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Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

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domingo, 3 de novembro de 2024

Cine Dica: PROGRAMAÇÃO CINEBANCÁRIOS DE 31 DE OUTUBRO a 06 de NOVEMBRO DE 2024

ESTREIAS:

CONTINENTE

Brasil/ Drama/ 2024/115 min.

Direção: David Pretto

Sinopse:Após 15 anos vivendo no exterior, Amanda (Olívia Torres) retorna ao Brasil acompanhada de seu namorado francês, Martin (Corentin Fila). Eles chegam à isolada fazenda de seu pai, situada em um remoto vilarejo no sul do país, apenas para encontrar o mesmo em estado de coma. A situação é cercada por tensões crescentes entre o fazendeiro e os trabalhadores da propriedade, criando um clima de descontentamento e conflito. No vilarejo, a única médica disponível é Helô (Ana Flavia Cavalcanti), uma jovem dedicada que cuida dos moradores locais e se vê envolvida na crise que se desenrola. Com a iminente morte do fazendeiro, Amanda, Martin e Helô se encontram no epicentro de um drama que expõe as fraturas entre os habitantes do vilarejo e a família proprietária da fazenda. O filme apresenta um retrato intenso e envolvente de como o retorno a um passado doloroso pode provocar consequências profundas e inesperadas.

Elenco: Olívia Torres,Ana Flavia Cavalcanti,Corentin Fila


O DIA DA POSSE

Brasil/ Documentário/2021/70 min

Direção: Allan Ribeiro

Sinopse: Brendo quer ser presidente do Brasil. Enquanto esse dia não chega, ele estuda direito, faz vídeos para as redes, sonha com novas conquistas e se imagina em um reality show, durante a pandemia.


EM CARTAZ:

MARIAS

Brasil/ Documentário/78 min.

Direção: Ludmila Curi

Sinopse: Marias é um road movie que percorre o Brasil e a Rússia em busca de sua protagonista. Campesina, nordestina, clandestina, Maria Prestes teve vários nomes. Foi, na verdade, muitas. Nessa trajetória, o filme atravessa as histórias de outras mulheres que também participaram ativamente de grandes momentos do último século. Entre elas, Olga Benário, Dilma Rousseff e Marielle Franco. Marias reconhece a importância das lutas cotidianas das mulheres para conciliar papéis e escolhas, como a maternidade, o trabalho e a luta por um mundo melhor.


HORÁRIOS DE 31 DE OUTUBRO A 06 DE NOVEMBRO(não há sessões nas segundas):

15h: MARIAS

17h: O DIA DA POSSE

19h: CONTINENTE


Ingressos

Os ingressos podem ser adquiridos a R$ 12 na bilheteria do CineBancários. Idosos (as), estudantes, bancários (as), jornalistas sindicalizados (as), portadores de ID Jovem e pessoas com deficiência pagam R$ 6. São aceitos cartões nas bandeiras Banricompras, Visa, MasterCard e Elo. Na quinta-feira, a meia-entrada é para todos e todas.

EM TODAS AS QUINTAS TEMOS A PROMOÇÃO QUE REDUZ O VALOR DO INGRESSO PARA TODOS E EM TODAS AS SESSÕES PARA R$ 6,00.

CineBancários/ Rua General Câmara, 424 – Centro – Porto Alegre/ (51) 3030.9405 ou pelo e-mail cinebancarios@sindbancarios.org.br


C i n e B a n c á r i o s 

Rua General Câmara, 424, Centro 

Porto Alegre - RS - CEP 90010-230 

Fone: 51- 30309405

sexta-feira, 1 de novembro de 2024

Cine Dica: Em Cartaz - 'Terrifier 3'

 Sinopse: Após sobreviver ao massacre de Halloween do Palhaço Art, Sienna e seu irmão lutam para reconstruir suas vidas despedaçadas.

Quando eu escrevi o especial Halloween sobre esse famoso palhaço assassino eu temi que houvesse a possibilidade dos filmes se encaminharem para o mesmo destino de outras franquias como "Sexta Feira 13", sendo que cada capítulo piorava tudo. Porém, acredito que enquanto Damien Leone estiver no comando de sua criação os filmes tendem, ao menos, manter o seu nível de qualidade, mesmo quando as suas imagens choquem os corações dos mais sensíveis. "Terrifier 3" (2024) aposta em dobro sobre o que havia sido visto anteriormente e sobe alguns novos degraus em termos de violência e ousadia explícita.

Na trama, o palhaço psicopata Art (David Howard Thornton) está de volta com ainda mais sede de sangue. Depois de sair em uma onda de assassinatos em dois Halloweens, sendo, inclusive, ressuscitado por uma entidade maligna só para aterrorizar o condado de Miles, Art decide trocar de feriado e aprontar no feriado da comemoração de Jesus Cristo. Dito isso, o palhaço provoca caos durante a noite de natal e entra em uma desenfreada jornada de assassinatos ao longo do caminho, mas Sienna está viva e preparada para enfrentá-lo.

Se no filme anterior Damien Leone dava pistas sobre o que poderia ser essa criatura misteriosa e violenta, logo as respostas vêm com relação ao fato de que estamos lidando com uma entidade demoníaca. Nem vou me alongar muito com relação a esse ponto, pois o que é revelado não é muito diferente do que a gente já viu em outros filmes como no caso da franquia "Morte do Demônio" comandada por Sam Raimi, sendo que somente faltava o livro dos mortos em cena para a sensação de déjàvu ficar completa.

Se por um lado a originalidade fica em segundo plano, ao menos, o realizador novamente ousa ainda mais nas cenas de assassinato e nos deixando estupefatos. Pode-se dizer que crianças, animais e até o Papai Noel se tornam distração para as travessuras do palhaço, com direito a muito gore, sangue falso jorrando, membros sendo picotados e aja estômago para assistir tudo isso. É como se Damien Leone fosse um verdadeiro pervertido ao desejar tanta violência, mas optando em colocar tudo isso através da sua criatura e neste caso consegue com certo êxito.

Atenção para o retorno da sinistra vítima do primeiro capítulo e que aqui tem um papel de maior relevância para dizer o mínimo. Curiosamente, Sienna novamente retorna para essa continuação e se tornando a verdadeira protagonista feminina dessa franquia de terror. Se no passado existia a possibilidade de ela ser uma espécie de predestinada encarregada de destruir o palhaço, aqui essa ideia se torna mais do que óbvia, com o direito de a própria usar uma coroa de espinhos no ápice da trama.

Sim, o diretor ousa fazer parábola ao filho de Deus na figura de Sienna, pois a escolha do feriado natalino não foi uma simples coincidência. Agora, para alegria dos fãs, ou decepção de alguns, o filme termina com um gancho ainda maior se formos comparar aos capítulos anteriores. Segundo fontes, o futuro quarto filme será o último protagonizado pelo palhaço e encerrando de vez essa cruzada sangrenta e enlouquecedora. Porém, para Hollywood, quatro filmes nunca serão o suficiente enquanto a franquia fizer os seus milhares de dólares.

Com participação especial do cultuado maquiador, técnico em efeitos e diretor Tom Savini, "Terrifier 3" é desde já o filme mais sangrento e corajoso da franquia, onde nem Papai Noel sairá vivo dessa. 

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Cine Dica: Sessão Clube de Cinema 02/11: "Sidonie no Japão" na Cinemateca Paulo Amorim

No próximo sábado, dia de finados, preparamos uma sessão especial que trará Isabelle Huppert na pele de uma escritora paralisada pelo luto em "Sidonie no Japão", de Élise Girard. No coração da primavera japonesa, a personagem se depara com lembranças dolorosas, mas também com novas possibilidades capazes de transformar o que antes a assombrava.


SESSÃO CLUBE DE CINEMA


Local: Sala Paulo Amorim, Cinemateca Paulo Amorim, Casa de Cultura Mario Quintana (Rua dos Andradas, 736 - Centro Histórico)

Data: 02/11/2024, sábado, às 10:15 da manhã

Sidonie no Japão (Sidonie au Japon)

França, 2023, 95 min, 14 anos

Direção: Élise Girard

Elenco: Isabelle Huppert, Tsuyoshi Ihara,  August Diehl

Sinopse: Durante uma turnê de lançamento de seu livro no Japão, Sidonie Perceval, ainda marcada pelo fantasma de seu falecido marido, começa um caso com seu misterioso editor japonês.


Contamos com sua presença!

Aproveitando o comunicado, convidamos você a participar da terceira edição do ZineClube! Estamos com o envio de textos aberto e seria uma honra contar com sua contribuição. Veja as informações abaixo:  


Cinema e Conforto


Ir ao cinema é confortável.

