Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e Diretor de Comunicação e Informática do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2022

Cine Especial: Próximo Cine Debate: "The Fundamentals Of Caring"

Sinopse: O filme  traz a história de Benjamin, um homem jovem que está passando por diversos dilemas pessoais, entre eles o divórcio, que resolve procurar emprego como cuidador. 

O subgênero "road movie", ou mais precisamente "filmes de estrada" tem rendido para os cinéfilos grandes pérolas do cinema, que vai desde "Sem Destino" (1969) ao Thelma & Louise (1991). O charme destes filmes está pelo fato dos personagens centrais se redescobrirem na vida através dessas viagens e para que assim possam enxergar muito além do que eles conviviam no seu dia a dia. Embora não seja uma obra prima, "The Fundamentals Of Caring" (2020) nos conquista pelos seus personagens carismáticos em meio a uma trama que transita muito bem entre o humor e o apelo dramático.

Dirigido por Rob Burnett, o filme conta a história de Ben (Paul Rudd), que possui um passado traumático, mas que tenta dar uma volta por cima através de um novo emprego. Como cuidador, seu primeiro cliente é Trevor (Craig Roberts), possui distrofia muscular; o jovem de 18 anos apesar de sua condição tem uma boca bem afiada, quanto aos cuidados, que receberá de Ben. Juntos, eles embarcam em uma viagem por todos os lugares com os quais Trevor ficou obcecado assistindo ao noticiário de TV, incluindo seu Santo Graal: o buraco mais profundo do mundo. No caminho, eles conhecem a jovem Dot (Selena Gomez) e também uma futura mãe, Peaches, que embarcam na aventura da dupla.

Embora pouco conhecido pelo meio artístico, Rob Burnett me surpreendeu na direção, ao criar um ritmo dinâmico para trama e cuja a edição já no primeiro ato nos conquista. Esse ritmo, aliás, se casa muito bem com a dupla central, principalmente pelo fato de ambos irem contra as nossas perspectivas. Enquanto Ben não demonstra procurar uma redenção através de Trevor, porém deseja muito ajuda-lo, esse último trata a sua situação de saúde com total sarcasmo, com direito a situações hilárias, que vai desde a sua primeira cena ao ápice da trama.

Ambos em cena possuem uma química perfeita, que somente melhora ainda mais quando os dois colocam o pé na estrada. Durante o trajeto surge Dot, interpretada pela ótima Selena Gomes e que possui um passado familiar não resolvido, mas levando a situação de forma lucida, porém, também de um modo bastante sarcástica. Durante a viagem, o filme toca em assuntos delicados, mas ao mesmo tempo não se enveredando muito para um lado mais dramático.

O passado trágico de Trevor, por exemplo, é revelado aos poucos, porém, o roteiro jamais permite que o personagem caia em desespero, mas se tornando uma pessoa bastante motivada em querer ajudar o próximo, mesmo em momentos que beiram quase ao inverossímil. No ato final o filme nos surpreende com um fantástico cenário, do qual serve para os personagens se reencontrarem em suas vidas e cada um ali em diante tomar a sua própria estrada. Atenção para os minutos finais da trama, da qual a mesma tenta nos pregar uma peça, assim como inúmeras que foram lançadas através dos personagens centrais.

"he Fundamentals Of Caring" é um filme simpático, cativante e cujo os seus personagens nos contagia desde a suas primeiras cenas. 

Onde Assistir: Netflix. 

Joga no Google e me acha aqui:  
Me sigam no Facebook twitter, Linkedlin e Instagram.  

Nenhum comentário: