Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte.
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Na quinta-feira, 07 de novembro, a Cinemateca Capitólio promove a estreia de Longe do Paraíso, o mais novo filme do diretor Orlando Senna. O valor do ingresso é R$ 16,00.
Entre os dias 8 e 10 de novembro, a Cinemateca Capitólio apresenta a mostra Programa Maya Deren, dedicada à obra da cineasta que criou as bases do novo cinema experimental dos Estados Unidos na primeira metade do século vinte. Suas obras-primas serão exibidas em diálogo com filmes de outras diretoras, como Barbara Hammer, Vivian Ostrovsky, José Agrippino de Paula e Maria Esther Stockler. Realização da Vai e Vem Produções, a mostra tem entrada franca.
De 11 a 14 de novembro, o V Encontro Teoria de Cineastas: Práticas e Políticas do Pensamento por Imagens realiza a Mostra Cristina Amaral na Cinemateca Capitólio, com a presença da lendária montadora, e exibição de filmes dirigidos por Carlos Reichenbach, Andrea Tonacci e Adirley Queirós e Joana Pimenta. Entrada franca.
O ciclo de cinema gaúcho do Cineclube Torres continua na segunda dia 4, às 20h, com "Beira Mar" da dupla Filipe Matzembacher e Marcio Reolon. Após a primeira sessão do documentário que inspirou o ciclo, começa a sequência de longas de ficção com filme ambientado no litoral.
A intensa programação de novembro do Cineclube Torres, uma oficina cineclubista contemplada no Edital Municipal da Lei Paulo Gustavo, segue com a sequência de longas selecionados a partir do estudo do diretor e professor de cinema, Boca Migotto.O projeto "Um Certo Cinema Gaúcho de Porto Alegre em Torres" procura oferecer um panorama significativo da mais recente produção gaúcha que orbita em torno da histórica produtora porto-alegrense "Clube Silêncio".
Na sessão de segunda, um filme de uma dupla de jovens diretores de uma geração sucessiva àquela da produtora e que já são considerados uma realidade emergente pela crítica internacional.Filipe Matzembacher e Marcio Reolon com este delicado filme de estreia conseguiram ser selecionados no Festival de Berlim em 2015 na mostra Fórum, primeiro passo para futuros triunfos neste festival, com “Tinta Bruta”, que também será exibido em Torres.
A história do filme ocorre durante o inverno, quando dois jovens viajam até o litoral norte gaúcho. Martin precisa resolver algumas pendências familiares e Tomaz aceita acompanhá-lo nessa jornada, aproveitando a oportunidade para se reaproximar do amigo.O filme acaba sendo "um registro intimista, quase sensorial, das descobertas silenciosas, das escolhas incontornáveis de corpos que vibram e desejam, e das desconstruções perenes que não cabem no mundo." (Gustavo Guilherme, UFES, Cine Metrópolis).
Este ciclo/oficina (em cuja imagem de cartaz, o símbolo de Porto Alegre aparece como irônica citação cinematográfica alusiva aos recentes desastres políticos/ambientais da capital) integra a programação continuada realizada com ENTRADA FRANCA, na Sala Audiovisual Gilda e Leonardo, pelo Cineclube Torres, associação sem fins lucrativos com 13 anos de história, em atividade desde 2011, Ponto de Cultura certificado pela Lei Cultura Viva federal e estadual, Ponto de Memória pelo IBRAM, Sala de Espetáculos e Equipamento de Animação Turística certificada pelo Ministério do Turismo (Cadastur), contando para isso com a parceria e o patrocínio da Up Idiomas Torres.
Serviço:
O que: Exibição de "Beira Mar", de Filipe Matzembacher e Marcio Reolon, ficção, 83min., 2015
Onde: Sala Audiovisual Gilda e Leonardo, na escola Up Idiomas, Rua Cincinato Borges 420, Torres
Quando:
Sexta-feira, dia 4/11, às 20h.
Ingressos: Entrada Franca, até lotação do local (aprox. 22 pessoas).
Projeto realizado com recursos da Lei Complementar n.195/23 - Lei Paulo Gustavo.