Não apenas pela qualidade das poltronas, nem pela refrescância do ar condicionado. Todos nós temos um filme que, por si só, nos faz sentir acolhidos -- pela calidez de sua história, das memórias associadas, do escapismo que ele proporciona ou do porto seguro do hábito de assisti-lo. Para a 3ª edição do ZineClube, queremos te convidar a falar sobre isso: o que significa "cinema conforto" para você? É um filme específico? 

Existe um gênero, uma estética, um artista que te deixe confortável? Talvez uma experiência cinematográfica reconfortante que você queira compartilhar? Ou você prefere o desconforto, filmes que te confrontam e desafiam?

Não se preocupe com a experiência de escrita! Estamos interessados em artigos, crônicas, críticas ou qualquer outro formato que você preferir. O ZineClube é um espaço livre para a criatividade, onde cada associado pode expressar sua visão única sobre o tema: nessa edição, mais do que nunca, queremos que os nossos colaboradores se sintam confortáveis!

Existem apenas uns poucos parâmetros objetivos. Queremos selecionar aproximadamente 10 textos, priorizando os associados que até então não escreveram nas demais edições. Os textos devem ter até 5 mil caracteres (com espaços).Você deve nos informar seu interesse em participar da edição até o dia 2 de novembro. O texto pode ser enviado até o dia 17 de novembro. Você pode enviá-lo pelo formulário abaixo ou para o e-mail ccpa1948@gmail.com. O arquivo deve incluir o seu nome, o texto e uma minibio escrita em primeira pessoa de até 200 caracteres.


Recapitulando

📌 Tema: Cinema Conforto

✍️ Limite de caracteres: 5 mil caracteres, incluindo espaços

📅 Prazo para manifestação de interesse: 02/11

📅 Prazo final para envio do texto: 17/11

📄 Formulário para envio: https://forms.gle/R2HMTNzuMpv1TG799

📧 ou via e-mail: ccpa1948@gmail.com

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quinta-feira, 31 de outubro de 2024

Especial Halloween: 'Terrifier'


Damien Leone é um daqueles casos de talentos que surge do nada no cinema independente e logo chama atenção pela sua criatividade mesmo com um orçamento minúsculo de produção. Além disso, o cara é diretor, produtor e roteirista dos seus próprios filmes e por conta disso não me surpreenderia se ele não se vendesse para grandes estúdios, pois assim ele perderia a chance de fazer o que bem entender em seus projetos. Neste último caso, por exemplo, se nota que ele usa e abusa da violência ao extremo e isso é notado nos filmes onde o protagonista é sem sombra de dúvida a sua maior criação...Art, O Palhaço.  

Para entendermos melhor como surgiu essa figura que está dando o que falar, vamos voltar no tempo começando pelo princípio.

All Hallows' Eve (2013)  

Intitulado aqui no Brasil como "Terrifier O Início", aqui a trama começa quando uma babá cuida de duas crianças na noite de Halloween. Quando elas estão prontas para dormir é encontrado uma fita de VHS em um dos sacos doces das crianças, onde há um filme de terror com três contos diferentes, mas contendo em comum um palhaço assassino. A ficção, por sua vez, parece que começa adentrar no mundo real.  

Se nota que o filme foi realizado com baixíssimo orçamento, com elenco praticamente amador e cujas interpretações são risíveis. Além disso, para o entendedor do gênero, o filme tem vários clichês já vistos em outros filmes, que vai desde "Jogos Mortais" (2004), "O "Chamado" (2004) e os mais diversos clássicos do estúdio Amicus e dos quais os longas eram moldados por antologias. Porém, o que nos chama atenção é a figura sinistra de Art, O Palhaço.  

Nota-se aqui que inicialmente ele seria apenas uma figura que interliga as três tramas que acontecem dentro do VHS. Porém, devido ao seu visual peculiar e sinistro, o personagem logo foi chamando atenção pelos festivais e poucos cinemas que o filme passava. Se nas duas primeiras histórias ele tem pouco destaque, atenção para a terceira parte, da qual ele mostra para que veio e culminando em um prólogo bem criativo, mesmo nos passando aquela sensação de Déjà vu em alguns momentos.            

"Terrifier O Início" era para ser mais um filme experimental, mas pelo visto a criatura nascida através da mente de Damien Leone queria o seu lugar ao sol.    


Terrifier (2016)

Com a boca a boca do filme anterior, Damien Leone decidiu dar maior espaço ao seu palhaço assassino e dando a ele o seu próprio protagonismo. Lançado em 2016, o filme foi produzido com pouco mais de R$ 100 mil dólares, mas é interessante observar que, em termos de produção, o filme é muito melhor se for comparado a produção anterior. Porém, isso se deve à dedicação total ao realizador e demonstrando total perfeccionismo ao absurdo.

Talvez essa seja a palavra que melhor define a palavra como um todo, pois embora a trama aparenta ser simples, ela é recheada de violência explícita, muito sangue, gore e não recomendado para pessoas sensíveis. A trama começa com uma vítima do palhaço dando entrevista para um programa sensacionalista e destacando o seu rosto completamente desfigurado. Se sentindo humilhada, a vítima mata a apresentadora no camarim e a partir daí o filme volta no tempo e mostra o que realmente aconteceu anteriormente.  

Mesmo com um elenco amador aqui há um cuidado maior em suas interpretações, mas ao mesmo tempo o diretor faz questão da produção nos passar a sensação de Filme B, sendo algo que me fez lembrar "Planeta Terror" (2007) de Robert Rodriguez. Mas talvez o maior trunfo da produção seja na escolha do ator em fazer Ar, O Palhaço, interpretado por David Howard Thornton, pois a sua presença é assustadora, onde o interpreta incrementa o uso de mímica e fazendo de sua construção para o personagem ainda mais interessante. Suas cenas onde ele massacra os demais em cena são dignos de nota, onde o mesmo trata tudo como uma grande brincadeira e tudo ainda mais peculiar na medida certa.

Não fica exatamente muito claro sobre o que é Art, O Palhaço, mas meramente um assassino está longe disso, principalmente na cena do necrotério que nos dá uma dimensão sobre até que ponto a criatura pode chegar. 


Terrifier 2 (2022)

Com um orçamento bem maior, em torno de R$ 250 mil dólares, o filme acabou arrecadando 16 milhões em bilheteria e se tornando o melhor título da franquia. Aqui, Damien Leone procura nos passar algumas possibilidades sobre o que é Art, O Palhaço, ao inserir uma pequena personagem sinistra e que acompanha o assassino em sua cruzada sangrenta. Porém, diferente dos filmes anteriores, aqui temos um protagonismo feminino de destaque que recai na personagem Sienna Shaw, interpretada pela atriz Lauren LaVera. Sienna é uma jovem que cria uma fantasia de Arcanjo para uma festa de Halloween, mas ao mesmo tempo começa a ter pesadelos com um palhaço assassino e tendo ligação com os desenhos que o seu pai falecido havia feito.

Embora sucesso de crítica e de público, o filme foi apontado como um dos filmes mais violentos dos últimos tempos, onde há relatos de pessoas que passaram mal durante a projeção. Verdade seja dita, tudo é muito explícito, gore, com o direito de o palhaço matar e desmembrar as suas vítimas vagarosamente. Para os fãs de horror que acompanham franquias como "Invocação do Mal" pode ter certeza que essas pessoas não estão muito bem preparadas para a produção de Damien Leone.

Curiosamente, a vítima que havia sobrevivido no filme anterior, mas tendo assassinado a apresentadora sensacionalista, tem um papel curioso na reta final da trama. Porém, é somente uma peça a mais de mistério sobre o que é realmente o Palhaço, sendo que neste longa o teor fantástico é muito mais acentuado e culminando isso em uma cena em que Sienna está presa dentro de uma caixa cheia de água. Ao meu ver, não me admira se o próximo capítulo ir para o mesmo caminho de outras franquias como foi no caso "Sexta Feira 13".  

Enfim, esse maligno Ar, O Palhaço veio pra ficar, ou seja, mais banhos de sangue ainda estarão por vir. 

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Cine Dicas: Estreias do Final de Semana (31/10/24)

 Terrifer 3

Sinopse: Os fãs de terror vão mergulhar em uma experiência aterrorizante em Terrifier 3, o mais sangrento da franquia. No filme o palhaço assassino Art está pronto para espalhar o caos sobre os moradores inocentes do Condado de Miles durante uma pacífica véspera de Natal. 


Todo Tempo Que Temos

Sinopse: As vidas de Almut (Florence Pugh), uma talentosa chef de cozinha, e Tobias (Andrew Garfield), um homem recém-divorciado, mudam para sempre quando eles se conhecem. Após um encontro inusitado, eles se apaixonam e constroem o lar e a família que sempre sonharam, até que uma verdade dolorosa põe à prova essa história de amor. 


A Vilã Das Nove

Sinopse: Em A Vilã das Nove, Roberta (Karine Teles) está finalmente vivendo a melhor fase de sua vida. Recém-divorciada e desfrutando de uma nova liberdade ao lado de sua filha, Nara (Laura Pessoa), Roberta se sente revitalizada e pronta para abraçar novas oportunidades. No entanto, sua paz é abalada quando ela descobre que sua história pessoal, marcada por escolhas difíceis e abandono.


Pássaro Branco - Uma História de Extraordinário

Sinopse: De R.J. Palacio, autora do best-seller "Extraordinário" - o livro que desencadeou o movimento "escolha ser gentil" -, vem o próximo capítulo inspirador. Em Pássaro Branco - Uma História De Extraordinário, seguimos Julian, um menino que tenta se reencontrar desde que foi expulso de sua antiga escola pelo tratamento que teve com Auggie Pullman.


Segredos

Sinopse: O casal em questão é formado por Naomi e Noah, interpretados por Danni Suzuki e Emiliano, que assinou também o roteiro do filme. Na trama, eles são casados há anos e, apesar de externamente serem vistos como um casal perfeito, entre quatro paredes as coisas não são como parecem. Frente a frente com os segredos um do outro, até onde eles irão para manter o casamento?

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Cine Dica: CINEMATECA PAULO AMORIM - PROGRAMAÇÃO DE 31 DE OUTUBRO A 3 DE NOVEMBRO DE 2024

 SEGUNDA-FEIRA NÃO HÁ SESSÕES

Nossa nova cinesemana destaca a estreia de MEGALÓPOLIS, o drama distópico assinado pelo cineasta Francis Ford Coppola. Também entramos no circuito do longa gaúcho CONTINENTE, terceiro filme do diretor Davi Pretto.

Entre as sessões especiais, temos a pré-estreia de O VAZIO DE DOMINGO À TARDE, de Gustavo Galvão, em exibição comentada com o diretor e a equipe. E, para fechar a Semana do Horror em grande estilo, convidamos o público a rever O ILUMINADO, de Stanley Kubrick.

A semana ainda será agitada por conta do Frapa, o Festival de Roteiro Audiovisual de Porto Alegre. Dez filmes da nova safra de produções brasileiras estarão em cartaz na Sala Paulo Amorim, incluindo “Oeste Outra Vez”, vencedor do Festival de Cinema de Gramado. Toda a programação terá entrada franca.


Confira nossa programação completa e portal do cinema gaúcho em www.cinematecapauloamorim.com.br


SALA PAULO AMORIM


14h15 – MEGALÓPOLIS – ESTREIA (DE QUINTA A DOMINGO) Assista o trailer aqui.

(Estados Unidos, 2024, 138min). Direção de Francis Ford Coppola, com Adam Driver, Giancarlo Esposito, Nathalie Emmanuel, Aubrey Plaza, Shia Labeouf. O2 Play, 16 anos. Drama.

Sinopse: A cidade de Nova Roma é o cenário de um grande conflito entre Cesar Catilina, um arquiteto visionário, e seu rival, o ganancioso prefeito Franklin Cicero. Ambos têm visões distintas sobre o futuro e sobre como deve ser uma cidade ideal.  No meio deles está Julia Cicero, que ama Cesar mas também apoia seu pai. Considerado o filme mais ambicioso do diretor, o projeto existe desde os anos 1980 e foi financiado pelo próprio Coppola, a um custo de US$ 120 milhões.


16h45 – CONTINENTE – ESTREIA (DE QUINTA A DOMINGO) Assista o trailer aqui.

(Brasil/França/Argentina, 2023, 115min). Direção de Davi Pretto, com Olivia Torres, Ana Flavia Cavalcanti, Corentin Fila. Vitrine Filmes, 18 anos. Terror.

Sinopse: Depois de 15 anos fora do país, Amanda volta ao sul do Brasil, na fazenda onde cresceu, para rever seu pai, que está em coma. Helô é a única médica que atende no lugarejo e acompanha uma crescente tensão entre os trabalhadores da terra. Quando o pai de Amanda morre, um antigo acordo gera uma perturbadora reação coletiva da população.


MOSTRA FRAPA – DE 30/10 A 08/11 – ENTRADA FRANCA

Sessões gratuitas, com distribuição de ingressos uma hora antes da exibição.


31/10 - 19h - "UM DIA ANTES DE TODOS OS OUTROS" - Sessão seguida de debate com as roteiristas e diretoras Fernanda Bond e Valentina Homem. 

01/11 - 19h - "MEMÓRIAS DE UM ESCLEROSADO" - Sessão seguida de debate com os roteiristas Rafael Corrêa, Thais Fernandes e Ma Villa Real, e o montador Jonatas Rubert.

02/11 - 19h - "BIZARROS PEIXES DAS FOSSAS ABISSAIS" - Sessão seguida de debate com o roteirista e diretor Marão.

03/11- 19h - "O DIA QUE TE CONHECI" - Sessão seguida de debate com o roteirista e diretor André Novais Oliveira.

04/11 - 19h - "OESTE OUTRA VEZ" - Sessão seguida de debate com o roteirista e diretor Erico Rassi.

05/11 - 19h - "ESTRANHO CAMINHO" - Sessão seguida de debate com o roteirista e diretor Guto Parente.

06/11, 19h - "AVENIDA BEIRA-MAR" - Sessão seguida de debate com os roteiristas e diretores Bernardo Florim e Maju de Paiva.


SESSÃO NOSTALGIA


DIA 2 ÀS 22h - INGRESSOS À R$ 10,00.

O ILUMINADO

(The Shining - Estados Unidos, 1980, 144min). Direção de Stanley Kubrick, com Jack Nicholson, Shelley Duvall, Danny Lloyd. 16 anos. Terror psicológico.

Aspirante a escritor e alcoólatra em recuperação, Jack Torrance aceita um emprego para cuidar do isolado e histórico hotel Overlook. Em pleno inverno, Torrance, sua mulher Wendy e o pequeno Danny começam a viver episódios que trazem um passado terrível à tona. Baseado no livro homônimo de Stephen King, o filme é considerado um clássico do gênero.


SALA EDUARDO HIRTZ


15h – DEIXE-ME (DE QUINTA A DOMINGO) Assista o trailer aqui.

(Laissez-moi - Suíça, 2024, 92min). Direção de Maxime Rappaz, com Jeanne Balibar, Thomas Sarbacher, Pierre-Antoine Dubey. Imovision, 14 anos. Drama.

Sinopse: Claudine é uma mãe amorosa que jamais abandona o filho deficiente. A exceção são as terças-feiras, quando ela deixa o jovem com uma vizinha e se hospeda em um hotel nos Alpes. Lá, ela se assume como uma mulher cheia de desejos e passa as tardes em encontros amorosos com desconhecidos. Claudine nunca pensou em mudar de vida, até que um homem pede que ela fique mais tempo com ele no hotel.


17h – INVERNO EM PARIS (DE QUINTA A DOMINGO) Assista o trailer aqui.

(Le Lyceén - França, 2024, 125min). Direção de Christophe Honoré, com Paul Kircher, Vincent Lacoste, Juliette Binoche. Pandora, 14 anos. Drama.

Sinopse: Lucas tem 17 anos e vê seu mundo desmoronar após a morte do pai. Apoiado pela mãe, o adolescente vai passar uns dias em Paris, onde seu irmão mais velho estuda. Nessa cidade repleta de possibilidades, Lucas vai conhecer pessoas de todas as índoles, enfrentar seus medos e, principalmente, tentar ser compreendido.  O longa é inspirado nas lembranças do próprio diretor.


19h15 – MEGALÓPOLIS – ESTREIA (DE SEXTA A DOMINGO)

(Estados Unidos, 2024, 138min). Direção de Francis Ford Coppola, com Adam Driver, Giancarlo Esposito, Nathalie Emmanuel, Aubrey Plaza, Shia Labeouf. O2 Play, 18 anos. Drama.

Sinopse: A cidade de Nova Roma é o cenário de um grande conflito entre Cesar Catilina, um arquiteto visionário, e seu rival, o ganancioso prefeito Franklin Cicero. Ambos têm visões distintas sobre o futuro e sobre como deve ser uma cidade ideal.  No meio deles está Julia Cicero, que ama Cesar mas também apoia seu pai. Considerado o filme mais ambicioso do diretor, o projeto existe desde os anos 1980 e foi financiado pelo próprio Coppola, a um custo de US$ 120 milhões.

PRÉ-ESTREIA

QUINTA, DIA 31 ÀS 19h15


O VAZIO DE DOMINGO À TARDE Assista o trailer aqui.

(Brasil, 2023, 94min). Direção de Gustavo Galvão, com Gisele Frade, Ana Eliza Chaves, Erom Cordeiro, Larissa Mauro. Lança Filmes, 16 anos. Drama.

Sinopse: Mônica é uma atriz em crise com a superexposição da vida de celebridade. A jovem Kelly não sabe disso quando tenta falar com ela, em vão, na saída de uma filmagem, no interior de Goiás. Kelly não desanima e decide encontrar sua musa novamente.


PREÇOS DOS INGRESSOS:

TERÇAS, QUARTAS e QUINTAS-FEIRAS: R$ 16,00 (R$ 8,00 – ESTUDANTES E MAIORES DE 60 ANOS). SEXTAS, SÁBADOS, DOMINGOS, FERIADOS: R$ 20,00 (R$ 10,00 - ESTUDANTES E MAIORES DE 60 ANOS). CLIENTE BANRISUL: 50% DE DESCONTO EM TODAS AS SESSÕES MEDIANTE PAGAMENTO COM O CARTÃO DO BANCO.

Estudantes devem apresentar Carteira de Identidade Estudantil.

Outros casos: conforme Lei Federal nº 12.933/2013.

A meia-entrada não é válida em festivais, mostras e projetos que tenham ingresso promocional. Os descontos não são cumulativos. Tenha vantagens nos preços dos ingressos ao se tornar sócio da Cinemateca Paulo Amorim. Entre em contato por este e-mail ou pelos telefones: (51) 3136-5233, (51) 3226-5787.


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quarta-feira, 30 de outubro de 2024

Especial Halloween:  'A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça'  

Eu demorei para começar a ir ao cinema sozinho, sendo que até a década de noventa os meus pais é que me levavam para assistir somente aos filmes dos Trapalhões na tela grande. Porém, foi graças ao "Titanic" (1997) que eu comecei a frequentar sozinho os cinemas de Porto Alegre, dentre eles Imperial e Cine Vitório. Esse último, aliás, foi o cenário para a minha primeira experiência em assistir um filme de horror na tela grande e esse foi "A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça" (1999).

Eu já era muito fã da obra de Tim Burton, já que me identificava com a sua visão autoral na realização dos seus filmes, ao criar tramas do gênero fantástico, onde personagens complexos se misturavam com um cenário sombrio e belamente filmado. Burton já era conhecido por filmes como "Os Fantasmas Se Divertem", "Batman - O Filme" (1989), Edward -Mãos de Tesoura" (1990), Ed Wood e tantos outros, mas faltava um para ser declaradamente um verdadeiro filme de horror e foi através dessa obra baseada no conto "The Legend of Sleepy Hollow", de Washington Irving.

Embora seja um conto americano o escritor se inspirou muito no folclore Europeu sobre lendas de um cavaleiro sem cabeça que decepava a cabeça de camponeses. Deve-se levar em conta que, mesmo sendo dirigido por Tim Burton, a produção ficou por conta do mestre Frances Ford Coppola e que anos antes havia realizado a sua obra de horror "Drácula - De Bram Stoker" (1992). O projeto não era somente para saciar a sede dos realizadores para realização de um filme de horror, como também corresponder os fãs que desejam assistir a um filme que remetesse aos bons tempos, por exemplo, da Hammer, estúdio inglês que se tornou conhecido pelo mundo pela realização de filmes de terror.

A trama se passa em 1799, onde uma série de crimes acontecem em um pequeno vilarejo de Sleepy Hollow. Para investigar o caso é chamado o detetive nova-iorquino Ichabod Crane (Johnny Depp), um excêntrico e determinado oficial de polícia com um jeito incomum de solucionar crimes. Os métodos investigativos de Ichabod serão postos à prova perante ao verdadeiro assassino, um Cavaleiro Sem Cabeça.

Embora seja baseado em um conto americano todo o filme foi filmado na Inglaterra, sendo que 75% do longa foi filmado em estúdio. Isso fez com que Burton se sentisse bastante à vontade na realização do projeto, já que era grande fã dos filmes da Hammer e fazendo como se tivesse voltado no tempo. Ao mesmo tempo, o filme possui algumas passagens sem diálogo, remetendo aos bons tempos do cinema mudo e cujo os trejeitos dos personagens diziam muito.

Mas as homenagens de como se fazia cinema como antigamente não param por aí, pois há referências aos cinemas de horror da Universal dos anos trinta, com o direito a uma fotografia quase em preto e branco e fazendo por alguns momentos nos esquecermos de que estamos vendo um filme a cores. Além disso, o realizador presta uma homenagem em determinadas cenas ao horror do cinema Italiano, como aqueles que Mario Bava havia proporcionado e dentre eles a sua obra prima "A Maldição do Demônio" (1960). Ou seja, um filme todo moldado com tudo o que Tim Burton assistia quando criança, com o direito de uma participação de Christopher Lee, o eterno Drácula, em cena.

Esse filme marcaria a terceira participação de Johnny Depp em um filme de Burton, sendo que ambos formariam uma longa parceria também no decorrer no início dos anos dois mil. Aqui, Depp constrói para si um  Ichabod Crane com traços de humor, mas que também não esconde o seu lado trágico devido às sombras do passado. Curiosamente, o seu modo de interpretar remete quase um desenho animado, mas que talvez seja proposital, já que Burton também era muito fã da média metragem da Disney intitulado "Ichabod" (1949) e sendo apontado por muitos críticos como um dos mais sombrios do estúdio.

Curiosamente, a figura do Cavaleiro Sem Cabeça foi composta por mais de um intérprete, sendo um que cavalgava e outro sem cabeça que lutava com espadas que era interpretado por Ray Park, o Darth Maul da segunda trilogia de "StarWars". Já quando o personagem tinha a sua cabeça ele era interpretado pelo ator Christopher Walken, intérprete que já havia trabalhado com Burton em "Batman - O Retorno" (1992) e aqui ele surpreende com a sua presença assustadora mesmo nos poucos momentos em cena. Além disso, o personagem não tem falas, sendo que a sua interpretação corporal fala por si e tornando a figura do cavaleiro ainda mais ameaçadora.

O filme também marcaria o primeiro trabalho do realizador com a jovem atriz Christina Ricci, na época conhecida como a Wandinha nos dois primeiros filmes da "A Família Addams". A sua personagem Katrina Van Tassel mais parece uma figura angelical em meio a personagens tão excêntricos e sombrios e cuja figura da Bruxa está impregnada em boa parte da obra. Neste caso, não dá para não deixar de citar o ótimo trabalho da atriz Miranda Richardson, que aqui faz um trabalho duplo e com forte ligação com o monstro da trama.

Também nunca é demais mencionar o fato de que Tim Burton sempre prezou a criação dos seus filmes com efeitos práticos, sendo que raramente ele abraça o CGI e quando isso acontece o resultado vai contra a sua própria natureza. Para esse filme, porém, um dos poucos CGI vistos em cena é uma em que o Cavaleiro joga o seu machado no chão, sendo que o mesmo acaba se desmanchando. Além disso, o recurso é também utilizado nas tomadas em que o cavaleiro é interpretado por Ray Park e cuja sua cabeça é totalmente apagada.

Pode-se dizer que, independentemente de qual recurso técnico que seja, Burton sempre utilizou em prol de criar uma boa história. Além disso, a trilha musical é novamente composta pelo maestro Danny Elfman, parceiro habitual do cineasta e que aqui novamente o seu trabalho se sobressai na construção de uma melodia que se casa com o lado sombrio da obra. Destaque para os flashbacks do protagonista, onde a sua trilha nos transmite o lado lírico e poético dessas passagens como um todo.

Na época do seu lançamento, o filme ganhou críticas mistas, sendo que alguns declararam o seu amor pela visão autoral do diretor, enquanto outros criticaram o excesso da violência, principalmente devido a decapitação de uma criança dentro da história. Isso não impediu de, ao menos, o filme arrecadar mais de R$ 200 milhões na bilheteria, mesmo tendo estreado junto com o filme "007 - O Mundo Não é o Bastante" (1999). Em premiações, o filme foi vencedor do Oscar de Melhor Edição de Arte, além do BAFTA pela mesma categoria e de Melhor Figurino.

Hoje, pode-se dizer que o filme envelheceu muito bem, sendo visualmente assustador, divertido em alguns momentos graças à atuação de Johnny Depp e tendo uma verdadeira carga de referências com relação ao gênero de horror. O filme é uma prova que, mesmo em um período em que o CGI dominaria na elaboração dos blockbusters, é sempre bom constatarmos que um filme possui o seu peso graças aos efeitos práticos de antigamente. Neste caso, Tim Burton é o que melhor entende.

"A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça" é um belo clássico de horror, elaborado pelas mãos de Tim Burton e um verdadeiro exercício para os amantes do cinema como um todo. 

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