos até mesmo dar um pause para apreciarmos estes momentos.

A meu ver Makoto Shinkai nos passa a ideia de que vivemos em uma geração que está cada vez mais distraída, conectada por demais nas redes sociais e esquecendo de apreciar o mundo real em nossa volta que ainda se encontra fresco para ser aproveitado ao máximo no dia a dia. Ao mesmo tempo, a ligação a distância entre os dois protagonistas é uma espécie de síntese sobre os tempos atuais, onde as pessoas cada vez mais se encontram distantes uma das outras e fazendo com que acabem perdendo a chance de se conhecerem da melhor forma. É através da fantasia que os dois protagonistas obtêm a chance de, não somente conhecerem a vida um do outro, como também conhecerem a real essência do que nos faz humanos.

Em termos de enredo, é curioso observar que o filme me lembrou o filme americano "A Casa do Lago" (2006), onde os protagonistas vivem na mesma casa, mas se conhecendo somente através de correspondências, já que eles se encontram separados em dois anos de diferença. Na trama criada por Makoto Shinkai algo de similar acontece, já que os protagonistas trocam de corpos para conhecerem a vida um do outro, mas mal sabendo que as suas vidas se encontram separadas em uma diferença de três anos. A premissa é similar, mas logo o filme de Makoto Shinkai ganha outros desdobramentos que culminam nas mais diversas teorias sobre o espaço tempo.

Contudo, o filme jamais se envereda para o lado complexo deste quesito, mas sempre se preocupando em explorar questões que vão desde a escolha e a possibilidade de controlarmos ou não o nosso próprio destino. Tudo alinhado através de personagens cativantes e dos quais nos identificamos pela sua simplicidade em meio a situações que beiram ao absurdo, mas faz com que sigam em frente para obter os seus objetivos. O ato final é cheio de simbolismos e faz com que as nossas expectativas se elevarem a cada minuto de projeção.

"Your Name" se tornou um dos maiores sucessos do Japão da história, adquirindo diversos prêmios e sendo descoberto até mesmo pelo ocidente. Fora do oriente, Makoto Shinkai foi apelidado de o novo Hayao Miyazaki, realizador de obras primas como "A Viagem de Chihiro" (2001), cuja comparação não me soa tão forçada, já que ambos construíram longas metragens com visuais deslumbrantes e que encantaram o mundo. A diferença é que Makoto Shinkai procura ao máximo idealizar uma história fantástica dentro do nosso mundo real, pois o próprio ainda tem muito a ser explorado e basta os seres humanos pararem por um momento para se darem conta disso.

Lançado recentemente em uma edição em DVD pelo selo Obras Primas do Cinema, “Your Name" é uma viagem sensorial de tamanha magnitude que faz com que a gente deseje que ela não acabe tão facilmente.   


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Cine Dica: Sessão Clube de Cinema (23/08): "Niki de Saint Phalle" na Cinemateca Paulo Amorim

Nosso encontro deste sábado será às 10h15 da manhã, na Cinemateca Paulo Amorim (CCMQ), com a exibição de Niki de Saint Phalle, longa francês que marca a estreia na direção da atriz Céline Sallette. Selecionado para o Festival de Cannes, o filme acompanha os anos formativos da artista franco-americana Niki de Saint Phalle (1930–2002), antes da consagração internacional com suas esculturas monumentais e vibrantes. Charlotte Le Bon, em uma das melhores atuações de sua carreira, encarna Niki em sua busca por afirmação em um meio artístico dominado por homens, entrelaçando traumas pessoais, rebeldia e o nascimento de uma linguagem estética singular.


Confira os detalhes da sessão:

SESSÃO DE SÁBADO NO CLUBE DE CINEMA

📅 Data: Sábado, 23/08/2025, às 10h15 da manhã

📍 Local: Cinemateca Paulo Amorim (CCMQ) – Rua dos Andradas, 736 – Centro Histórico, Porto Alegre


Niki de Saint Phalle

França, 2024, 100 min, 14 anos

Direção: Céline Sallette

Elenco: Charlotte Le Bon, Damien Bonnard, Judith Chemla, John Robinson

Sinopse: Niki é modelo, casada e mãe de uma menina pequena quando deixa os Estados Unidos em plena era McCarthy e se muda para a França com a família. Em meio a traumas de infância e períodos de internação em hospitais psiquiátricos, encontra na criação artística uma via de libertação, dando início ao percurso que a tornaria uma das vozes mais ousadas da arte contemporânea.

Esperamos por você!

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quinta-feira, 21 de agosto de 2025

Cine Dicas: Estreias do Final de Semana (21/08/25)

 Faça Ela Voltar

Sinopse: A vida de dois meio-irmãos que, após encontrarem seu pai morto no banheiro, são alocados para um lar adotivo. Andy e Piper acabam na casa de Laura, sua nova guardiã. Com um jeito excêntrico, Laura trabalhava como conselheira pedagógica e, além dos irmãos, também adota um jovem mudo chamado Oliver. Afastada da cidade grande, o imóvel no qual a garota e o garoto vivem esconde grandes segredos.


Anônimo 2

Sinopse: O pai suburbano Hutch Mansell, ex-assassino letal, é levado de volta ao seu passado violento depois de impedir uma invasão domiciliar, desencadeando uma cadeia de eventos que revela segredos sobre o passado de sua esposa Becca.


Faz de Conta Que é Paris

Sinopse: Para realizar o desejo, agora lamentado, de um pai idoso e muito doente de não ter feito uma viagem a Paris com os filhos, os três irmãos, que não se falam há cinco anos, fingem deixar Florença com ele a bordo de um trailer, que nunca sairá dos limites de um estábulo de cavalos.


Uma Mulher Sem Filtro

Sinopse: Bia (Fabiula Nascimento) é uma publicitária que vive uma vida estressante, cercada por problemas: um chefe machista, um marido folgado, um enteado insolente, uma melhor amiga narcisista e uma irmã bastante diferente. 

Amores à Parte

Sinopse: Em Amores à Parte, Carey (Kyle Marvin) vê sua vida virar de cabeça para baixo após sua mulher lhe revelar que o traiu com outra pessoa e, logo em seguida, pedir o divórcio do casal. Carey sofre com as confissões inesperadas de sua esposa Ashley (Adria Arjona) e vai atrás de seu casal de amigos Julie (Dakota Johnson) e Paul (Michael Angelo Covino) em busca de consolo e conselhos.


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Cine Dica: Cinesemana de 21 a 27 de agosto de 2025

A cinemasemana de 21 a 27 de agosto traz a estreia do documentário brasileiro TIJOLO POR TIJOLO, sobre uma família periférica que se reinventa graças às redes sociais. Outra novidade é o longa alemão A LUZ, do diretor Tom Tykwer, do sucesso “Corra, Lola, Corra”.

Seguem em cartaz os filmes brasileiros CARLOTA JOAQUINA, PRINCESA DO BRAZIL, de Carla Camurati, que voltou aos cinemas em cópia restaurada; e NO CÉU DA PÁTRIA NESSA INSTANTE, documentário de Sandra Kogut sobre as últimas eleições presidenciais no Brasil.

Também seguimos com títulos muito apreciados pelo público, como a comédia italiana FAZ DE CONTA QUE É PARIS, de Leonardo Pieraccioni; A PRISIONEIRA DE BORDEAUX, um filme dedicado às questões femininas e protagonizado por Isabelle Huppert; e o emocionante A FANFARRA, sobre a relação entre dois irmãos desconhecidos e que têm a música em comum.

Esses são os últimos dias de exibição de CLOUD, do diretor japonês Kiyoshi Kurosawa, sobre um jovem vendedor que engana seus compradores; e UMA BELA VIDA, do diretor Costa-Gavras, uma delicada reflexão sobre a finitude da vida.

Confira a programação completa no site oficial da cinemateca clicando aqui.