Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

terça-feira, 14 de janeiro de 2025

Cine Dica: Em Cartaz - 'Como Ganhar Milhões Antes que a Avó Morra'

Sinopse: Rapaz abandona o que está fazendo para cuidar da avó, que está à beira da. morte, motivado pela fortuna dela.

Já é comum se ouvir que os laços familiares de hoje são unidos através de certos interesses, principalmente quando a questão envolve o dinheiro. Porém, uma vez que o indivíduo abaixa a sua guarda, pode-se desfrutar de momentos que os faz lembrar de como é serem realmente humanos e terem sentimentos genuínos pelo próximo.  "Como Ganhar Milhões Antes que a Avó Morra" (2024) é um conto delicado sobre o neto e a sua avó, cuja aproximação gera sentimentos que há muito tempo ele havia se perdido.

Dirigido por Pat Boonnitipat, acompanhamos a história do jovem When M (Putthipong Assaratanakul), que passa a cuidar de sua avó  Amah (Usha Seamkhum) para que assim possa ser dono de seus bens.  Porém, desse interesse surge laços familiares mais fortes e que fará M mudar gradativamente. Até lá, vamos conhecendo um pouco a vida de ambos e como os mesmos eram ligados um ao outro desde sempre.

O filme é um pequeno retrato particular de uma família qualquer, mas cujo roteiro faz com que nos identifiquemos com ela, pois temos aqui o atrito de gerações diferentes uma da outra, mas que possuem ligações fortes pelo sangue. M, por exemplo, é o representante dessa geração atual cada vez mais alienada em acreditar que será rico através das redes sociais, quando na verdade é preciso colocar em prática algo mais construtivo ao invés de abraçar um sonho, por vezes, complexo. Inicialmente se aproximando somente por interesse, M irá aprender de forma gradual a verdadeira beleza através das coisas mais simples da vida e tudo através das palavras de sua avó.

A relação entre os dois é o coração pulsante do filme como um todo, sendo que a história nos faz comparar com as nossas próprias vidas e fazendo a gente constatar um passado mais dourado. Ao mesmo tempo, a história não esconde os interesses de cada um da família, desde o que já sabemos sobre o neto M, como também o tio endividado, ou o filho da senhora que já pensa em vender o terreno. Seja de forma direta ou indireta, o filme levanta a questão de como a sociedade está presa aos seus bens materiais, quando na verdade deveria se preocupar mais em se sentirem humanos e começar a se preocupar mais com o seu próximo.

Embora se estenda um pouco por demais, o longa não nos cansa muito graças à relação dos dois protagonistas principais e muito disso se deve aos seus intérpretes. Putthipong Assaratanakul consegue construir para o seu M um rapaz que transite entre a mediocridade para algo mais construtivo a partir do momento que cuida de sua avó e fazendo com que se crie em nós sentimentos conflitantes sobre a sua pessoa. Porém, o filme pertence mesmo à atriz veterana Usha Seamkhum, pois ela consegue nos passar tanto uma fragilidade, como também uma pessoa forte e que tem muito a contar sobre a sua vida.

No final das contas o filme nos ensina que nem todos são mesquinhos hoje em dia, pois basta obterem uma chance para revelar o seu verdadeiro potencial com relação a pessoa próxima. Ao final da vida ninguém deseja ficar realmente sozinho e cabe sermos mais humanos para que possamos nos sentirmos mais vivos em nossos últimos dias neste mundo. "Como Ganhar Milhões Antes que a Avó Morra" é retrato humano sobre o verdadeiro significado da palavra família e do qual nem todo o dinheiro do mundo pode substituí-la. 

Faça parte:


Mais informações através das redes sociais:

Facebook: www.facebook.com/ccpa1948

twitter: @ccpa1948  

Instagram: @ccpa1948 

ZineClube: https://linktr.ee/ccpa1948

 
Joga no Google e me acha aqui:  
Me sigam no Facebook twitter, Linkedlin Instagram e Tik Tok 

Nenhum comentário: