Curso
APRESENTAÇÃO
Começou como um grito de revolta. Acabou como um ícone cinematográfico. A tendência que veio a ser chamada de Blaxploitation (também
Soul Cinema) surgiu em um período de intenso ativismo político nos
Estados Unidos, fruto da conscientização gerada nos movimentos pelos
direitos civis, e tomou as salas de cinema como uma avalanche.
Quando Melvin Van Peebles dirigiu, em 1971, o clássico Sweet Sweetback's Baadasssss Son,
ele começou uma nova era para o cinema de Hollywood. O gueto encontrava
uma voz. O sucesso avassalador desta produção independente e rebelde
mostrou aos estúdios que havia espaço para um cinema voltado ao público
afro-americano, e que este era um filão lucrativo a ser explorado.
Em seguida, a Metro-Goldwyn-Mayer lançou Shaft (de Gordon Parks), e a febre do novo cinema negro se estendeu por quase uma década. Porém, enquanto alguns viam o Blaxploitation como
uma forma de empoderamento das populações negras, que finalmente via
seu protagonismo nas telas, outros viam estes filmes apenas como um
reforço dos estereótipos racistas.
Polêmicas à parte, é inegável a importância do Blaxploitation,
cuja influência ainda é sentida no cinema atual (vide as obras de
Quentin Tarantino e Mario Van Peebles), além de ter aberto o caminho
para cineastas como John Singleton e Spike Lee.
OBJETIVOS
O curso Blaxploitation – O Cinema Negro Americano dos Anos 70, ministrado porCésar Almeida, tem como objetivo traçar um panorama do fenômeno Blaxploitation analis ando suas características estéticas e históricas, além de abordar suas controvérsias e impactos sociais nos EUA no período.
CONTEÚDOS
Aula 1
- Introdução
- Os “race movies” (1915-1950)
- A Hollywood nos anos 60 (In the Heat of the Night,
The Learning Tree, Watermelon Man)
The Learning Tree, Watermelon Man)
- Cotton Comes to Harlem (1970)
- A explosão do Blaxploitation (Sweet Sweetback's Baadasssss Song,
Shaft, Hammer, Super Fly)
Shaft, Hammer, Super Fly)
- The Legend of Nigger Charley, Across 110th Street, Black Mama,
White Mama, Blacula, Slaughter, Trou ble Man, Black Caesar,
Cleopatra Jones, Coffy, The Mack (1972/1973)
White Mama, Blacula, Slaughter, Trou
Cleopatra Jones, Coffy, The Mack (1972/1973)
Aula 2
- Black Belt Jones, The Black Six, Foxy Brown,
Three the Hard Way, T.N.T Jackson, Truck Turner, Sugar Hill, Sheba,
Baby, Boss Nigger, Mandingo (1974/1976)
- Declínio (1976/1982)
- As trilhas sonoras (Isaac Hayes, Bobby Womack, Marvin Gaye,
James Brown, Curtis Mayfield...)
James Brown, Curtis Mayfield...)
- Curiosidades (Blaxploitation na Itália, The Harder They Come,
títulos estranhos, homenagens)
títulos estranhos, homenagens)
- Os astros (Fred Williamson, Pam Grier, Jim Brown,
Richard Roundtree, Gloria Hendry)
Richard Roundtree, Gloria Hendry)
Ministrante: César Almeida
Publica
artigos sobre cinema desde 2008. Lançou, em 2010, o livro "Cemitério
Perdido dos Filmes B", que compila 120 resenhas de sua autoria. Em 2012,
organizou "Cemitério Perdido dos Filmes B: Exploitation" com textos
próprios e de outros 11 críticos de cinema. Escreve ficção, com o
pseudônimo Cesar Alcázar, e atua como editor e tradutor. Já ministrou os
cursos "Mestres & Dragões: A Era de Ouro das Artes Marciais no Cinema" e “Sam Peckinpah – Rebelde Implacável” pela Cine UM.
Curso
BLAXPLOITATION
O Cinema Negro Americano dos Anos 70
de César Almeida
Datas
Dias 23 e 24 / Abril (quinta e sexta)
Horário
19h30 às 22h
Local
Centro Cultural CEEE Erico Verissimo
(Rua dos Andradas, 1223 - Porto Alegre - RS)
Investimento
R$ 70,00
Formas de pagamento
Depósito bancário / Cartão de Crédito (PagSeguro)
Material
Certificado de participação e Apostila (arquivo em PDF)
Informações / Inscrições
cineum@cineum.com.br / Fone: (51) 9320-2714
Realização
Cine UM Produtora Cultural
Patrocínio
Espaço VídeoPatrocínio
Papo de Cinema