Cineclube Torres
Associação sem fins lucrativos
Ponto de Cultura – Lei Federal e Estadual Cultura Viva
Sinopse:Após 15 anos vivendo no exterior, Amanda (Olívia Torres) retorna ao Brasil acompanhada de seu namorado francês, Martin (Corentin Fila). Eles chegam à isolada fazenda de seu pai, situada em um remoto vilarejo no sul do país, apenas para encontrar o mesmo em estado de coma. A situação é cercada por tensões crescentes entre o fazendeiro e os trabalhadores da propriedade, criando um clima de descontentamento e conflito. No vilarejo, a única médica disponível é Helô (Ana Flavia Cavalcanti), uma jovem dedicada que cuida dos moradores locais e se vê envolvida na crise que se desenrola. Com a iminente morte do fazendeiro, Amanda, Martin e Helô se encontram no epicentro de um drama que expõe as fraturas entre os habitantes do vilarejo e a família proprietária da fazenda. O filme apresenta um retrato intenso e envolvente de como o retorno a um passado doloroso pode provocar consequências profundas e inesperadas.
Sinopse: Brendo quer ser presidente do Brasil. Enquanto esse dia não chega, ele estuda direito, faz vídeos para as redes, sonha com novas conquistas e se imagina em um reality show, durante a pandemia.
EM CARTAZ:
MARIAS
Brasil/ Documentário/78 min.
Direção: Ludmila Curi
Sinopse: Marias é um road movie que percorre o Brasil e a Rússia em busca de sua protagonista. Campesina, nordestina, clandestina, Maria Prestes teve vários nomes. Foi, na verdade, muitas. Nessa trajetória, o filme atravessa as histórias de outras mulheres que também participaram ativamente de grandes momentos do último século. Entre elas, Olga Benário, Dilma Rousseff e Marielle Franco. Marias reconhece a importância das lutas cotidianas das mulheres para conciliar papéis e escolhas, como a maternidade, o trabalho e a luta por um mundo melhor.
HORÁRIOS DE 31 DE OUTUBRO A 06 DE NOVEMBRO(não há sessões nas segundas):
15h: MARIAS
17h: O DIA DA POSSE
19h: CONTINENTE
Ingressos
Os ingressos podem ser adquiridos a R$ 12 na bilheteria do CineBancários. Idosos (as), estudantes, bancários (as), jornalistas sindicalizados (as), portadores de ID Jovem e pessoas com deficiência pagam R$ 6. São aceitos cartões nas bandeiras Banricompras, Visa, MasterCard e Elo. Na quinta-feira, a meia-entrada é para todos e todas.
EM TODAS AS QUINTAS TEMOS A PROMOÇÃO QUE REDUZ O VALOR DO INGRESSO PARA TODOS E EM TODAS AS SESSÕES PARA R$ 6,00.
CineBancários/ Rua General Câmara, 424 – Centro – Porto Alegre/ (51) 3030.9405 ou pelo e-mail cinebancarios@sindbancarios.org.br
Sinopse: Após sobreviver ao massacre de Halloween do Palhaço Art, Sienna e seu irmão lutam para reconstruir suas vidas despedaçadas.
Quando eu escrevi o especial Halloween sobre esse famoso palhaço assassino eu temi que houvesse a possibilidade dos filmes se encaminharem para o mesmo destino de outras franquias como "Sexta Feira 13", sendo que cada capítulo piorava tudo. Porém, acredito que enquanto Damien Leone estiver no comando de sua criação os filmes tendem, ao menos, manter o seu nível de qualidade, mesmo quando as suas imagens choquem os corações dos mais sensíveis. "Terrifier 3" (2024) aposta em dobro sobre o que havia sido visto anteriormente e sobe alguns novos degraus em termos de violência e ousadia explícita.
Na trama, o palhaço psicopata Art (David Howard Thornton) está de volta com ainda mais sede de sangue. Depois de sair em uma onda de assassinatos em dois Halloweens, sendo, inclusive, ressuscitado por uma entidade maligna só para aterrorizar o condado de Miles, Art decide trocar de feriado e aprontar no feriado da comemoração de Jesus Cristo. Dito isso, o palhaço provoca caos durante a noite de natal e entra em uma desenfreada jornada de assassinatos ao longo do caminho, mas Sienna está viva e preparada para enfrentá-lo.
Se no filme anterior Damien Leone dava pistas sobre o que poderia ser essa criatura misteriosa e violenta, logo as respostas vêm com relação ao fato de que estamos lidando com uma entidade demoníaca. Nem vou me alongar muito com relação a esse ponto, pois o que é revelado não é muito diferente do que a gente já viu em outros filmes como no caso da franquia "Morte do Demônio" comandada por Sam Raimi, sendo que somente faltava o livro dos mortos em cena para a sensação de déjàvu ficar completa.
Se por um lado a originalidade fica em segundo plano, ao menos, o realizador novamente ousa ainda mais nas cenas de assassinato e nos deixando estupefatos. Pode-se dizer que crianças, animais e até o Papai Noel se tornam distração para as travessuras do palhaço, com direito a muito gore, sangue falso jorrando, membros sendo picotados e aja estômago para assistir tudo isso. É como se Damien Leone fosse um verdadeiro pervertido ao desejar tanta violência, mas optando em colocar tudo isso através da sua criatura e neste caso consegue com certo êxito.
Atenção para o retorno da sinistra vítima do primeiro capítulo e que aqui tem um papel de maior relevância para dizer o mínimo. Curiosamente, Sienna novamente retorna para essa continuação e se tornando a verdadeira protagonista feminina dessa franquia de terror. Se no passado existia a possibilidade de ela ser uma espécie de predestinada encarregada de destruir o palhaço, aqui essa ideia se torna mais do que óbvia, com o direito de a própria usar uma coroa de espinhos no ápice da trama.
Sim, o diretor ousa fazer parábola ao filho de Deus na figura de Sienna, pois a escolha do feriado natalino não foi uma simples coincidência. Agora, para alegria dos fãs, ou decepção de alguns, o filme termina com um gancho ainda maior se formos comparar aos capítulos anteriores. Segundo fontes, o futuro quarto filme será o último protagonizado pelo palhaço e encerrando de vez essa cruzada sangrenta e enlouquecedora. Porém, para Hollywood, quatro filmes nunca serão o suficiente enquanto a franquia fizer os seus milhares de dólares.
Com participação especial do cultuado maquiador, técnico em efeitos e diretor Tom Savini, "Terrifier 3" é desde já o filme mais sangrento e corajoso da franquia, onde nem Papai Noel sairá vivo dessa.
No próximo sábado, dia de finados, preparamos uma sessão especial que trará Isabelle Huppert na pele de uma escritora paralisada pelo luto em "Sidonie no Japão", de Élise Girard. No coração da primavera japonesa, a personagem se depara com lembranças dolorosas, mas também com novas possibilidades capazes de transformar o que antes a assombrava.
SESSÃO CLUBE DE CINEMA
Local: Sala Paulo Amorim, Cinemateca Paulo Amorim, Casa de Cultura Mario Quintana (Rua dos Andradas, 736 - Centro Histórico)
Data: 02/11/2024, sábado, às 10:15 da manhã
Sidonie no Japão (Sidonie au Japon)
França, 2023, 95 min, 14 anos
Direção: Élise Girard
Elenco: Isabelle Huppert, Tsuyoshi Ihara, August Diehl
Sinopse: Durante uma turnê de lançamento de seu livro no Japão, Sidonie Perceval, ainda marcada pelo fantasma de seu falecido marido, começa um caso com seu misterioso editor japonês.
Contamos com sua presença!
Aproveitando o comunicado, convidamos você a participar da terceira edição do ZineClube! Estamos com o envio de textos aberto e seria uma honra contar com sua contribuição. Veja as informações abaixo:
Cinema e Conforto
Ir ao cinema é confortável.
Não apenas pela qualidade das poltronas, nem pela refrescância do ar condicionado. Todos nós temos um filme que, por si só, nos faz sentir acolhidos -- pela calidez de sua história, das memórias associadas, do escapismo que ele proporciona ou do porto seguro do hábito de assisti-lo. Para a 3ª edição do ZineClube, queremos te convidar a falar sobre isso: o que significa "cinema conforto" para você? É um filme específico?
Existe um gênero, uma estética, um artista que te deixe confortável? Talvez uma experiência cinematográfica reconfortante que você queira compartilhar? Ou você prefere o desconforto, filmes que te confrontam e desafiam?
Não se preocupe com a experiência de escrita! Estamos interessados em artigos, crônicas, críticas ou qualquer outro formato que você preferir. O ZineClube é um espaço livre para a criatividade, onde cada associado pode expressar sua visão única sobre o tema: nessa edição, mais do que nunca, queremos que os nossos colaboradores se sintam confortáveis!
Existem apenas uns poucos parâmetros objetivos. Queremos selecionar aproximadamente 10 textos, priorizando os associados que até então não escreveram nas demais edições. Os textos devem ter até 5 mil caracteres (com espaços).Você deve nos informar seu interesse em participar da edição até o dia 2 de novembro. O texto pode ser enviado até o dia 17 de novembro. Você pode enviá-lo pelo formulário abaixo ou para o e-mail ccpa1948@gmail.com. O arquivo deve incluir o seu nome, o texto e uma minibio escrita em primeira pessoa de até 200 caracteres.
Recapitulando
📌 Tema: Cinema Conforto
✍️ Limite de caracteres: 5 mil caracteres, incluindo espaços
📅 Prazo para manifestação de interesse: 02/11
📅 Prazo final para envio do texto: 17/11
📄 Formulário para envio: https://forms.gle/R2HMTNzuMpv1TG799
Damien Leone é um daqueles casos de talentos que surge do nada no cinema independente e logo chama atenção pela sua criatividade mesmo com um orçamento minúsculo de produção. Além disso, o cara é diretor, produtor e roteirista dos seus próprios filmes e por conta disso não me surpreenderia se ele não se vendesse para grandes estúdios, pois assim ele perderia a chance de fazer o que bem entender em seus projetos. Neste último caso, por exemplo, se nota que ele usa e abusa da violência ao extremo e isso é notado nos filmes onde o protagonista é sem sombra de dúvida a sua maior criação...Art, O Palhaço.
Para entendermos melhor como surgiu essa figura que está dando o que falar, vamos voltar no tempo começando pelo princípio.
All Hallows' Eve (2013)
Intitulado aqui no Brasil como "Terrifier O Início", aqui a trama começa quando uma babá cuida de duas crianças na noite de Halloween. Quando elas estão prontas para dormir é encontrado uma fita de VHS em um dos sacos doces das crianças, onde há um filme de terror com três contos diferentes, mas contendo em comum um palhaço assassino. A ficção, por sua vez, parece que começa adentrar no mundo real.
Se nota que o filme foi realizado com baixíssimo orçamento, com elenco praticamente amador e cujas interpretações são risíveis. Além disso, para o entendedor do gênero, o filme tem vários clichês já vistos em outros filmes, que vai desde "Jogos Mortais" (2004), "O "Chamado" (2004) e os mais diversos clássicos do estúdio Amicus e dos quais os longas eram moldados por antologias. Porém, o que nos chama atenção é a figura sinistra de Art, O Palhaço.
Nota-se aqui que inicialmente ele seria apenas uma figura que interliga as três tramas que acontecem dentro do VHS. Porém, devido ao seu visual peculiar e sinistro, o personagem logo foi chamando atenção pelos festivais e poucos cinemas que o filme passava. Se nas duas primeiras histórias ele tem pouco destaque, atenção para a terceira parte, da qual ele mostra para que veio e culminando em um prólogo bem criativo, mesmo nos passando aquela sensação de Déjà vu em alguns momentos.
"Terrifier O Início" era para ser mais um filme experimental, mas pelo visto a criatura nascida através da mente de Damien Leone queria o seu lugar ao sol.
Terrifier (2016)
Com a boca a boca do filme anterior, Damien Leone decidiu dar maior espaço ao seu palhaço assassino e dando a ele o seu próprio protagonismo. Lançado em 2016, o filme foi produzido com pouco mais de R$ 100 mil dólares, mas é interessante observar que, em termos de produção, o filme é muito melhor se for comparado a produção anterior. Porém, isso se deve à dedicação total ao realizador e demonstrando total perfeccionismo ao absurdo.
Talvez essa seja a palavra que melhor define a palavra como um todo, pois embora a trama aparenta ser simples, ela é recheada de violência explícita, muito sangue, gore e não recomendado para pessoas sensíveis. A trama começa com uma vítima do palhaço dando entrevista para um programa sensacionalista e destacando o seu rosto completamente desfigurado. Se sentindo humilhada, a vítima mata a apresentadora no camarim e a partir daí o filme volta no tempo e mostra o que realmente aconteceu anteriormente.
Mesmo com um elenco amador aqui há um cuidado maior em suas interpretações, mas ao mesmo tempo o diretor faz questão da produção nos passar a sensação de Filme B, sendo algo que me fez lembrar "Planeta Terror" (2007) de Robert Rodriguez. Mas talvez o maior trunfo da produção seja na escolha do ator em fazer Ar, O Palhaço, interpretado por David Howard Thornton, pois a sua presença é assustadora, onde o interpreta incrementa o uso de mímica e fazendo de sua construção para o personagem ainda mais interessante. Suas cenas onde ele massacra os demais em cena são dignos de nota, onde o mesmo trata tudo como uma grande brincadeira e tudo ainda mais peculiar na medida certa.
Não fica exatamente muito claro sobre o que é Art, O Palhaço, mas meramente um assassino está longe disso, principalmente na cena do necrotério que nos dá uma dimensão sobre até que ponto a criatura pode chegar.
Terrifier 2 (2022)
Com um orçamento bem maior, em torno de R$ 250 mil dólares, o filme acabou arrecadando 16 milhões em bilheteria e se tornando o melhor título da franquia. Aqui, Damien Leone procura nos passar algumas possibilidades sobre o que é Art, O Palhaço, ao inserir uma pequena personagem sinistra e que acompanha o assassino em sua cruzada sangrenta. Porém, diferente dos filmes anteriores, aqui temos um protagonismo feminino de destaque que recai na personagem Sienna Shaw, interpretada pela atriz Lauren LaVera. Sienna é uma jovem que cria uma fantasia de Arcanjo para uma festa de Halloween, mas ao mesmo tempo começa a ter pesadelos com um palhaço assassino e tendo ligação com os desenhos que o seu pai falecido havia feito.
Embora sucesso de crítica e de público, o filme foi apontado como um dos filmes mais violentos dos últimos tempos, onde há relatos de pessoas que passaram mal durante a projeção. Verdade seja dita, tudo é muito explícito, gore, com o direito de o palhaço matar e desmembrar as suas vítimas vagarosamente. Para os fãs de horror que acompanham franquias como "Invocação do Mal" pode ter certeza que essas pessoas não estão muito bem preparadas para a produção de Damien Leone.
Curiosamente, a vítima que havia sobrevivido no filme anterior, mas tendo assassinado a apresentadora sensacionalista, tem um papel curioso na reta final da trama. Porém, é somente uma peça a mais de mistério sobre o que é realmente o Palhaço, sendo que neste longa o teor fantástico é muito mais acentuado e culminando isso em uma cena em que Sienna está presa dentro de uma caixa cheia de água. Ao meu ver, não me admira se o próximo capítulo ir para o mesmo caminho de outras franquias como foi no caso "Sexta Feira 13".
Enfim, esse maligno Ar, O Palhaço veio pra ficar, ou seja, mais banhos de sangue ainda estarão por vir.
Sinopse: Os fãs de terror vão mergulhar em uma experiência aterrorizante em Terrifier 3, o mais sangrento da franquia. No filme o palhaço assassino Art está pronto para espalhar o caos sobre os moradores inocentes do Condado de Miles durante uma pacífica véspera de Natal.
Todo Tempo Que Temos
Sinopse: As vidas de Almut (Florence Pugh), uma talentosa chef de cozinha, e Tobias (Andrew Garfield), um homem recém-divorciado, mudam para sempre quando eles se conhecem. Após um encontro inusitado, eles se apaixonam e constroem o lar e a família que sempre sonharam, até que uma verdade dolorosa põe à prova essa história de amor.
A Vilã Das Nove
Sinopse: Em A Vilã das Nove, Roberta (Karine Teles) está finalmente vivendo a melhor fase de sua vida. Recém-divorciada e desfrutando de uma nova liberdade ao lado de sua filha, Nara (Laura Pessoa), Roberta se sente revitalizada e pronta para abraçar novas oportunidades. No entanto, sua paz é abalada quando ela descobre que sua história pessoal, marcada por escolhas difíceis e abandono.
Pássaro Branco - Uma História de Extraordinário
Sinopse: De R.J. Palacio, autora do best-seller "Extraordinário" - o livro que desencadeou o movimento "escolha ser gentil" -, vem o próximo capítulo inspirador. Em Pássaro Branco - Uma História De Extraordinário, seguimos Julian, um menino que tenta se reencontrar desde que foi expulso de sua antiga escola pelo tratamento que teve com Auggie Pullman.
Segredos
Sinopse: O casal em questão é formado por Naomi e Noah, interpretados por Danni Suzuki e Emiliano, que assinou também o roteiro do filme. Na trama, eles são casados há anos e, apesar de externamente serem vistos como um casal perfeito, entre quatro paredes as coisas não são como parecem. Frente a frente com os segredos um do outro, até onde eles irão para manter o casamento?