Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e Diretor de Comunicação e Informática do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

terça-feira, 22 de fevereiro de 2022

Cine Dica: História do Cinema Gaúcho

Em março, mês do Cinema Gaúcho,

a volta dos cursos presenciais

APRESENTAÇÃO

Pensar na história do cinema é abrir um leque de possibilidades de abordagens que envolvem, por exemplo, os processos de produção, distribuição, divulgação, exibição, recepção, fomento, etc. Normalmente, voltamos o olhar para um dos produtos do processo de produção que é o filme de ficção e em longa-metragem, mas, e se em muitos momentos esse produto final não se realiza?

Essa perspectiva também faz parte da história do cinema. E no cinema feito no Rio Grande do Sul muitos foram os momentos em que se pensou que o estado seria a terra do curta-metragem ou a terra do cinejornal. A busca pela realização do longa-metragem ficcional movimentou o campo cinematográfico gaúcho ao longo de décadas. E ainda hoje o movimenta. Entender os motivos dessa busca e os percalços para atingir tal objetivo nos leva a compreender as especificidades do campo audiovisual no Rio Grande do Sul.


OBJETIVOS

O Curso HISTÓRIA DO CINEMA GAÚCHO, ministrado por Miriam de Souza Rossini, se propõe a analisar as condições de produção do cinema do estado ao longo de um século de existência, bem como observar algumas das construções temáticas e narrativas recorrentes na cinematografia do Rio Grande do Sul.


Importante

Atividade presencial. Adotaremos todos os protocolos sanitários:

uso de máscara + álcool gel + comprovante vacinal


Ministrante: MIRIAM DE SOUZA ROSSINI

Doutora em História (UFRGS), mestre em Cinema (USP) e graduada em Jornalismo (PUCRS) e História (UFRGS). Professora Associada da Universidade do Rio Grande do Sul, onde leciona "Comunicação Audiovisual" e "Cinema Brasileiro" no Departamento de Comunicação, e "Estética das Imagens Audiovisuais" no Programa de Pós-Graduação em Comunicação. É pesquisadora do Cinema Brasileiro há quase trinta anos, já tendo ministrado cursos e palestras em diferentes instituições de ensino no Brasil e exterior. É autora do livro “Teixeirinha e o Cinema Gaúcho" (Fumproarte, 1996) e de diversos artigos e capítulos de livros sobre o cinema brasileiro.


Curso

"HISTÓRIA DO CINEMA GAÚCHO"

de Miriam de Souza Rossini

* Datas: 12 e 13 / Março (Sábado e Domingo)

* Horário: 14h às 17h

* Local:

Cinemateca Capitólio

(Rua Demétrio Ribeiro, 1085 - Centro Histórico - Porto Alegre - RS)

* Material incluído: 


Apostila

Certificado de participação

Informações

cineum@cineum.com.br / Fone: (51) 99320-2714

********

INSCRIÇÕES

https://cinemacineum.blogspot.com/2022/02/historia-do-cinema-gaucho.html


Realização

Cine UM Produtora Cultural

Apoio

Cinemateca Capitólio



Nenhum comentário: