Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte.
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O Curso online Novo Cinema Iraniano, ministrado por Pedro Garcia, propõe uma revisão geral do cinema contemporâneo do Irã, além de um resgate histórico dos principais momentos da produção cinematográfica daquele país. Os principais filmes dos cineastas mais destacados serão analisados e discutidos à luz do contexto político local e do contexto mais amplo de valorização da estética realista e de questionamentos sobre os limites da arte na atualidade.
Na década de 2010 o Irã foi o único país a conquistar dois Oscar de filme internacional, em 2012 e 2017, o que é um forte indicativo do prestígio alcançado pela produção cinematográfica daquela nação. Participações bem-sucedidas nos principais festivais do planeta desde a década de 90 reforçam ainda mais a visibilidade e a qualidade de uma das mais destacadas cinematografias nacionais da atualidade.
O cinema iraniano encontra suas origens ainda na virada do século 19 para o século 20, mas se desenvolve principalmente a partir dos anos 60, período que assinala o marco inaugural do chamado Novo Cinema Iraniano. Fortemente afetada pelas convulsões políticas ocorridas no país, sobretudo quando a Revolução Islâmica de 1979, a produção cinematográfica ganha um impulso definitivo a partir da segunda metade da década de 80, que se consolida mundialmente com a Palma de Ouro de Cannes em 1997 para O Gosto de Cereja, de Abbas Kiarostami. Além dele, que se tornou um nome fundamental da sétima arte, inúmeros outros autores se destacaram nos últimos anos.
Dentre os autores que serão estudados estão:
Dariush Mehrjui, Abbas Kiarostami, Mohsen Makhmalbaf, Jafar Panahi, Ebrahim Forouzesh, Majid Majidi, Samira Makhmalbaf e Asghar Farhadi.
Curso online
NOVO CINEMA IRANIANO
de Pedro Garcia
Datas
27 e 28 de Fevereiro (sábado e domingo) - 14h às 16h
Sinopse: Ambientado em apenas uma noite, o filme acompanha as conversas e tensões crescentes de um casal formado por um cineasta em ascensão (John David Washington) e sua namorada atriz (Zendaya).
Mike Nichols fez escola no cinema ao nos brindar com filmes em que retratava de forma realista a crise de um relacionamento. "Quem Tem Medo de Virginia Woolf?" (1966) foi o pontapé inicial do cinema norte americano ao sair da bolha do mundo perfeito que tanto os próprios passavam para o público e abrindo caminho para um cinema mais cru que viria nos anos seguintes dominado pela fase da “Nova Hollywood”. Porém, o que mais chama atenção nestes filmes é a sua limitação, ou seja, filmes que mostram uma história em um único cenário e deixando tudo muito mais tenso.
O cinema recente, por exemplo, nos brindou com filmes cuja as histórias se passavam em um cenário limitado e que, ao mesmo tempo, traziam elementos vindos do próprio cinema de Mike Nichols. Se por um lado Roman Polanski uniu essas duas fórmulas em "Deus da Carnificina" (2011), do outro, o filme francês "Qual É o Nome do Bebê" (2012) unia humor com as questões dos relacionamentos atuais em frangalhos. É aí que chegamos a "Malcolm & Marie" (2021), filme que se torna uma verdadeira montanha russa na medida em que os demônios interiores do seu casal central são colocados para fora.
Dirigido por Sam Levinson, da ótima série "Euphoria" (2019), o filme é ambientado em apenas uma noite, onde acompanhamos as conversas e tensões crescentes de um casal formado por um cineasta em ascensão chamado Malcolm (John David Washington) e sua namorada atriz Marie (Zendaya). Durante a conversa sabemos que eles estão voltando da festa de lançamento do seu filme, porém, Marie começa agir de uma forma estranha. A partir daí começa o jogo de gato e rato entre os dois.
Sam Levinson ganhou notoriedade com a série "Euphoria" e sendo produtor do elogiado "Pieces of a Woman" (2021). Em ambos os casos, são filmes que exploram ao máximo o lado psicológico dos seus personagens em momentos de tensão e de como são frágeis as barreiras que separam a sanidade do total descontrole. Neste último caso, ele é bastante contido em "Malcolm & Marie", porém, isso não diminui a tensão que vai crescendo na gente na medida em que o filme avança.
Na abertura, aliás, já dá sinais do que iremos testemunhar, onde o diretor cria um plano-sequência que faz com que não percamos o casal central de vista, mesmo quando ambos os casos estejam bastante distantes um do outro. Ao mesmo tempo, a bela fotografia em preto e branco me fez lembrar do subgênero “filmes noir”, onde era retratado mulheres fatais em casos policiais. Curiosamente, aqui não há caso policial, mas não deixa de ser curioso como em alguns momentos a tensão vai aumentando e não devendo em nada a esse subgênero.
Talvez, o que colabora ainda mais para ficarmos na expectativa com relação ao que irá acontecer, é pelo fato de o diretor focar em alguns momentos os rostos dos dois protagonistas, principalmente em momentos em que ambos dão uma pausa sobre o que estão falando e nos passando a sensação de que estão arquitetando sobre o que irão dizer na próxima fase conflito. A união perfeita de técnica com atuação de cena e da qual ganha a nossa atenção do começo ao final dela.
Fora o fato de testemunharmos um casamento em crise, é curioso observar como o filme dá espaço também ao criar uma crítica ácida contra a própria Hollywood, da qual se sustenta com filmes de grandes proporções, mas não dando muito espaço ao cinema autoral. Em um determinado momento, por exemplo, Marnie compara os cineastas como prostitutos, que precisam se vender ao sistema hollywoodiano para assim só depois dizer para o que veio. Um momento hilário, para não dizer trágico.
Fora a arte técnica orquestrada pelo cineasta, é notório salientar que o filme realmente funciona graças ao talento de ambos os interpretes em cena. Desde "infiltrados na Klan" (2018) John David Washington saiu da sombra do pai e nos brinda com atuações dignas de nota e provando que irá tão longe quanto o seu parentesco. Já Zendaya teve a sorte de obter os dois mundos, tanto do grande público, atuando nos dois últimos filmes do "Homem Aranha", como também obras autorais como "Euphoria" e se tornando o mais novo talento hollywoodiano.
Ambos em cena há um duelo verbal e quase físico, mas cuja as ações são contidas para jamais gerar nenhuma tragédia. Em determinado momento, por exemplo, Marie coloca Malcolm e nós em situação de encurralados, para depois ser revelado o seu lado engenhoso perante uma situação em que ela e ele estão jogando para procurar quem está com a razão com relação ao conflito. O que se tem é um jogo em que ambos revelam o seu lado pretensioso, tanto com relação ao relacionamento, como também ao universo hollywoodiano em que estão convivendo.
Acima de tudo, é um filme que sintetiza o desgaste dos relacionamentos, sejam eles matrimoniais ou não e cujo o individualismo está cada vez mais forte nestes tempos atuais. Os minutos finais ficam em aberto, mas dando a entender que, tanto o casal visto da tela, como os demais do mundo real, precisa se ajustar aos novos tempos e dos quais os mesmos estão cada vez mais confusos. Talvez os relacionamentos atuais não sejam duradouros, mas o que importa é saber o do porque eles começaram e manter ao menos isso de precioso.
"Malcolm & Marie" é um jogo de talentos, luz e trevas sobre os relacionamentos cada vez mais complexos deste mundo contemporâneo.
Sinopse: Aos 66 anos de idade, Nona (Josefina Ramirez) decide finalmente vingar-se de seu ex-amante e comete um atentado que a obriga a fugir para que não seja presa.
Monster Hunter
Sinopse: Paralelo ao nosso mundo, existe outro: um mundo de poderosos e perigoso monstros que controlam seus territórios com ferocidade mortal. Quando uma inesperada tempestade de areia transporta a Tenente Artemis (Milla Jovovich) e seu esquadrão (TI Harris, Meagan Good, Diego Boneta) para um novo mundo, os soldados se chocam ao descobrirem que esse ambiente desconhecido e hostil é o lar de enormes e assustadores monstros que são imunes ao seu poder de fogo.
New Life S.A.
Sinopse: Augusto (Renan Rovida) é um arquiteto bem-sucedido, no comando da construção de um novo condomínio de luxo em Brasília.
Notre Dame
Sinopse: Maud Crayon, arquiteta e mãe de duas crianças, conquista – graças a um mal-entendido – o grande concurso promovido pela prefeitura de Paris para reformar o pátio diante da catedral de Notre-Dame.
Sinopse: Elia Suleiman deixa sua terra natal, na Palestina, e viaja pelo mundo apenas para encontrar, por onde passa, os mesmos problemas que encontrava lá.
Não conhecemos a Palestina como ela é realmente, mas sim somente pelos noticiários, ou pela imagem estereotipada que o cinema norte americano fica retratando-a ao longo dos anos. Uma coisa é enxergamos os países do mundo a fora de acordo como os nossos governantes, ou meios de comunicação, nos vendem com relação aquela cultura, mas que faz com que obtemos somente a superfície dela. “Paraíso Deve Ser Aqui” fala sobre um tema universal, do qual as culturas podem ser distintas uma da outra, mas o dia a dia pode haver mais semelhanças do que a gente imagina.
Dirigido por Elia Suleiman, o filme conta a história dele mesmo, que decide deixar a sua terra natal da Palestina e viaja pelo mundo apenas para encontrar, por onde ele passa, os mesmos problemas que encontrava lá. De Paris à Nova York, por onde suas viagens o levam, ele encontra problemas com a polícia, racismo, controle de imigração. Tentando deixar sua nacionalidade para trás, mas sempre sendo lembrado dela, ele questiona o significado de identidade e o lugar que se pode chamar de lar.
O prólogo do filme já nos deixa uma pista sobre o que iremos testemunhar ao longo do filme, onde se sintetiza o papel da igreja e como ela influencia o dia a dia das pessoas. Suleiman observa as pessoas e seus costumes de sua terra natal, mas que, curiosamente, são situações que nos soam familiares e nenhum pouco diferente do que vemos do lado de cá da tela. É como se o cineasta nos dissesse que os problemas, seja eles vindo do conservadorismo, ou meios políticos, são todos iguais ao redor do globo, mas mesmo assim ele decide sair pelo mundo a fora e nos convidar nessa grande jornada.
Ao adentrar na cidade de Paris, Suleiman encara uma nova realidade, onde as mulheres, por exemplo, possuem mais liberdade, muito embora não deixam de ser objetos de desejo e controle que os homens tanto almejam obter como um todo. Um país onde se acolhe inúmeros povos, mas que não esconde o desejo pelo controle e tão pouco esconde a separação entre as classes. Tudo isso sendo moldado de uma forma estereotipada, porém, crítica que o cineasta faz com relação a cidade da luz, mas isso nada se compara com a sua chegada em Nova York.
Sendo visto como uma espécie de maravilha rara por um taxista, o cineasta revela uma sociedade norte americana ingênua com relação a Palestina, ou até mesmo com relação a qualquer nação que ela não sabe ou não quer compreendê-la. Em contrapartida, o humor ácido domina nesta fase em território gringo, onde em um sonho, por exemplo, Suleiman enxerga uma sociedade norte americana totalmente armada e paranoica, sendo algo que não foge muito do sonho desejado pelo presidente Donald Trump hoje em dia. Em sua reta final, constatamos que o cineasta não poderá obter a chance de falar sobre a sua Palestina em uma produção norte americana, pois vai contra a ideia que a sociedade opta em se alimentar e tão pouco quer saber do que realmente se passa por lá, a não ser se for do modo já conhecido, ou seja, estereotipado.
Em seus minutos finais Elia Suleiman faz algo de acordo com a ideia que o norte americano tem em mente, ou seja, é o nada ou o lado bidimensional sobre a sua pessoa e seu país de origem. Ao vermos o cineasta de volta as suas raízes, constatamos, enfim, que a Palestina nada mais é do que um lugar em que facilmente podemos nos identificar, pois seus problemas com relação à economia, machismo e conservadorismo não são muito diferentes do nosso e tornando a cena final simbólica como um todo. “O Paraíso Deve Ser Aqui” fala sobre a busca de um lugar perfeito, quando na verdade ele não existe e fazendo a gente valorizar cada vez mais as nossas próprias raízes.
Onde assistir: Locação pelo Youtube ou Google Play Filmes.
O cineasta colombiano, Cristian Arcos Cerón, obteve o Primeiro Lugar no XI Festival Internacional de Curtas da China, com sua obra "El Desayuno", na categoria Prêmio Observação Especial de Curtas - Seção Anti Covid-19/Pandemia.
Sinopse: Estimulada pelas histórias da mãe, Fei Fei decide construir uma nave espacial para ir até a Lua e comprovar a existência de uma lendária deusa. Assista o quanto quiser.
Se tem um legado que os estúdios Pixar irão deixar para história é pelo fato deles obterem atenção tanto dos pequenos como também dos adultos. Com personagens carismático, os seus filmes possuem nas entrelinhas um conteúdo adulto e do qual atraiu sempre um público mais velho. Embora não seja pertencente ao estúdio, "A Caminho da Lua" segue essa cartilha de sucesso, ao nos apresentar uma trama com um universo colorido, mas que fala de assuntos delicados e dos quais os adultos compreendem muito.
Dirigido por Glen Keane e John Kahrs, colaboradores no passado dos estúdios Disney, em “A Caminho da Lua”, depois de ter finalizado a construção de uma engenhosa nave espacial, a jovem Fei Fei embarca para a lua para provar ao seu pai a existência de uma deusa mística que habitaría no astro. Chegando ao seu destino. a jovem descobre criaturas fantásticas que a ajudarão a completar sua missão e retornar para a terra sã e salva.
Ao ser uma trama que se passa na China, o primeiro ato é carregado de imagens que sintetizam a mitologia de lá, do qual o desenho tradicional com animação gráfica caminha de mãos dadas. Aliás, é já no primeiro ato que surgem os dilemas que Fei Fei terá de enfrentar, desde ao fato de perder um ente querido, como também aceitar as mudanças que a vida lhe dá. A questão de saber lidar com a perda e ter de aceitar os novos rumos da vida é um prato cheio para qualquer adulto que acompanha os seus filhos para assistir uma obra como essa.
Se o recheio é complexo para os adultos, por outro lado, o visual é um verdadeiro colírio para os olhos dos pequenos. A partir do momento que a realidade dá espaço para a fantasia, o filme ganha um visual extraordinário e multicolorido, onde as tradições, lendas e a cultura Chinesa explodem na tela e se misturando com a proposta principal da obra. Logicamente, há sempre personagens fofinhos, sejam aqueles para somente encher a tela, como também ter um papel primordial na história.
Claro que haverá muitas meninas por aí que irão se identificar e muito com a jovem Fei Fei. Porém, ao invés do discurso sobre o feminismo, o filme foca mais nas questões do lado cientifico vs fantasia, mas que ambos os casos podem sim andar de mãos dadas. Os que forem assistir a obra, por exemplo, poderão acreditar que a jornada de Fei Fei realmente aconteceu, ou que simplesmente ela caiu na toca do coelho e se vocês conhecem o clássico "Alice No País das Maravilhas" sabem muito bem do que eu estou falando.
"A Caminho da Lua" é sobre fantasia´, fé e os dilemas que a vida adulta nos dá.