Nota: Filme exibido para associados no dia 11/01/24.
Sinopse: Na caótica Mumbai, a rotina de três mulheres que trabalham em um hospital é atravessada por sentimentos e situações que dão conta das tradições de um país.
Para alguns cinéfilos o filme "Quem Quer Ser Um Milionário?" (2008) foi um longa que apresentou a maneira de como se fazem filmes na Índia, desde elaborar grandes histórias de amor e embalado com belo figurino e dança. Porém, o filme foi dirigido pelo inglês britânico Danny Boyle, sendo que o mesmo caiu na tentação de incrementar elementos estereótipos como no caso, por exemplo, da fotografia alaranjada tantas vezes usada pelos estúdios americanos toda vez que retrata um país estrangeiro. Em "Tudo Que Imaginamos Como Luz" (2024) vemos um retrato mais realístico da Índia atual, da qual se divide entre as velhas tradições e as mudanças constantes de um mundo movido capitalismo desenfreado.
Dirigido por Payal Kapadia, acompanhamos a rotina da enfermeira Prabha (Kani Kusruti), de Mumbai, que usa do seu trabalho como uma forma de esquecer do seu passado dolorido, até que o seu dia a dia é interrompido por determinada situação que a faz relembrar de certas coisas que gostaria de esquecer. Já a sua amiga e colega de quarto Anu (Divya Prabha) é mais jovem, faz de tudo para conseguir algum lugar tranquilo para que possa ficar com o namorado em paz, até que os dois resolvem fazer uma viagem. No decorrer do tempo as duas percorrem certos caminhos de acordo com as suas difíceis escolhas.
Se por um lado a Índia sofre com os estereótipos do cinema estrangeiro, do outro, a própria Bollywood cria fórmulas de sucesso, mas que não se casam com a realidade do país como um todo. Payal Kapadia opta pela realidade mais crua, ao retratar a pobreza dividindo o espaço com o progresso, mas cujo mesmo deixa as pessoas que passam necessidade de lado. Em meio a isso temos uma Mumbai em movimento constante, onde o comércio está por toda parte, assim como também um mar de pessoas percorrendo as ruas e fazendo com que até mesmo o trânsito não flua como deveria. Nada muito diferente do que ocorre em outras grandes metrópoles de outros países e que nem toda a tecnologia seria o suficiente para contornar essa realidade.
Em meio a esse complexo cenário temos duas protagonistas que anseiam por mudanças, mas que se veem com correntes invisíveis que as impedem de tomarem um passo à frente. Se Prabha convive de forma aflitiva com as lembranças do passado, por outro lado, Anu teme pelo seu próprio futuro, desde ao fato de não saber ao certo de qual caminho trilhar, como também de tentar fugir de um casamento arranjado pelos seus próprios pais. Em meio a isso vemos o cotidiano das duas, desde comprarem coisas dispensáveis, como também navegando de forma quase alienada pelos seus celulares.
Mumbai, por sua vez, parece uma cidade que faz com que as pessoas desejem adquirir os seus sonhos, mas fazendo com que os mesmos nunca sejam alcançados e fazendo com que elas se tornem mais uma peça de um grande sistema que persiste em ficar em funcionamento. Curiosamente, a partir do momento em que as protagonistas decidem passar o tempo em uma vila é então que o filme ganha uma nova perspectiva, onde temos a sensação de que, retornar às raízes vindas do passado, pode sim revitalizar o espírito como um todo. Em tempos em que a sociedade se encontra cada vez mais sufocada devido esse sistema cheio de regras cabe o indivíduo procurar uma forma de voltar a se lembrar do que nos faz realmente humanos.
Payal Kapadia criou um filme universal, onde todos que forem assistir irão se identificar com a situação das duas personagens, cujos dilemas não são muito diferentes dos quais enfrentamos ao longo da vida. Com reconhecimento de várias indicações a prêmios ao redor do globo, o filme nos convida para conhecermos uma Índia mais realística do que nunca e da qual não se acha nos estereótipos do cinema americano e tão pouco na própria Bollywood. "Tudo Que Imaginamos Como Luz" é a luta contínua para continuarmos nos sentirmos humanos perante uma metrópole sempre em movimento.
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