Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e Diretor de Comunicação e Informática do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2022

Cine Dica: Streaming: 'A Lenda do Cavaleiro Verde'

 Sinopse: Gawain embarca em uma missão ousada para enfrentar o Cavaleiro Verde. 

Jornada do herói, ou monomito, é a estrutura de storytelling mais utilizada em mitos, lendas, romances e obras narrativas em geral, criada em 1949 pelo antropólogo Joseph Campbell. O conceito apresenta uma forma cíclica de contar histórias, em que o protagonista supera vários desafios para se tornar um herói. Ao longo das décadas esse conceito foi reutilizado diversas vezes, seja nos livros e filmes e dos quais vemos a origem do protagonista, a sua transformação, queda e redenção. "A Lenda do Cavaleiro Verde" (2022) surpreende por utilizar essa velha fórmula de sucesso, porém, criando algo realmente fresco e até mesmo corajoso.

Dirigido por David Lowery, o filme é baseado em um antigo poema do século XIV e ao mesmo tempo interligado com a lenda de Arthur e seu reino de Camelot. Na história, Sir Gawain (Dev Patel), sobrinho do Rei Arthur (Sean Harris), embarca em uma aventura épica para confrontar um perverso inimigo, o Cavaleiro Verde. Nesta jornada ele enfrenta novos desafios e dos quais podem selar o seu verdadeiro destino.

Se inspirando não somente na lenda de Camelot, David Lowery bebe também da fonte de outros clássicos literários, que vai desde "A Odisseia" como também "A Lenda de Beowulf". Em ambos os casos os protagonistas são heróis lendários, porém, não escondem as suas fraquezas por serem humanos e por conta disso acabam cedendo perante a tentação como também a sombra do medo. Neste último caso esse é o principal desafio de Gawain, que deseja se aventurar pelo mundo para desafiar o cavaleiro verde, mas não escondendo o medo perante a sua própria morte.

Revelado ao mundo pelo filme "Quem Quer Ser Um Milionário?" (2008) Dev Patel surpreende no papel do herói duvidoso, do qual as suas ações heroicas somente são aumentadas através do povo, mas não conseguindo corresponder consigo mesmo. Sua atuação melhora ainda mais graças ao lado perfeccionista David Lowery, que jamais deixa de focar o protagonista, elaborando até mesmo planos-sequências surpreendentes e beirando até mesmo inovadores. Com uma bela fotografia que se alinha com uma incrível edição de arte, o cineasta simplesmente abraça a velha fórmula de como se fazia filmes de aventura de antigamente, usando de forma mínima o uso do CGI e surpreendendo com a maquiagem pesada utilizada na enigmática figura do cavaleiro verde.

Curiosamente, o filme se distância muito do lado convencional já muito apresentado dentro desse gênero, ao ponto de que alguns poderão até mesmo achar estranho o seu ritmo, já que o seu ato final, por exemplo, quase não há falas, mas sim somente imagens que valem por mil palavras. Essa reta final, aliás, me fez relembrar o ato final do clássico "A Última Tentação de Cristo" (1988), já que ambos os casos vemos os protagonistas serem testados perante um desafio e que irá revelar o verdadeiro caráter em meio a possível morte ou redenção. Cabe cada um tirar as suas próprias conclusões sobre esses minutos finais, mas que valerão para serem debatidos por um longo tempo.

"A Lenda do Cavaleiro Verde" é uma grata surpresa para os amantes das antigas aventuras de capa espada, mas que corresponde ainda mais para aqueles que buscam algo mais reflexivo e até mesmo com contornos imprevisíveis dentro do gênero.  

Onde Assistir: Amazon Prime.

Joga no Google e me acha aqui:  
Me sigam no Facebook twitter, Linkedlin e Instagram.  

Nenhum comentário: