Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e Diretor de Comunicação e Informática do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2022

Cine Dica: Streaming: 'Titane'

Sinopse: Vencedor da Palma de Ouro no último Festival de Cinema de Cannes. Após uma série de crimes sem explicação, um pai reúne-se ao seu filho que estava desaparecido há 10 anos. 


David Cronenberg escandalizou o mundo com "Crash - Estranhos Prazeres" (1996) onde retratava uma sociedade que sentia prazer através de acidentes de carro e praticavam o sexo em meio aos escombros. Embora polêmico para época o filme levou o prêmio Especial do Júri no festival de Cannes daquele ano onde passou a se tornar cultuado ao redor do mundo. "Titane" (2021) é um filme similar ao tema, mas se enveredando ainda mais na questão do prazer através da dor, pois pelo lado humano não se encontra mais nenhum.
Dirigido por Julia Ducournau, o filme conta a história de Titane, que sofreu um violento acidente de carro e deixou longos e duradouros efeitos colaterais. Carrega para si uma placa de titânio em seu crânio. Crescida se torna uma modelo de showroom de carros e começa a ter atração sexual por seus produtos; depois de um tempo uma gravidez inesperada se transforma em um massacre aterrorizante; e um bombeiro se reencontra com um homem brutalmente queimado que diz ser seu filho perdido.
Julia Ducournau usa da história absurda e violenta para falar de uma história de amor que começa através da mentira e da qual antes a protagonista não conseguia, seja através de homens e mulheres. Antes disso, pela falta de tato e carinho pelo próximo, ela acaba tendo mais atração pelos próprios carros, ao ponto de uma cena em que ela prática sexo com o seu próprio carro pode ser interpretada de múltiplas formas. Antes disso, vemos a mesma assassinar pessoas, desde um rapaz abusivo, como também mulheres das quais ela tentou, porém, não conseguiu obter os seus desejos.
Com planos-sequências caprichados, a cineasta usa e abusa de cenas fortes, ao ponto que ficamos nos perguntando qual a saída que a protagonista irá tomar, pois estamos falando do início do filme onde tudo de pior já acontece. A solução surge quando ela decide se disfarçar de rapaz e dizendo que é o filho desaparecido de um chefe de bombeiros, interpretado pelo ator Vincent Lindon. É neste ponto que o filme toma um outro rumo, como se estivéssemos sido jogados em uma outra trama, mesmo quando a protagonista sempre nos lembra que está fugindo dos seus crimes praticados.
Curiosamente, o filme me fez lembrar também do título "Estrada Perdida" (1997), do diretor David Lynch, onde o protagonista se transforma em outro personagem para assim fugir do seu crime. Mas se lá Lynch usava a sua mente criativa para criar essa situação, por vezes, absurda, aqui a situação é um tanto que mais verossímil, mesmo quando a protagonista esconde uma gravidez indesejada e fora dos padrões da lógica. Na medida em que a gravidez avança fica cada vez mais difícil da personagem esconder a verdade, porém, essa questão se torna um mero detalhe.
Julia Ducournau cria uma trama em que os personagens procuram de todas as formas uma forma de obter carinho, nem que para isso tenha que se curvar nas piores provações possíveis. O chefe dos bombeiros, por exemplo, busca o corpo perfeito através das drogas, mas fazendo com que os seus métodos se tornem o seu pior inimigo. Ao encontrar o possível filho perdido ele vê ali a chance de obter o amor que nunca havia adquirido, mesmo quando esse não seja realmente verossímil.
Garance Marillier, por sua vez, entrega uma atuação complexa, desafiadora e que exige um apelo, tanto emocional, como também físico e fazendo a gente se perguntar até que ponto a sua personagem irá fingir ser uma coisa que não é. Porém, Julia Ducournau cria uma fábula transgressora, onde os personagens se veem perdidos em suas vidas e cuja a mentira acaba se tornando a única forma para obter o amor que tanto desejam. Neste caso, aliás, ele é obtido na reta final da trama, mas de uma forma que cabe cada um tirar as suas próprias conclusões com relação ao que irão testemunhar nos derradeiros minutos finais.
"Titane" é um filme provocante, selvagem e onde mostra uma sociedade que se perde através da busca de um amor raro e quase inalcançável.  

Onde Assistir: MUBI 

Joga no Google e me acha aqui:  
Me sigam no Facebook twitter, Linkedlin e Instagram.  

Nenhum comentário: