FILMES INFLUENCIADOS PELA
OBRA DE JORGE LUIS BORGES
EM MOSTRA DA CINEMATECA CAPITÓLIO PETROBRAS
O Garoto (2015)
Programação especial da Cinemateca
Capitólio
Petrobras para o Festival de
Inverno de Porto Alegre, a mostra Jorge
Luis Borges no
Cinema: Versões e Perversões, a partir do dia 25 de julho, apresenta
uma série de filmes que estabelecem diálogo com a obra do escritor
argentino. Todas as sessões têm entrada franca. A mostra tem o apoio das
distribuidoras Vitrine Filmes, MPLC, Versátil, e do INCAA – Instituto
Nacional de Cine y Artes Audiovisuales da Argentina.
Na mostra, há adaptações livres: Dias de Ódio (1954), de Leopoldo Torre Nilsson, A Intrusa, de Carlos Hugo Christensen (1979), Garoto (2015), de Julio
Bressane. Um clássico da vanguarda argentina: Invasão (1969), de Hugo Santiago, roteirizado por Borges e
Adolfo Bioy Casares. E filmes que procuram diferentes sintonias com o universo borgiano: Paris nos Pertence (1961), de Jacques Rivette, Performance (1970), de Nicolas
Roeg e Donald Cammell, O Navio dos Afogados (1983), de Raoul Ruiz, Jauja (2013), de Lisandro
Alonso, Em Busca de Borges
(2016), de Cristiano Burlan.
Completa a programação uma edição especial
do Projeto Raros com a exibição de
A Estratégia da Aranha (1970), de Bernardo Bertolucci, adaptação
personalíssima do célebre conto O Tema do Traidor e do Herói. Produzido pela
RAI, canal de televisão estatal italiano, o filme nunca teve lançamento
comercial em DVD ou blu-ray. Exibição a partir de uma matriz digital exibida no
canal.
FILMES
Dias de Ódio (Argentina, 1954, 70 minutos), de Leopoldo Torre Nilsson
Emma Zunz, encarnada por Elisa
Galvé, é uma garota jovem e solitária, com poucas amigas. Quando recebe uma carta
a respeito do suicídio de seu pai, no Brasil, começa a planejar a vingança
contra um empresário. Ele é o antigo companheiro de trabalho de seu pai.
Adaptação do conto Emma Zunz de Jorge Luis Borges. Exibição digital.
Paris nos Pertence (França,
1961, 135 minutos), de Jacques Rivette
Anne Goupil é uma jovem
parisiense estudante de literatura. Encontra-se por acaso com um grupo de teatro
que ensaia arduamente Péricles, de Shakespeare, mesmo sem nenhum recurso
financeiro. Ao mesmo tempo em que aceita o desafio de atuar na peça, Anne se
descobre completamente envolvida numa misteriosa conspiração política cujos
adeptos suicidam-se inesperadamente. O apocalipse iminente desestabiliza todas
as suas convicções. Para Edgardo Cozarinsky, autor do livro Borges em/e/sobre
Cinema, livro que inspirou parte da programação da mostra, a associação de
Paris nos Pertence com a obra
de Borges criou uma genealogia incalculável dentro do cinema de Rivette. Exibição digital.
Invasão (Argentina,
1969, 120 minutos), de Hugo Santiago
Um grupo de homens liderados
por um idoso tenta impedir uma invasão à cidade de Aquileia. As ações da equipe
vão transformando todos os ambientes da cidade. Com uma história que faz
referências a Guerra de Tróia, o
grupo, porém, percebe a força do grupo invasor, cheios de
equipamentos e com uma força maçiça. A invasão é inévitável. O roteiro do filme foi realizado por Jorge Luis Borges e Adolfo Bioy
Casares. Exibição digital.
Performance (Inglaterra, 1970, 100
minutos), de Nicolas Roeg e Donald Cammell
Chas (James Fox), um violento
e psicótico gângster inglês, precisa de um lugar pra se esconder. Encontra o
abrigo perfeito na mansão de Turner (Mick Jagger), antigo astro do rock que
agora vive recluso na companhia de Pherber (Anita Pallenberg), Lucy (Michèle
Breton) e muitas drogas. Para Edgardo Cozarinsky, “embora não adapte
um texto de Borges em particular, deriva francamente de toda a sua obra (assim como da
obra de Artaud, Norman O. Brown e Ronald D. Laing)”. Exibição digital.
A Estratégia da Aranha (Itália, 1970, 100 minutos), de Bernardo Bertolucci
Athos Magnani vai a Tara,
povoado da Bassa Padana, para investigar a morte de seu pai, um misterioso
personagem que teria se envolvido na luta contra o fascismo e em um atentado ao
ditador Mussolini. No entanto, mesmo conhecendo muitas pessoas ligadas ao pai,
Athos não consegue concluir se ele foi um traidor ou um herói. Adaptação do
conto Tema do Traidor e do Herói. Exibição digital.
A Intrusa (Brasil,
1979, 100 minutos), de Carlos Hugo Christensen
No pampa, em 1897, dois
irmãos, solitários, agressivos e brigões, defendiam sua solidão. Ligava-os uma
profunda afeição: inimizar-se com um era contar com dois inimigos. Um dia,
Cristiano, o irmão mais velho,
leva Juliana para viver com ele. Morena, bonita, Juliana é, na verdade, também
uma criada desde o primeiro dia. Mas com ela a discórdia
entra, pela primeira vez, naquele rancho. Adaptação do conto homônimo de Jorge
Luis Borges. Exibição em HD.
O Navio dos Afogados (França, 1983, 100 minutos), de Raoul Ruiz
Estórias fantasiosas com três
marinheiros formam um labirinto de referências culturais, que vai desde os
desenhos criados pelo cartunista Milton Caniff a Moby Dick de Melville,
passando por A Odisséia, Cervantes, Stevenson e Conrad, com qualidade
estilística na tradição de Orson Welles. O filme é
um dos melhores exemplos da melhor qualidade do cinema do chileno Raoul Ruiz,
bem definida pelo crítico Inácio Araújo: “um herdeiro direto de Orson
Welles e Jorge Luis Borges, na medida em
que aceita o mundo como constituído por aparências, a partir das quais compõe
seus labirintos”. Exibição digital.
Jauja (Argentina, 2014, 110
minutos), de Lisandro Alonso
Um homem e sua filha embarcam
numa viagem que tem como destino um deserto localizado no fim do mundo. Esta é
uma empreitada em que muitos já se aventuraram, mas poucos conseguiram concluir
com sucesso. O roteirista do filme, Fabián Casas, é
um dos escritos argentinos contemporâneos mais influenciados pela literatura
de Borges. Exibição em DCP.
Garoto (Brasil, 2015, 70
minutos), de Julio Bressane
Inspirado no conto O Assassino
Desinteressado Bill Harrigan, do escritor argentino Jorge Luis Borges, o filme acompanha um
jovem casal que se encontra em um lugar encantado, onde experimentam uma
aventura amorosa e espiritual. Tudo muda quando o rapaz, inesperadamente,
comete um crime que conduz os dois à separação. No entanto, uma série de
eventos inquietantes os reunirá mais uma vez. Exibição em DCP.
Em Busca de Borges (Brasil, 2016, 85 minutos), de Cristiano Burlan
Os escritos de
Jorge Luis Borges mergulham
Henrique em um périplo entre as cidades de São Paulo, Buenos Aires e
Genebra e o conduzem à fronteira entre a realidade e a evocação, entre a coisa
e a palavra, entre o ser e o símbolo, entre a vida e a morte. Exibição em DCP.
GRADE DE HORÁRIOS
25 de julho a 2 de agosto de 2017
25 de julho (terça)
14h30 – A Vida Após a
Vida
16h – Visita ou Memórias
e Confissões
17h15 – Na Vertical
19h – O Futuro Perfeito
20h10 – Invasão (entrada franca)
26 de julho (quarta)
14h30 – A Vida Após a
Vida
16h – Visita ou Memórias
e Confissões
17h15 – Na Vertical
19h – O Futuro Perfeito
20h10 – Garoto (entrada franca)
27 de julho (quinta)
15h - Divulgação em breve
17h10 – Divulgação em breve
18h – Dias de Ódio (entrada franca)
20h – Paris nos Pertence (entrada franca)
28 de julho (sexta)
15h - Divulgação em breve
17h10 – Divulgação em breve
18h – Jauja (entrada franca)
20h – Projeto Raros Especial: A Estratégia da Aranha (entrada
franca)
29 de julho (sábado)
15h - Divulgação em breve
17h10 – Divulgação em breve
18h – Em
Busca de Borges (entrada franca)
20h – A Intrusa (entrada franca)
30 de julho (domingo)
15h - Divulgação em breve
17h10 – Divulgação em breve
18h – Jauja (entrada franca)
20h – Dias de Ódio (entrada franca)
1 de agosto (terça)
15h - Divulgação em breve
17h10 – Divulgação em breve
18h – Invasão (entrada franca)
20h – Performance (entrada franca)
2 de agosto (quarta)
15h - Divulgação em breve
17h10 – Divulgação em breve
18h – Garoto (entrada franca)
20h – O Navio dos Afogados (entrada franca)