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Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

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terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Cine Dicas: Em Cartaz: A REDE SOCIAL

sinopse: Numa noite da primavera de 2003 Mark Zuckenberg gênio da computação de Harvard senta-se à frente deu seu computador e começa a trabalhar em uma nova ideia. Num rompante de blogar e programar o que surge ali em seu quarto é uma rede social que revolucionaria o conceito de comunicação. Seis anos e 500 milhões de amigos depois Zuckenberg é o bilionário mais jovem da história. Mas tudo tem seu preço.

Os verdadeiros  fatos de uma  realidade ás vezes não é o suficiente, portanto cria-se o mito, no qual será muito bem melhor vendido. Foi isso que passou na minha cabeça ao assistir o inicio e o fim de A Rede Social, pois o que se viu ali, foi apenas um pequeno e engenhoso artifício do diretor David Fincher para deixar a trama (baseado na obra Bilionários por Acaso) algo bem mais redondinho. Por conta disso, já circulou alguns dizendo de se tratar do novo Cidadão Kane. Exageros aparte, mas não a como negar que esse novo “Rosebud” serviu de ponta pé inicial para a criação de uma historia na qual boa parte dessa nova geração no mundo real esta envolvida e se essa ponta de iceberg realmente aconteceu isso é o que menos importa no momento.
Após ter perdido seu “Rosebud” (ou melhor, dizendo sua garota) em uma seqüência de diálogos fulminantes saídos da sua boca, Mark Zuckerberg (Jesse Eisemberg, brilhante) se fecha no seu quarto para criar no computador um meio de não só humilhar sua ex, como também todas as garotas da universidade. Tem inicio então a uma trama na qual é muito bem moldada graças a mão segura da direção de David Fincher. Vindo dos vídeos clipes dos anos 90, Fincher sempre soube dosar uma bela montagem de cenas nas quais faz o espectador jamais cansar. O filme esta sempre em movimento, sempre algo está acontecendo e muitos diálogos, mas que mesmo assim, o espectador é pego facilmente na montanha russa de imagens, no trajeto de Mark e da sua criação na qual se tornaria uma da marcas mais conhecidas do mundo, O Facebook.
O filme explora muito bem essa trajetória, não só de Mark, mas também de outros envolvidos na criação da criança como o brasileiro Eduardo Saverin (Andrew Garfield o próximo Homem Aranha do cinema) que de melhor amigo do criador, tornasse ex amigo, graças as artimanhas de Sean Parker (surpreendentemente bem interpretado por Justin Timberlake) que financiou o projeto do império mas tirou Saverin do posto de co- fundador em uma bela jogada de gato e rato. A trama vem e volta no tempo embalado não só pela genial montagem de Fincher, mas pela ótima trilha sonora de Trent Reznor que soube casar bem a trilha com os momentos em que os personagens estão tanto na época do Harvard como após o crescimento do famoso império virtual.
No geral, o filme é um retrato dessa nova geração cada vez mais retraída e do difícil contato de uns com os outros, mas que dentre eles, alguém conseguiu criar uma ferramenta no qual todos se relacionassem virtualmente, mas que no fim, o próprio não consegue se relacionar com ninguém sem antes magoar o próximo devido ao seu intelecto superior que por hora nos fascina e por hora nos enoja e isso se deve graças ao ótimo desempenho de Jesse Eisemberg. Vindo do sucesso Zumbilandia, o jovem ator transmite todos os sentimentos que o personagem sente de tal maneira que não me espanta se ele for lembrado na temporada de prêmios que se aproxima.
Com todos os pontos a favor de ser indicado a inúmeros Oscar no ano que vem, A Rede Social é um pequeno exemplo de que basta um pequeno artifício para entrelaçar o inicio e o fim da trama para torná-la perfeita e bem redondinha, mesmo que para isso se cria tal mito dentro da historia verídica.


sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Cine Dicas: Estréias no final de semana (03/12/10)

E ai gente. Começamos esse inicio de dezembro com grandes estréias no cinema e parece que isso ira se estender até os últimos dias desse ano, pois é natural os estúdios deixarem filmes de grande expectativa para essa época.
Dentre as estréias, eu estou curioso de ver como o brasileiro ira reagir com o filme A Rede Social, pois conta sobre os envolvidos da criação do maior site de relacionamento do mundo, O Facebook, e que só não engrenou aqui de vez, porque brasileiro só quer saber de Orkut, por enquanto. Se esse filme ira mudar preferência do povo brasileiro com relação a esse site só o tempo ira dizer, quanto a mim, estarei assistindo esse filme, portanto aguardem minha critica.

Confiram as estréias:

A Rede Social
sinopse: Numa noite da primavera de 2003 Mark Zuckenberg gênio da computação de Harvard senta-se à frente deu seu computador e começa a trabalhar em uma nova ideia. Num rompante de blogar e programar o que surge ali em seu quarto é uma rede social que revolucionaria o conceito de comunicação. Seis anos e 500 milhões de amigos depois Zuckenberg é o bilionário mais jovem da história. Mas tudo tem seu preço.



Megamente 3D
Sinopse: Megamente é um vilão magro usa roupas nas cores azul e preta e sua cabeça é careca e grande devido ao cérebro privilegiado. Ele deseja conquistar a cidade de Metro City e faz diversas tentativas muitas delas são frustradas. O vilão precisa ter oponentes para que sua vida tenha sentido e após a morte de MetroMan (Brad Pitt) Megamente cria Titan um herói para ter com quem rivalizar.



Federal
Sinopse: Dani (Selton Mello) agente especial da Polícia Federal une-se ao delegado Vital (Carlos Alberto Riccelli) e outros homens do grupo de elite do Comando de Operações Táticas da Polícia Federal para caçarem o playboy Carlos Beque Batista Federal (Eduardo Dusek) responsável por colocar a cidade de Brasília na rota do tráfico internacional de cocaína.



Film Socialisme
Sinopse:Uma sinfonia em três movimentos. Um navio no mediterrâneo e alguns conversas, em diversas línguas, entre passageiros, quase todos em férias. Um velho criminoso de guerra (alemão, francês ou americano?) acompanhado de sua neta. Um jovem filósofo francês (Alain Badiou). Um representante da polícia de Moscou. Uma cantora americana (Patti Smith). Um velho policial francês. Uma ex-funcionária da ONU. Um agente aposentado. Um embaixador palestino. No fundo, discutem a falência das ideologias de esquerda no início de século 21.




O garoto de Liverpool
Sinopse: O garoto de Liverpool”, drama baseado na juventude de John Lennon. Roteirizado por Matt Greenhalgh (“Control”) a partir de um livro de memórias de Julia Baird – irmã de Lennon por parte de mãe – o filme faz poucas referencias aos Beatles, deixando claro que esse é um filme sobre John.




Skyline - A Invasão
sinopse: Um grupo de amigos curte uma festa até altas horas da madrugada. Mais tarde quando todos dormiam misteriosas luzes começam a descer do céu e pior passam a sugar as pessoas para estranhas espaçonaves. Os alienígenas chegam até o prédio deles e logo se descobre o poder dos extra terrestre quando um dos amigos é abduzido. Nas emissoras de rádio e televisão não existe mais ninguém e a sensação de isolamento só aumenta o medo. Diante do perigo que parece ameaçar toda a humanidade o caminho é manter-se unidos para sobreviver diante das estranhas criaturas e dos terríveis ataques que não param de acontecer. Será que eles vão conseguir?


quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Cine Dica: Em DVD e Blu-Ray: Um Olhar no Paraiso

Sinopse: Em dezembro de 1973, Susie Salmon voltava da escola para casa quando foi assassinada. Ela tinha apenas 14 anos. Depois de morta, Susie continua a velar por sua família – enquanto seu assassino permanece solto. Presa em um extraordinário, ainda que misterioso, espaço entre a Terra e o Céu a menina descobre que precisa escolher entre a busca por vingança e o desejo de ver seus amados seguirem em frente. O que tem início como um chocante homicídio leva a uma jornada visualmente criativa e repleta de suspense que, através dos laços de memória, amor e esperança, segue em direção a um desfecho surpreendente e emotivo.

Baseado no livro de sucesso “Vida Interrompida”, esse ultimo filme de Peter Jackson (Senhor dos Anéias e King Kong) é um verdadeiro show de imagens e cores onde se retrata o mundo aonde a protagonista se encontra, após ter sido assassinada. O inicio mostrando os últimos passos da protagonista em vida é um verdadeiro show de suspense, mesmo agente sabendo o que irá acontecer, isso graças a boa interpretação da jovem atriz Saoirse Ronan (Desejo e Reparação) e de Stanley Tucci (indicado ao Oscar) que faz o assassino da garota.
Por outro lado, Jackson peca em agilizar a montagem de imagens do filme, fazendo parecer em alguns momentos um verdadeiro vídeo clipe com inúmeras musicas entrelaçando as com os efeitos especiais desnecessários, ofuscando assim por alguns momentos as performances de outros do elenco como no caso de Susan Sarandon e Rachel Weisz que ambas as atrizes não tem muito o que acrescentar em seus papeis.

Curiosidades: Alice Sebold, autora do livro o qual Um Olhar do Paraíso é baseado, declarou que preferia que a intérprete de Susie Salmon fosse uma atriz desconhecida. A escolhida foi Saoirse Ronan, que pouco depois ganhou notoriedade ao ser indicada ao Oscar de atriz coadjuvante por Desejo e Reparação (2007);
Saoirse Ronan foi escolhida a partir de uma audição gravada, enviada aos produtores e ao diretor Peter Jackson. Eles ficaram tão impressionados com o material que logo acertaram com a atriz, sem que houvesse a necessidade de uma nova audição;

Cine Especial: FANTASIA: “Toccata And Fugue In D Minor”

Dia 8 de dezembro está chegando e com ele a chegada em DVD e Blu Ray de Fantasia. Enquanto o filme não vem, solto aqui vídeos e curiosidades de cada uma das partes que moldaram esse clássico da animação tradicional.
O inicio do filme fica por conta do classico “Toccata And Fugue In D Minor” do compositor Johann Sebastian Bach. Em um momento até então inédito Disney e seus artistas ousaram no mundo do abstrato, criando um grande segmento onde a equipe de efeitos especiais tem a chance de colocar todo o seu talento a vista na tela. Ainda que não tem a mesma carga de entretenimento dos próximos desenhos, "Toccata" pode ser considerado a seqüência mais ousada de todo o filme. De fato, provavelmente nunca vimos ou veremos outra obra como esta em animação. Ainda temos um bom modo de dar a tonalidade ao filme, com metade do segmento sendo composto de cenas de Stokowski e a orquestra.

Cine Curiosidade: Dou Adeus aqueles que terei saudade

A cada ano que passa, sempre tem pessoas do ramo do cinema que acabam indo para o andar de cima. Em parte é triste, pois eles não estão mais entre nos, por outro lado, eles sempre estarão vivos, isso graças a magia que é essa arte o cinema, em fazer agente continuar vendo sempre quando quer, os astros que deixaram saudades.
Solto abaixo uma pequena homenagem de cada um que se foi essa semana:


Leslie Nielsen
Responsável por inúmeras tardes inesquecíveis na Sessão da Tarde (quando a sessão de filmes da Globo ainda prestava), o ator me fez morrer de rir em inúmeras vezes com suas atrapalhadas como o policial Frank Drebin na cine série Corra que a policia vem ai, onde tudo acontecia, principalmente pelo fato dos filmes seguirem o clima de sátira, assim como o clássico Apertem os cintos, o piloto sumiu, também estrelado pelo ator.





Irvin Kershner
Muitos consideram Star Wars: Episódio V: O Império Contra Ataca como o melhor filme da cine série. Talvez isso muito se deva a Irvin Kershner, diretor com poucos filmes conhecidos no currículo mas o suficiente para ser lembrado e com respeito, pois alem de ter feito o melhor filme da cine serie de George Lucas, foi também o único que teve total liberdade criativa na criação do filme e talvez por isso tenha criado o melhor capitulo. Graças a sua boa mão e visão na direção, ele foi responsável por uma das cenas mais marcantes e reveladoras do cinema que segue abaixo.





Mario Monicelli
Considerado um dos mestres da comédia à Italiana, gênero que o elevou a celebridade. Entre suas obras primas estão filmes como O Quinteto Irreverente, Meus Caros Amigos.

Cine Especial: Clássicos Disney: PETER PAN

Dia oito de dezembro chega as lojas a versão em DVD e Blu-Ray da edição especial de Fantasia a obra máxima de Al Disney. E enquanto o filme não vem, publico curte aqui, matérias de cada um dos clássicos que surgiram ao longo dos anos no estúdio.
Sinopse:Peter pan escolheu a casa dos Darlings por que ali alguém acredita. Wendy, Miguel e João irão ir a terra do nunca e viverão varias aventuras como conhecer Sereias, enfrentar crocodilos famintos, índios e o pior: Capitão Gancho em pessoa. Mas quando Wendy, João, Miguel e os meninos perdidos são capturados pelo capitão gancho, Peter pode correr perigo e para de existir para sempre, e somente ti lin tim pode salva-lo.
Baseado na obra de James Matthew Barrie, essa versão da Disney, lançada em 1953, é a mais conhecida pelo publico e a mais bem sucedida, arrastando milhares de pessoas na época. O filme possui inumeros elementos que tornaram um clássico, como aventura, fantasia e humor, esse elemento por ultimo, é muito bem representado no vilão Capitão Gancho. Com sua obsessão em acabar com Peter Pan, ele  acaba  agindo que nem uma criança mimada, enquanto o propio Peter age mais como um adulto e liderando seus garotos perdidos, isso sem deixar seu lado de garoto travesso e aventureiro. 
Curiosamente, a personagem Sininho, que em nenhum momento fala algo, se tornou um dos simbolos do estúdio. Talvez pelo fato dela melhor representar o mundo magico que Disney  vivia na época, em sua era dourada. Minha parte preferida com a personagem  é quando ela  mede suas medidas acima de um espelho. 

Curiosidades: O orçamento de Peter Pan foi de quatro milhões de dólares, sendo que o filme arrecadou nos cinemas americanos 87,4 milhões de dólares.
A canção «The Second Star to the Right» foi originalmente escrita para o filme Alice in Wonderland (Alice no País das Maravilhas), de 1951. Na época, a canção chamava-se «Beyond the Laughing Sky».

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Cine Dicas: Em DVD: OS MERCENÁRIOS

OS VELHOS BRUCUTUS ESTÃO DE VOLTA
Sinopse: Barney Ross (Sylvester Stallone) é o líder de um grupo de mercenários, que realiza qualquer missão desde que ela seja bem paga. Entre seus companheiros usuais estão o especialista em facas Lee Christmas (Jason Statham), Bao Thao (Jet Li) e Gunnar Jensen (Dolph Lundgren), que têm demonstrado instabilidade emocional durante as missões. Um dia, Barney e sua trupe são contratados para derrubar o general Garza (David Zayas), ditador da ilha de Vilena. Barney e Lee vão ao local e encontram Sandra (Gisele Itiê), que deseja derrubar o governo. Só que logo eles são atacados pelas forças de Garza e de Monroe (Eric Roberts), um empresário americano que financia o governo local. Barney e Lee deixam Vilena e abandonam a missão, mas a persistência de Sandra, que deseja ficar para lutar pela liberdade, mexe com os até então inexistentes princípios de Barney.

Os filmes de ação dos anos 80 eram assim: Muita pancadaria, explosão, pouco papo, muito músculo e pouco cérebro. Neste cenário, Sylvester Stallone e arnold Schwarzenegger dominavam a área e arrastavam pessoas para o cinema para curtirem suas aventuras onde cada um deles (na maioria das vezes) fazia o exército de um homem só. Mas foi apartir dos anos 90 que esse gênero começou a se desgastar e cada um que freqüentava neste tipo de filme, teve que se renovar ou sair de cena.
Sylvester Stallone foi um que não desistiu. Voltando as telas em mais um capitulo de Rocky e Rambo, o cara decidiu produzir, dirigir e roteirizar um filme que reunisse todos que são ou foram desse gênero e reuni-los em um só filme. E assim surgiu Os Mercenários que nada mais é que uma homenagem a esse gênero quase esquecido. Uma das bolas certeiras foi o fato de Stallone ter chamado inúmeros conhecidos desse ramo como Jason Statham, Jet Li, Dolph Lundgren, Mickey Rourke e participações especiais de Bruce Willis e de ninguém menos que Arnold Schwarzenegger.
A trama em si é batida, o grupo tem que se infiltrar em um país latino (fictício) e derrotar um ditador do local (fictício), mas isso é o que menos importa. O legal é ver esse grupo de veteranos unidos, sem esconder que já houve para eles tempos melhores, mas que tentam buscar alguma redenção e isso é muito bem retratado nas palavras de Mickey Rourke que nada mais é do que palavras do próprio ator que já teve dias melhores em sua vida e atualmente busca estabilidade artística na carreira.
Fora tudo isso, o filme já vale ser assistido graças a uma seqüência em uma igreja em que Sylvester Stallone, Bruce Willis e Arnold Schwarzenegger aparecem juntos. Uma cena hilária e que vale por mil palavras, pois quem cresceu assistindo aos filmes desses três, sempre quis ver eles juntos, mesmo em uma cena tão curta mas que valeu a pena.


Curiosidades: Foi oferecido um personagem a Jean-Claude Van Damme, que não o aceitou por considerá-lo sem conteúdo;
Foram feitas várias entrevistas com atrizes e modelos brasileiras para definir o papel de Sandra. Entre as cotadas estiveram Cléo Pires, Juliana Paes e Guilhermina Guinle;