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Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

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segunda-feira, 13 de janeiro de 2020

Cine Curiosidade: Vencedores do Critics' Choice Awards 2020

Era Uma Vez Em...Hollywood

O Critics' Choice Awards costuma ser outro forte termômetro do que esperar do Óscar. Neste ano, O Irlandês e Era Uma Vez Em...Hollywood lideraram as indicações com filmes, com 14 e 12 nomeações cada.  Quem saiu vencedor foi  Quentin Tarantino, ao levar quatro prêmios para casa, incluindo Melhor Filme, Melhor Ator Coadjuvante e Melhor Roteiro Original. O  sul-coreano Parasita, de Bong Joon-Ho, foi premiado por sua direção, enquanto Joaquin Phoenix se consagrou como Melhor Ator por Coringa e Renée Zellweger como Melhor Atriz por Judy. 

Confira abaixo a lista dos vencedores do Critics' Choice Awards 2020.

CINEMA

Melhor filme
1917
Ford vs Ferrari
O Irlandês
Jojo Rabbit
Coringa
Adoráveis Mulheres
História de um Casamento
Era uma Vez em... Hollywood (Vencedor)
Parasita
Joias Brutas

Melhor ator em filme
Antonio Banderas - Dor e Glória
Robert De Niro - O Irlandês
Leonardo DiCaprio - Era uma Vez em... Hollywood
Adam Driver - História de um Casamento
Eddie Murphy - Meu Nome é Dolemite
Joaquin Phoenix - Coringa (vencedor)
Adam Sandler - Joias Brutas

Melhor atriz em filme
Awkwafina - A Despedida
Cynthia Erivo - Harriet
Scarlett Johansson - História de um Casamento
Lupita Nyong'o - Nós
Saoirse Ronan - Adoráveis Mulheres
Charlize Theron - O Escândalo
Renée Zellweger - Judy: Muito Além do Arco-Íris (Vencedora)

Melhor ator coadjuvante em filme
Willem Dafoe - O Farol
Tom Hanks - Um Lindo Dia na Vizinhança
Anthony Hopkins - Dois Papas
Al Pacino - O Irlandês
Joe Pesci - O Irlandês
Brad Pitt - Era uma Vez em... Hollywood (Vencedor)

Melhor atriz coadjuvante em filme
Laura Dern - História de um Casamento (vencedora)
Scarlett Johansson - Jojo Rabbit
Jennifer Lopez - As Golpistas
Florence Pugh - Adoráveis Mulheres
Margot Robbie - O Escândalo
Zhao Shuzhen - A Despedida

Melhor atriz ou ator jovem em filme
Julia Butters - Era uma Vez em... Hollywood
Roman Griffin Davis - Jojo Rabbit (Vencedor)
Noah Jupe - Honey Boy
Thomasin McKenzie - Jojo Rabbit
Shahadi Wright Joseph - Nós
Archie Yates - Jojo Rabbit

Melhor elenco
O Escândalo
O Irlandês (Vencedor)
Entre Facas e Segredos
Adoráveis Mulheres
História de um Casamento
Era uma Vez em... Hollywood
Parasita

Melhor diretor de filme
Noah Baumbach - História de um Casamento
Greta Gerwig - Adoráveis Mulheres
Bong Joon Ho - Parasita (Vencedor)
Sam Mendes - 1917 (Vencedor)
Josh Safdie and Benny Safdie - Joias Brutas
Martin Scorsese - O Irlandês
Quentin Tarantino - Era uma Vez em... Hollywood

Melhor roteiro original
A Despedida – Lulu Wang
Entre Facas e Segredos – Rian Johnson
História de um Casamento - Noah Baumbach
Era uma Vez em... Hollywood - Quentin Tarantino (Vencedor)
Parasita - Bong Joon Ho and Han Jin Won

Melhor roteiro adaptado
Um Lindo Dia na Vizinhança – Noah Harpster e Micah Fitzerman-Blue
O Irlandês – Steven Zaillian
Coringa – Todd Phillips e Scott Silver
Jojo Rabbit – Taika Waititi
Adoráveis Mulheres – Greta Gerwig (Vencedora)
Dois Papas – Anthony McCarten

Melhor fotografia em filme
Ford vs Ferrari – Phedon Papamichael
O Irlandês – Rodrigo Prieto
Coringa – Lawrence Sher
O Farol – Jarin Blaschke
Era uma Vez em... Hollywood – Robert Richardson
1917 – Roger Deakins (Vencedor)

Melhor direção de arte em filme
Downton Abbey - O Filme – Donal Woods, Gina Cromwell
O Irlandês – Bob Shaw, Regina Graves
Coringa – Mark Friedberg, Kris Moran
Adoráveis Mulheres – Jess Gonchor, Claire Kaufman
Era uma Vez em... Hollywood – Barbara Ling, Nancy Haigh (Vencedor)
Parasita – Lee Ha Jun
1917 – Dennis Gassner, Lee Sandales

Melhor edição
O Irlandês – Thelma Schoonmaker
Ford vs Ferrari – Andrew Buckland, Michael McCusker
Era uma Vez em... Hollywood – Fred Raskin
Parasita – Yang Jinmo
Jóias Brutas – Ronald Bronstein, Benny Safdie
1917 – Lee Smith (Vencedor)

Melhor figurino em filme
Meu Nome é Dolemite – Ruth E. Carter (Vencedor)
Downton Abbey - O Filme – Anna Robbins
O Irlandês – Sandy Powell, Christopher Peterson
Adoráveis Mulheres – Jacqueline Durran
Era uma Vez em... Hollywood – Arianne Phillips
Rocketman – Julian Day

Melhor cabelo e maquiagem em filme
O Escândalo (Vencedor)
Meu Nome é Dolemite
O Irlandês
Coringa
Judy: Muito Além do Arco-Íris
Era uma Vez em... Hollywood
Rocketman

Melhores efeitos visuais em filme
1917
Ad Astra - Rumo às Estrelas
Os Aeronautas
Vingadores: Ultimato (Vencedor)
Ford vs Ferrari
O Irlandês
O Rei Leão

Melhor filme de animação
Abominável
Frozen 2
Como Treinar o seu Dragão 3
I Lost My Body
Link Perdido
Toy Story 4 (Vencedor)

Melhor filme de ação
1917
Vingadores: Ultimato (Vencedor)
Ford vs. Ferrari
John Wick 3: Parabellum
Homem-Aranha: Longe de Casa

Melhor filme de comédia
Fora de Série
Meu Nome é Dolemite (Vencedor)
A Despedida
Jojo Rabbit
Entre Facas e Segredos

Melhor filme de ficção científica ou terror
Ad Astra - Rumo às Estrelas
Vingadores: Ultimato
Midsommar
Nós (Vencedor)

Melhor filme estrangeiro
Atlantique
Os Miseráveis
Dor e Glória
Parasita (vencedor)
Retrato de Uma Jovem em Chamas

Melhor música em filme
"Glasgow (No Place Like Home)" – As Loucuras de Rose (Vencedor)
"(I’m Gonna) Love Me Again" – Rocketman (Vencedor)
"I’m Standing With You" – Superação: O Milagre da Fé
"Into the Unknown" – Frozen 2
"Speechless" – Aladdin
"Spirit" – O Rei Leão
"Stand Up" – Harriet

Melhor trilha sonora em filme
Michael Abels – Nós
Alexandre Desplat – Adoráveis Mulheres
Hildur Guðnadóttir – Coringa (Vencedor)
Randy Newman – História de um Casamento
Thomas Newman – 1917
Robbie Robertson – O Irlandês

TELEVISÃO

Melhor Série de Drama
The Crown
David Makes Man
Game of Thrones
The Good Fight
Pose
Succession (Vencedor)
This Is Us
Watchmen

Melhor ator em série de drama
David Makes ManSterling K. Brown -This Is Us
Mike Colter - Evil
Paul Giamatti - Billions
Kit Harington - Game of Thrones
Freddie Highmore - The Good Doctor
Tobias Menzies - The Crown
Billy Porter - Pose
Jeremy Strong - Succession (Vencedor)

Melhor atriz em série de drama
Christine Baranski - The Good Fight
Olivia Colman - The Crown
Jodie Comer - Killing Eve
Nicole Kidman, Big Little Lies
Regina King - Watchmen (Vencedora)
Mj Rodriguez - Pose
Sarah Snook - Succession
Zendaya - Euphoria

Melhor ator coadjuvante em série de drama
Asante Blackk - This Is Us
Billy Crudup - The Morning Show (vencedor)
Asia Kate Dillon - Billions
Peter Dinklage - Game of Thrones
Justin Hartley - This Is Us
Delroy Lindo - The Good Fight
Tim Blake Nelson - Watchmen

Melhor atriz coadjuvante em série de drama
Helena Bonham Carter - The Crown
Gwendoline Christie - Game of Thrones
Laura Dern - Big Little Lies
Audra McDonald - The Good Fight
Jean Smart - Watchmen (vencedora)
Meryl Streep - Big Little Lies
Susan Kelechi Watson - This Is Us

Melhor série de comédia
Barry
Fleabag (Vencedora)
The Marvelous Mrs. Maisel
Mom
One Day at a Time
PEN15
Schitt's Creek

Melhor ator em série de comédia
Ted Danson - The Good Place
Walton Goggins - The Unicorn
Bill Hader - Barry (Vencedor)
Eugene Levy - Schitt’s Creek
Paul Rudd - Living with Yourself
Bashir Salahuddin - Sherman's Showcase
Ramy Youssef - Ramy

Melhor atriz em série de comédia
Christina Applegate - Disque Amiga para Matar
Alison Brie - GLOW
Rachel Brosnahan - The Marvelous Mrs. Maisel
Kirsten Dunst - On Becoming a God in Central Florida
Julia Louis-Dreyfus - Veep
Catherine O'Hara - Schitt’s Creek
Phoebe Waller-Bridge - Fleabag (Vencedora)

Melhor ator coadjuvante em série de comédia
Andre Braugher - Brooklyn Nine-Nine
Anthony Carrigan - Barry
William Jackson Harper - The Good Place
Daniel Levy - Schitt’s Creek
Nico Santos - Superstore
Andrew Scott - Fleabag (Vencedor)
Henry Winkler - Barry

Melhor atriz coadjuvante em série de comédia
Alex Borstein - The Marvelous Mrs. Maisel (vencedora)
D'Arcy Carden - The Good Place
Sian Clifford - Fleabag
Betty Gilpin - GLOW
Rita Moreno - One Day at a Time
Annie Murphy - Schitt's Creek
Molly Shannon - The Other Two

Melhor série limitada
Catch-22
Chernobyl
Fosse/Verdon
The Loudest Voice
Inacreditável
Olhos que Condenam (Vencedora)
Years and Years

Melhor filme para a televisão
Brexit
Deadwood: The Movie
El Camino: A Breaking Bad Movie (Vencedor)
Guava Island
Native Son
Patsy & Loretta

Melhor ator em série limitada ou filme para a televisão
Christopher Abbott - Catch-22
Mahershala Ali - True Detective
Russell Crowe - The Loudest Voice
Jared Harris - Chernobyl
Jharrel Jerome - Olhos que Condenam (Vencedor)
Sam Rockwell - Fosse/Verdon
Noah Wyle - The Red Line

Melhor atriz em série limitada ou filme para a televisão
Kaitlyn Dever - Inacreditável
Anne Hathaway - Modern Love
Megan Hilty - Patsy & Loretta
Joey King - The Act
Jessie Mueller - Patsy & Loretta
Merritt Wever - Inacreditável
Michelle Williams - Fosse/Verdon (vencedora)

Melhor ator coadjuvante para série limitada ou filme para a televisão
Asante Blackk - Olhos que Condenam
George Clooney - Catch-22
John Leguizamo - Olhos que Condenam
Dev Patel - Modern Love
Jesse Plemons - El Camino: A Breaking Bad Movie
Stellan Skarsgård - Chernobyl (Vencedor)
Russell Tovey - Years and Years

Melhor atriz coadjuvante para série limitada ou filme para a televisão
Patricia Arquette - The Act
Marsha Stephanie Blake - Olhos que Condenam
Toni Collette - Inacreditável (Vencedora)
Niecy Nash - Olhos que Condenam
Margaret Qualley - Fosse/Verdon
Emma Thompson - Years and Years
Emily Watson - Chernobyl

Melhor série animada
Big Mouth
BoJack Horseman (Vencedor)
The Dark Crystal: Age of Resistance
She-Ra e as Princesas do Poder
Os Simpsons
Undone

Melhor talk show
Desus & Mero
Full Frontal with Samantha Bee
The Kelly CLarkson Show
Last Week Tonight with John Oliver
The Late Late Show with James Corden (Vencedor)
Late Night with Seth Meyers (Vencedor)

Melhor especial de comédia
Amy Schumer: Growing
Jenny Slate: Stage Fright
Live in Front of a Studio Audience: Norman Lear's All in the Family and The Jeffersons (Vencedor)
Ramy Youssef: Feelings
Seth Meyers: Lobby Baby
Trevor Noah: Son of Patricia
Wanda Sykes: Not Normal


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sexta-feira, 10 de janeiro de 2020

Cine Dica: Em Blu-Ray - DVD – VOD: 'Dois Papas' - Os dilemas da fé

Sinopse: O cardeal argentino Jorge Bergoglio está decidido a pedir sua aposentadoria, devido a divergências sobre a forma como o papa Bento XVI tem conduzido a Igreja. Com a passagem já comprada para Roma, ele é surpreendido com um convite da própria autoridade suprema do catolicismo para visitá-lo. 

Ao pregar as velhas regras ultrapassadas e conservadoras e jamais enxergar as mudanças que ocorrem no mundo, a igreja católica acabou se fechando nesses últimos tempos e perdendo lugar para outras religiões ao redor do mundo. Porém, Papa Francisco é um sopro de renovação para esses novos tempos, onde as velhas tradições da igreja podem sim serem aceitas ao andar lado a lado com as mudanças que ocorrem no mundo e com harmonia. Como ele chegou ao posto mais importante do catolicismo isso é respondido em "Dois Papas", filme que mostra o lado humano de duas pessoas, mas que carregam consigo o peso do mundo nas costas.
Dirigido pelo nosso Fernando Meirelles, a trama começa em Buenos Aires, 2012, onde o  cardeal argentino Jorge Bergoglio, interpretado por  Jonathan Pryce, do filme "A Esposa" (2017), está decidido a pedir sua aposentadoria, devido a divergências sobre a forma como o papa Bento XVI (Anthony Hopkins) tem conduzido a Igreja. Com a passagem já comprada para Roma, ele é surpreendido com o convite do próprio papa para visitá-lo. Ao chegar, eles iniciam uma longa conversa onde debatem não só os rumos do catolicismo, mas também afeições e peculiaridades da personalidade de cada um.
Tanto a morte de João Paulo II, como também o anuncio de Bento XVI como o novo Papa, foram momentos que atraíram os olhares do mundo todo. Devido a isso, os primeiros minutos do filme são uma verdadeira retrospectiva sobre esses dois fatos e onde Fernando Meirelles consegue reconstitui-los com maestria, tanto com cenas filmadas, como também cenas de arquivos reais da época. O resultado é uma bela edição, bem dinâmica e que nos prende de forma imediata.
Mas embora a direção do cineasta chame a nossa atenção, por outro lado, é nos interpretes principais que se encontra a alma do filme como um todo. Tanto Jonathan Pryce, como também Anthony Hopkins, estão impressionantes em seus respectivos papeis, ao interpretarem figuras importantes e recentes da história do catolicismo, mas não passando nenhuma insegurança com relação a isso. Pelo contrário, vemos dois interpretes passando através dos seus talentos o lado humano de duas pessoas normais, mas cada uma agindo de uma forma diferente com relação a responsabilidade e fé.
Logicamente o filme toca em assuntos espinhosos com o que ocorre dentro da igreja, desde aos abusos sexuais cometidos por padres, como também com relação ao papel da igreja dentro da política ao longo de sua história. São questões que colocaram ambos os Papas em dilemas e dos quais fazem se tornarem falhos perante o que acreditam em seu íntimo. Mas são por essas falhas, por exemplo, que os fazem se moverem por escolhas, por vezes, imprevisíveis em suas vidas e obtendo assim esse encontro que faria mudar os rumos recentes da igreja católica.
O filme, acima de tudo, chega em um momento em que os diálogos e ajuda ao próximo estão cada vez mais escassos ao redor do mundo e cabe assim uma renovação social dentro da igreja para assim obter o retorno dos fieis perdidos. Não enxergo aqui uma propaganda em que se venda o papel da igreja dentro do filme, mas sim de um momento de transição do conservadorismo para ideias mais sociais e da ajuda ao semelhante. Com tantos novos muros sendo construídos ao redor mundo, talvez cabe uma renovação da fé para então destrui-los.
"Dois Papas" fala sobre o papel da igreja católica em tempos atuais em que se requer menos poder e mais ideias sociais para assim obter uma renovação na fé.  


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quinta-feira, 9 de janeiro de 2020

Cine Dica: Estreias do Final de Semana (09/01/2020)

Adoráveis  Mulheres 

Sinopse:  Concord, Massachussetts. Com o pai lutando em plena Guerra Civil, as irmãs Jo, Beth, Meg e Amy vivem em harmonia com a mãe, Marmee. 


Ameaça Profunda 

Sinopse: Um grupo trabalha subaquaticamente a onze mil metros de profundidade quando algo causa a destruição da estação e expõe a equipe ao risco de morte. 

Kursk: A Última Missão 

Sinopse:  No ano 2000, Grã-Bretanha, França e Noruega oferecem sua assistência, mas a Rússia insiste que tem a situação sob controle no Mar de Barents. 

Retrato de Uma Jovem Em Chamas 

Sinopse: França, 1770. A pintora Marianne é incumbida de retratar Héloïse, jovem que acabara que deixar o convento.


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Cine Dica: Sessão Vagalume, Sessão ACCIRS e Synonymes

SESSÃO VAGALUME APRESENTA HISTORIETAS ASSOMBRADAS  FILME DE GUS VAN SANT NA SESSÃO ACCIRS SYNONYMES DE NADAV LAPID EM DEBATE 
Elefante

Historietas Assombradas, Elefante e Synonymes são destaques da semana na programação da Cinemateca Capitólio. 

SESSÃO VAGALUME DE VERÃO
No verão tem mais Vagalume! Em novo horário, sempre às 16h, nos meses de janeiro e fevereiro a Cinemateca Capitólio apresenta a Sessão Vagalume em todos os finais de semana! Serão seis filmes "para crianças de todas as idades" nos finais de semana de 11 e 12, 18 e 19 e 25 e 26 de janeiro e 1 e 2, 8 e 9 e 15 e 16 de fevereiro. O primeiro filme do ano, nos dias 11 e 12 de janeiro, é a animação brasileira Historietas Assombradas - O Filme, de Victor-Hugo Borges (Brasil, 2017, 90', DCP)

SINOPSE: Numa noite muito escura, um estranho casal carrega uma criança, fugindo de outros seres estranhos. Pepe, o pequeno filho deles, é a possibilidade de salvação para uma espécie em extinção. Com muita tristeza, os pais deixam o menino na porta de Vó, uma feiticeira que fabrica artigos mágicos para vender pela internet. Pepe cresce fazendo muita confusão e se sentindo o máximo. Aos 11 anos, ele descobre que foi adotado e resolve procurar seus pais. Acompanhado de seus dois melhores amigos, Marilu e Gastón, embarca em uma grande aventura. Versão para o cinema da série homônima. ​

ELEFANTE DE GUS VANT SANT NA SESSÃO ACCIRS
O Duplo de um Filme, ciclo da Sessão ACCIRS (Associação dos Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul), apresenta filmes que desdobram, comentam e refazem de diversas maneiras outras obras da história do cinema. Não são refilmagens literais, mas novas criações que usam outras como modelo e estabelecem diálogos instigantes com diferentes períodos históricos, abordagens e culturas. Na terça-feira, 14 de janeiro, às 20h, na Cinemateca Capitólio, acontece a exibição de Elefante (EUA, 2003, 81’, HD), de Gus Van Sant, inspirado da obra homônima do diretor britânico Alan Clarke.

SINOPSE: Um dia aparentemente comum na vida de um grupo de adolescentes estudantes de uma escola secundária de Portland, no estado de Oregon, interior dos Estados Unidos. Enquanto a maior parte está engajada em atividades cotidianas, dois alunos esperam, em casa, a chegada de uma metralhadora semi-automática, com altíssima precisão e poder de fogo.

SYNONYMES DE NADAV LAPID EM DEBATE
Na quinta-feira, 16 de janeiro, às 19h30, o filme israelense Synonymes, de Nadav Lapid, vencedor do Urso de Ouro no Festival de Berlim de 2019, ganha sessão comentada pelo diretor, crítico e professor Fabiano de Souza.

SINOPSE: Um homem israelense desembarca em Paris, determinado a virar costas às suas origens e à sua identidade, com a ajuda de um simples dicionário de hebraico-francês. Um filme inspirado na vida do seu realizador, Nadav Lapid.

INGRESSOS
SESSÃO VAGALUME: R$ 10,00
SESSÃO ACCIRS: R$ 10,00
SYNONYMES: R$ 16,00

quarta-feira, 8 de janeiro de 2020

Cine Dica: Programação da Cinemateca Paulo Amorim de 9 a 15 de Janeiro de 2020

PROGRAMAÇÃO DE 9 A 15 DE JANEIRO DE 2020 
SEGUNDAS-FEIRAS NÃO HÁ SESSÕES 
Uma Mulher Alta

SALA 1 / PAULO AMORIM

15h – FELIZ ANIVERSÁRIO
(Fête de Famille - França, 2019, 100min). Direção de Cédric Kahn, com Catherine Deneuve, Emmanuelle Bercot, Vincent Macaigne. Imovision, 14 anos. Comédia dramática.
Sinopse: Para comemorar os seus 70 anos, Andrea reúne os filhos, noras e netos em um almoço. A ideia é que seja um dia de amor e alegria, já que Romain, o filho cineasta, vai registrar o encontro. Mas a chegada de Claire, filha de um outro casamento de Andrea, traz à tona vários problemas do passado.

17h – UMA MULHER ALTA
(Dylda - Rússia, 2019, 135min). Direção de Kantemir Balagov, com Viktoria Miroshnichenko e Vasilisa Perelygina. Supo Mungam Filmes, 16 anos. Drama.
Sinopse: Iya e Masha são duas jovens mulheres que buscam esperança e um novo rumo para suas vidas na Rússia de 1945, logo ao fim da Segunda Guerra Mundial. Elas vivem em Leningrado, cidade que sofreu um dos cercos mais brutais do combate, e para muitos a morte pode ser a única opção viável. O filme é baseado no romance "A Guerra não tem Rosto de Mulher", de Svetlana Aleksievitch, e foi indicado pela Rússia para concorrer ao Oscar de filme estrangeiro.

19h30 – O PARAÍSO DEVE SER AQUI
(It Must Be Heaven - Alemanha/Canadá/Turquia/Palestina, 2019, 100min). Direção de Elia Suleiman, com Elia Suleiman, Gael García Bernal, Tarik Kopty. Imovision, 14 anos. Comédia dramática.
Sinopse: O próprio diretor Elia Suleiman é o protagonista, que sai de sua terra natal - a Palestina - e viaja pelo mundo em busca de novas vivências. Mas em todos os lugares por onde passa, de Paris a Nova York, ele se depara com os mesmos problemas, incluindo a violência policial, o preconceito e o controle de imigração. O filme representou a Palestina na indicação ao Oscar 2020.

SALA 2 / EDUARDO HIRTZ

14h30 – ADAM
(Marrocos/França/Bélgica, 2019, 100min).  Direção de Maryam Touzani, com Lubna Azabal, Nisrin Erradi, Douae Belkhaouda. Arteplex Filmes, 14 anos. Drama.
Sinopse: Na conservadora sociedade marroquina, a viúva Abla mantém uma pequena padaria com a qual sustenta sua filha de dez anos de idade. Mas suas convicções são postas à prova quando Samia, uma jovem grávida e sozinha, bate à sua porta pedindo ajuda - no Marrocos, ter um filho fora do casamento é praticamente um crime. O filme representou o país na indicação ao Oscar de filme estrangeiro.

16h30 - BACURAU

(Brasil, 2019, 135min). Direção de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles, com Barbara Colen, Sônia Braga, Udo Kier. Vitrine Filmes, 16 anos. Suspense.
Sinopse: Em um futuro próximo, no esquecido vilarejo de Bacurau, os moradores percebem que coisas estranhas estão acontecendo. Primeiro, a cidade some dos mapas; depois, um disco voador aparece no céu e algumas pessoas morrem violentamente. Para se proteger dos ataques, a comunidade se une e criam uma maneira bem particular de defesa. O filme ganhou o prêmio do júri no Festival de Cannes.

19h – A VIDA INVISÍVEL
(Brasil, 2019, 140min). Direção de Karim Ainouz, com Fernanda Montenegro, Julia Stockler e Carol Duarte. Vitrine Filmes, 16 anos. Drama.
Sinopse: Filhas de imigrantes portugueses, as jovens Guida e Eurídice vivem no Rio de Janeiro dos anos 1950. A primeira está à espera de um grande amor, enquanto Eurídice sonha com uma carreira de pianista. Mas seus projetos de vida são interrompidos pela postura machista e conservadora do pai, que se vale de uma mentira para separar as duas irmãs. Inspirado no livro "A vida invisível de Eurídice Gusmão", de Martha Batalha, o filme é indicado pelo Brasil para concorrer ao Oscar de melhor filme estrangeiro.

SALA 3 / NORBERTO LUBISCO

15h15 – O AMANTE FRANCÊS
(Just a Gigolo - França, 2019, 94 min). Direção de Olivier Baroux, com Kad Merad e Anne Charrier. Pagu Filmes, 12 anos. Comédia.
Sinopse: Depois de vários anos vivendo com Denise, Alex é dispensado da sua função de amante oficial. Forçado a se instalar na casa de sua irmã e de seu sobrinho de 10 anos, ele só pensa em encontrar uma nova mulher que possa sustentá-lo. E, para isso, vai contar com a ajuda do garoto.

17h – E ENTÃO NÓS DANÇAMOS
(And then We Danced - Suécia/França/Georgia, 2019, 110min). Direção de Levan Akin, com Levan Gelbakhiani, Bachi Valishvili. Zeta Filmes, 14 anos. Drama.
Sinopse: Merab dança no Balé Nacional da Georgia desde criança e faz par com Mary. Mas, no auge da carreira, ele precisa lidar com a chegada do carismático e talentoso Irakli, que se torna seu principal rival e, também, seu amor secreto.

19h15 – TULIO PIVA: PANDEIRO DE PRATA
(Brasil, 2018, 55min). Direção de Marco Martins e Loli Menezes. Guarujá Produções, Livre. Documentário.
Sinopse: O filme recupera a vida e a obra do compositor e sambista gaúcho Túlio Piva. Natural de Santiago do Boqueirão, Túlio consolidou sua carreira musical em Porto Alegre, onde foi proprietário do bar Gente da Noite e lançou sambas que ficaram conhecidos no Brasil inteiro.
* Na quinta-feira, dia 9, sessão comentada com os diretores e Rodrigo Piva, neto do compositor. 

PREÇOS DOS INGRESSOS:
TERÇAS, QUARTAS e QUINTAS-FEIRAS: R$ 12,00 (R$ 6,00 – ESTUDANTES E MAIORES DE 60 ANOS). SEXTAS, SÁBADOS, DOMINGOS, FERIADOS: R$ 14,00 (R$ 7,00 - ESTUDANTES E MAIORES DE 60 ANOS).
CLIENTES DO BANRISUL: 50% DE DESCONTO EM TODAS AS SESSÕES. 
Professores tem direito a meia-entrada mediante apresentação de identificação profissional. Estudantes devem apresentar carteira de identidade estudantil. Outros casos: conforme Lei Federal nº 12.933/2013. Brigadianos e Policiais Civis Estaduais tem direito a entrada franca mediante apresentação de carteirinha de identificação profissional.
*Quantidades estão limitadas à disponibilidade de vagas na sala.
A meia-entrada não é válida em festivais, mostras e projetos que tenham ingresso promocional. Os descontos não são cumulativos. Tenha vantagens nos preços dos ingressos ao se tornar sócio da Cinemateca Paulo Amorim. Entre em contato por este e-mail ou pelo telefone (51) 3226-5787.


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terça-feira, 7 de janeiro de 2020

Cine Dica: Em Cartaz: 'Uma Mulher Alta' - Sequelas de uma tragédia

Sinopse: Iya e Masha são duas jovens russas em busca de esperança em meios aos destroços da Segunda Guerra Mundial. 

"O filho de Saul" (2015) mostrava a luta árdua de um homem em querer sepultar de forma digna um corpo de um rapaz que ele havia encontrado no campo de concentração e para assim obter algum sentindo em meio ao inferno. É um exemplo de como um longa-metragem dessa temática nos conduz ao ápice do papel do indivíduo perante algo irracional vindo de uma guerra sem sentindo. "Uma Mulher Alta" trilha por um caminho parecido, onde duas protagonistas lutam por obter algum sentido na vida após a guerra quase lhe tirarem tudo que tinha.
Dirigido por Kantemir Balagov, o filme se passa em eningrado de 1945. Iya (Viktoria Miroshnichenko) e Masha (Vasilisa Perelygina) são duas jovens mulheres em busca de esperança e significado em meios aos destroços deixados na Rússia após a Segunda Guerra Mundial. O cerco de Leningrado, um dos mais brutais da história, chegou ao fim, mas reconstruir suas vidas permanece uma situação cercada de morte e trauma.
Diferente do convencional, o filme possui uma fotografia de cores quentíssimas, como se elas tentassem ser reconfortantes para os nossos olhos, quando na realidade elas não conseguem esconder o horror psicológico que os personagens principais sofrem a todo momento. A protagonista  Iya, por exemplo,  se apresenta pela primeira vez em cena em uma forma estática, como se imagens do passado não pudessem ser mais esquecidas. É graças a essa cena que acabamos ficando mais do que preparados para um terrível momento que virá posteriormente e que irá moldar a vida das duas protagonistas mais adiante.
Aliás, há um jogo de cena intrigante entre as duas, principalmente após a chegada de Masha de uma viagem e dela própria saber de uma triste realidade. A reação de sua parte é surpreendente, fora do convencional, mas que sintetiza o quanto aquelas pessoas precisam reagir de uma forma fora do convencional para poder sobreviver perante o irracional. O sacrifício, por exemplo, é algo bem-vindo em temos críticos, onde os que não tem mais solução para se manterem se vivos optam em deixar esse mundo de bom grado.
Acima de tudo, é um filme sobre o papel da mulher perante um cenário em que os próprios homens não conseguem mais se sustentar. Os homens, aliás, são vistos aqui como seres frágeis enquanto as mulheres ainda enxergam neles uma forma de encontrar um novo meio de recomeçar. Porém, a única fagulha de esperança somente se encontra na união dessas mulheres que foram jogadas a própria sorte e cabem a elas se conscientizarem dessa realidade.
"Uma Mulher Alta" é sobre a guerra interna que cada um de nós possui após a realidade nos bater de frente. 


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